Companhias Aereas Low - Cost

citação:Originalmente colocada por Foliv

Para quem se queixou da dor nas costas e dos zig-zag na aterragem, coisa que nunca aconteceria na TAP.... é vêr o filme por favor ( há muitos mais)

http://youtube.com/watch?v=zv2N1h368Zk&search=lisbon airport

Não estou a querer denegrir a imagem dos pilotos da TAP! Longe de mim tal ideia! Apenas quero fazer ver que cada aterragem é diferente, há n variaveis a conciderar, entre as quais certamente a qualificação e experiencia dos pilotos.

posso garantir que a qualidade quer da habilitação tecnica, quer da experiencia de voo para qq companhia aeria ocidental seja de baixo custo ou não È IGUAL!

Ninguem chega a comandante na ryanair mais depressa que na TAP. mede-se entre outros paramentros as horas de voo, e as horas são as mesmas para qq um.

Os centros de certificação de pilotos que todos tem que frequentar 2x por ano para manter a sua certificação valida é feita muitas vezes nas mesmas instalações que TAP, IBERIA, EASYJET etc usam, são centros internacionais das autoridades aeronauticas. Se passam voam, se chumbam são retreinados até passar. A exigencia é a mesma.

Pois é bem que não o faças. :)Como não estavas lá, não sabes como estava o dia nem o que se passou!:)

Esta era a terceira tentiva para aterrar e posso te dizer que nenhum outro piloto reagia como o comandante o fez. Alem disso o windshear que levou em cima da 21 foi uma rajada enorme e brusca.

Aterregens com ventos laterais são mais generalizadas do que se pensa. Alias mesmo quando não se sente vento ele existe

citação:Originalmente colocada por TiZeDasCoives

Então explica-te! Só mandas bocas para o ar e não dizes nada! Anda lá desembucha! Sou utilizador de companhias de Low-cost e quero saber o que se passa!

Raio,

Vou tentar resumir o que sei. Não falo daquilo que não sei.

Politica das Low Cost como já foi referenciado. Redução de Custos. Ao máximo. Entende-se facilmente aqui que poderá ter custos elevados para o cliente.

As low cost não poderiam de todo ter balcões nos aeroportos e toda a parafernália de serviços dados por companhias de voos regulares pois não conseguiriam vender bilhetes sem um grande investimento.

As low cost cumprem com as normas europeias, como alguém já disse ouve companhias algumas africanas que deixaram de poder voar em espaço aéreo europeu por não cumprimento de normas.

As low cost não têm manutenção propria. É feita por terceiros e como é fácil de entender tem custos elevados. A TAP Manutenção e Engenharia governa-se com os clientes externos. Pois o cliente TAP não chegaria para pagar as despesas inerentes a estas estruturas. Também é fácil de entender que estando estas pagas serão para a companhia que as detém uma mais valia.

As low cost têm pilotos com a formação necessária para voar. Não significa no entanto que sejam pilotos com excelente formação. As companhias aéreas de voos regulares investem e muito em formação. Pois é sem duvida em casos anormais que um piloto pode fazer a diferença.

As low cost como alguém disse e bem, não dão comida ou jornais ou outro tipo de mariquices a bordo. Logo têm aqui uma redução de custos. Aqui é o mesmo que optar por não almoçar ou comer alguma coisa. Pois quando as pessoas verificam o que pagam chegam á conclusão que não é muito barato.

Por ultimo só digo o que já disse a muita gente amiga e com muito menos pormenores. Verifiquem os preços todos, comprem com a maior antecedência possivel. Se mesmo assim desejarem voar numa low-cost, não deixem de experimentar uma companhia de voos regulares. Se a experiência for melhor continuem a voar na low-cost.

Talvez por defeito profissional não veja o ar brilhante que quiseram apresentar aqui.

O marketing agressivo das low cost é a grande mais valia destas empresas. Não vou meter tudo no mesmo saco. Mas algumas mereciam ser bem penalizadas pela publicidade enganosa que praticam e pelo mau serviço prestado ao consumidor final.

Se mesmo assim não estiverem de acordo tenho pena. Eu trabalho numa companhia de voos regulares e como em todos os negócios as práticas nem sempre são as mais correctas.

Abraço para todos,

;)

Eu já viajei algumas vezes, mas era puto e não me lembro de nada (nem sei se foi na TAP ou Airfrance). Mas agora como estou na Alemanha, usei a TAP e a Ryanair. Ok, a TAP é melhor que Ryanair, mas pela diferença de preço, valeu a pena a Ryanair! E não tenho que fazer escala em Lisboa (porque eu apanho o avião no Porto).

citação:Originalmente colocada por Renas

As low cost têm pilotos com a formação necessária para voar. Não significa no entanto que sejam pilotos com excelente formação. As companhias aéreas de voos regulares investem e muito em formação. Pois é sem duvida em casos anormais que um piloto pode fazer a diferença.
;)

Aqui tens toda a razão. Normalmente aproveitam pilotos que pagam do seu bolso os cursos especificos para determinados aviões (Type Rating), ao contrário das companhias de bandeira que dão essa regalia aos seus pilotos ficando acordado que o piloto permanecerá um determinado tempo ao serviço da companhia!

Estou cliente assiduo da ryanair, e desde que corra tudo bem nao ha problema, mas ao minimo problema estas lixado e tens pouquissimos direitos. ONtem marquei um voo com o nome errado e querem 100€ para mudar o nome[:o)]. O mesmo se aplica em caso de atrasos, perdas de voos, etc. Os teus direitos sao muito reduzidos quando se voa em low cost.

quando a discussao que para aqui vai sobre a rentabilidade das low cost, a minha opiniao enquanto utilizador frequente e com conhecimentos de economia e que elas sao perfeitamente viaveis.

- nao compram o modelo mais recente dos avioes e normalmente e' sempre o mesmo modelo, conseguindo descontos de quantidade.
- ganham IMENSO dinheiro com as bagagens, excesso de peso, mudancas de nome, etc. De referir que todas estas taxas sao lucro, pois nao ha custos associados a essas coisas.
- voam para aeroportos distantes do centro urbano e regra geral conseguem descontos de quantidade tambem nesses sitios.
- Staff esticado ao maximo a nivel de horas de servico, etc. Tenho algumas duvidas quanto a formacao dos mesmos pois alguns parecem uns valentes broncos[|)].
- Os pilotos nao me parecem muito experientes. Estou farto de assistir a aterragens um bocado manhosas em que o aviao cai bruscamente na pista.
- hedging do preco dos combustiveis, prevenindo-se contra aumentos.
- so alguns lugares sao low cost, pois as tarifas vao aumentando bastante rapido.

E' isto que vou vendo pelas low cost.

Ja agora , quem falou das meninas de algumas low cost. Experimentem andar na skyeurope (low cost eslovaca). PAguei 40€ ida e volta de varsovia para bratislava, aviao meio vazio e era cada hospedeira[B)].

citação:Originalmente colocada por Corsa 1200 Sport

Estou cliente assiduo da ryanair, e desde que corra tudo bem nao ha problema, mas ao minimo problema estas lixado e tens pouquissimos direitos. ONtem marquei um voo com o nome errado e querem 100€ para mudar o nome[:o)]. O mesmo se aplica em caso de atrasos, perdas de voos, etc. Os teus direitos sao muito reduzidos quando se voa em low cost.

quando a discussao que para aqui vai sobre a rentabilidade das low cost, a minha opiniao enquanto utilizador frequente e com conhecimentos de economia e que elas sao perfeitamente viaveis.

- nao compram o modelo mais recente dos avioes e normalmente e' sempre o mesmo modelo, conseguindo descontos de quantidade.
- ganham IMENSO dinheiro com as bagagens, excesso de peso, mudancas de nome, etc. De referir que todas estas taxas sao lucro, pois nao ha custos associados a essas coisas.
- voam para aeroportos distantes do centro urbano e regra geral conseguem descontos de quantidade tambem nesses sitios.
- Staff esticado ao maximo a nivel de horas de servico, etc. Tenho algumas duvidas quanto a formacao dos mesmos pois alguns parecem uns valentes broncos[|)].
- Os pilotos nao me parecem muito experientes. Estou farto de assistir a aterragens um bocado manhosas em que o aviao cai bruscamente na pista.
- hedging do preco dos combustiveis, prevenindo-se contra aumentos.
- so alguns lugares sao low cost, pois as tarifas vao aumentando bastante rapido.

E' isto que vou vendo pelas low cost.

Ja agora , quem falou das meninas de algumas low cost. Experimentem andar na skyeurope (low cost eslovaca). PAguei 40€ ida e volta de varsovia para bratislava, aviao meio vazio e era cada hospedeira[B)].

Subscrevo, ;)

Em relação ás meninas parece-me que as das Low Cost são bem melhores. ;)

Vou daqui por uns dias para a Rússia. Viagem comprada no balcão da Iberia, 330eur, ida/volta, tudo incluído, escala em Madrid. Fico por lá cerca de 15 dias. Achei estupidamente barato, tendo em conta o destino e a época.

citação:Originalmente colocada por Traveller

;)

Aqui tens toda a razão. Normalmente aproveitam pilotos que pagam do seu bolso os cursos especificos para determinados aviões (Type Rating), ao contrário das companhias de bandeira que dão essa regalia aos seus pilotos ficando acordado que o piloto permanecerá um determinado tempo ao serviço da companhia!

Isso n é inteiramente verdade.
Existem companhias em Portugal que exigem o pagamento do Type Rating...
Houve um caso dum determinado piloto qnd foi a uma entrevista o responsável da frota disse-lhe de caras que tinha pilotos que queriam voar de graça...
Logo tas a ver a situação dos pilotos actualmente.
As companhias de Low cost têm pilotos comandantes tão qualificados como qq outra companhia, são obrigados a isso pela lei.
Os copilotos têm o minimo requerido pela lei para voar, tal como uma companhia normal.
Quanto à manutenção dos aviões, ela é feita por terceiros qnd assim o seja exigido, tal como outra companhia qq...
A Air France tb faz a manutenção dos seus aviões, mas n é por isso que tb envia alguns para aqui...
Tudo depende do grau de manutenção exigida...
Um dia estava em Madrid à espera da hora para apanhar o avião e ele estava mesmo à minha frente.
Os tipos estavam a mudar o trem dianteiro completo, n foi preciso enviar o avião para nhenuma empres a fim de fazer aquilo, a companhia(Iberia) tratou de fazer isso.
E se o avião fosse da Air France ou Tap, a Iberia tb trocava o trem...
Lá por serem Low Cost n significa que os pilotos tb o são...
A questão da aterragem aos ziguezagues e a força do impacto é perfeitamente normal acontecer em QUALQUER companhia.
Já tive um voo Porto/Madrid e na aterragem aquilo parecia uma montanha russa devido à turbulencia em Barajas e se o piloto n dá um cheirinho mesmo a aterrar tinhamo-nos despenhado mesmo na pista...
Logo a seguir nesse dia apanhei um voo Madrid-Frankfurt num 757 e à chegada a Frankfurt tava uma turbulencia mt grande(a senhora ao meu lado tava a rezar...) e a aterragem foi do mais suave alguma vez sentido, houve palmas a bordo...
Mesma companhia 2 situações diferentes...
Já imaginaram o que se passaria se os aviões começassem a cair por má formação ou falta de manutenção???
Quantos processos chegariam aos tribunais???
Quantos milhões de indemnização??
Eles não brincam em serviço.

PS: Desculpem o testamento.:D

Quanto ao topico dessas só conheço a airberlin, ande à cerca de 1 mês, servem refeições a bordo na mesma, no aeroporto do Porto usas na mesma as mangas, os aviões são relativamente recentes toda a frota está descrita no site, só posso recomendar.

citação:Originalmente colocada por Traveller

Bond

Falei em companhias de bandeira.

Chamando nome as coisas....TAP...não falei de Air Luxor ou Hifly como lhe quiserem chamar!

Eu sei o q são companhias de bandeira.
Não era a AirLuxor/Hifly...;)

citação:Originalmente colocada por TiZeDasCoives

Então explica-te! Só mandas bocas para o ar e não dizes nada! Anda lá desembucha! Sou utilizador de companhias de Low-cost e quero saber o que se passa!

Raio,

Vou tentar resumir o que sei. Não falo daquilo que não sei.

Politica das Low Cost como já foi referenciado. Redução de Custos. Ao máximo. Entende-se facilmente aqui que poderá ter custos elevados para o cliente.

As low cost não poderiam de todo ter balcões nos aeroportos e toda a parafernália de serviços dados por companhias de voos regulares pois não conseguiriam vender bilhetes sem um grande investimento.

As low cost cumprem com as normas europeias, como alguém já disse ouve companhias algumas africanas que deixaram de poder voar em espaço aéreo europeu por não cumprimento de normas.

As low cost não têm manutenção propria. É feita por terceiros e como é fácil de entender tem custos elevados. A TAP Manutenção e Engenharia governa-se com os clientes externos. Pois o cliente TAP não chegaria para pagar as despesas inerentes a estas estruturas. Também é fácil de entender que estando estas pagas serão para a companhia que as detém uma mais valia.

As low cost como alguém disse e bem, não dão comida ou jornais ou outro tipo de mariquices a bordo. Logo têm aqui uma redução de custos. Aqui é o mesmo que optar por não almoçar ou comer alguma coisa. Pois quando as pessoas verificam o que pagam chegam á conclusão que não é muito barato.

Por ultimo só digo o que já disse a muita gente amiga e com muito menos pormenores. Verifiquem os preços todos, comprem com a maior antecedência possivel. Se mesmo assim desejarem voar numa low-cost, não deixem de experimentar uma companhia de voos regulares. Se a experiência for melhor continuem a voar na low-cost.

Talvez por defeito profissional não veja o ar brilhante que quiseram apresentar aqui.

O marketing agressivo das low cost é a grande mais valia destas empresas. Não vou meter tudo no mesmo saco. Mas algumas mereciam ser bem penalizadas pela publicidade enganosa que praticam e pelo mau serviço prestado ao consumidor final.

Se mesmo assim não estiverem de acordo tenho pena. Eu trabalho numa companhia de voos regulares e como em todos os negócios as práticas nem sempre são as mais correctas.

Abraço para todos,

;)
finalmente algo que faz sentido.[^]
nada das "loucuras" que disseste na 1ª pag...

Corsa, a Ryanair tem, para mim, de longe o pior serviço de todas. não voo mais neles...
a monarch, por outro lado, tem dos melhores. so na TAP, dependendo do aviao, é que podes ter um serviço igual (se bem que na tap ha comida e é geralmente boa)...com TV, radio e lugares suficientemente espaçosos.

a easyjet é a campea do preço enganador. mas so se deixa enganar quem quer:D eles vendem um ou dois bilhetes aquele preço, chega para nao ser considerado enganoso.
Londres - Faro sao em geral a companhia mais cara, mesmo qd comparado com TAP e BA. as meninas sao simpaticas, mas os lugares sao para recem-nascidos...

ah, mesmo com as low-cost, é preciso muita sorte para arranjar bilhetes a preços decentes uk-pt! em tempos cheguei a fazer as contas, e numa viagem de uma semana a portugal (normalmente c passagem por leiria, lisboa e faro), costuma sair mais barato aterrar em sevilha e alugar carro uma semana que voar para lisboa ou faro e andar com o carro da familia[8)]

porque é que raio os preços sao tao caros para portugal?

A questão dos preços dos bihetes acaba por não ser nenhuma!

Fala-se em taxas, sobre taxas, impostos, nas LOW COST, mas no final o que interessa é o preço final do bilhete, o dinheiro que sai efetivamente da carteira.

Nas LOW COST publicitam muitas vezes bilhetes a €1, e claro que o preço final a pagar nunca vai ser esse, no entanto com a devida antecendencia, será sempre muito inferior a uma companhia tradicional..

Muitas pessoas caem no erro de assumir que uma LOW COST é o mesmo que uma tradicional, assumem por isso que tem direito a toda a bagagem que pretendem, a comida e jornal incluido, a se faltarem terem o seu bilhete trocado ou devolvido o dinheiro entre otras regalias.

Ora elas são LOW COST precisamente porque fazem o possivel por ter custos operacionais baixos, mas passando-os ao cliente, refletindo preços baixos de bilhetes.

Quanto á questão dos aviões, vou falar no caso da RYANAIR:

Os aviões da ryanair são NOVOS, vindos directamente da fabrica da BOEING com o MODELO MAIS RECNETE 737-800, não há mais modernos desta serie na BOEING.

A ryanair compra os aviões, desta utlima vez foram mais de 132 encomendas e 179 opções de compra.

A ryanair, não faz leasing de aviões, compra-os, e compra-os em quantidades tais que faz com que tenha ENORME desconto, bem como prioridade de entrega a partir das linhas de montagem.

Para esclarecer este ponto, quando se encomenda o avião, obtenm-se um nº de ordem da linha de montagem, e quando esse nº for porduzido é entregue, no entanto na sequencia de numeros há vagas especiais para clientes especiais, pelo que se esses clientes encomendarem aviões, terão os referidos aviões mais cedo que outros operadores.

A RYANAIR toma partido desta situação, encomendando mais aviões do que os que precisa, e quando os obtem, vende ou aluga temporariamente a operadores que estejam com necessidade urgente de equipamentos, e nestes negocios ganha balurdios..

Não me vou adiantar mais. A vossa experiência é do ponto de vista do utilizador. A minha é bastante diferente. Enfim. [8]

já que tens outro ponto de vista que não de utilizador, gostava que comentasses o seguinte:

um amigo meu que trabalha na manutenção dos aviões, disse-me se puderes nunca entres neste avião Airbus da TAP CS-TNA "Grão Vasco" , é como se fosse um carro sem o livro de revisões, ninguém sabe de onde veio e de quem era e quem fazia as manutenções.

citação:Originalmente colocada por XXI

Não me vou adiantar mais. A vossa experiência é do ponto de vista do utilizador. A minha é bastante diferente. Enfim. [8]

já que tens outro ponto de vista que não de utilizador, gostava que comentasses o seguinte:

um amigo meu que trabalha na manutenção dos aviões, disse-me se puderes nunca entres neste avião Airbus da TAP CS-TNA "Grão Vasco" , é como se fosse um carro sem o livro de revisões, ninguém sabe de onde veio e de quem era e quem fazia as manutenções.

FUJAM CARAIO!!!! A corrupção chegou aos aviões também!!!!!

Renas, o teu último post está muito bom.
Não tenho nada a apontar e só vai de encontro ao que eu comentei anterioremente...
Nem tudo é um mar de rosas nas Low-Cost, não se podem esperar niveis de qualidade excepcionais, menos atenção ao cliente, e tudo o que fuja da normalidade (excesso de bagagem, anulação de reservas, alteração de vôo) paga-se taxas extras altas...

Um conselho do Renas muito bom:
"Verifiquem os preços todos, comprem com a maior antecedência possivel. Se mesmo assim desejarem voar numa low-cost, não deixem de experimentar uma companhia de voos regulares. Se a experiência for melhor continuem a voar na low-cost."

Para quem dizia que as Low Cost têm aviões velhos, aqui fica a verdade sobre isso:

Ryanair: Idade média da Frota 2,3 anos
Germanwings : 6,8 anos
EasyJet: 2,7 anos
Air Berlin: 5,8 anos
Virgin Express: 11,8 anos

Agora as Companhias de bandeira:

TAP : 9 anos
Portugalia: 11,5 anos
Iberia: 8,4 anos
Air France: 9,1 anos
Lufthansa: 11,5 anos
British Airways: 9,9 anos
Alitalia: 12 anos
Finnair: 6,3 anos

CARGA

DHL: 20 anos
UPS: 10,5 anos
Polar Air Cargo: 18,1 anos

Fonte: http://www.airfleets.net/home/index.php

citação:Originalmente colocada por XXI

Comento eu....acho que o teu amigo que trabalha na manutenção devia defender um pouco a empresa para onde trabalha.....

O CS-TNA, é um Airbus A320-211, e está activo na frota TAP desde 08-04-1991. Teve como primeiro registo (airbus) F-WWDB e fez o primeiro voo pela Bavaria em 28-06-91.

Ao contrario de outros que ainda voam como por exemplo o CS-TNE, que já começou na TAP em 93, e já rodou pela Air Luxor em 2000, Novair em 2002, voltando à LK em 2003 e há TAP em 2004, dizia eu o TNA sempre foi frota TAP, logo na TMA da TAP eu confio, na dos outros nem por isso.

Ja voei no TNA varias vezes e prefiro-o pois nao tendo as mordomias das TV, o pitch é bem melhor do que por exemplo o ultimo 321 (CS-TJG)entregue em que parece que vamos enlatados.

So um comentário ao EliseLotus sobre a Easyjet. A Airbus faz exclusivamente A319 com 2 saidas de emergencia nas asas (como o A320) para a Easyjet, porque aquilo é sardinha em lata mesmo.

Voltar
Superior