Como explodir uma lâmpada?

Eu diria que o ideal é mesmo os 400V (com uma instalação trifásica bastando duas fases ou mesmo descarregar um condensador, sendo esta ultima a opção mais perigosa) pois assim quando o filamento partir provavelmente vai fazer arco e se fizer arco a lâmpada explode pois vai ocorrer um aumento brutal da pressão no interior da bolha de vidro o que vai fazer com que expluda.

Eu diria que o ideal é mesmo os 400V (com uma instalação trifásica bastando duas fases ou mesmo descarregar um condensador, sendo esta ultima a opção mais perigosa) pois assim quando o filamento partir provavelmente vai fazer arco e se fizer arco a lâmpada explode pois vai ocorrer um aumento brutal da pressão no interior da bolha de vidro o que vai fazer com que expluda.

Duvido que a lâmpada expluda, no máximo funde o filamento. [;)]

Isso no melhor dos casos cria um clarão devido ao curto-circuito no casquilho (e o disjuntor dispara). A lâmpada, essa, ficará intacta.

experimentar sem disjuntor e o da edp.
ja nao dispara nada
e juntar o neutro\fase :)

sera q explode?

Sem ser com uma pedrada ou chumbada não estou a ver.

Mas acho que era interessante comprares umas 100 lâmpadas e ires experimentado as várias soluções apresentadas, obviamente filmando e colocando online.

Infelizmente o outro user foi banido sem experimentar e filmar o que queria fazer com bidões/gasolina, podemos tentar ver o que saí do teu projecto.

[:D]

experimentar sem disjuntor e o da edp.
ja nao dispara nada
e juntar o neutro\fase :)

sera q explode?

Não porque o provocares um curto circuito a corrente simplesmente não passa pela lâmpada, podes até derreter toda a instalação lá de casa, que isso não irá acontecer.

Sem ser com uma pedrada ou chumbada não estou a ver.

Mas acho que era interessante comprares umas 100 lâmpadas e ires experimentado as várias soluções apresentadas, obviamente filmando e colocando online.

Infelizmente o outro user foi banido sem experimentar e filmar o que queria fazer com bidões/gasolina, podemos tentar ver o que saí do teu projecto.

[:D]

Não me importava de o fazer, mas só vou ter tempo de filmar a solução que resultar. As experiências até dar com a solução não vão ser feitas por mim.

Mas depois, se conseguir o efeito pretendido, coloco aqui o excerto do vídeo com a lâmpada a dar o badagaio.

Duvido que a lâmpada expluda, no máximo funde o filamento. [;)]

Se a diferença de potencial for elevada mesmo depois de partir o filamento pode fazer arco.
Em minha casa já explodiu uma lâmpada e não foi preciso os 400v.

Já falaram aí da gordura. Será que besuntando a lâmpada toda de gordura não se fica com o efeito pretendido?

Se a diferença de potencial for elevada mesmo depois de partir o filamento pode fazer arco.
Em minha casa já explodiu uma lâmpada e não foi preciso os 400v.

Por vezes pode haver condições que nada têm a ver com a eletricidade, basta haver mau fabrico na ampola de vidro, gordura em algum ponto do vidro,.... já por vezes que troquei lâmpadas de 12v em circuitos de 24v e o que acontece é que simplesmente fundem.

10000 volts a passar pelo filamento garanto que parte com uma bela explosão. Um condensador carregado com esta voltagem faria milagres, tipo flash de máquina fotográfica (das antigas).

Por vezes pode haver condições que nada têm a ver com a eletricidade, basta haver mau fabrico na ampola de vidro, gordura em algum ponto do vidro,.... já por vezes que troquei lâmpadas de 12v em circuitos de 24v e o que acontece é que simplesmente fundem.

Também pode ser defeito é verdade. Mas também não vamos comparar 230v ou 400v com 12v ou 24v com essas tensões muito dificilmente faz arco.

Dependo da secção do cabo passados poucos segundos o isolamento começa a derreter até que o material inflamável incendeia.[;)]

Sim é possível, lá está depende da corrente e da secção do cabo.

A ligação eléctrica sem disjuntores (EDP incluída) permite que a corrente (I) irá tender para infinito (I=U/R) em que R (resistência) é igual a zero e U (voltagem) é constante. E muita corrente significa...muito calor! E este calor irá derreter os condutores num instante.

Back