Companhias Aereas Low - Cost

citação:Originalmente colocada por Janus

A conclusão que cheguei é que tudo somado e por mais meia dúzia de cobres é preferivél usar as companhias normais. Foi assim para Paris, será assim para Londres e Roma[8)]

Ja estou a planear as ferias na neve para o ano. A primeira tentativa deu me 150 euros ida e volta lisboa/geneve para 2 pessoas. Gostava de ver onde e que arranjava mais barato.

AInda o mês passado voei na Vueling para Barcelona ao preço da uva mijona, avião moderno e limpo, staff super simpático, quem dera muitas companhias ditas "normais".

Como já aqui disseram, as companhias low-cost conseguem estes preços baixos, devido à existência de poucos custos fixos, especialmente com pessoal, quase ausência de mordomias (catering, jornais, etc...) e utilização de aeroportos secundários (taxas mais baratas).

Posso-vos dizer que, actualmente, na aviação existe várias empresas em áreas especializadas, isto é, existem imensas para cada área de aviação(assim como catering, assistência em terra, assistência a bordo, manutenção, limpeza, etc...) o que permite diminuir os custos operacionais devido à enorme competitividade entre estas empresas. Existe sempre alguém a oferecer um preço mais baixo que a outra...

Posso dizer-vos que, com 2 pessoas e um leasing de avião, é possível gerir uma empresa de low-cost. Deixam de ter vida pessoal, mas é possível...

Em termos de segurança, acho que estão todas em igual nível, pelo menos aqui na Europa. Em África e Ásia, convém rezar antes, durante e após cada vôo. :D

Vocês devem ser todos conhecedores de manutenção e do negócio portanto não me vou adiantar mais. Cumprirem a legislação não quer dizer que não o façam no limite. Tirar a carta de piloto não é como tirar a de carro. Mas um bom piloto exige muitas horas de posterior formação tal como todo o pessoal tripulante. Mas enfim é fácil analisar o negócio por esse ponto de vista. Agora analisem osignificado que tem em numeros por passageiro escritórios fisicos e outras bacoradas que mandaram aí!! Em relação aos aeroportos secundários é verdade que são mais baratos e principalmente se fugirem aos slots mais procurados.

Enfim não vale a pena adiantar mais. [8]

ultimamente so tnho viajado com a ryanair..

a ultima viagem q fiz, foi de frnkfurt hahn, ate ao porto e custou 17€, ja com todas as taxas..

é claro q para chegar ao aeroporto de F-hahn, gastei 18€ num autocarro, da ryanair,(estao a ver de onde vem o dinheiro?)

Avioes,sao novos, hospedeiras...nhac,

pilotos... pah. têm a formaçao minima para la estar.. na linha de londres e suecia, nao tive razao de queixa, mas o maçarico da ryanair, q faz a linha porto F Hahn.. por amor de deus.. anda aos S's na pista a descolar e qdo aterra... ai a minha coluna...

Não sao pilotos como os da tap,esses sim com milhares e milhares de horas de voo, e com a formaçao da Academia da força aerea.. sao pilotos q fazem cursos privados, e os piorzinhos, pois os melhores vao para companhias q pagam a serio..

com a ryanair, houve ha uns tempos um incidente, em q a falta de formaçao das/dos hospedeiras de voo, foi quase fatal.. encaminharam passageiros para uma saida de emergencia q estava em chamas.. mas penso q ja foram obrigados a melhorar a formaçao,,,

citação:
The Boeing 737-800 aircraft operating Ryanair Flight 296 from Dublin to London Stansted caught fire shortly after landing on February 27, 2002. Subsequent investigations found that although the aircraft was fully evacuated within 90 seconds, the air crew struggled to open the emergency doors, and some passengers were initially evacuated towards the fire. The UK Air Accident Investigation Board recommended changes to training procedures for air-crew to allow better handling of similar situations in future.
http://en.wikipedia.org/wiki/Ryanair

de resto.. recomenda.se.. entre ficar em casa o viajar apertado, prefiro viajar apertado :D

Só vou acrescentar que não acredito que haja aqui muita gente com conhecimento do negócio.

O que acham que é mais caro?

Eu digo-vos.

O leasing dos aviões.
A manutenção que é feita a terceiros, logo muito cara.
E o pessoal de cabine. Este quando é bom procura as companhias que pagam bem. As de voo regulares. Mas quem procura baixo preço a todo o custo nada como algumas das que já foram mencionadas. Nem todas são iguais. Pois algumas embora se identifiquem como low-cost, apenas têm uma capa de marketing em cima para tirarem proveito de voos regulares altamente lucrativos.

Enfim, a maior parte do pessoal nem de carros sabe quanto mais de aviões. :D

citação:Originalmente colocada por Renas

Só vou acrescentar que não acredito que haja aqui muita gente com conhecimento do negócio.

Eu digo-vos.

O leasing dos aviões.
E o pessoal de cabine. Este quando é bom procura as companhias que pagam bem. As de voo regulares. Mas quem procura baixo preço a todo o custo nada como algumas das que já foram mencionadas. Nem todas são iguais. Pois algumas embora se identifiquem como low-cost, apenas têm uma capa de marketing em cima para tirarem proveito de voos regulares altamente lucrativos.

Exactamente.. é melhor não se adiantar muito mais![8)] Fique pelos carros que já ouvi de si muita asneira. Se quiser discutir preto no branco mande-me um e-mail ou uma PM, de forma a poder-lhe dissipar dúvidas sobre as quais tem insistido teimosamente...

Renas, ainda bem que percebes imenso disto e que podemos aprender contigo tudo o que não sabemos....

- O leasing dos aviões é efectivamente caro. Disso não há qualquer dúvida, e nem merece discussão.
- A manutenção é cara, é verdade, mas se o pessoal fôr da própria companhia, garanto-te que ainda fica mais cara. Se a área de manutenção da TAP dependesse apenas dos aviões da própria companhia TAP, garanto-te que não sobreviveria. Por isso prestam serviços a mais companhias.
- Pessoal de cabine, desde que se garanta o minimo necessário, (isto é, não haja equipes em excesso a fazerem apenas 6 vôos de 2 horas por mês), é possível poupar. Cada vez mais os pilotos e assistentes de bordo são contratados por vôo, isto é, só recebem de acordo com os vôos efectuados.
- Sabes por acaso quanto custa um aluguer de escritórios e check-in no aeroporto de Lisboa? Posso dizer que por uns miseros 50m2 de escritório, paga-se 1500€/mês, check-in e sala de embarque paga-se à hora!
- Juntando a isto tudo, imagina teres uma pessoa e respectivo equipamento necessário para cada área: contabilidade, venda de bilhetes, reclamações, catering, manutenção, assistência a bordo, assistência na placa, limpeza do avião, bagagens, etc... reparamos que os custos disparam... Por causa desta situação, é que se diz que a TAP tem pessoal a mais, para os aviões disponíveis. Quando as companhias aéreas estão em crise, quem são os primeiros sacrificados? Os empregados.
- Até se paga a vozinha que tu ouves no aeroporto: "Sr. Passageiro, queira por favor dirigir-se à porta para embarque imediato"
Quanto menos custos fixos tiveres, mais barato consegues ter as tuas tarifas logo mais competitivos se tornam.
Ou então tudo o que escrevi anteriormente são "bacoradas", e o que interessa realmente encher os aviões até ao máximo, com bilhetes a 50€, que compensa todos os custos. Vamos a ver 50€ * 150 passag.= 7500€. Realmente é uma fortuna, que quase não paga o combustível [|)]...

Por isso, digo que estas companhias poupam imenso ao contratar terceiros para áreas específicas (manutenção, catering, assistência na placa, limpeza do avião, etc...), já que só têm de pagar o serviço feito a cada vôo.
Muitas vezes, até a própria venda de bilhetes é feita por uma agência de viagens, isto é, da companhia só existe mesmo o nome...
Posso até dar um exemplo: a Air Luxor tinha no inicio do ano 500 empregados, e os vôos internacionais eram vendidos por agência de viagem quase exclusivamente. Neste momento só tem 10 ou 15. As áreas da companhia ou foram vendidas de forma a prestarem serviços a terceiros, ou simplesmente fecharam...

Mas eu também percebo pouco de carros, e ando aqui a ver se aprendo alguma coisa...

Sem querer estar a meter a foice em seara alheia, até porque não percebo nada de aviões nem de companhias aereas, acho que o Renas estás a confundir as Low-Cost com algumas companhias dos países ditos de "3º mundo" que estão inclusive impedidas de voar no espaço aereo Europeu. Estão impedidas, porque não cumprem os standards de segurança impostos pelas autoridades aeronauticas internacionais. As low-Cost para voarem na Europa, é porque garantidamente cumprem.

Desculpem-me se estou a dizer alguma asneira.[8)]

Não rum, para quem "não percebe nada de aviões" como tu dizes falaste melhor que alguns dos entendidos que até acham que um piloto é maçarico porque andava aos esses na pista e ficaram com dores de costas na aterragem.[}:)]

Para quem se queixou da dor nas costas e dos zig-zag na aterragem, coisa que nunca aconteceria na TAP.... é vêr o filme por favor ( há muitos mais)

http://youtube.com/watch?v=zv2N1h368Zk&search=lisbon airport

Não estou a querer denegrir a imagem dos pilotos da TAP! Longe de mim tal ideia! Apenas quero fazer ver que cada aterragem é diferente, há n variaveis a conciderar, entre as quais certamente a qualificação e experiencia dos pilotos.

posso garantir que a qualidade quer da habilitação tecnica, quer da experiencia de voo para qq companhia aeria ocidental seja de baixo custo ou não È IGUAL!

Ninguem chega a comandante na ryanair mais depressa que na TAP. mede-se entre outros paramentros as horas de voo, e as horas são as mesmas para qq um.

Os centros de certificação de pilotos que todos tem que frequentar 2x por ano para manter a sua certificação valida é feita muitas vezes nas mesmas instalações que TAP, IBERIA, EASYJET etc usam, são centros internacionais das autoridades aeronauticas. Se passam voam, se chumbam são retreinados até passar. A exigencia é a mesma.

O problema é que as pessoas só olham para o preço. A maior parte das vezes não está contabilizado taxas de aeroporto, tempos de espera em demasia, comida..... Todas as pequenas coisas que encarecem a viagem. Ou acham vocês que essas companhias fazem frente ás outras como? Aparelhos velhos, má manutenção, pessoal mal qualificado.... Enfim. [8]
eu até podia responder de forma seria, mas pelas respostas seguintes, só dá pra isto: [}:)][}:)][}:)][}:)][}:)][}:)]

ao menos informa-te.

pessoal recem qualificado ja encontrei em TODAS as companhias em que ja viajei. exactamente, TAP incluida, muito high-cost!

aparelhos velhos, talvez, sao apenas os mesmos que as outras todas usam para viagens do mesmo tipo. 737, A320, etc.

manutençao?
geralmente está a cargo das mesmas pessoas que fazem a manutençao de outras companhias nao low-cost. com conhecimento de causa, digo-te que a easyjet, virgin e monarch nao impoem qualquer restriçao no que toca a manutençao basica. tudo a tempo e horas, o que for preciso leva. as outras devem seguem o mesmo estilo.

as poupanças sao feitas noutras areas, como o serviço no aeroporto (o tempo de espera é o mesmo. é até do interesse deles serem rapidos para pagarem menos uns trocos ao pessoal), serviço de comida a bordo, condiçoes bastante especificas de aquisiçao do bilhete, etc.

os muitos programas de tv/artigos/livros independentes que ja foram feitos sobre este assunto podem dar-te umas luzes mais nitidas sobre estas companhias. claramente precisas...

Não me vou adiantar mais. A vossa experiência é do ponto de vista do utilizador. A minha é bastante diferente. Enfim. [8]

Não me vou adiantar mais. A vossa experiência é do ponto de vista do utilizador. A minha é bastante diferente. Enfim. [8]

Bastante diferente da nossa? Deves conhecer todas as pessoas do fórum, uma a uma não? Para teres tanta certeza[}:)][}:)] Ou não me digas que és "condutor de aviões"... (expressão que utilizaste num post anterior)! [:p][8][8)]

citação:Originalmente colocada por MrGrieves

Bastante diferente da nossa? Deves conhecer todas as pessoas do fórum, uma a uma não? Para teres tanta certeza[}:)][}:)] Ou não me digas que és "condutor de aviões"... (expressão que utilizaste num post anterior)! [:p][8][8)]

Coloca lá ai a expressão onde digo que sou condutor de aviões! Não conheço ninguém do forum. Mas com os pontos de vista estrategicamente virados para o marketing não há mais nada que possa adiantar. Se realmente tens conhecimento do negócio parabens. ;)

Eu não estou a falar do que vem nos jornais ou alguém me disse. Que já começa a ser normal por aqui. [8]

Então explica-te! Só mandas bocas para o ar e não dizes nada! Anda lá desembucha! Sou utilizador de companhias de Low-cost e quero saber o que se passa!

Eu digo-vos.

O leasing dos aviões.

Renas,

Basicamente estas companhias conseguem preços mais baratos da seguinte forma:
- Compra de bilhetes apenas via internet, não pagam a agencias comissões
- Leasing de uma frota unica de um tipo de aviões, Ryannair compra apenas B737 NG, Easyjet A319, Vuelling A320, conseguindo bons descontos na compra / Leasing.
- Não fornecem comida, mas ai até a TAP já cortou na comida (os avioes não sao mac donalds com asas).
- Muito poucos night stops o que faz com que as tripulações durmam essencialmente em casa enão em hoteis, não tendo que pagar ajudas de custos e despesas de deslocações
- Compra de combustivel a longo prazo. Posso te dizer que a Ryannair dez forwards de fuel a 9 meses.
- Essencialmente voam para aeroportos secundários (Paddenborn, Luton, Stansted) em que as taxas são muito mais baratas. Inclusivé existem negociações destas companhias de low-cost para voarem para certos aeroportos em que as taxas são muito inferiores as ditas companhias normais!

Etc etc etc

.....quando te apanhar na futebolada levas um esfrega sobre avões que te passas!!! :)

Voltar
Superior