Como gasta mais? Ponto morto a descer ou engatado?

citação:Originalmente colocada por worldtiki

citação:Originalmente colocada por 2.0sportup

Aquecem, perdem um pouco de eficacia, aumentam alguma coisa a distancia de travagem mas não ficas sem travões como arrogantemente afirmaste. Nem que desças o marão sempre com o carro desengatado(e eu nunca disse que nestas situações se deveria fazer isso)
"Alguma"? hehe, tá bem tá :)

Experimenta isso no Marão... não te venhas é depois queixar que não existiam saídas de emergência como nalguns IPs.

Da última vez que troquei as pastilhas por umas mais duras notei</u> a diferença na fadiga dos travões em percursos mais longos. E aposto que quem faz percursos de montanha/serra/IPs também as nota.

Ok, tu é que sabes, fica bem na tua vidinha. Qualquer dia mostro-te um teste que tenho aqui em casa sobre travões e eficacia dos mesmos nas condições mais adversas.

Fica bem, a ignorância e falta de vontade de aprender ou pelo menos a falta de uma tentativa para aprender ou dar o beneficio da duvida, não é uma qualidade.

Cumps

citação:Originalmente colocada por Nephilim

Agora a serio ninguem provou até agora se o tal corte é parcial ou total...
citação:Originalmente colocada por Nitrofurano

A prova está em três elementos muito simples:

* noção de como funciona um motor de injecção electrónica
* noções de física
* bom senso

Os dois primeiros elementos já estão explicados nas 9 páginas atrás.
Quanto à tua pergunta, nos manuais dos carros diz efectivamente que não devemos fazer um carro a gasolina pegar de empurrão quando ele está equipado com um catalisador, mas não te sei explicar porquê.

Aquecem, perdem um pouco de eficacia, aumentam alguma coisa a distancia de travagem mas não ficas sem travões como arrogantemente afirmaste. Nem que desças o marão sempre com o carro desengatado(e eu nunca disse que nestas situações se deveria fazer isso)

Experimenta isso no Marão... não te venhas é depois queixar que não existiam saídas de emergência como nalguns IPs.

Da última vez que troquei as pastilhas por umas mais duras notei</u> a diferença na fadiga dos travões em percursos mais longos. E aposto que quem faz percursos de montanha/serra/IPs também as nota.

Ok, tu é que sabes, fica bem na tua vidinha. Qualquer dia mostro-te um teste que tenho aqui em casa sobre travões e eficacia dos mesmos nas condições mais adversas.

Fica bem, a ignorância e falta de vontade de aprender ou pelo menos a falta de uma tentativa para aprender ou dar o beneficio da duvida, não é uma qualidade.

Cumps

Mostra lá então, pq eu tb devo ter para aqui algures as revistas onde foram divulgados testes aos travões a descer uma serra e em condições normais de utilização, onde secalhar só por acaso, algumas viaturas ressentiram-se e bem do castigo.

Ainda gostava de ver essas condições adversas...

Em especial para o amigo Nephilim que diz que ainda não lhe mostraram provas, mas para todos os outros também. É só procurar um bocadinho... É que tu também não provaste nada, segundo essa perspectiva, mas ok.

http://www.customefis.com/GMEFI.html - este é sobre motores GM procura a parte sobre DECEL Fuel Cutoff
http://www.hptuners.com/help/index.html?page=vcm_editor_parameters_gm_eng_fuel_cutoff.htm - aqui tens um software de programação das centralinas que permite controlar os parâmetros em que o corte de combustível ocorre.
http://www.autoshop101.com/forms/h43.pdf - este é sobre Toyota. Procura por Deceleration Fuel Cut
http://www.bentleypublishers.com/gallery.htm?code=GFIB&galleryId=2719#D - Olha olha, um livro sobre injecção de combustível da Bosch e tem um capítulo inteiro sobre deceleration fuel cut

estás convencido ou é preciso mais? A seguir a isto só montando uma câmera nos injectores para tu veres para crer, tipo S. Tomé.

P.S.: Ainda estou maravilhado como consegues ver o fumo do escape e ouvir a diferença no motor....

citação:Originalmente colocada por Nephilim

Nem vou falar desta ultimas das medias...pois parado ao relanti "gasta" mais...gastamos o deposito e nem saimos do lugar...[8D]

e em andamento (desengatado) gastamos mais ainda, pois é o mesmo de parado e mais o regresso....

[}:)]

Agora a serio ninguem provou até agora se o tal corte é parcial ou total...

Já agora outra duvida engraçada... disseram numa oficina sobre um yaris (gasolina) que ao ter a bateria estragada, disseram que era arriscado pegar de empurrão porque punha em risco o catalisador...

ora bem a pegar de empurrão segundo esta teoria a gasolina ia para sem arder ao catalizador explodindo dentro deste podemos dar cabo do catalizador.

Pode ter alguma logica...mas até que ponto é ~verdade ou não é exagero?
e num carro a diesel entao não acontece pk o gasoleo não arde facilmente.

Alguem já tinha ouvido isto?

E tu por acaso provaste alguma coisa? Tu é que estás a dizer a verdade absoluta e nós é que temos de fazer prova em contrário? Essa está boa..prova tu também alguma coisa!

Quanto a pegar de empurrão, é verdade. Em carros com catalizador não convém fazer pela razão já apontada.

Cumps
Ok, é tudo imaginação minha.

As saídas de emergência foram miragens e a diferença que notei na fadiga era eu que já vinha com os copos.

E consegui isto tudo sem andar com o carro desengatado, ora vê lá...

[...]
Agora tratem é as coisas pelos nomes... que eu tanto posso ir ao ralenti a gastar x como a gastar 2*x.

Oh worldtiki, mas ralenti é ralenti... por outras palavras é aquele estado do motor em que a rotação é mantida ali entre as 800-1000rpm sem auxílio de marcha por inércia.

citação:Originalmente colocada por AMR

Duvida nenhuma, mas achei engraçado alguem chegar a acreditar que o consumo ao ralentim com o carro parado seja diferente do consumos ao ralentim com o carro em movimento, pq ralentim é ralentim, o motor roda sempre à mesma rotação pq não adivinha se o carro está em movimento a não ser que esteja engatado, mas aí já não é ralentim.

[...]

Tu estás a falar de consumo em litros, e realmente para a mesma quantidade de tempo, o consumo será igual parado ou em movimento. No entanto se fores calcular a média/100Km, tal como eu demonstrei mais atrás, verificas que a média é diferente.

Dando outro exemplo, para uma descida "teórica" grande o suficiente (100Km), e considerando que o motor gasta 2Lt/hora ao ralenti, temos:

- caso 1:
velocidade: 20Km/h
tempo para percorrer 100Km: 5 horas
consumo: 2Lt x 5 horas = 10 litros

- caso 2:
velocidade: 40Km/h
tempo para percorrer 100Km: 2,5 horas
consumo: 2Lt x 2,5 horas = 5 litros

Como vês, em ambas as situações tens o motor ao ralenti, e em ambas as situações tens uma distância percorrida de 100Km. No entanto no primeiro caso consomes o dobro do segundo caso.
O problema é tão simples que até parece estúpido estar aqui a demonstrar isto, mas espero que com este exemplo tenhas percebido aquilo de que se está a falar, para o caso de não estares a interpretar o problema da mesma forma que a maioria dos participantes nesta discussão.

citação:Originalmente colocada por nfh

Oh worldtiki, mas ralenti é ralenti... por outras palavras é aquele estado do motor em que a rotação é mantida ali entre as 800-1000rpm sem auxílio de marcha por inércia.
Se eu for a 50 em 5ª e largar o acelerador (inclinação = 0º) as rotações estabilizam onde?

Entre as 800-1000 rpm (ao ralenti), mas a quantidade de combustível em cada injecção é muito superior à que seria se estivesse parado.

citação:Originalmente colocada por ChegalhaVara

A do ralentim parado, e do ralentim em andamento então é de mais [}:)]

Qual é a tua duvida?

Duvida nenhuma, mas achei engraçado alguem chegar a acreditar que o consumo ao ralentim com o carro parado seja diferente do consumos ao ralentim com o carro em movimento, pq ralentim é ralentim, o motor roda sempre à mesma rotação pq não adivinha se o carro está em movimento a não ser que esteja engatado, mas aí já não é ralentim.

O consumo médio é diferente, SIM!
Mas pronto já cheguei à conclusao que foi um mau ex para tirar uma duvida a um forunista, pq um carro parado ao ralenti (obrigado pela correcçao Worltiki) gasta mais até que um carro a 300km/h em 5ª ou 6ª velocidade, em consumo medio como é obvio.

nfh, eu sei que tu percebeste o que eu quis dizer, apesar de nao ser um bom ex, obrigado pelo trabalho a que te tens dado para que os outros tb percebam.;)

Cumps

Mostra lá então, pq eu tb devo ter para aqui algures as revistas onde foram divulgados testes aos travões a descer uma serra e em condições normais de utilização, onde secalhar só por acaso, algumas viaturas ressentiram-se e bem do castigo.

Exacto, ressentiram-se, não deixaram de travar. Nesses testes (o mesmo que referi, tb tenho aqui uns tantos) eles esforçam os travões a um nível muito superior ao que numa condução normal eles são submetidos.

Eu falei em condições normais, descer uma serra como o Marão por ex, a velocidade normal mas com o carro desengatado. Os travões actuais estão preparados para aguentar tais condições, em testes são sujeitos a muito mais esforços para garantir a segurança de quem comete as asneiras de descer uma serra só com travões (sem a ajuda do motor).

Cumps

As saídas de emergência foram miragens e a diferença que notei na fadiga era eu que já vinha com os copos.

Quando entramos em conversas com cri*nç*s é nisto que dá.

Para acabar a discussão com o menino, à proxima que desceres uma serra lembra-te dos camiões, autocarros(já fiquei sem travões num da RodoNorte a descer para Vila Real), nos carros mais antigos, nos problemas que possam aparecer nos novos etc.

A do ralentim parado, e do ralentim em andamento então é de mais [}:)]

Qual é a tua duvida?

O consumo médio é diferente, SIM!
Mas pronto já cheguei à conclusao que foi um mau ex para tirar uma duvida a um forunista, pq um carro parado ao ralenti (obrigado pela correcçao Worltiki) gasta mais até que um carro a 300km/h em 5ª ou 6ª velocidade, em consumo medio como é obvio.

nfh, eu sei que tu percebeste o que eu quis dizer, apesar de nao ser um bom ex, obrigado pelo trabalho a que te tens dado para que os outros tb percebam.;)

Assim já nos entendemos :)

Acho até que a maioria dos users está em sintonia, até pq isto pouco ou nada tem que saber, mas andam por aí uns tresmalhados que gostam de dar movimento ao forum e vão sempre alimentando discussões.

Já aí estão alguns links que penso que esclarecem as duvidas :)

By the way, certa vez atestei o deposito, e depois na brincadeira numa descida aí de 2 kms que acabava numa rotunda, depois de embalado deixe-o ir em 5ª por ali fora sem pressionar o acelerador. A média chegou aos 2,5lts/100, e a autnomia estimada ultrapassou os 1000kms!!!! [}:)] E o estupor do carro n faz mais que 650kms, a n ser que eu faça uma viagem pelo Alentejo a 80kms/h... :D

Cumps

Para acabar a discussão com o menino, à proxima que desceres uma serra lembra-te dos camiões, autocarros(já fiquei sem travões num da RodoNorte a descer para Vila Real), nos carros mais antigos, nos problemas que possam aparecer nos novos etc.

Os mais recentes, têm umas inovações como as valvulas de escape, que actuam precisamente ao nivel do escape como que aumentando a compressão do motor, e como tal aumentando o efeito travão-motor.

E acreditar que mesmo os carros mais recentes conseguem descer tantos e tantos kms de serra sem fadiga e até pior que isso é tipo o "Fiate na virgem e não corras" [}:)]

Cumps

Os mais recentes, têm umas inovações como as valvulas de escape, que actuam precisamente ao nivel do escape como que aumentando a compressão do motor, e como tal aumentando o efeito travão-motor.

E acreditar que mesmo os carros mais recentes conseguem descer tantos e tantos kms de serra sem fadiga e até pior que isso é tipo o "Fiate na virgem e não corras" [}:)]

Lê os posts anteriores e o que foi para te responder directamente. Não ponhas palavras que não foram ditas na boca (teclado) dos outros;)

citação:Originalmente colocada por nfh

Se eu for a 50 em 5ª e largar o acelerador (inclinação = 0º) as rotações estabilizam onde?

Entre as 800-1000 rpm (ao ralenti), mas a quantidade de combustível em cada injecção é muito superior à que seria se estivesse parado.

Mas nesse caso já não estamos a falar de "ralenti sem marcha por inércia", e salvo o caso em que a rotação do motor com essa velocidade engrenada seja tão baixa que a centralina força a aceleração, o consumo é ZERO, ao contrário daquilo que tens tentado demonstrar (e em conformidade com as inúmeras demonstrações e artigos que já foram aqui divulgados).

Então mas.... o que foi que quiseste dizer no ultimo quote e paragrafo??

Cumps

Exacto, ressentiram-se, não deixaram de travar. Nesses testes (o mesmo que referi, tb tenho aqui uns tantos) eles esforçam os travões a um nível muito superior ao que numa condução normal eles são submetidos.

Eu falei em condições normais, descer uma serra como o Marão por ex, a velocidade normal mas com o carro desengatado. Os travões actuais estão preparados para aguentar tais condições, em testes são sujeitos a muito mais esforços para garantir a segurança de quem comete as asneiras de descer uma serra só com travões (sem a ajuda do motor).

É que isto é como acreditar no coelhinho da Pascoa. Não estou a ver 207's, Clios, Corsas... com travões de carbo-ceramica.

citação:Originalmente colocada por ppais

Em especial para o amigo Nephilim que diz que ainda não lhe mostraram provas, mas para todos os outros também. É só procurar um bocadinho... É que tu também não provaste nada, segundo essa perspectiva, mas ok.

http://www.customefis.com/GMEFI.html - este é sobre motores GM procura a parte sobre DECEL Fuel Cutoff
http://www.hptuners.com/help/index.html?page=vcm_editor_parameters_gm_eng_fuel_cutoff.htm - aqui tens um software de programação das centralinas que permite controlar os parâmetros em que o corte de combustível ocorre.
http://www.autoshop101.com/forms/h43.pdf - este é sobre Toyota. Procura por Deceleration Fuel Cut
http://www.bentleypublishers.com/gallery.htm?code=GFIB&galleryId=2719#D - Olha olha, um livro sobre injecção de combustível da Bosch e tem um capítulo inteiro sobre deceleration fuel cut

estás convencido ou é preciso mais? A seguir a isto só montando uma câmera nos injectores para tu veres para crer, tipo S. Tomé.

P.S.: Ainda estou maravilhado como consegues ver o fumo do escape e ouvir a diferença no motor....
Se isto não convencer o Nephilim, só transformando o gajo em injector de gasolina. [:p]

Voltar
Superior