Como fixar uma parteleira na parede?

Estou com um problema na sala...

tenho uma prateleira fixada à parede com um suporte invisível...

Acontece que a prateleira começou a descair e agora está com uma boa inclinação.

A prateleira já lá está há três anos, mas agora os suportes na parede estão a ceder, pois os respectivos parafusos não apanharam parede firme...

Há algum método, que não obrigue a destruir a parede, para reforçar a parede de modo aos parafusos agarrarem... alguma cola... enfim algum sistema para segurar a prateleira.

A prateleira está neste estado:
img0935n.jpg

Quando deveria estar assim[s)]
prateleiras_Newton_01.JPG
Retirar prateleira, remover as buchas da parede, substituir as buchas por novas / maiores / metálicas. Voltar a colocar a prateleira. Aparafusar. [;)]

Ss buchas metalicas nao sao para alvenaria mas sim pedra ou betão[;)]
Bem, pareceu-me que eram as indicadas, mesmo antes de ler o resto do tópico, em função do que me pareceu ser a parede indicada!

Nesse caso, penso que subir uma simples medida de bucha e de parafuso poderá ser suficiente, eventualmente adicionando-lhe um ligeiro enchimento do orifício das buchas anteriores... [;)]

Bem, pareceu-me que eram as indicadas, mesmo antes de ler o resto do tópico, em função do que me pareceu ser a parede indicada!

Nesse caso, penso que subir uma simples medida de bucha e de parafuso poderá ser suficiente, eventualmente adicionando-lhe um ligeiro enchimento do orifício das buchas anteriores... [;)]

o problema da alvenaria é ser oca, e ai o parafuso pode ficar no "ar" a solução é uma bucha e um parafuso maior mais comprido para apanhar mais tijolo alem do furo.

Ve este pdf, explica um bocado sobre parafusos e as sua correcta aplicação.

http://www.tecofix.pt/pdfs/00000517.pdf

o problema da alvenaria é ser oca, e ai o parafuso pode ficar no "ar" a solução é uma bucha e um parafuso maior mais comprido para apanhar mais tijolo alem do furo.

Ve este pdf, explica um bocado sobre parafusos e as sua correcta aplicação.

http://www.tecofix.pt/pdfs/00000517.pdf
Naturalmente que depende do espaço que se tem disponível para a fixação e, claro, se dentro da parede há um espaço maior é evidente que temos de adaptar as dimensões do material a usar! Acho que, para além das regras sobre os materiais, o improviso e a adaptação também não fazem nada mal! [;)]

Naturalmente que depende do espaço que se tem disponível para a fixação e, claro, se dentro da parede há um espaço maior é evidente que temos de adaptar as dimensões do material a usar! Acho que, para além das regras sobre os materiais, o improviso e a adaptação também não fazem nada mal! [;)]

o improviso serve para coisas de menor peso, mas uma prateleira suspensa é sempre um risco o improviso.

Nesse pdf que coloquei lá em baixo está o desenho de uma parede de alvenaria em corte e bucha e parafuso, chama-se bucha APS e parafufo que pode ser ou não sextavado isso é o melhor e o mais seguro para alvenaria como mostra a imagem a razão de ser assim.

o improviso serve para coisas de menor peso, mas uma prateleira suspensa é sempre um risco o improviso.

Nesse pdf que coloquei lá em baixo está o desenho de uma parede de alvenaria em corte e bucha e parafuso, chama-se bucha APS e parafufo que pode ser ou não sextavado isso é o melhor e o mais seguro para alvenaria como mostra a imagem a razão de ser assim.
Claro. O conhecimento prévio é sempre uma mais valia, daí que tente sempre fazer as coisas dessa forma. Mas até hoje ainda não me dei mal também com algum improviso e até coloquei uma prateleira dupla (na verdade são duas) há poucos dias, sendo que uma das partes é para suportar um peso algo maior do que o habitual e é em forma de "WV". Ficou impecável! [;)]

Também tenho prateleiras dessas. Na altura da colocação, disseram-me para não colocar muito peso. Pelo que ouvi, as tais buchas químicas, podem ser uma boa opção.

Mas reconheço que não percebo nada...[:D]

Existem buchas quimicas para madeira?

hoje uma porta de um roupeiro descaiu porque alguns parafusos da dobradiças sairam (o buraco alargou), e colocar um parafuso mais largo não dá porque não passa pela ferragem da dobradiça.

O que poderei fazer? :confused:

hoje uma porta de um roupeiro descaiu porque alguns parafusos da dobradiças sairam (o buraco alargou), e colocar um parafuso mais largo não dá porque não passa pela ferragem da dobradiça.

Tens de usar o mesmo parafuso, mas no buraco uma bucha para madeira com cola, de forma a ficar o furo preenchido e ficar só o espaço do parafuso. é facil.

E tentar alargar os furos da dobradiça, para colocar um parafuso maior??

Estou com um problema na sala...

tenho uma prateleira fixada à parede com um suporte invisível...

Acontece que a prateleira começou a descair e agora está com uma boa inclinação.

A prateleira já lá está há três anos, mas agora os suportes na parede estão a ceder, pois os respectivos parafusos não apanharam parede firme...

Há algum método, que não obrigue a destruir a parede, para reforçar a parede de modo aos parafusos agarrarem... alguma cola... enfim algum sistema para segurar a prateleira.

A prateleira está neste estado:
img0935n.jpg

Quando deveria estar assim[s)]
prateleiras_Newton_01.JPG

Já resolveste o problema?? Que solução adoptaste??

Finalmente esta semana parece que consegui resolver o problema...apr:)

Mas foi à segunda bucha quimica lá ficou direito (a primeira, estranhamente estava estragada:()

Fica aqui a nova imagem:
img0942n.jpg

Obrigado pelas vossas opiniões.

Vou aproveitar este tópico - obrigado, mjm :) - para perguntar o seguinte:

Queria suspender uns quadros sem envolver as paredes. Pensei em sustentá-los a partir de cabos presos no estuque do tecto mas tenho receio de não conseguirem suportar muito peso (algumas das peças são em azulejo, bastante pesadas).

Vi aqui referidas as buchas químicas o que me pareceu jeitoso mas não sei se, mesmo assim, será a melhor solução.

O que me sugerem? Podem dar-me alternativas para a fixação dos quadros, diferentes desta em que tenho pensado, desde que não envolvam as paredes laterais.

Vou aproveitar este tópico - obrigado, mjm :) - para perguntar o seguinte:

Queria suspender uns quadros sem envolver as paredes. Pensei em sustentá-los a partir de cabos presos no estuque do tecto mas tenho receio de não conseguirem suportar muito peso (algumas das peças são em azulejo, bastante pesadas).

Vi aqui referidas as buchas químicas o que me pareceu jeitoso mas não sei se, mesmo assim, será a melhor solução.

O que me sugerem? Podem dar-me alternativas para a fixação dos quadros, diferentes desta em que tenho pensado, desde que não envolvam as paredes laterais.

Aquilo que vi das buchas quimicas é que são aconselháveis principalmente para zonas da parede ou tecto que são ocas...

se ao furares o tecto, apanhares parte dura, qualquer outra bucha suporta o que pretendes e são muito mais baratas.

Parece-me que o facto da bucha ficar vertical, a par do peso suspenso ser algum, pode dar mau resultado com uma fixação normal.

Depende, se furares em zona maciça, não há esse problema... mas se não quiseres correr riscos ou o furo é numa zona pouco maciça, há soluções da bucha quimica para isso... mas a aplicação é um pouco diferente.

Mas, outros experts devem chegar ao tópico.[;)]

Como é que fizeste a aplicação da bucha química?

Foi aplicada por um trabalhador da loja onde comprei os móveis, mas é bastante simples... e se vires os videos que há aqui no tópico, é mesmo assim.

Basta furares com uma broca mais larga que o normal, depois aplicas uma "camisa"(no caso de buraco oco) e com uma pistola injectas a bucha no buraco em seguida colocas o suporte para aparafusares e esperas que seque.

Apesar de dizer para aguardar 30 min., eu esperei duas horas... e já está, depois colocas o que pretendes

É "simples", mas mais trabalhoso e caro que o serviço normal.[;)]

Voltar
Superior