Como passar uma lomba

alfa82

New member
Viva,

Há muito que pergunto a mim mesmo, se existirá alguma forma correcta de passar uma lomba :confused: de maneira a poupar o carro (devagar, devagarinho obviamente).

Em tempos, à conversa com um amigo aficionado pelo mundo automóvel, disse-me que se pode e deve passar uma lomba com o pé a fundo na embraigem e com uma mudança engrenada... será isto verdade / fará sentido? :confused:

Thanks [:cool:]

o que faço: passo as lombas a acelerar e não a travar, ou seja travo antes e quando chega a lomba dou um bocadinho de gas para ajudar a transpor o "obstaculo"..lol

evito sempre passar com o pé no travão.

não me perguntem porque, mas dá-me ideia que estraga menos passar nas lombas com o carro solto.

idealmente, passar devagarinho

Na prátiva, abrandar antes da lomba e passar sem travar nem acelerar. Há quem fale em desengatar, não sei se terá muita influência embora pela lógica até possa ter.

Claro que a velocidade deve ser o mais reduzida possivel.[;)]

Muitas vezes, apesar de travarmos, não conseguimos abrandar tanto o carro quanto pretendiamos. Ou porque as lombas não estão sinalizadas, ou porque vamos mais distraidos... Nessas situações, recomendo largarmos o travão instantes antes de ultrapassarmos o obstáculo, de modo a "equilibrar" o carro. Se persistirmos em travar, apesar de passarmos a lomba a uma velocidade um pouco mais reduzida, o carro estará com o peso todo sob o eixo dianteiro, e este terá muito menor capacidade de absorver o impacto, uma vez que os pneus e amortecedores já estão em carga, "segurando" o peso do carro.

Em relação a carregar ou não na embraiagem, a desengrenar ou não o carro, não tenho justificação para tal preferencia.

Cumps

Antes de mais, passo sempre devagar. E não estou a falar só daquelas lombas de plástico pretas e amarelas baixinhas, mas também daquelas em alcatrão que parecem uma rampa, pintadas como se fossem passadeiras.
Não sei se as há em todo o país, mas nos concelhos de Cascais e Oeiras parecem cogumelos.

Também nunca passo na lomba a travar, tenho a sensação de que as rodas, ao serem actuadas pelos travões, opõem mais resistência à subida da lomba, e parece que isso coloca mais tensão nos elementos da suspensão. Também não passo com o carro engatado por motivos semelhantes, não gosto daquela desaceleração forçada com o carro engatado.

Mas as piores são as lombas ali da Quinta da Marinha e da Bicuda, aquilo rebenta com os carros todos. O meu 206 com 2 pessoas a bordo raspa nessas lombas por baixo a não ser que eu passe MUITO devagar.

Essas tretas das lombas parecem cogumelos...Cada vez há mais lombas e cada vez são mais altas.
O pior é que, o meu carro não tá rebaixado e é um filme para passar em algumas sem raspar.
E se me for queixar a alaguém ainda me respondem para eu levantar o carro!
Já nos centros de IPO´s todos os anos é a mesma coisa.Qd chega a hora de meter o carros nos rolos, ele assenta com o carter no chão.E eles só acreditam que o carro não tá rebaixado depois de irem ve-lo por baixo na fossa.
As estradas não são para todos?! Há lombas, que de certeza alguns carros mais exoticos não passam.E estes não são homologados para circular?! Enfim...

Essas tretas das lombas parecem cogumelos...Cada vez há mais lombas e cada vez são mais altas.
O pior é que, o meu carro não tá rebaixado e é um filme para passar em algumas sem raspar.
E se me for queixar a alaguém ainda me respondem para eu levantar o carro!
Já nos centros de IPO´s todos os anos é a mesma coisa.Qd chega a hora de meter o carros nos rolos, ele assenta com o carter no chão.E eles só acreditam que o carro não tá rebaixado depois de irem ve-lo por baixo na fossa.
As estradas não são para todos?! Há lombas, que de certeza alguns carros mais exoticos não passam.E estes não são homologados para circular?! Enfim...

Os carros estão homologados para circular, o problema é que quem faz as lombas está-se marimbando para isso.
Mas neste país, pelo menos, não espanta...

Alguém se lembrou, ao fim destes anos todos, de "aparar" a árvore que tapa o sinal de "50Km/h" na Marginal, sentido Lisboa-Cascais, a chegar à bifurcação de S. João? Só para dar um exemplo dos mais simples.

Sim, porque as lombas são uma aberração. E uma vez apanhei uma dessas lombas em alcatrão acabada de fazer. Era de noite, chovia, e ela nem pintada estava, ou seja, com o reflexo da água no pavimento e tudo isso, nem vi a m3rda da lomba. Não ia rápido, mas ainda assim foi algo violento para a suspensão. Nem uma porcaria dum sinal vertical ou o que quer que seja... [8b]

Antes de mais, passo sempre devagar. E não estou a falar só daquelas lombas de plástico pretas e amarelas baixinhas, mas também daquelas em alcatrão que parecem uma rampa, pintadas como se fossem passadeiras.
Não sei se as há em todo o país, mas nos concelhos de Cascais e Oeiras parecem cogumelos.

Também nunca passo na lomba a travar, tenho a sensação de que as rodas, ao serem actuadas pelos travões, opõem mais resistência à subida da lomba, e parece que isso coloca mais tensão nos elementos da suspensão. Também não passo com o carro engatado por motivos semelhantes, não gosto daquela desaceleração forçada com o carro engatado.

Mas as piores são as lombas ali da Quinta da Marinha e da Bicuda, aquilo rebenta com os carros todos. O meu 206 com 2 pessoas a bordo raspa nessas lombas por baixo a não ser que eu passe MUITO devagar.

Todos os dias passo em 12x ( 6 lombas para ir e para vir ).Travo antes de entrar na lomba, nunca a mais de 20 km/h, carro engatado em 2ª.
Essas lombas desgastam suspensões, ainda que a passar devagar e fazem subir os consumos. Ah e para além das lombas temos as tampas do esgoto que ou estão muito para dentro da estrada ou muito para fora, nunca estão ao nível.

Essas lombas de alcatrão estão plantadas em todas as estradas de cascais e oeiras, mas mais no concelho de cascais. São uma bela bosta e aumentam em muito os consumos. Às vezes vou atrás de autocarros que têm de reduzir a velocidade para passar as lombas e depois é uma nuvem preta atrás, 100m mais à frente novamente a mesma situaçao...

deixo aqui uma imagem com a colocação de algumas lombas na minha zona

Vejam a escala a que isso está há centenas de pessoas a percorrer essa Avenida/estrada todos os dias para irem para a estação da parede, com subidas (e descidas) toca a gastar combustivel que está barato...

Viva,

Há muito que pergunto a mim mesmo, se existirá alguma forma correcta de passar uma lomba :confused: de maneira a poupar o carro (devagar, devagarinho obviamente).

Em tempos, à conversa com um amigo aficionado pelo mundo automóvel, disse-me que se pode e deve passar uma lomba com o pé a fundo na embraigem e com uma mudança engrenada... será isto verdade / fará sentido? :confused:

Thanks [:cool:]

O que já ouvi dizer é que, ao se passar em zonas com muitas lombas baixas mas todas seguidas se deve passar com o pé a fundo na embraiagem, devido ao facto de a trepidação causar atrito nas engrenagens da embraiagem.
Agora se é verdade ou não, não sei.

O que já ouvi dizer é que, ao se passar em zonas com muitas lombas baixas mas todas seguidas se deve passar com o pé a fundo na embraiagem, devido ao facto de a trepidação causar atrito nas engrenagens da embraiagem.
Agora se é verdade ou não, não sei.

eu passo sempre com a embraiagem no fundo,travo antes de começar a passar a lomba e deixo o carro passar livre.

Se possivel, devem passa-las com o a embraiagem a fundo, sem travar
e na diagonal, de forma a que evitar que ambas as rodas do eixo sofram
simultaneamente com o obstaculo.

Voltar
Superior