Companhias Aereas Low - Cost

Uma questão que talvez seja um pouco ridícula, mas não ando de avião desde os meus 5 anos :sh): posso levar coisas relativamente volumosas no bolso sem que contem para o peso da bagagem de mão? No caso seria um guia da American Express, que é relativamente pesado (e só vou levar bagagem de mão que já vai quase no limite), mas cabe no bolso de umas calças que tenho. Eles deixam passar? A companhia é a Ryanair.

Na minha viagem de hoje na easyJet aconteceu uma coisa que, sinceramente, não percebi porque aconteceu...

Levava apenas bagagem de mão (cabin size), que no controlo de segurança do aeroporto de Roma levou a etiqueta do costume (funcionário da easyJet) a comprovar que tinha as dimensões válidas.

No embarque, pediram-me para sair da fila. O mesmo aconteceu a cerca de 10 passageiros, todos em igual situação, pareceu-me que de forma completamente aleatória..

Seguidamente fui informado - num inglês macarrónico aliás- que a mala seria afinal despachada para o porão, dizendo-me que "não havia espaço na cabine".

À pala disto, eu e os da mesma situação acabámos por ser os últimos a entrar no avião, deixando as nossas malas literalmente ao lado das escadas para o avião.

O curioso foi que espaço não faltava (vários compartimentos ficaram incompletos e/ou vazios), para mais o avião não ia cheio, portanto mais espaço havia.

Mas que raio se passou? Lol

Já me aconteceu semelhante. Mas não foi na porta de embarque, foi já à entrada do avião.

No caso não vi como iam os overhead lockers, mas não me admiro que vão cheios, pois o que não falta é gente que leva bagagem acima das dimensões permitidas com o consentimento das companhias aéreas.

Já assisti a isto na Easyjet, na TAP e na Air France. Um gajo tem o azar de não ser dos primeiros a entrar no voo e já não tem espaço para colocar a bagagem em lado nenhum porque existem pessoas que não têm o mínimo de respeito pelos outros e porque as companhias não verificam a dimensão das bagagens (lá a Easyjet verifica de vez em quando).

Já me aconteceu semelhante. Mas não foi na porta de embarque, foi já à entrada do avião.

No caso não vi como iam os overhead lockers, mas não me admiro que vão cheios, pois o que não falta é gente que leva bagagem acima das dimensões permitidas com o consentimento das companhias aéreas.

Já assisti a isto na Easyjet, na TAP e na Air France. Um gajo tem o azar de não ser dos primeiros a entrar no voo e já não tem espaço para colocar a bagagem em lado nenhum porque existem pessoas que não têm o mínimo de respeito pelos outros e porque as companhias não verificam a dimensão das bagagens (lá a Easyjet verifica de vez em quando).

É das situações mais absurdas que tenho visto e ninguém faz nada para mudar isso.

É ver mulheres com a carteira (grande) um portátil e um troley.
Ou pessoas de mochila e troley.
Ou ainda com 3 ou 4 sacos!

Eu neste aspecto sou a favor da fiscalização em cima!

Depende também da politica da empresa. Na British deixam uma mala de portátil mais uma mala.

Mas na Tap facilmente vais também com 2 volumes. Uma mochila e uma mala. Onde controlam mesmo isso, é na Ryanair. Embora muita gente abuse nas dimensões, depois arriscam-se a pagar para meter a mala no porão.

Depende também da politica da empresa. Na British deixam uma mala de portátil mais uma mala.

Mas na Tap facilmente vais também com 2 volumes. Uma mochila e uma mala. Onde controlam mesmo isso, é na Ryanair. Embora muita gente abuse nas dimensões, depois arriscam-se a pagar para meter a mala no porão.

Há pessoal que só eles ocupam quase toda uma gaveta de arrumação com a mala que devia ser despachada, os sacos das compras, o portatil, o casaco.
Já tambem assisti a que a mala era tão grande que não coube no compartimento, tendo sido levada pela hospedeira para a traseira do avião.
Lá nisto as low-cost tem melhores políticas de bagagem de mão que as restantes companhias.

Há pessoal que só eles ocupam quase toda uma gaveta de arrumação com a mala que devia ser despachada, os sacos das compras, o portatil, o casaco.
Já tambem assisti a que a mala era tão grande que não coube no compartimento, tendo sido levada pela hospedeira para a traseira do avião.
Lá nisto as low-cost tem melhores políticas de bagagem de mão que as restantes companhias.

Nem mais!

Na Easyjet já tive um atraso e...uma situação caricata. Ia perdendo um voo porque saiu 20 minutos antes da hora. Nem sabia que podiam fazer isto.

Todas as vezes em que viajei pela EasyJet o controlo da bagagem de mão foi bastante apertado, inclusive o das malas de ombro das senhoras* obrigando à sua colocação na mala de bagagem.

*(na TAP não implicam nada com isso, dizem para colocar por baixo do assento e assunto resolvido; já na EasyJet nesse local deixam colocar os sacos de compras do aeroporto na melhor das hipóteses...)

Portanto continuo a não perceber como podia faltar espaço na cabine (ou haver possibilidade de tal acontecer), para mais quando o avião não ia cheio (e essa informação eles tinham no momento do embarque...).

Perceberia que isso acontecesse numa companhia que não controle a bagagem de mão de forma tão "radical" (como a TAP) e onde facilmente o pessoal leva 2 malas.

Numa EasyJet onde tudo é controlado e até de forma picuinhas muitas vezes (veja-se onde é virtualmente impossível alguém levar 2 malas)...já é difícil de entender [:p]

Na única vez que viajei na easyjet, até ao momento, levei apenas bagagem de mão (daquelas malas de ginásio: as maiorzitas) e ninguém andou a controlar o tamanho da mesma. Por acaso acho que na altura até superava ligeiramente as medidas estipuladas por eles.
Desta vez, com as novas medidas, vou levar a mesma mala e já não tenho problemas em relação ao tamanho da mesma. O problema é que vou ter que enfiar lá dentro a mochila da máquina reflex, pois não a posso levar às costas (deve ser considerada bagagem extra).
[8b]

Mais 2 voos Ryanair concretizados com êxito, Porto - Gran Canária - Porto com zero turbulência em ambos.

Deixei o carro com o pessoal da Parkevoa e foram impecáveis, 21,50€ das 15h de sexta até às 22:30h de ontem com carro lavadinho e ainda tiveram de esperar por mim.

Mais 2 voos Ryanair concretizados com êxito, Porto - Gran Canária - Porto com zero turbulência em ambos.

Deixei o carro com o pessoal da Parkevoa e foram impecáveis, 21,50€ das 15h de sexta até às 22:30h de ontem com carro lavadinho e ainda tiveram de esperar por mim.

Fui ver o site e deparei-me logo com uma pérola [:D]

MAIS CÓMODO: Recolhemos o seu carro no terminal de partidas e entregamos-o no terminal de chegadas.

Há cerca de um mês precisei de fazer uma viagem até Sydney e não consegui nenhum voo na TAP ou BA que chegasse a Heathrow a tempo de apanhar um voo para Sydney. Assim, tive de me sujeitar às low cost e a escolhida foi a Ryanair.

Já na reserva tive um pequeno problema: ao fazer a reserva e já depois de tudo marcado e preenchido a sessão bloqueia. Conclusão: o sistema assumiu o meu último nome e colocou-o também como o último nome da minha namorada. Problema nº 1: para mudar o ultimo nome tive de pagar a taxa de 100€. Problema nº 2: preço. No total, com estas confusões + bagagem de porão +check in online, a viagem para os dois ficou perto dos 400€, quando na TAP ficava mais barata, isto sem contar com o transbordo Stansted-heathrow de autocarro [8b]

Tirando estes contratempos, foi uma viagem bastante agradável e os horários foram práticamente cumpridos. No regresso ouve um atraso de 10 minutos, coisa perfeitamente aceitável. Ao viajar na Ryanair, fiquei com esta impressão: desde que consigamos um preço vantajoso e estejamos conscientes das limitações das bagagens, é a maneira mais económica de viajar.

O problema é que muita gente não quer saber de pesos e dimensões das bagagens de mão e aí as low-cost usam e abusam (a meu ver, legitimamente) das sobretaxas.

Também vi em Stansted problemas de algumas pessoas com os produtos comprados nas duty-free de alguns aeroportos, mais concretamente, das pessoas serem impedidas de entrar no avião com estes produtos (mesmo com as facturas comprovativas). Ou deixavam os produtos ou não embarcavam. Achei abusivo e ofensivo. Alias, estive a ajudar um casal que não percebia Inglês e em que as assistentes estavam a colocar estas mesmas duvidas. Ainda assim, foi preciso chamar as autoridades e por pouco não perdiamos todos o avião. Tenham cuidado com estas situações.

As companhias aéreas low cost são provavelmente o melhor exemplo do que a liberalização de um mercado pode dar aos clientes e sociedade. Na Europa como anti-neoliberais típicos tivemos que esperar cerca de 30 anos após ter nascidos nos Estados Unidos para este conceito se estender ao velho continente.

Todos ganham, os clientes que fazem viagens por uma ninharia e tornam o avião o transporte mais barato por quilómetro quando antigamente era o oposto, e ganham estas empresas que têm enormes lucros. Isto é a economia a fazer serviço público. E é um exemplo para os que pensam que o capitalismo é um bicho papão pronto a devorar tudo o que se lhe aparece à frente. Um mercado liberal e aberto só tem vantagens.

Boas,

Alguem me consegue explicar como faço para comprar uma passagem pela ryanair aqueles voos de 8 euros etc?

Ainda ontem tentei e quando faço a simulação dentro do horario de voo, o preço nao é de 8 euros mas sim o preço normal fora da promoção.

Vejo tanta gente a dizer que aproveita essas promoções mas eu nao tou a ver como aproveitar.

Abraços

Voltar
Superior