Como gasta mais? Ponto morto a descer ou engatado?

citação:Originalmente colocada por Movyk

citação:Originalmente colocada por Taveirada

movyk,

Os cilindros trabalham porque são empurrados pelas rodas->transmissão->(...)-> cilindros...

Nao vejo o problema... os cilindros fazem o carro andar porque estão ligados indirectamente às rodas... e da mesma forma as rodas os movem!

Acho que esta historia vai ficar conhecida como o complot dos computadores de bordo...

taveirada, acredita que nenhum carro se desliga em movimento, tirando as excepções dos hibridos.

Para ja, os servofreios dos carros a gasolina funcionam com a ajuda dos gases de escape, e nao convem ficar sem travões numa descida. Digo eu.

Depois, como é k é possivel, segundo a teoria da gravidade a puxar o carro, o motor se desligar? Afinal, se a transmissao dá força ao motor, mantem a sua rotação, e o motor nunca se conseguirá desligar. Digo eu.

Mas porque dizes... Desliga! Ele não está desligado... só não injecta gasolina! O motor de arranque serve para meter o motor a mexer... se o motor estiver a mexer... o carro tá ligado! Tem rotação! Nao entendo a tua duvida...

citação:Originalmente colocada por K2000

Não queria dizer pistões, mas sim falar da camara de combustão.

Portanto é possível haver um corte de combustivel completo? Ou seja, deixar de haver combustão?

E dizes isso porque o CB te diz que gasta 0 ou porque tens algum conhecimento sobre a matéria?

Curiosamente ainda à umas semanas na AH saiu esta pergunta... o que sei é de lá e de paginas na net... o que sei é o que te disse... li numa revista da especialidade...

movyk,

Os cilindros trabalham porque são empurrados pelas rodas->transmissão->(...)-> cilindros...

Nao vejo o problema... os cilindros fazem o carro andar porque estão ligados indirectamente às rodas... e da mesma forma as rodas os movem!

Acho que esta historia vai ficar conhecida como o complot dos computadores de bordo...

taveirada, acredita que nenhum carro se desliga em movimento, tirando as excepções dos hibridos.

Para ja, os servofreios dos carros a gasolina funcionam com a ajuda dos gases de escape, e nao convem ficar sem travões numa descida. Digo eu.

Depois, como é k é possivel, segundo a teoria da gravidade a puxar o carro, o motor se desligar? Afinal, se a transmissao dá força ao motor, mantem a sua rotação, e o motor nunca se conseguirá desligar. Digo eu.

Mas porque dizes... Desliga! Ele não está desligado... só não injecta gasolina! O motor de arranque serve para meter o motor a mexer... se o motor estiver a mexer... o carro tá ligado! Tem rotação! Nao entendo a tua duvida...
Não injecta gasolina??????

Mas como é que é possivel???????????? Está tudo maluco ou é das horas altas????

Entao agora as centralinas ja sabem identificar descidas e cortam a gasolina quando sentem uma??? E por todos os motivos que eu disse e mais alguns que eu nao disse: um motor nao se pode desligar em andamento.

A centralina nao desliga a injecção em milesimas... simplesmente sabe que tu estas a tirar gas e o carro a andar mais (nada que um cruise control nao faça) e ve que não precisa de injectar para o carro cumprir o que o acelarador quer... o que vem por excesso serve!

Encontrei um:
http://www2.uol.com.br/bestcars/ct/descida.htm

Sobre descidas: use sempre o câmbio engatado, seja em 5a. ou em marcha inferior, conforme a situação -- uma regra válida recomenda usar para descer a mesma marcha que se usaria para subir a ladeira ou trecho de estrada. Ao contrário do que muitos pensam, nos carros atuais com motor a injeção o consumo é menor em 5a. do que em ponto-morto, pois a partir de certa rotação -- em média 1.500 rpm --, não havendo aceleração, o fornecimento de combustível é interrompido (sistema denominado cut-off).

Acabou a festa agora?!

A teoria é que quando estão reunidas certas condições, como por exemplo quando o motor está a fazer de travão, a centralina corta a injecção de combustível... Nesse caso, a centralina não precisa de saber se é uma descida ou não, apenas que a rotação não corresponde ao curso do acelerador.

OOOOPS, too late...

Boas! Isso pode ser verdade como pode não ser, é provavel que vá a gastar menos que engatado mas a diferença deve ser quase nula uma vez que numa decida se fores em 5ª ou 6ª sem acelarar o carro não vai a gastar quase nada! :)

Basta ver quem tiver CB, o consumo instantanêo é quase nulo nessas situações ;)

A centralina nao desliga a injecção em milesimas... simplesmente sabe que tu estas a tirar gas e o carro a andar mais (nada que um cruise control nao faça) e ve que não precisa de injectar para o carro cumprir o que o acelarador quer... o que vem por excesso serve!

Encontrei um:

Sobre descidas: use sempre o câmbio engatado, seja em 5a. ou em marcha inferior, conforme a situação -- uma regra válida recomenda usar para descer a mesma marcha que se usaria para subir a ladeira ou trecho de estrada. Ao contrário do que muitos pensam, nos carros atuais com motor a injeção o consumo é menor em 5a. do que em ponto-morto, pois a partir de certa rotação -- em média 1.500 rpm --, não havendo aceleração, o fornecimento de combustível é interrompido (sistema denominado cut-off).

Acabou a festa agora?!

Devo confessar que nao conhecia o sistema. No entanto, o sistema nao desliga completamente o fornecimento de gasolina. Apenas parcialmente.

citação:In a system for controlling an internal combustion engine having a plurality of cylinders and connected to the automatic transmission and mounted on a vehicle and the operation of the engine is switched between full-cylinder operation during which all of the cylinders are operative and cutoff-cylinder operation during which some of the cylinders are non-operative, based on at least the load of the engine, a gradient of road on which the vehicle runs is estimated and the cutoff-cylinder operation is prohibited when the estimated gradient is equal to or greater than a threshold value. With this, it becomes possible to generate sufficient deceleration, when the vehicle runs a downhill during cutoff-cylinder operation, while ensuring to prevent the operator to feel excessive acceleration.

prova-me que o sistema desliga todos os cilindros e eu nao te chateio mais.

ah, e nao leves a mal eu tar aqui a insistir. eu gosto de aprender cenas novas e esse sistema nao conhecia eheheh.

fica bem

ah, e nao leves a mal eu tar aqui a insistir. eu gosto de aprender cenas novas e esse sistema nao conhecia eheheh.

fica bem

Enquanto se conversa na boa! ;)

vou ver se encontro algo pela net...

Encontrei um:

Acabou a festa agora?!

Certinho e direitinho... A gravidade faz o papel do combustível se o carro estiver engatado, isto é, se as rodas tiverem a transmitir energia ao motor ELE RODA SEM COMBUSTIVEL até a rotação cair para niveis em que seja preciso a injecção deste para não deixar o motor ir abaixo.

Essa explicação que me parece daqui:

http://www.freepatentsonline.com/7089103.html

assemelha-se mais ao funcionamento do bmw850i e nao desta em particular... o 850i desligava metade dos cilindros se fosse em D só trabalhava com 6 cilindros...

Tanto que essa patente é só para carros com auto transmission...

Taveirada se existem carros que a descer engatados cortem parte do combustivel isso existe... mas irem a rodar o motor sem explosão isso não acredito até pk o motor tem que trabalhar a quente.

imaginem descer a 120klm hora sem injectar casolina o motor arrefecia nem barulho fazia(só um zumbido...)o desgaste era brutal[|)] voces tão loucos[:I]

citação:Originalmente colocada por eduardomaio

Malta, marcha por inércia! Se os híbridos da Toyota aproveitam esta coisa maravilhosa da fisica para recarregar baterias porque raio iam os nossos carros continuar a debitar gasolina quando está a ser produzida energia?

Liguem um multimetro à bateria de um Prius, coloquem-no numa descida engatado e depois desengatem-no e vejam as diferenças na corrente, easy :D

nao me digas que tb acreditas que o teu peugeot gasta zero a descer?[}:)]

fica bem
Epá, mas que chato :D ;)

Hmm, a do servo-freio ficou-me a fazer comichão, realmente não sinto diferença nenhuma na assistência à travagem. Uma bomba de vácuo (não sei se é isso que utilizam) não resolve o problema?

citação:Originalmente colocada por worldtiki

fica bem
Epá, mas que chato :D ;)

Hmm, a do servo-freio ficou-me a fazer comichão, realmente não sinto diferença nenhuma na assistência à travagem. Uma bomba de vácuo (não sei se é isso que utilizam) não resolve o problema?
se o motor continua a roda vai continuar a bombear o oleo para o servo freio! simplesmente vai buscar essa energia as rodas

citação:Originalmente colocada por Nephilim

citação:Originalmente colocada por eduardomaio

Malta, marcha por inércia! Se os híbridos da Toyota aproveitam esta coisa maravilhosa da fisica para recarregar baterias porque raio iam os nossos carros continuar a debitar gasolina quando está a ser produzida energia?

Liguem um multimetro à bateria de um Prius, coloquem-no numa descida engatado e depois desengatem-no e vejam as diferenças na corrente, easy :D

nao me digas que tb acreditas que o teu peugeot gasta zero a descer?[}:)]

Muito riso e pouco ciso Nephilim [|)]

citação:Originalmente colocada por SSx

Sempre fiquei com a ideia que gasta 0 engatado. Por exemplo, desci a serra da estrela em 3ª e quando cheguei cá em baixo o ponteiro da temperatura estava em baixo, como se tivesse acabado de ligar o carro. Ora se continuasse a queimar combustivel durante a descida a temperatura do motor não seria os 90 normais?

Penso eu de que...lol
Eu acho que estás a precisar de trocar o termoestato.:D:)

Voltar
Superior