Como é que isto é possível???

Eu ligo, mas também cada vez menos, é sempre arroz:sh)

Eles fazem o que fazem porque a justiça deixa, nada tem a ver com os jovens, visto que em Portugal a população é cada mais envelhecida, portanto em primeiro lugar devia-se falar da geração dos que estão no poder e deixam tudo acontecer!

Se achas que ter uma juventude no ensino superior acéfala em relação a questões políticas é bom...

Uma das coisas que me irrita nos jovens é "Ah eu não percebo nada de política, isso passa-me ao lado e não quero saber". Como se fosse uma coisa boa. Ficam orgulhosos. Burros. Porque é exactamente por a política passar ao lado de muitos portugueses que os políticos se dão ao luxo de fazer o que fazem. [s)]

reencarnação do Bertold Brecht?

O Analfabeto Político - por Bertold Brecht

"O pior analfabeto é o analfabeto político, ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais."

Fazem uma data de perguntas a uma data de gente e só publicam as respostas mais parvas... Muitas vezes corrigem mas essa parte cortam. É óbvio que nem toda a gente sabe tudo. Partilhei no meu FB o depoimento do rapaz do "arcanjo" como exemplo de quão iníquo e manipulador é este tipo de jornalismo.
Link?..

Como já disseram o video vale o que vale porque os que lá aparecem são sempre escolhidos a dedo...

Mas de facto há muito "calhau" no ensino superior, que fora da sua área de estudos sabe muito pouco (e mesmo na sua área há alguns...). Mas também é um erro pensar que isto é exclusivo ao ensino superior, na verdade é algo que atravessa toda a nossa sociedade, até porque cultura geral não se aprende no ensino superior, aprende-se (ou era suposto aprender-se) no básico e em casa.

reencarnação do Bertold Brecht?

O Analfabeto Político - por Bertold Brecht

"O pior analfabeto é o analfabeto político, ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais."

Era exactamente disto que me estava a lembrar. Este texto vi-o há 10 anos colado numa coluna de uma repartição da segurança social. Nunca mais me esqueci.

Eu ligo, mas também cada vez menos, é sempre arroz:sh)

Eles fazem o que fazem porque a justiça deixa, nada tem a ver com os jovens, visto que em Portugal a população é cada mais envelhecida, portanto em primeiro lugar devia-se falar da geração dos que estão no poder e deixam tudo acontecer!

Queres ver que a culpa é minha??
:confused:

Só para dizer que hoje a comentar isto com colegas disse "perguntaram quem tinha escrito "Os Maias" e o gajo disse que era um escritor que tinha morrido à pouco tempo mas que não se lembrava o nome". E ela, licenciada e a tirar outro curso numa faculdade cocó, disse "vá lá, ao menos sabia que ele morreu à pouco tempo!".

Escusado será dizer que a conversa ficou por ali.

O vídeo é manipulado sim. Mas o que não é manipulado é a falta de cultura geral dos nossos estudantes. Eu convivo com isso diariamente e, sinceramente, é uma coisa que me deixa frustrada.

Encontrei isto noutro forum. Penso que seja isto que o TheMoBsTeR se refere:

Fui eu quem respondeu Miguel Arcanjo à questão "Quem pintou o tecto da Capela Sistina?" Agora que vos consegui cativar a atenção, tenho a dizer que o papel da Sábado foi puramente ignóbil, tendo dado instruções completamente opostas àquilo que se pode constatar tanto no vídeo, como também na revista publicada hoje. A verdade é que me fizeram 10 perguntas e só mostraram a que eu errei que, como podem comprovar os que se encontravam presentes, acabei por corrigir e responder, então, Miguel Ângelo. Em todo o caso, a minha resposta deveu-se ao simples facto de ter frequentado o Externato São Miguel Arcanjo e, ao mesmo tempo, com a pressão da própria entrevista, dei essa mesma gafe - corrigindo-a assim que apercebi -. De acrescentar que quando concluída a entrevista, fiquei à conversa com a jornalista Inês Pereirinha, perguntando-lhe se esta mesma entrevista ia ter semelhanças a uma que o programa 5 para a meia noite já teria feito, tendo obtido uma resposta negativa a este meu comentário. Todavia, para além de ter sido humilhado como nunca tinha sido até à data, ficou em causa o bom nome da instituição que eu frequento - ISPA - IU -, sendo considerada a melhor instituição de ensino na área da Psicologia. Acabei por ser vilipendiado em praça pública, sentindo-me completamente desolado. Acho-me uma pessoa culta que, durante o trajecto Casa-Escola, Escola-Casa, que tem uma duração aproximada de 2h30/3h diárias, lê os jornais gratuitos que consegue adquirir e, ao mesmo tempo, é assinante da revista Visão. Há tanto assunto que poderia ser discutido, como a abolição do desconto de 50% nos passes sociais que, assim, me vão obrigar a pagar cerca de 85€ mensais, ficando-me mais barato dirigir-me à faculdade de carro. Já tentei contactar a jornalista Inês Pereirinha por 2 vezes, acabando por nunca obter qualquer tipo de resposta. Deixo-vos com uma das mensagens que enviei para a jornalista e, aproveito para anunciar, que estou a reunir todos os elementos necessários para processar a jornalista em causa e, igualmente, a revista Sábado.

Claro que no vídeo só estão os casos mais degradantes.

Mas nada me surpreende, desde que uma vez já há muitos anos ouvi uma jovem, na altura com 20 anos e supostamente já da geração não-analfabeta, ficar surpreendida quando lhe disse que a Terra é que gira à volta do Sol, e não o contrário. Cobriu-se de espanto, e eu de vergonha, por namorar com uma criatura assim.[:D]

Lá terei eu de desembolsar a minha pergunta de retórica...

Questões à parte e ao que se tornava acessório saber. Gostava de lançar, toda a minha questão filosófica que se me acresce: De quem, é que domina todo o saber!?

Lá terei eu de desembolsar a minha pergunta de retórica...

Questões à parte e ao que se tornava acessório saber. Gostava de lançar, toda a minha questão filosófica que se me acresce: De quem, é que domina todo o saber!?

Ninguém, mas há coisas que se perdoam à minha avó mas não a um estudante de 20 anos contemporâneo da era da informação.

Não é preciso ir-se para a universidade para se saber as respostas daquelas perguntas. Penso que nenhum curso ensina aquilo.
São apenas de cultura geral em minha opinião. Custa-me um bocado a crer que aquilo seja o espelho da realidade da "nossa" cultura geral. Que vergonha.:sh)

Já era sabido que as imagens eram manipuladas, mas com o testemunho deste estudante tornou-se ainda mais revoltante:

«A verdade é que me fizeram dez perguntas e só mostraram a que eu errei que, como podem comprovar os que se encontravam presentes, acabei por corrigir e responder, então, Miguel Ângelo. Em todo o caso, a minha resposta deveu-se ao simples facto de ter frequentado o Externato São Miguel Arcanjo e, ao mesmo tempo, com a pressão da própria entrevista, dei essa mesma gafe - corrigindo-a assim que [me] apercebi», escreve João numa nota no Facebook.

«Para além de ter sido humilhado como nunca tinha sido até à data, ficou em causa o bom nome da instituição que eu frequento, o ISPA [...]. Acabei por ser vilipendiado em praça pública, sentindo-me completamente desolado», acrescenta o estudante.

Não é preciso ir-se para a universidade para se saber as respostas daquelas perguntas. Penso que nenhum curso ensina aquilo.
São apenas de cultura geral em minha opinião. Custa-me um bocado a crer que aquilo seja o espelho da realidade da "nossa" cultura geral. Que vergonha.:sh)

Cultura Geral? O que é Cultura Geral? Mesmo que tal pareça óbvio, quem define fronteiras nessa Cultura Geral? Campeões de F1 tb entram na Cultura Geral? Para mim entram. E para quem se interessa maioritariamente por temas de História? Se não souberem quem foi o Keke Rosberg, tb é uma vergonha?

Voltar
Superior