[Economia] Como investir 100 mil €?

Depende muito da situação familiar.

Eu com 100 mil euros e se fosse solteiro e sem filhos ia fazer um curso de vela para a Nova Zelândia, ou seja investia em formação e em novos horizontes.

E na situação de casado e com filhos?

A pergunta é simples, supondo ter a quantia de 100 mil € (cash) disponivel, como a tentariam rentabilizar?
Que tipo de investimentos, aplicações, negócios, etc, etc fariam na tentativa de aumentar o bolo?

Comprava ouro.

Se for alguém já estabelecido, com o seu emprego casa etc etc.

Metia metade num depósito a prazo num banco com segurança e tentava 3/4%, a 6 meses, mas com mobilidade total.
Metia uns 10.000€ numas obrigações de duas empresas que estão ai na moda agora (não sei quais ainda há em comercialização) (mas nada de clubes de futebol) Isto daria uns 6,5% ao ano (com 5 anos de garantia).
Metia uns 10.000€ em certificados americanos, teria de estudar o que havia no momento.
Metia mais 10.000€ num produto estruturado de capital garantido apenas com risco nos cupões de juros.
Talvez arriscar uns 5.000€ no PSI20
E outros 5.000€ em commodities

Com os 10.000€ que sobravam comprava qq coisa para mim (talvez um relógio) e levava a familia de férias a algum local porreiro e com algum luxo. (Já que não se sabe quando voltaria a ter a mesma hipótese!)

Com os 10.000€ que sobravam comprava qq coisa para mim (talvez um relógio)

Eu não li bem o que escreveste [:D]

Então tinhas aquele trabalho todo de abrir conta fechar conta, subscrever obrigações, fazer continha etc para ganhar mais uns 3% do que um DP ( não garantidos pois tinhas sempre um risco associado) e depois estoiravas as mais valias todas numa cebola, antes de as realizares?? [:)][:D]

Eu não li bem o que escreveste [:D]

Então tinhas aquele trabalho todo de abrir conta fechar conta, subscrever obrigações, fazer continha etc para ganhar mais uns 3% do que um DP ( não garantidos pois tinhas sempre um risco associado) e depois estoiravas as mais valias todas numa cebola, antes de as realizares?? [:)][:D]

O dinheiro é para gastar.

O estar no banco é para ir dando uns euritos e não estar debaixo do colchão. [:D]

Metia metade num depósito a prazo num banco com segurança e tentava 3/4%, a 6 meses, mas com mobilidade total.
Metia uns 10.000€ numas obrigações de duas empresas que estão ai na moda agora (não sei quais ainda há em comercialização) (mas nada de clubes de futebol) Isto daria uns 6,5% ao ano (com 5 anos de garantia).
Metia uns 10.000€ em certificados americanos, teria de estudar o que havia no momento.
Metia mais 10.000€ num produto estruturado de capital garantido apenas com risco nos cupões de juros.

Com os 10.000€ que sobravam comprava qq coisa para mim (talvez um relógio) e levava a familia de férias a algum local porreiro e com algum luxo. (Já que não se sabe quando voltaria a ter a mesma hipótese!)

SilverArrow, partiste me todo[:)]

estava a ler, toda a tua ideia de investimento, que ia muito bem, quer pela variedade de activos, quer pelas percentagens distribuídas. Se calhar, eu colocaria 65/70% em DP, e distribuía o resto, mas estava sem duvida bem. Antes de ler, o ultimo parágrafo, e como estava de acordo ate ai, imaginei que podias guardar os restantes 10 mil em numerário, para qualquer crise " cipriota" style, quando leio que os ias gastar[:D]... Muito bom...

SilverArrow, partiste me todo[:)]

estava a ler, toda a tua ideia de investimento, que ia muito bem, quer pela variedade de activos, quer pelas percentagens distribuídas. Se calhar, eu colocaria 65/70% em DP, e distribuía o resto, mas estava sem duvida bem. Antes de ler, o ultimo parágrafo, e como estava de acordo ate ai, imaginei que podias guardar os restantes 10 mil em numerário, para qualquer crise " cipriota" style, quando leio que os ias gastar[:D]... Muito bom...

Eu sou um gajo poupado, mas sou sempre a favor de uma pessoa ter os seus luxos e "curtir" a vida. E quem tem 100.000€ acho que pode aproveitar 10% para estoirar e aproveitar em algo que valha mesmo a pena. QQ dia isto é pior que chipre e em vez de ter 100.000€ tem 50.000€ :sh)

A pergunta é simples, supondo ter a quantia de 100 mil € (cash) disponivel, como a tentariam rentabilizar?
Que tipo de investimentos, aplicações, negócios, etc, etc fariam na tentativa de aumentar o bolo?

Só depende em quanto tempo queres ter retorno.
Se queres colocar esse $ sem tocar nele nos próximos 20 anos mete em fundos. Até 10 anos investe em fundos mistos, até 5 anos investe em obrigações do tesouro ou de empresas e menos de 5 anos investe em depósitos a prazo.

Depende muito da situação familiar.

Eu com 100 mil euros e se fosse solteiro e sem filhos ia fazer um curso de vela para a Nova Zelândia, ou seja investia em formação e em novos horizontes.

Agrada-me muito o "romantismo" da tua proposta, mas dependeria muito não só da situação familiar como também profissional. Ter dinheiro às vezes é o mais simples. Ter tempo é a questão! Eu não precisava de 100 mil euros para sair daqui por 1 ano e ter histórias para contar...

Gosto desta forma de pensar.

Não gosto muito de misturar cenários hipotéticos com realidade :sh)

A forma como tento conduzir a minha gestão financeira a longo prazo é:
- minimizar os custos fixos, como despesas com empréstimos (habitação, etc.) conduzindo as coisas na direcção de não ter estes custos
- ter algumas poupanças em aplicações sem risco ou com pouco (já levei umas escaldadelas) que permitam fazer face a algum imprevisto
- e ir disfrutando sem exagerar no dia a dia, fazendo férias e outras pequenas escapadelas bem como programas de lazer com familia e amigos

Esforço-me por desvalorizar o sentimento de posse e os bens materiais em detrimento de desfrutar das coisas, gostava que o meu legado para os meus descendentes fossem belas recordações, viagens e experiências, mais do que casas, carros, terrenos, etc.

Last edited:
Deixava-o no banco para garantir o pagamento do IMI, do IRS, da escola dos putos, do dentista, da cirurgia, das obras urgente, etc...

Enfim, com família grande e com o exigente "filho estado", €100.000 é fundo de maneio. [:D]

A forma como tento conduzir a minha gestão financeira a longo prazo é:
- minimizar os custos fixos, como despesas com empréstimos (habitação, etc.) conduzindo as coisas na direcção de não ter estes custos
- ter algumas poupanças em aplicações sem risco ou com pouco (já levei umas escaldadelas) que permitam fazer face a algum imprevisto
- e ir disfrutando sem exagerar no dia a dia, fazendo férias e outras pequenas escapadelas bem como programas de lazer com familia e amigos

De encontro ao que faço também.

Procura junto da tua rede de contactos, alguém que te recomende uma Gestora de Patrimónios.
Com base no teu perfil de risco, logo definem o local onde aplicar os 100K

fazia muito parecido, principalmente na parte de repartir por vários sítios e de me dar a mim uma boa prenda. Não tem de ser tudo investimento, também preciso de viver um bocado.

Eu comprava um Mercedes Classe S até um orçamento de 99.940 €, depois com os outros 60 € alugava por um dia um VW Golf, para ir pedir empréstimos à CGD.

Onde é que eu já vi isto??? Faz-me lembrar um "coitadinho" que foi à SIC :)

Back