Depende muito da situação familiar.
Eu com 100 mil euros e se fosse solteiro e sem filhos ia fazer um curso de vela para a Nova Zelândia, ou seja investia em formação e em novos horizontes.
E na situação de casado e com filhos?
Eu com 100 mil euros e se fosse solteiro e sem filhos ia fazer um curso de vela para a Nova Zelândia, ou seja investia em formação e em novos horizontes.
A pergunta é simples, supondo ter a quantia de 100 mil € (cash) disponivel, como a tentariam rentabilizar?
Que tipo de investimentos, aplicações, negócios, etc, etc fariam na tentativa de aumentar o bolo?
Com os 10.000€ que sobravam comprava qq coisa para mim (talvez um relógio)
Eu não li bem o que escreveste []
Então tinhas aquele trabalho todo de abrir conta fechar conta, subscrever obrigações, fazer continha etc para ganhar mais uns 3% do que um DP ( não garantidos pois tinhas sempre um risco associado) e depois estoiravas as mais valias todas numa cebola, antes de as realizares?? [][
]
Se for alguém já estabelecido, com o seu emprego casa etc etc.
Metia metade num depósito a prazo num banco com segurança e tentava 3/4%, a 6 meses, mas com mobilidade total.
Metia uns 10.000€ numas obrigações de duas empresas que estão ai na moda agora (não sei quais ainda há em comercialização) (mas nada de clubes de futebol) Isto daria uns 6,5% ao ano (com 5 anos de garantia).
Metia uns 10.000€ em certificados americanos, teria de estudar o que havia no momento.
Metia mais 10.000€ num produto estruturado de capital garantido apenas com risco nos cupões de juros.
Talvez arriscar uns 5.000€ no PSI20
E outros 5.000€ em commodities
Com os 10.000€ que sobravam comprava qq coisa para mim (talvez um relógio) e levava a familia de férias a algum local porreiro e com algum luxo. (Já que não se sabe quando voltaria a ter a mesma hipótese!)
SilverArrow, partiste me todo[]
estava a ler, toda a tua ideia de investimento, que ia muito bem, quer pela variedade de activos, quer pelas percentagens distribuídas. Se calhar, eu colocaria 65/70% em DP, e distribuía o resto, mas estava sem duvida bem. Antes de ler, o ultimo parágrafo, e como estava de acordo ate ai, imaginei que podias guardar os restantes 10 mil em numerário, para qualquer crise " cipriota" style, quando leio que os ias gastar[]... Muito bom...
gastava 50000 em copos, carros e gajas....o resto gastava mal gasto []
A pergunta é simples, supondo ter a quantia de 100 mil € (cash) disponivel, como a tentariam rentabilizar?
Que tipo de investimentos, aplicações, negócios, etc, etc fariam na tentativa de aumentar o bolo?
Com os 10.000€ que sobravam comprava qq coisa para mim (talvez um relógio) e levava a familia de férias a algum local porreiro e com algum luxo. (Já que não se sabe quando voltaria a ter a mesma hipótese!)
E na situação de casado e com filhos?
Comprava uma casa/apartamento numa zona/região turística ("perto" da praia no Algarve, por exemplo) para alugar.
Deixava-o no banco para garantir o pagamento do IMI, do IRS, da escola dos putos, do dentista, da cirurgia, das obras urgente, etc...E na situação de casado e com filhos?
A forma como tento conduzir a minha gestão financeira a longo prazo é:
- minimizar os custos fixos, como despesas com empréstimos (habitação, etc.) conduzindo as coisas na direcção de não ter estes custos
- ter algumas poupanças em aplicações sem risco ou com pouco (já levei umas escaldadelas) que permitam fazer face a algum imprevisto
- e ir disfrutando sem exagerar no dia a dia, fazendo férias e outras pequenas escapadelas bem como programas de lazer com familia e amigos
Se for alguém já estabelecido, com o seu emprego casa etc etc.
Metia metade num depósito a prazo num banco com segurança e tentava 3/4%, a 6 meses, mas com mobilidade total.
Metia uns 10.000€ numas obrigações de duas empresas que estão ai na moda agora (não sei quais ainda há em comercialização) (mas nada de clubes de futebol) Isto daria uns 6,5% ao ano (com 5 anos de garantia).
Metia uns 10.000€ em certificados americanos, teria de estudar o que havia no momento.
Metia mais 10.000€ num produto estruturado de capital garantido apenas com risco nos cupões de juros.
Talvez arriscar uns 5.000€ no PSI20
E outros 5.000€ em commodities
Eu comprava um Mercedes Classe S até um orçamento de 99.940 €, depois com os outros 60 € alugava por um dia um VW Golf, para ir pedir empréstimos à CGD.