Compra de Automóvel

vitorsa

New member
Boa noite.

Ando já à alguns meses a ver o mercado e cada vez tenho mais duvidas.
Inicialmente andava a ver viaturas novas:
- Peugeot 208 Active ou Allure 1.2 VTi 82cv
- Citroen C3 SEDUCTION 16 1.2 VTi 82cv
- Renault Clio Dynamique S ou luxe Energy TVe 90 S&S ECO2
- KIA Rio 1.2 CVVT TX 85cv
- O Polo 1.2 TSI tambem me agrada, mas o preço nem por isso.

Entretanto falei com um primo meu (que é o meu mecânico) ele disse para deixar os motores de 3 cilindros a gasolina, visto que os primeiros, polo e corsa, deram muitos problemas. Tambem referiu que as marcas "pouco conhecidas", o caso do KIA para evitar por não existir marcas concorrentes (branca).
Ele tambem referiu porque não comprava um carro a diesel, ele diz que a manutenção de um carro novo a gasolina tem +/- o mesmo custo do diesel.

Qual a vossa opinião destes blocos que referi? Pelo que tenho lido este motores de 3 cilindros estão significativamente melhores e os consumos é o que me atrai. Visto que ate ao inicio do ano faço 1200kms mensais, depois farei 400kms.

Em relação a usados gostei deste carros:
- Renault Mégane Sport Tourer GT Line 110cv 1.5dCi - 05/2010 por 14 750€ particular, importado da Alemanha
- Renault mégane 1.5 dci dynamique s 110 cv - 03/2010 por 14 000€ de particular
- Renault mégane 1.5 dci dynamique s 110 cv - 05/2010 por 15 000€ em stand com garantia de 2 anos.
- Renault mégane 1.5 dci dynamique 110 cv - 04/2010 por 14 000€ em stand com garantia de 2 anos.

O primeiro não me agrada por ser extremamente comprido. Eu tenho visto muitos carros destes à venda, existe algum problema neles?

Obrigado pela atenção.

Entretanto falei com um primo meu (que é o meu mecânico) ele disse para deixar os motores de 3 cilindros a gasolina, visto que os primeiros, polo e corsa, deram muitos problemas. Tambem referiu que as marcas "pouco conhecidas", o caso do KIA para evitar por não existir marcas concorrentes (branca).
Ele tambem referiu porque não comprava um carro a diesel, ele diz que a manutenção de um carro novo a gasolina tem +/- o mesmo custo do diesel.

Qual a vossa opinião destes blocos que referi? Pelo que tenho lido este motores de 3 cilindros estão significativamente melhores e os consumos é o que me atrai. Visto que ate ao inicio do ano faço 1200kms mensais, depois farei 400kms.

Para utilização nitidamente o mais indicado é um carro a gasolina.

Os carros a diesel são mais caros que os carros a gasolina. Contudo, quem faz muitos km's acaba por poupar no preço do gasóleo o dinheiro que pagou a mais pelo carro. Agora com a tua utilização (400km's por mês, 4.800 km's anuais) dificilmente consegues poupar no gasóleo aquilo que vais pagar a mais pelo carro. E o carro a gasolina, se de um momento para o outro passares a andar muito mais podes sempre recorrer à conversão para GPL.

Mesmo com 1.200km mensais/14.400km anuais, a escolha mais sensata, na minha opinião seria a gasolina.

Se o carro for para andar maioritariamente em cidade/percursos curtos ainda mais sensato é a compra a gasolina. Percursos citadinos não é o habitat para um diesel com FAP's e afins...

Dos carros que mencionei a gasolina, quais os que tem melhor feedback?
Hoje fui experimentar um peugeot 208 1.2 VTi, para 3 cilindros gostei. No site falam em médias de 4.5l, hj fiz 5.5l, no consumo instantaneo, a subir indicava 15l :confused:
Os meus percursos, ando 5m no maximo em pára-arranca por dia, o resto é quase tudo estradas de andar a 50 a 80km/h. O pouco que faço cidade tem muitas rotundas, maior parte das vezes não é preciso parar o veiculo.

[:D]

Varias pessoas já me falaram bem desse KIA RIO, sinceramente sem o experimentar, acho que o facto de ter um motor de 4 cilindros está a colocar-me em duvida com o 208.
Pelo que li tem bons consumos.

Lembra-te apenas disto: o Kia vem com 7 anos de garantia... Em relação aos 3 cilindros... ainda agora a Opel acaba de apresentar mais um! Acho que o teu mecânico está a precisar de um curso de reciclagem de conhecimentos e de abertura mental em relação à evolução da indústria automóvel. [;)]

E, ao contrário do que acontecia há alguns anos, hoje em dia até Kias já ganham comparativos... [;)]

Acho que para as tuas curtas deslocações um carro com um pequeno motor a gasolina faz mais sentido. Um pequeno motor chega à sua temperatura ideal de funcionamento (e dos seus fluidos) mais rápido que um motor maior em princípio, portanto será mais eficiente para curtas deslocações. Agora entre esses eu ia para o 208 por gostar e por achar o melhor. O Fiesta não é opção? É um bom carro também, só a consola central é que [:vm)]
Se souberes inglês vê as reviews deste canal Youtube.

Aqui falam muito bem do 3 cilindros Peugeot

Lembra-te apenas disto: o Kia vem com 7 anos de garantia... Em relação aos 3 cilindros... ainda agora a Opel acaba de apresentar mais um! Acho que o teu mecânico está a precisar de um curso de reciclagem de conhecimentos e de abertura mental em relação à evolução da indústria automóvel. [;)]

E, ao contrário do que acontecia há alguns anos, hoje em dia até Kias já ganham comparativos... [;)]

até a bmw vai aderir à moda dos 3 cilindros. oh, wait! se assim é então o teu primo/mecânico vai passar a dizer que os 3 cilindros são os melhores, pois até a bmw usa. reduzem consumo, manutenção mais em conta, menos peso no motor... porreiro, pá! [:D]

edit: a comprar, seria um seminovo.

Referi essas marcas porque foi as que vi e tinha algum interesse. Em relação ao Fiesta gosto muito do seu exterior mas é um carro bastante caro, se for a opcção mais barata, não tem lá muitos extras. Ontem estive a ver o Seat na net e o motor 1.2 TSI de 85 e 105cv fiquei com excelente impressão. Tem um bom binario em comparação aos outros 1.2 e tricilindros. Os consumos deste 2 motores alteram muito do que está na tabela?
Seminovo, não me agrada muito pelo facto de não saber quem anda com ele, estou sujeito a ficar com um carro de um gajo que é sempre a puxar as rotações ao maximo, por 2000€ prefiro novo e adquiro o equipamento que quero.

Estive a ver os preços do Opel Corsa GO 1.2 twinport 85cv, não tinham carro para ver, o meu pai como é cliente Opel, tem um desconto simpatico. O que acham do carro, tipos de problemas, consumos?

Vi o polo e o tablier é esponjoso, é bom?

Última edição:
O corsa gasta mais do que anda, e parece que já teve melhores materiais interiores. Ainda assim é um carro sólido e uma aposta aceitável no segmento. Esse motor tem manutenção baixa e é muito resistente.

Peço ao user que abriu este tópico que não me leve a mal, mas...

Falar mal da Kia??? O seu primo por acaso sabe que a KIA pertence apenas a MAZDA???

Só mudam as chapinhas da marca, porque de resto, base, estrutura, motor e seus componentes é tudo da MAZDA... A não ser que a MAZDA tenha virado marca branca...[:D]

Peço ao user que abriu este tópico que não me leve a mal, mas...

Falar mal da Kia??? O seu primo por acaso sabe que a KIA pertence apenas a MAZDA???

Só mudam as chapinhas da marca, porque de resto, base, estrutura, motor e seus componentes é tudo da MAZDA... A não ser que a MAZDA tenha virado marca branca...[:D]

Esta é nova para mim...Iria jurar que a Mazda não é dona de nada e que a Ford detinha parte das suas acções :confused:

Os comparativos acaba por ser o menos importante, mas, em relação aos 3 cilindros....eu não tenho trauma com esses motores.

Marcas como a Opel e a Toyota por exemplo, há mais de uma década que têm 3 cilindros e sem problemas de maior.

A opel teve ao inicio mas era somente a nivel de sensores.

Fui de tarde ver o Seat Ibiza 1.2 TSI 85cv, tem uns plasticos mais flexiveis, se escolher Ibiza optaria pelo FR.
Tambem vi e experimentei o Ford Fiesta 1.0 ecoboost de 100cv versão titanium gostei muito da acelaração do carro, aquele turbo faz milagres num carro de 3 cilindros, e o interior esponjoso agrada, só no tablier.

Estes motores são bons? Ambas as marcas disseram para fazer conta de mais 0.5 a 1l de consumo aos 100km, verdade?
Em relação aos materias quais os carros que se comportam melhor, em relação aos barulhos parasitas.

Última edição:
Boa noite.

Ando já à alguns meses a ver o mercado e cada vez tenho mais duvidas.
Inicialmente andava a ver viaturas novas:
- Peugeot 208 Active ou Allure 1.2 VTi 82cv
- Citroen C3 SEDUCTION 16 1.2 VTi 82cv
- Renault Clio Dynamique S ou luxe Energy TVe 90 S&S ECO2
- KIA Rio 1.2 CVVT TX 85cv
- O Polo 1.2 TSI tambem me agrada, mas o preço nem por isso.

Em relação a usados gostei deste carros:
- Renault Mégane Sport Tourer GT Line 110cv 1.5dCi - 05/2010 por 14 750€ particular, importado da Alemanha
- Renault mégane 1.5 dci dynamique s 110 cv - 03/2010 por 14 000€ de particular
- Renault mégane 1.5 dci dynamique s 110 cv - 05/2010 por 15 000€ em stand com garantia de 2 anos.
- Renault mégane 1.5 dci dynamique 110 cv - 04/2010 por 14 000€ em stand com garantia de 2 anos.

O primeiro não me agrada por ser extremamente comprido. Eu tenho visto muitos carros destes à venda, existe algum problema neles?

Obrigado pela atenção.

Olá

Relativamente aos carros a gasóleo que escolhes, resumem-se ao motor DCi que tem dado muito boas provas. Quanto aos modelos do usado, eu iria para os que oferecem a garantia de 2 anos. É uma segurança.

Não sei se ainda estás interessado nos carros a gasolina. Um motor de 3 cilindros que tem tido boas criticas e é económico, é o do Renault; é o que dizem os diversos ensaios. Este motor do Renault tem a particularidade de ter corrente metálica em vez de correia de borracha na distribuição, o que o torna menos oneroso na manutenção. O motor 1.2 TSI da VAG (4 cilindros) está a dar cartas nas diversas marcas que o adoptaram, tendo 2 níveis de potência (90 e 105 cv). Quando ao do KIA não conheço. Além disto, se não andas muito, justifica-se a gasolina, até para não teres problemas com o FAP.

Última edição:
Voltar
Superior