Como gasta mais? Ponto morto a descer ou engatado?

citação:Originalmente colocada por Nephilim

citação:Originalmente colocada por ciber007

Tu não existes pá [}:)][}:)][}:)]. Agora já dizes que nunca duvidaste do corte total da injecção [|)]. Deves estar a gozar não?

Vens com essa das 1700RPM, para provares que tens razão em alguma coisa e saíres de mansinho da figura de urso que fizeste.

repara o corte de combustivel já não é novidade nenhuma...mtos carros cortavam e cortam o combustivel no "redline"

em processo de desacelaração, o corte pode acontecer, mas não é sempre!!! o carro não pode ir em baixas rotações nem estar frio, pelo menos estas 2 coisas não podem acontecer.

portanto já não é assim tao liniar esse corte
Ninguém disse que o corte era novidade, mas pelo teu desconhecimento parecia uma novidade para ti.

Sim, o corte não se dá quando o motor está a mesmo a chegar ao regime de ralenti, o que significa que se tem uma mudança demasiado alta engrenada, sendo necessário injectar combustível para evitar que o carro vá abaixo (normalmente quanto isto está prestes a acontecer, o carro soluça). Também não é novidade e foi aqui explicado N vezes.

E finalmente a pergunta do milhão de dólares, principalmente dirigida ao Nephilim e aos outros que também duvidam:

Quando se segue com o carro engatado numa descida e sem pressão no acelerador, consome-se combustível?

(somos todos crescidinhos e todos subentendemos que o motor do carro em questão nem está frio, nem está aos soluços às 1000rpm, nem tem uma válvula partida, nem tem 40 anos e nem tem uma gestão electrónica feita por uma criança de 10 anos. Estamos a falar em condições gerais, normais, as presentes durante a discussão quando não houve especificação em contrário)

citação:Originalmente colocada por blindness2005
Nephilim, não fujas com o "rabo à seringa".

O que teimavas (e ainda teimas, como é óbvio) em dizer é que não acreditas que em nenhuma situação o motor faz um corte total de injecção de combustível. Afirmavas que existia sempre um consumo mínimo de forma que o motor permaneça em funcionamento sem ir abaixo e que mesmo assim o consumo nessa situação seria sempre abaixo do que o do relanti. Isto porque tu achas que um motor para rodar tem sempre que ter um consumo mínimo. É isto que está em questão e é isto que estamos a provar que não é bem assim! O corte total existe e acontece em muitas situações. Não venhas para aqui desmentir a dizer que nunca colocaste isso em questão! Como é que ficamos? É continuas a fazer figuras tristes! Quanto mais falas, mais te enterras! Sê humilde e admite que não nascemos ensinados! É tão bom aprender e enriquecer os nossos conhecimentos!

blindness2005. esse corte no caso de ser no "redline" eu sabia dele...assim como o corte por desacelaração.

Mas o que disse é que o corte de desaceleração não é em valores propriamente ZERO..., OK pode ter valores zero se medirmos instantaneamente em algumas situações pontuais mas não passa disso mesmo.

Fiz descidas de varios kilm sem usar acelarador e o carro aquece , pk enquanto a temperatura não estiver correcta ele gasta... se a rotação for baixa ele gasta tambem...

Só por isso já se torna errado dizer que o carro não gasta rigorosamente nada a descer, pois isto não é uma norma universal mas sim pontual.

Será que a descer em 1º ou 2º tambem se dá o corte de combustivel?

De qualquer modo, fiquei convencido que em desacelarações existe o corte total em situações pontuais;) mas no entanto afirmar-se que nao gasta assim sem mais nem menos não está mto correcto.;)

Eu sei que nominalmente este post vai contra as regras do forum, mas há situações em que só me apetece dizer...

[8][8][8][8][8][8][8][8][8][8][8][8][8][8][8][8][8][8][8][8]

citação:Originalmente colocada por monicamelo

Bem eu nem sei qual é ponto de situação deste tópico.
Estou a chegar agora [:p][:p][:p][:p]

Mas já alguém experimentou (ou até se calhar já por aqui foi dito, não li tudo se asim fôr peço desde já desculpa) colocar um carro numa descida, desligado da ignição e engatado? Nota: desligado da ignição é na posição anterior à de contacto.

O que acontece é que o motor está em movimento. Aliás o ruido produzido é o mesmo (diga-se de passagem que a caixa de velocidades produz um ruido muito intenso, logo seguido do motor).

Posso ainda referir que se houvesse um mínimo de combustível a ser injectado, a combustão seria realizada segundo uma mistura pobre em combustível. Em consequência teriamos a produção de indíces de NOx. Isto porque a combustão é feita com ar atmosférico e este está incutido de azoto (N). Se este elemento estiver em excesso na combustão ir-se-ão produzir compostos destes (NOx).

Espero não ter repetido nada que já tenha sido referido. ;)

Lá isso é verdade...

Nephilim, és mesmo contra natura! Estás a contradizer-te! Então admites que afinal existe o corte total de injecção (pontual ou não, não é isso que está em questão) e depois dizes que não é correcto gastar zero, que não é bem zero?!?!?! Mas isso é o quê??? E alguma vez é fisicamente possível cortar totalmente e gastar algum combustível??? Mas então em que ficamos??? Decide-te! Ou corta e não gasta, ou não corta e gasta! Entre On e Off não existe meio termo!

Um novo mito nasceu aqui!

citação:Originalmente colocada por blindness2005

Nephilim, és mesmo contra natura! Estás a contradizer-te! Então admites que afinal existe o corte total de injecção (pontual ou não, não é isso que está em questão) e depois dizes que não é correcto gastar zero, que não é bem zero?!?!?! Mas isso é o quê??? E alguma vez é fisicamente possível cortar totalmente e gastar algum combustível??? Mas então em que ficamos??? Decide-te! Ou corta e não gasta, ou não corta e gasta! Entre On e Off não existe meio termo!

Um novo mito nasceu aqui!

Então pelos textos sobre injecção electronica realmente em situações pontuais existe um corte total.

Pronto desconhecia esse corte total nessa nessas situações(pensava que era só no redline)

no entanto lá está isso só funciona por pouco tempo o motor tem k ir sempre quente, se a temperatura descer um pouco ele ja gasta.

blindness2005. esse corte no caso de ser no "redline" eu sabia dele...assim como o corte por desacelaração.

Mas o que disse é que o corte de desaceleração não é em valores propriamente ZERO..., OK pode ter valores zero se medirmos instantaneamente em algumas situações pontuais mas não passa disso mesmo.

Fiz descidas de varios kilm sem usar acelarador e o carro aquece , pk enquanto a temperatura não estiver correcta ele gasta... se a rotação for baixa ele gasta tambem...

Só por isso já se torna errado dizer que o carro não gasta rigorosamente nada a descer, pois isto não é uma norma universal mas sim pontual.

Será que a descer em 1º ou 2º tambem se dá o corte de combustivel?

De qualquer modo, fiquei convencido que em desacelarações existe o corte total em situações pontuais;) mas no entanto afirmar-se que nao gasta assim sem mais nem menos não está mto correcto.;)

Situações pontuais??? Então um motor que faça 7000rpm e tenho o tal corte as 1700 rpm (valor até bastante alto para mtos carros hoje em dia) tens 5300rpm para usar sem gastar qualque gasolina. Existem bastantes locais onde a inclinação da descida é suficiente para fazer o carro ganhar rotação (em 5a) se gasolina nenhuma. Continuo sem perceber pq e q agora vens para aqui fugir à questão que defendias tao arduamente com "pontualidades".

A unica questão que se colocava era que tu dizias que um carro nunca gastava 0. A verdade é que não gasta e não é numa situação pontual. É sempre que vai a trabalhar entre as 1000 e tal rpm e o redline e qdo não se carrega no pedal...

Acho incrível como algumas pessoas não conseguem admitir que por vezes tinham ideias diferentes e aproveitar o que se diz aqui no forum para aprender.

Este topico por acaso foi dos unicos sobre esta materia que foram relativamente aprofundados.
eu pessoalmente acho boa esta discusão sobre um tema "electronico" (que é o meu ponto mais fraco na mecanica)de um corte de combustivel.

Portanto atravez dos texto e de todo este topico admito o corte a 100% possa haver.

No entanto...dizer-mos que só pelo facto de se ir engatado a descer sem acelarar sem gastar...pode ser falso pois já vimos que pelo menos nas situações de baixa rotação e motor abaixo da temperatura ideal o corte de combustivel perde o efeito.:)

Este topico por acaso foi dos unicos sobre esta materia que foram relativamente aprofundados.
eu pessoalmente acho boa esta discusão sobre um tema "electronico" (que é o meu ponto mais fraco na mecanica)de um corte de combustivel.

Portanto atravez dos texto e de todo este topico admito o corte a 100% possa haver.

No entanto...dizer-mos que só pelo facto de se ir engatado a descer sem acelarar sem gastar...pode ser falso pois já vimos que pelo menos nas situações de baixa rotação e motor abaixo da temperatura ideal o corte de combustivel perde o efeito.:)
Se sabes que não és bom na electrónica, porque és tão obstinado? Será que toda estas pessoas (bastantes) que tentaram explicar-te algo são burras ou mentirosas?

E tu continuas a insistir com as "situações pontuais"! Digo-te que essas "situações pontuais", como tu lhes chamas, ocorrem durante cerca 99% da condução de um condutor normal! Além disso nunca te vimos aqui falar nessas tais "situações pontuais", nunca especificaste que o motor estava frio ou que se circulava a baixa rotação (e repito que o corte se cancela pertíssimo do regime de ralenti, sejamos objectivos).

Mas já alguém experimentou (ou até se calhar já por aqui foi dito, não li tudo se asim fôr peço desde já desculpa) colocar um carro numa descida, desligado da ignição e engatado? Nota: desligado da ignição é na posição anterior à de contacto.

O que acontece é que o motor está em movimento. Aliás o ruido produzido é o mesmo (diga-se de passagem que a caixa de velocidades produz um ruido muito intenso, logo seguido do motor).

Posso ainda referir que se houvesse um mínimo de combustível a ser injectado, a combustão seria realizada segundo uma mistura pobre em combustível. Em consequência teriamos a produção de indíces de NOx. Isto porque a combustão é feita com ar atmosférico e este está incutido de azoto (N). Se este elemento estiver em excesso na combustão ir-se-ão produzir compostos destes (NOx).

Lá isso é verdade...

Então olha lá [:p][:p][:p] (desculpa o modo ;)) não achas que é muito mais ecológico, pura e simplesmente cortar a injecção de combustível, por forma a não causar impactos ambientais? ;)

meus deus tanta polémica por causa de um tópico...
eu coloquei o tópico apenas com a intenção de saber se realmente o consumo em inferior com o carro engatado do que em ponto morto...
depois de ler estas 12 páginas de informação ( e barbaridades) cheguei á conclusão que eu já esperava e que era a minha desde ínicio. mas já agora, será que vale mesmo a pena estas discussões por meia duzia de cêntimos, que é o que se poupa na realidade nestas longas autoroutes portuguesas!!!!!!!!
tenho que agradecer a todos aqueles que contribuiram com o seu contributo para este honrrado forum ao qual eu faço parte...:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D

O cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

citação:Originalmente colocada por The-Prophecy
A unica questão que se colocava era que tu dizias que um carro nunca gastava 0. A verdade é que não gasta e não é numa situação pontual. É sempre que vai a trabalhar entre as 1000 e tal rpm e o redline e qdo não se carrega no pedal...
"Situações pontuais", diria ele. Se o Nephilim soubesse os valores de consumo instantâneo atingidos num carro normal em condução normal ficaria certamente admirado. Quantas vezes não vejo a indicação de mais de 20l/100km no meu indicador de instantâneo... Certamente ele acharia estranho como se podem fazer médias de 9l/100km com um carro destes, mas eu respondo: durante as "situações pontuais" compenso, gastando 0l/100km. Se fossem assim tão "pontuais", nunca seria possível fazer tal média (e isto num carro com 19 anos).

Lá isso é verdade...

Então olha lá [:p][:p][:p] (desculpa o modo ;)) não achas que é muito mais ecológico, pura e simplesmente cortar a injecção de combustível, por forma a não causar impactos ambientais? ;)

Claro que é mais logico... no entanto esses cortes ocorrem por periodos curtos pois senão o motor arrefecia bruscamente...e qdo arrefece o corte deixa de te efeito.

tb existe o catalisador , enfim um conjunto de coisas para tornar os carros menos poluentes.

citação:Originalmente colocada por Nitrofurano
"Situações pontuais", diria ele. Se o Nephilim soubesse os valores de consumo instantâneo atingidos num carro normal em condução normal ficaria certamente admirado. Quantas vezes não vejo a indicação de mais de 20l/100km no meu indicador de instantâneo... Certamente ele acharia estranho como se podem fazer médias de 9l/100km com um carro destes, mas eu respondo: durante as "situações pontuais" compenso, gastando 0l/100km. Se fossem assim tão "pontuais", nunca seria possível fazer tal média (e isto num carro com 19 anos).
[/quote]

medias de 9litros? desculpa não percebi bem a tua questao agora.

citação:Originalmente colocada por jorge s

meus deus tanta polémica por causa de um tópico...
eu coloquei o tópico apenas com a intenção de saber se realmente o consumo em inferior com o carro engatado do que em ponto morto...
depois de ler estas 12 páginas de informação ( e barbaridades) cheguei á conclusão que eu já esperava e que era a minha desde ínicio. mas já agora, será que vale mesmo a pena estas discussões por meia duzia de cêntimos, que é o que se poupa na realidade nestas longas autoroutes portuguesas!!!!!!!!
tenho que agradecer a todos aqueles que contribuiram com o seu contributo para este honrrado forum ao qual eu faço parte...:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D

O cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Claro que vale esta discusão foi pena é os textos não terem vindo mais cedo.;) e nos outros topicos deste tema não chegaram a conclusao nenhuma.

Num automovel todo é complexo e por isso merece ser discutido..não basta apenas "conversas de café" e como isto é um forum de discusão de ideias e regras, pelo menos desta vez se chegou a alguma coisa credivel.

:)

Lá isso é verdade...

Claro que é mais logico... no entanto esses cortes ocorrem por periodos curtos pois senão o motor arrefecia bruscamente...e qdo arrefece o corte deixa de te efeito.

tb existe o catalisador , enfim um conjunto de coisas para tornar os carros menos poluentes.

E em que te baseias para dizer isto? Cutos periodos de tempo?? A frio? Será que me escapou algum post?

Palpita-me que lá no fundo já percebeste que estás errado, só não entendo porque andas a dar tantas voltas... Só para não teres de dar o braço a torcer?... francamente...

Claro que vale esta discusão foi pena é os textos não terem vindo mais cedo.;) e nos outros topicos deste tema não chegaram a conclusao nenhuma.

Nos outros tópicos as pessoas souberam, ou procurar por si, ou não serem tão teimosos como tu... Tudo o que aparaceu aí é muito fácil de encontrar no google.

E continuo deliciado em saber o barulho que ouves no motor e o fumo que vês no escape... isso não é electrónica...

citação:Originalmente colocada por Tekk

E em que te baseias para dizer isto? Cutos periodos de tempo?? A frio? Será que me escapou algum post?

Palpita-me que lá no fundo já percebeste que estás errado, só não entendo porque andas a dar tantas voltas... Só para não teres de dar o braço a torcer?... francamente...
[/quote]
(Já disse que tinha duvidas no funcionamento da injecção electronica, e que pensei que exepto no redline nao havia corte total.)
Tou baseiado no texto. , até tem lá um grafico e tudo.

Com o motor com a temperatura abaixo do normal e com menos de 1700rpm(isto pode ser variavel) o corte de combustivel não existe.

Basicamente o Nephilim dizia que era impossivel porque saia fumo do escape ou que o motor fazia barulho ou que não ia abaixo... Depois lá meteram os "textos" e afinal o pessoal que andou a gastar "água e sabão" nestas 13 páginas que não tinha razão e estava a inventar já está certo...

Tanta volta que tentaste dar à questão, porque é que não te limitaste a aprender quando toda a gente te disse como é que as coisas funcionavam? Tanta coisa para não dares "parte fraca" e afinal kaput... [8]

Voltar
Superior