Como melhor suportar uma batida traseira?

Flyer

New member
Estava a discutir com um amigo

Batida traseira, mais vale nós (que levamos com o outro carro) travar bem o nosso e aguentar a "bronca" ou deixar desengatado e totalmente solto? Com risco de bater em outro carro ou qq outra coisa....

Fisicamente...qual é a melhor maneira de dissipar a energia do embate?

(eu diria o carro totalmente solto..ou mal travado pelo menos.)

Thankx

bem logico que a melhor forma de dissipar é deixar o carro desengatado........desde que nao existam carros á frente!

é melhor bater num veiculo que se desloca na mesma direcção que tu a uma velocidade mais lenta, que num totalmente parado!

tudo depende do espaco que tenhas a frente ou nao...

o ideal seria nao travar, para minimizar o impacto, mas isso vai catapultar o teu carro para a frente...

citação:Originalmente colocada por Flyer

Batida traseira, mais vale nós (que levamos com o outro carro) travar bem o nosso e aguentar a "bronca" ou deixar desengatado e totalmente solto? Com risco de bater em outro carro ou qq outra coisa....

Thankx

O melhor é mesmo conseguir fugir!! ;)
A unica vez que me deram um toque por trás foi numa recta em que eu estava a fazer ponto de embraiagem, o barulho dava a entender que o estrago era grande mas não foi!Claro que o que bateu ficou pior, mas isso é normal.
Se tivesse algum carro à frente tinha batido sem duvidas, ai sim o estrago e as dores de cabeça eram maiores. Dai concluo que depende da situação e dos cenários possiveis..e ainda do tempo de reacção!!

O problema de um embate por trás não é a chapa, é a coluna cervical, que mesmo num toque que pqrece sem gravidade pode gerar danos muito difíceis de resolver.

Se me aperceber que me vão bater por trás liberto o carro e depois logo se vê. Aliás já fiz isso por várias vezes, normalmente situações em que estou parado num semáforo, tenha ou não carros à frente.

Esqueci-me de mencionar que estando o carro destravado há o perigo(e maior probabilidade) de o veiculo ser projectado contra peoes..estou a pensaR NO exemplo de estares parado na passadeira e vir um distraido por trás e dar-te uma cacetada..tornã-se muito perigoso!

A altas velocidades é igual ao litro. A baixas velocidades pode ser a diferença entre partir o pára-choques "apenas" ou partir também um farolim.

Na única vez em que fui abalroado por trás "a sério", nem tive tempo de dizer "ai" quanto mais pensar em travar ou destravar. Nem vi de onde ela veio! :D

Mas o menos prejudicial para quem leva a bordoada será soltar o carro, desde que não esteja a meio metro do carro da frente, senão venha o diabo e escolha.

Há poucos dias andou por aqui um tópico muito interessante sobre o cuidado a ter-se na regulação individual do encosto de cabeça, pois mesmo a relativamente baixas velocidades (30-40 km/h) a stickada que se sente no pescoço ainda é relevante (e inesquecível mesmo após uns 13 anos).

mesmo tendo carros adiante...para dissipar a energia n é melhor bater no da frente do que aguentar toda a energia do carro desgovernado?

E se batermos no da frente pq um bateu em nós...somos culpados? (já me aconteceu e n fui dado como culpado pela companhia)

mesmo tendo carros adiante...para dissipar a energia n é melhor bater no da frente do que aguentar toda a energia do carro desgovernado?

E se batermos no da frente pq um bateu em nós...somos culpados? (já me aconteceu e n fui dado como culpado pela companhia)

E preferes dissipar energia cinética a acelerar outro carro ou por calor com os pneus a derrapar na estrada?;) E, como eu já disse, numa bela "porrada" terem o carro travado ou não pouca diferença faz.

citação:Originalmente colocada por BR_STB

Esqueci-me de mencionar que estando o carro destravado há o perigo(e maior probabilidade) de o veiculo ser projectado contra peoes..estou a pensaR NO exemplo de estares parado na passadeira e vir um distraido por trás e dar-te uma cacetada..tornã-se muito perigoso!

Infelizmente aconteceu-me essa situação àcerca de 4 anos atrás em Portimão e uma âmbulancia do Hospital privado de PTM bateu-me por trás quando eu estava parado numa passadeira!!! O peão vinha a passar da esquerda para a direita, o tipo da âmbulancia que tentou ultrapassar-me pela esquerda,na passadeira, mas quando viu que ía atropelar o peão não teve outra hipotese e bateu-me por trás na minha L200.
Ao receber o embate o peão pode dar graças por ainda não ir a passar a faixa da direita pois com o embate que recebi mesmo com o carro travado a pickup atravessou completamente a passadeira e a ambulancia ficou precisamente atrás da passadeira no lugar que eu ocupava.
Não sei qual seriam as diferenças de massas a minha é uma L200 de cabine dupla e a âmbulancia era uma mercedes furgão.
Dentro do carro bati com o joelho na zona por baixo do tablier, e fiquei com uma dor bastante forte no pescoço.
A nível de estragos da perspectiva de dentro dos carros, fiquei apenas com o farol de nevoeiro traseiro e um reflector ambos partidos (do meu lado esquerdo). Por milagre o farol do lado esquerdo não se partiu embora nessa zona tenha ficado com alguns arranhões na pintura.
A Mercedes ficou com o farol frontal do lado direito partido, o parachoques do lado direito ficou pendurado, e o guarda-lamas do lado direito tb amassado para dentro.

Aparentemente a Mercedes ficou com mais estragos e os meus foram mais limitados devido a uma protecção traseira de inox num tubo com cerca de 3".

Fiquei a saber que íam buscar um paciente para algo de rotina, julgo que seria hemodiálise!

O meu maior receio foi que afirmassem que íam em marcha de urgencia, contudo foram extremamente honestos e a primeira preocupação foi perguntar se eu estava bem e que assumiam a inteira responsabilidade dos estragos. Isto aconteceu numa sexta-feira e na segunda-feira já estava o agente de seguros deles a ligar-me para deixar o carro onde eu quisesse ao que optei pelo concessionário da mitsubishi.

Em resumo, para além de ter ficado com o joelho roxo e uma forte dor no pescoço (efeito chicote), posso dizer que o cinto impediu maiores estragos.

Cumps

Destravado. A força do embate é sempre mais reduzida. Em embates fortes se faz grande diferença ou não, não sei. Mas mesmo que seja 0,0000000001 de diferença, prefiro tê-la do meu lado do que contra mim.

Thankx

Pelo tópico... isto não era no off-topic? [}:)]
[:p]

PS:Na brincadeira

Já ao meu tb foi uma ambulância q bateu por trás,ha 1 ano, sabiam q os bombeiros se por acaso baterem, tiram o premio q eles tem direito por mês se n tiverem nenhum acidente, acho q era 150€

Como já aqui foi dito, depende da situação, se tivermos espaço e nos apercebermos que alguém não vai conseguir travar, podemos até andar para a frente, eu já o fiz e evitei que me batessem!
Se for numa situação de transito conmpacto, com carros à frente, penso que para não irmos bater no da frente tão facilmente, se calhar é melhor travar bem a fundo!!;)

Voltar
Superior