Como explodir uma lâmpada?

MrsX

New member
É isso mesmo... Preciso de filmar uma lâmpada (normalíssma) a explodir em slow motion... a questão é... como raio consigo fazer com que uma lâmpada expluda?

Há algum truque a la MacGyver para o conseguir?

Obrigada!

Uma lâmpada vulgar de filamento?

Elas aquecem bastante. Provavelmente se conseguires atirar-lhe uma gota de água gelada será a forma mais simples de rebentar. Os vidros gostam pouco de mudanças súbitas de temperatura.

Testa primeiro em segurança, claro.

Uma lâmpada vulgar de filamento?

Elas aquecem bastante. Provavelmente se conseguires atirar-lhe uma gota de água gelada será a forma mais simples de rebentar. Os vidros gostam pouco de mudanças súbitas de temperatura.

Testa primeiro em segurança, claro.

Uma lâmpa vulgaríssima de filamento, sim. Não quero apenas que o filamento rebente mas sim que ela expluda mesmo à grande com vidros a voar. O problema da água é que provavelmente se verá a água em câmara lenta.

Explodir ou estilhaçar? Se for estilhaçar podes usar uma arma de pressão de ar.

O mesmo problema da água... em câmara lenta vai-se ver o chumbo.

Já me aconteceu ligar um interruptor e a lâmpada, de filamento, rebentar. Não sei o porquê...

Presumo que a lâmpada a cair no chão também esteja fora de cenário.

Completamente. A imagem será a lâmpada pendurada (no casquilho, claro), acesa, e de repente puff! (quando digo acesa, pode ser até por apenas um segundo, porque depois em câmara lenta até parece mais e em pós-produção posso fazer um freeze, se mesmo assim for necessário.

Penso que as lâmpadas estejam ou em vácuo ou em atmosfera inerte. E estarão seladas. Se conseguires desencaixa-la com cuidado e permitir entrar ar atmosférico, existe a probabilidade de ela rebentar ao ligar.

Com a lâmpada acesa, só imagino mesmo com uma gota de água gelada enviada num ângulo discreto...

Não te esqueças do mais importante: safety first!

Talvez aumentando a tensão que a lampada está sujeita até 'explodir' o que pode não ser facil. Mas cuidado tem que ser feito por alguem com experiencia na area da eletricidade.

Penso que as lâmpadas estejam ou em vácuo ou em atmosfera inerte. E estarão seladas. Se conseguires desencaixa-la com cuidado e permitir entrar ar atmosférico, existe a probabilidade de ela rebentar ao ligar.

Com a lâmpada acesa, só imagino mesmo com uma gota de água gelada enviada num ângulo discreto...

Não te esqueças do mais importante: safety first!

E mandar 400v para uma lâmpada de 40w?

A segurança estará sempre assegurada! Burkas, máscaras de soldador e distância de segurança! [:D]

E mandar 400v para uma lâmpada de 40w?

A segurança estará sempre assegurada! Burkas, máscaras de soldador e distância de segurança! [:D]

Se a lampada de 40W, for de 230V (AC) e 'mandar' 400V (AC) para cima acredito que fique tudo em pedaços.

Se a lampada de 40W, for de 230V (AC) e 'mandar' 400V (AC) para cima acredito que fique tudo em pedaços.

Pois... provavelmente será essa a solução... dava jeito era se houvesse uma mais simples... como nos filmes! [:D] Até porque me lembro de uma vez, numa série, haver um gajo que cola pastilha elástica numa lâmpada e uns segundos depois ela explode. Justificação científica? Have no idea!

Pois... provavelmente será essa a solução... dava jeito era se houvesse uma mais simples... como nos filmes! [:D] Até porque me lembro de uma vez, numa série, haver um gajo que cola pastilha elástica numa lâmpada e uns segundos depois ela explode. Justificação científica? Have no idea!

A criação de um "hot spot", limitando a dissipação térmica numa determinada zona do vidro, talvez faça isso.

Essa é a razão, por exemplo, pela qual não se devem mexer nas lâmpadas de faróis dos carros (H4 ou H7, por exemplo) com os dedos: fica gordura no vidro e cria "hot spots", o vidro vai estalar cedo.

Se tiveres uma instalação trifásica vais buscar 400V com facilidade entre duas fases. Rebentas a lâmpada no momento em que a ligas. Se dá para efeitos cinematográficos é que já não faço ideia. Cuidado no que se faz e como se faz!!!

É muito fácil, se tiveres um ferro de soldar aqueces bem o estanho da base que veda o vácuo dentro da ampola de vidro até ouvires o ar entrar (até o podes fazer com outra coisa qualquer, maçarico, por exemplo), desta forma quando acenderes a lâmpada o filamento irá incendiar-se em contacto com o oxigénio que entrou até estoirar com a lâmpada.[;)]

Back