Como gasta mais? Ponto morto a descer ou engatado?

Ao conduzir numa descida com o carro engatado e sem acelerar o consumo de combustível é zero desde que o carro tenha corte de injecção.
Chama-se a isto conduzir por inércia.
É o próprio peso do carro, ajudado pela gravidade da descida que colocam em funcionamento as rodas e estas por sua vez fazem rodar o motor mantendo-o desta forma a trabalhar.

Pelo que sei , o carro engrenado sem acelaração consome menos do que em ponto morto.
Agora uma coisa é certa , no meu samurai aproveito todas a descidas para por em ponto morto nao por consumir menos mas sim para andar mais.

Tenho que confessar que é um vicio que tenho. Devido à aerodinamica do meu carro, muitas vezes em descida gosto de o colocar em ponto morto e deixa-lo ganhar velocidade. Ultrapasso o pessoal todo que vai a "prender" o seu motor na quinta. Sem ter o pé no acelerador ;)

E depois, só quando volta uma subida (ou uma grande recta) é que lá vai uma mudança para aproveitar a embalagem.

O que diz o CB é enganoso...

o carro a descer engatado em que mudança for gasta gasolina pk está simplesmente a trabalhar, se virem o escape ele deita fumo, há queima de combustivel com ou sem o "tal" corte dos carros novos.

é tão simples como isto.:)

citação:Originalmente colocada por Nephilim

o carro a descer engatado em que mudança for gasta gasolina pk está simplesmente a trabalhar, se virem o escape ele deita fumo, há queima de combustivel com ou sem o "tal" corte dos carros novos.

Ele gastar gasta mas é uma margem minima.
O meu C.B. nunca indicou menos do 0.2

Será?

;)

O que te digo é que imagina que vais a dar ao pedal numa bicicleta a electricidade... ela não precisa de estar a gastar energia... usa a energia que tu crias... pq não pode ser assim nos carros actuais?

lá vamos nós outra vez...

um carro de injeccão se for engatado gasta 0.0 desde que nao vá a rotaçoes muito proximas de ralenti. Se for em ponto morto gasta o necessario para ter o motor a trabalhar.

Claro que em casos especificos pode compensar por em ponto morto pois a inclinaçao da descida podera ser pouco e se o carro for engatado vai perder velocidade. Mas fora isso compensa sempre ir com o carro engatado, sendo um carro moderno.

ps. o nephilim é um teimoso que nega sempre a evidencia de que os carros modernos gastam zero mesmo:D

mas pessoal, nao precisam de por em ponto morto...basta manterem a embreagem pressionada. caso precisem de travar com o motor, é so levantar o pedal.

ah, e um carro engatado gasta sempre mais que um que esteja em ponto morto ou com embreagem, pois, como disseram aqui antes, engatado a caixa de velocidades está a passar movimento, por mais minimo que seja, à transmissao.

citação:Originalmente colocada por Corsa 1200 Sport

um carro de injeccão se for engatado gasta 0.0 desde que nao vá a rotaçoes muito proximas de ralenti. Se for em ponto morto gasta o necessario para ter o motor a trabalhar.

Claro que em casos especificos pode compensar por em ponto morto pois a inclinaçao da descida podera ser pouco e se o carro for engatado vai perder velocidade. Mas fora isso compensa sempre ir com o carro engatado, sendo um carro moderno.

ps. o nephilim é um teimoso que nega sempre a evidencia de que os carros modernos gastam zero mesmo:D

Qual é o carro que tu a desceres (imagino na velocidade maxima) que o motor desce desligado? que nem ouves o trabalhar? eu não conhço nenhum.

Isto a descer na mudança mais alta pk se desceres em 2ª gasta bem o motor ganha rotação , aí pode um sensor cortar para reduzir um pouco o consumo.

O CB dá valors que são enganoso[:I];)

Tou a ver que este será mais um tópico do género "qual nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?" :)

Quem se propõe a mandar um mail aos departamentos de engenharia mecânica das várias marcas? :)

disseste tudo! o carro engatado pode ter consumos instantaneos menores do que em ponto morto... no entanto numa descida funciona como travão do andamento, logo compensa mais estar em ponto morto! Por outras palavras se fizeram o consumo sobre a distância percorrida em ponto morto gasta menos, numa descida claro!!!

Mas é assim tão dificil perceber que se o carro está com o motor ligado está a fazer fumo...logo está a gastar... a descer a subir ou parado em ponto morto... varia é entre o gastar mto ou pouco.

A menos que alguem tenha um carro que desça desligado...eheh

Qual é o carro que tu a desceres (imagino na velocidade maxima) que o motor desce desligado? que nem ouves o trabalhar? eu não conhço nenhum.

Isto a descer na mudança mais alta pk se desceres em 2ª gasta bem o motor ganha rotação , aí pode um sensor cortar para reduzir um pouco o consumo.

pá... já vi dois manuais de instrucções (corsa C 1.2 e TT cabrio) onde refere explicitamente que consome ZERO. Se queres tentar contrariar isto, estás no teu direito. Para mim nem tem discussão.
Alias isso ja foi discutido em varios topicos para tras, onde até se falou na hipotese de desligares o carro numa situaçao dessas (_descer com carro engatado), e nada acontece;).

ps: Nao estou a ver carros que deitem fumo engatados e sem acelerador, só se estiverem todos podres:D.

citação:Originalmente colocada por GTAm

disseste tudo! o carro engatado pode ter consumos instantaneos menores do que em ponto morto... no entanto numa descida funciona como travão do andamento, logo compensa mais estar em ponto morto! Por outras palavras se fizeram o consumo sobre a distância percorrida em ponto morto gasta menos, numa descida claro!!!

Depende muito da situação e do "balanço" que precisas de ter.

DA minha experiencia da maior parte das vezes compensa ir com o carro engatado, a menos que tenhas uma caixa de relaçoes MUITO curtas.

Esses valores "enganosos", costumam ser erros de 1 ou 2 decimas. Se testares num carro com CB numa descida e vires o consumo instantâneo durante a descida, engatado, vais ver que aparece 0.0 l/100km, enquanto que se fores em ponto morto o consumo é 0.6, 1.0 (dependendo da velocidade). O CB não pode estar tão enganado...

Além disso, já foi explicado porque é que gasta 0 quando vai engatado. Não sei o que te custa aceitares que é verdade... será orgulho, teimosia?

Nephilim, vamos fazer assim...eu ato-te à traseira do meu carro e vamos fazer uma descida. Encostas o nariz mesmo, mesmo, mas mesmo juntinho ao escape e depois vem-me dizer se está a sair fumo ou não.[:p]

Cuidado é com as travagens, senão ainda queimas o nariz..:D

citação:Originalmente colocada por Movyk

mas pessoal, nao precisam de por em ponto morto...basta manterem a embreagem pressionada. caso precisem de travar com o motor, é so levantar o pedal.

ah, e um carro engatado gasta sempre mais que um que esteja em ponto morto ou com embreagem, pois, como disseram aqui antes, engatado a caixa de velocidades está a passar movimento, por mais minimo que seja, à transmissao.
É falso, falso, falso.

Deixem de propalar desinformação.

Voltar
Superior