[Economia] Como investir 100 mil €?

Uma coisa engraçada neste tópico é a forma como as pessoas "olham" para 100 mil euros [:D]

Vê-se por algumas respostas, que há quem considere que é muito dinheiro.
Para mim, sim é bastante dinheiro, daria certamente para mudar a minha situação académica atual.
E então se este valor fosse almejado com trabalho, ainda mais valeria.

Uma coisa engraçada neste tópico é a forma como as pessoas "olham" para 100 mil euros [:D]

Também a ideia que fiquei.

Com 100 mil euros até tenho umas ideias para fazê-lo render, mas senão tivesse guardava.

Para a maioria das pessoas em Portugal é muito dinheiro. Não percebo o teu espanto[;)]

Eu não tenho jeito nenhum para negócios, mas não me importaria de emprestar parte desse capital a alguém que tivesse uma boa ideia de negócio. Sempre poderia vir a dar um bom retorno e, no entretanto, criar alguns postos de trabalho.

Eu não tenho jeito nenhum para negócios, mas não me importaria de emprestar parte desse capital a alguém que tivesse uma boa ideia de negócio. Sempre poderia vir a dar um bom retorno e, no entretanto, criar alguns postos de trabalho.

Por acaso essa perspectiva é interessante e funciona em alguns países estilo US ou norte da Europa...
Por cá, tentei já 2x e acho que é perder tempo.

Em tempos tentei investir 50K numa empresa já constituída ( biotecnologias) que tinha um capital de 200K ( 2 investidores + banca). Apenas queria entrar na sociedade sem remuneração, isto é só recebendo dividendos caso os houvesse e revender a participação no futuro (armado em angel business "á la tuga"[:D]).

Em primeiro lugar, o gerente da firma ficou desconfiado, depois andou n tempo a adiar reuniões. Até que nos reunimos e expliquei o que pretendia, que acreditava no negócio ( e muitas outras coisas que agora não interessam) e que poderia trazer, além desse dinheiro, alguns contactos e clientes.

A reação dele: ficou todo "empruado" que não precisava de dinheiro e que sabia podia e acontecia.[:D]

Eu meti o rabinho entre as pernas e fui à minha vida ( a minha mulher riu-se á grande pois eu andava todo entusiasmado).[:D] Alguns poderão dizer que fui maçarico etc. E se calhar até fui. Mas não me serviu de lição.

Recentemente tentei entrar num startup de IT . Neste caso o CEO era muito maçarico e não senti que aquilo tinha pernas para andar mas mesmo assim, o discurso foi na mesma hiper desconfiado como se eu estivesse ali a fazer espionagem...

É bem mais fácil comprar andares para arrendar: acredita.[:)]

Pessoalmente, eu investia num negócio próprio, rentável. Mas isso sou eu que não tenho trabalho, se o user que iniciou o tópico tiver será uma ideia que provavelmente não lhe dá jeito. Nesse caso, tornaria-me um business angel, com muita ponderação na ideia em que investiria, com muito estudo de mercado e apenas com certezas (claro que não conseguimos ter 100% de certezas, mas com as coisas bem estudas e de maneira a que apenas se algo corre-se muito mal a coisa poderia dar para o torto). Acho que existem aí muito boas ideias de negócio nos bancos de ideias, etc à espera apenas de dinheiro para as pôr em prática, e no futuro podem vir a dar muito bom retorno!!

Para o que se passa no País é alguma coisa, mas ainda assim é um montante que não rende nada...
Se pensarmos por exemplo nos clássicos DP, que actualmente estão na penúria e já considerando pouco comuns 2,5% liquidos de juros, dará um rendimento de apenas 2500€/ano ou seja pouco mais de 200€ mês...

Sim mantendo liquidez.Por incrível que seja ainda existe negócios que rendem, o problema é a falta de capital que limita muitas pessoas.

Render é relativo. Render que percentagem? 8? 10% até 12%?

Fazendo um UP neste topico ...

Para aplicar sem risco , entre 50 a 150 mil € ... que instituições estão com melhores taxas ? No maximo a 3 anos.

Fazendo um UP neste topico ...

Para aplicar sem risco , entre 50 a 150 mil € ... que instituições estão com melhores taxas ? No maximo a 3 anos.

Não tens nada sem risco, por isso a melhor defesa é a diversificação. Entre depósitos a prazo (taxas ridículas), fundos e afins, divides o dinheiro por diversos investimentos.

Back