Como é que isto é possível???

Cultura Geral? O que é Cultura Geral? Mesmo que tal pareça óbvio, quem define fronteiras nessa Cultura Geral? Campeões de F1 tb entram na Cultura Geral? Para mim entram. E para quem se interessa maioritariamente por temas de História? Se não souberem quem foi o Keke Rosberg, tb é uma vergonha?

Saber quem foi o Keke Rosberg não pode ser considerado cultura geral devido à especificidade do tema, nesse caso o automobilismo. Do mesmo modo que não censuro quem não saiba quem escreveu os Maias ou quem editou Dark Side of The Moon, é uma questão de (des)interesses.

Mas há coisas generalistas e demasiado banais para serem ignoradas por gente de 20 anos de um país europeu. Eu acho normal que um sudanês de tanga que nunca foi à escola, viu tv ou abriu um jornal não saiba que a capital de Itália é Roma, mas confunde-me que um europeu instruído e constantemente metralhado pela informação não saiba uma coisa tão elementar.

Algumas daquelas perguntas é normal que não saibam responder, agora dizer que Inglaterra é a capital dos EUA??? Em que mundo vive aquela rapariga??

Saber quem foi o Keke Rosberg não pode ser considerado cultura geral devido à especificidade do tema, nesse caso o automobilismo. Do mesmo modo que não censuro quem não saiba quem escreveu os Maias ou quem editou Dark Side of The Moon, é uma questão de (des)interesses.

Mas há coisas generalistas e demasiado banais para serem ignoradas por gente de 20 anos de um país europeu. Eu acho normal que um sudanês de tanga que nunca foi à escola, viu tv ou abriu um jornal não saiba que a capital de Itália é Roma, mas confunde-me que um europeu instruído e constantemente metralhado pela informação não saiba uma coisa tão elementar.

Algumas daquelas perguntas é normal que não saibam responder, agora dizer que Inglaterra é a capital dos EUA??? Em que mundo vive aquela rapariga??

Para se chegar à faculdade sem queimar "étapes", tem que se passar pelo secundário, onde é suposto que se leiam "Os Maias". Essa é imperdoável, é falado na escola.

Para se chegar à faculdade sem queimar "étapes", tem que se passar pelo secundário, onde é suposto que se leiam "Os Maias". Essa é imperdoável, é falado na escola.

Mas pode ser esquecido, até podem dizer que foi o Camilo Castelo Branco ou o Alexandre Herculano, sei lá, que compreendo.

Mas ignorar que a Inglaterra é um país é que não me entra nos miolos.

Mas pode ser esquecido, até podem dizer que foi o Camilo Castelo Branco ou o Alexandre Herculano, sei lá, que compreendo.

Mas ignorar que a Inglaterra é um país é que não me entra nos miolos.

No campo das desculpas parvas:

a Inglaterra é um caso complicado por causa do Reino Unido. [:D]

(o papel de advogada do Diabo fica-me tãooooo bem... [:D])

Cultura Geral? O que é Cultura Geral? Mesmo que tal pareça óbvio, quem define fronteiras nessa Cultura Geral? Campeões de F1 tb entram na Cultura Geral? Para mim entram. E para quem se interessa maioritariamente por temas de História? Se não souberem quem foi o Keke Rosberg, tb é uma vergonha?
Bem, eu sou daqueles que defendem que a história que se dá no básico deveria ser sobretudo uma lição muito geral e abrangente da história da humanidade como um todo, e coisas como o Rei D. X ser filho do Rei D. Y que casou com Dona não sei das quantas de sei lá de onde deveriam ser reservadas para quem prosseguir história porque são cultura muito mais especializada.

Acho mais grave não se saber quem foi Alexandre O Grande do que quem foi Eça de Queirós, por exemplo.

Na faculdade onde estudo esse vídeo está a criar um certo "burburinho"...há aqueles comentários do "gostava de ver esse jornalista aqui num curso...".

Claro que se sabe que foi "feito", com que intenção é que não é bem clara. Mas a mim parece-me que quem passa por ridículo (juntamente com essas respostas) é a redacção que achou que isto era material.

E as respostas estúpidas para mim não têm segredo nenhum. Se procurarmos com vontade, como tudo na vida, vamos encontrar pessoas verdadeiramente desprovidas de int...bom...desprovidas do que quer que seja...

Ao ler isto só posso pensar; como criticar estas pessoas, se me parece que a maior parte das pessoas menospreza a própria cultura?

Desculpem lá, Eça é um escritor marcante português. Foi cônsul. Isto não são coisas irrelevantes, faz parte da História do nosso país. É triste, muito triste não saber quem ele foi, é sinal que de pedaços da nossa cultura estão a ser tratados pior que beatas dos cigarros...

Depois de se saber isto

Fazem uma data de perguntas a uma data de gente e só publicam as respostas mais parvas... Muitas vezes corrigem mas essa parte cortam. É óbvio que nem toda a gente sabe tudo. Partilhei no meu FB o depoimento do rapaz do "arcanjo" como exemplo de quão iníquo e manipulador é este tipo de jornalismo.

, que é o que acontece em muitas destas "reportagens", nem percebo qual é o interesse em estar a discutir a ignorância dos estudantes, patati, patata...

Devia-se era estar a discutir a qualidade (ou falta de) do mau jornalismo prestado, cada vez mais....

Na faculdade onde estudo esse vídeo está a criar um certo "burburinho"...há aqueles comentários do "gostava de ver esse jornalista aqui num curso...".

Claro que se sabe que foi "feito", com que intenção é que não é bem clara. Mas a mim parece-me que quem passa por ridículo (juntamente com essas respostas) é a redacção que achou que isto era material.

Agora vai dizer isso à carneirada toda. Só vejo o vídeo postado no facebook com criticas gratuitas. Mas será que ninguém pára para analisar criticamente o que quer que seja?

Olha que não sei quem são os mais burros.

E as respostas estúpidas para mim não têm segredo nenhum. Se procurarmos com vontade, como tudo na vida, vamos encontrar pessoas verdadeiramente desprovidas de int...bom...desprovidas do que quer que seja...

A palavra que falta é interesse. :)

Não me digas que saber quem escreveu Os Maias, atendendo ao facto de sermos portugueses é um tema em específico?
E não saber quem escreveu " O evangelho segundo Jesus Cristo"?
É preciso dominar a política para saber que temos um português que é presidente da comissão europeia?

Mínimo dos mínimos, se estamos em Portugal e se somos portugueses temos que saber um pouco sobre "isto" não?[;)]

Agora vai dizer isso à carneirada toda. Só vejo o vídeo postado no facebook com criticas gratuitas. Mas será que ninguém pára para analisar criticamente o que quer que seja?

Olha que não sei quem são os mais burros.

Mas isso é como tudo! Capacidade de análise, num grau maior ou menor, é coisa muito rara numa população que até pode ter uma percentagem muito elevada de licenciados e mestrados e não sei que mais, mas na verdade..."lê sem saber o quê". Aplicar racionalidade é tão importante quanto obter a informação. Ainda para mais num mundo em que todos (os meios de informação) têm de chamar a si a atenção para sobreviver, e nem todos são capazes de usar a excelência para o fazer...vamos ter cada vez mais a exploração destas situações.

Eu só observo que num país mais informado a quantidade de publicações sensacionalistas (desde O Diabo ao Correio da Manhã, passando por parte do horário das televisões generalistas e outros devaneios) não seria tão grande face às que não o são. Mas não somos os piores, Espanha, por exemplo...é muito pior. Mas é o que a populaça quer...e quando não se pode contar com os média para melhorar a populaça...algo está mal.

A palavra que falta é interesse. :)

Para alguns...talvez...[:D]

Não me digas que saber quem escreveu Os Maias, atendendo ao facto de sermos portugueses é um tema em específico?
E não saber quem escreveu " O evangelho segundo Jesus Cristo"?
É preciso dominar a política para saber que temos um português que é presidente da comissão europeia?

Mínimo dos mínimos, se estamos em Portugal e se somos portugueses temos que saber um pouco sobre "isto" não?[;)]

Pode-se saber um pouco, mais não seja pq foi dado na escola. Mas não me suscitou particular interesse o estudo de escritores portugueses. Até admito que pudesse misturar obras com escritores se me agora o perguntassem. Mas tão somente pq não foi algo que me marcou a memória pela falta de interesse.

Já quando o Nilton pregou essa partida, ouvi montes de pessoas gozarem com as ignorâncias mostradas. Curiosamente ou não, pessoas que trabalham em areas opostas, com outros interesses demonstrados, ou "gabarolas" com a 4ª antiga classe, que por que sabem umas coisas de História, gozam do alto da sua sabedoria sobre os vermes ignorantes que andam na Universidade... A essas pessoas podia-se perguntar por exemplo quem construiu a Ponte 25 de Abril, ou só conta alguma coisa relacionada com História, Artes, wathever?...

Evidentemente que houve perguntas que só quem viva debaixo de um calhau, não o saiba responder, como aquele do Bush... Mas outras perguntas que muitos defendem ser Cultura Geral, eu não as vejo tão assim, ou então tb terão que aceitar outras questões das minhas áreas de interesse como Cultura Geral.

Última edição:
O objectivo destes videos é massajar os egos das pessoas que os vêm, porque afinal não se sentem tão ignorantes como de facto são.

Ignorantes somos todos, só muda a àrea do nosso conhecimento.

Saibam ver estes videos de forma objectiva, e perceberem que isto não é a representação de um País, grupo, ou tipo de pessoas.

O objectivo destes videos é massajar os egos das pessoas que os vêm, porque afinal não se sentem tão ignorantes como de facto são.

Ignorantes somos todos, só muda a àrea do nosso conhecimento.

Saibam ver estes videos de forma objectiva, e perceberem que isto não é a representação de um País, grupo, ou tipo de pessoas.

O video pode ser manipulado, editado e concordo que isto não representa a globalidade dos estudantes do ensino superior.

De qualquer modo, de acordo com a minha opinião que é formada nas minhas experiências, há muito mais facilitismo hoje em dia, e isso joga com os números de entradas no ensino superior.

Repara, quando frequentei o ensino secundário, em química e matemática, SÓ se podia levar uma máquina de calcular simples e um enunciado que era para as fórmulas e constantes mais manhosas e uma tabela ou outra.

Hoje... basta saber como introduzir dados na máquina...

Quando se faziam trabalhos, sim, tínhamos que nos deslocar fisicamente à procura de literatura e fontes credíveis.

Hoje: wikipedia -> copy -> word -> paste -> print

Não é ser velho do restelo, mas estar a chamar coitadinhos a quem parece que vive numa caverna, mas conhece os meandros das redes sociais de fora para dentro, é também desculpar a ignorância com ignorância.

Já sei que a amostra não é o universo, mas o que mostraram, mesmo que escolhido a dedo, é mau... muito mau.

O video pode ser manipulado, editado e concordo que isto não representa a globalidade dos estudantes do ensino superior.

De qualquer modo, de acordo com a minha opinião que é formada nas minhas experiências, há muito mais facilitismo hoje em dia, e isso joga com os números de entradas no ensino superior.

Repara, quando frequentei o ensino secundário, em química e matemática, SÓ se podia levar uma máquina de calcular simples e um enunciado que era para as fórmulas e constantes mais manhosas e uma tabela ou outra.

Hoje... basta saber como introduzir dados na máquina...

Quando se faziam trabalhos, sim, tínhamos que nos deslocar fisicamente à procura de literatura e fontes credíveis.

Hoje: wikipedia -> copy -> word -> paste -> print

Não é ser velho do restelo, mas estar a chamar coitadinhos a quem parece que vive numa caverna, mas conhece os meandros das redes sociais de fora para dentro, é também desculpar a ignorância com ignorância.

Já sei que a amostra não é o universo, mas o que mostraram, mesmo que escolhido a dedo, é mau... muito mau.

E nem se pode chamar "amostra" nem "universos" porque isto não é um estudo sequer, não é fidedigno e está cheio de viés. "Amostra" e "Universos" aplicam-se quando existe um grupo de pessoas representativas da população. :)

E nem se pode chamar "amostra" nem "universos" porque isto não é um estudo sequer, não é fidedigno e está cheio de viés. "Amostra" e "Universos" aplicam-se quando existe um grupo de pessoas representativas da população. :)

Ok, ok...

Mas ao menos sei que a Inglaterra é a capital dos estados unidos.

Voltar
Superior