Compra de chaço

Não. É precisamente num citadino que a caixa auto mais de adequa! Há muitos anos que digo isto, quando vejo certos desgraçados a ir para o trabalho de manhã todos os dias a fazer dezenas/centenas de pontos de embraiagem. Aquelas pernas esquerdas já devem ter o dobro do volume das direitas! [:D] E tudo isso para quê, se podem ter o conforto de uma caixa auto?? :confused:

eu fiz durante 4 anos, fora as voltinhas, 100kms diários, agora faço 75. no ano passado, em 2 dias da semana, ao vir embora demorava cerca de 1h15m/1h30m, em vez dos habituais 45min por causa de alguns pontos de trânsito. era chato? era, claro que sim, mas para fazer 4 ou 5kms de cada vez não vejo o problema de ser caixa manual. não são 50kms de cada vez! mas se há hipótese de comprar com caixa automática, ainda que um carro mais antigo, força, quem sou eu! só estou a dizer que não tem muita lógica. 4 ou 5kms são 5min de trânsito ou 10 na pior das hipóteses.
ah estive a olhar agora para o espelho e a comparar e não vi nenhuma perna esquerda mais musculosa que a direita, fruto de tantos anos de esforço adicional! se assim fosse, teria uma perna esquerda e um braço direito musculosos, o que dava para equilibrar um pouco! [:)]

És daqueles que andam sempre com a mão na manete das mudanças? Depois queixa-te num daqueles megaposts teus que a caixa tem problemas…

alguma vez viste eu a queixar-me??? :confused:

Fazer a segunda circular todos os dias em hora de ponta foi o que me levou a optar por carros com caixa automática. Uma maravilha para o ambiente urbano.

Eu que era tao ceptico no que respeita ás caixas auto, tenho no meu Prugeot 5008 (EAT6), e foi a melhor opção que fiz, para andar de manhã em Lisboa, e depois IC19 para trabalho. E posso ter as 2 opções, Auto e modo manual com patilhas no volante.

eu não falo em lisboa ou porto, leiam lá novamente o que eu disse atrás. eu falo em trânsito normal, salvo exceções como essas. mas se calhar sou eu, habituado a pouco trânsito e em que faço 5kms em 5 ou 6 minutos, porque apanho carros à minha frente.

Como em tudo, haverá gostos de cada pessoa.

Claro está, que também a questão dos "meia dúzia" de quilómetros em ambiente "urbano", será diferente se ambiente urbano é uma grande cidade e congestionada, versus uma pequena cidade que por vezes nem "um semáforo quase", tem.

Não vale a pena entrar nestas "guerrilhas". Se pessoa pretende com este ou aquele tipo de item (seja caixa ou outro), há que respeitar. Na eventualidade de que determinado possa ou não ser problemático, há que alertar e por fim, caberá à pessoa decidir o que mais lhe aprouver.

exatamente, pode ser um centro urbano ou uma zona urbana em que não há muito trânsito e tirando as malhas urbanas de lisboa ou porto, se calhar não há muito trânsito por aí. isto se não falarmos em horas de ponta, claro, mas durante o dia, a diferentes alturas do dia. braga tem muito trânsito, por exemplo, mas em hora de ponta. de resto faz-se bem, mesmo em ruas mais pequenas.

quanto aos gostos de cada um, são isso mesmo, gostos de cada um. posso não achar muito lógico castrar a procura só por causa da caixa, mesmo para 5kms, mas se a pessoa quer, quem sou eu...

vá, siga... [;)]

Cadito tu andaste com uma telenovela desgraçada para comprar um carro usado, rejeitavas todas as sugestões e mais algumas, muita paciência muitos users tiveram contigo, e agora achas estranho alguém ter a sua " esquisitisse " que não
e mais do que uma preferência...

eu??? com esquisitices? eu comprei o stilo em 2 ou 3 semanas, depois veio uma ford feia que não é nada do que gosto, mas simplesmente porque a mulher escolheu... eu só não queria carrinhas e monovolumes, de resto podia vir outro 3 portas, um 5 portas, etc... deves estar enganado! andei, isso sim, a ver carros, montes deles, na net e só fui experimentar acho que 3. penso que um C4 de 3 portas, que afinal revelou-se ser importado com 10 anos, um vectra GTS e outro que já não me lembro, não sei se um focus. ou seja, tudo diferentes. por isso deves estar a lembrar-te mal, só pode... :confused:

mas parem de falar de mim, parece que têm uma fixação! acho que nem comento mais aqui![:)]

Claro, dizes que "caixa auto não faz sentido". Mas não faz sentido porquê?? Faz tanto sentido ou falta dela como uma caixa manual!! Estas ideias arreigadas à velho num gajo relativamente jovem é que me fazem impressão... :sh):sh)

É.
Mas como ele diz: siga.

Quanto ao user do tópico, se comprar um C1 com caixa auto depois dê aqui novidades pf, porque já vi que é 1 caixa que não gera consenso.

Ou não fosse uma manual robotizada.

Eu conheço este topo de caixa , o Smart da minha mãe tem isso.

Também conheço caixa auto com conversor de binário.

É claro que não se pode comparar uma à outra, mas para o propósito do C1, diria que encaixa perfeitamente.

Já agora outra nota sobre o C1 : curva mt bem, suspensão algo seca no entanto.
Apenas atenção aos pneus 155 que se em dias de chuva se pisa os traços das margens da estrada, ficamos com quase todo o pneu em cima dessa faixa branca e aderência pode pregar sustos.

Não acho que uma caixa robotizada seja uma boa opção. A caixa é desagradável, demasiado bruta e um bocado "burrinha". Conduzi um Opel Corsa de 2018 com essa caixa (julgo que melhorada em relação às primeiras unidades vendidas com essa caixa) e a sensação não foi boa.

Nada que ver com uma DSG ou EAT.

Não a podemos comparar com uma DSG ou similar.

Se for do género da manual robotizada do Smart F2 1º geração, por mim cumpre com o que se pretende neste segmento.

Não podemos esquecer que na prática, um C1 acaba por ser 1 carro low cost.

Não a podemos comparar com uma DSG ou similar.

Se for do género da manual robotizada do Smart F2 1º geração, por mim cumpre com o que se pretende neste segmento.

Não podemos esquecer que na prática, um C1 acaba por ser 1 carro low cost.
Estás a dizer que não gera consenso em termos de experiência de utilização e não fiabilidade, certo?

Se houver histórico de fraca fiabilidade risco já o C1 da equação. Tenho um debaixo de olho, a ver se no próximo fds consigo ir ver o carro ao vivo

Estás a dizer que não gera consenso em termos de experiência de utilização e não fiabilidade, certo?

Se houver histórico de fraca fiabilidade risco já o C1 da equação. Tenho um debaixo de olho, a ver se no próximo fds consigo ir ver o carro ao vivo
Fiabilidade da CMP5, desconheço se teve ou nao problemas.
O User NTO é bem capaz de saber.

Mas se fosse a ti fazia 1 test drive e logo tirava opinião.

Aquilo nao é mais que 1 caixa manual que tem 1 automatismo a carregar na embraiagem e a doseá-la.
A falta de consenso é na questão do gosto.

Bem, isto deu uma volta e depois de muito poderar, alteramos a nossa procura.

A Maria vai passar a conduzir o meu carro e eu estou no mercado à procura de um elétrico até 18k e de preferência de 2018 ou mais novo.

Ando a ver Twingos, trio Up, Mii e Citago, Smart Forfour e Zoe (sem aluguer de baterias).

As ofertas mais baratas são smarts, mas como não tem a opção de carregamento DC, ando a ver se encontro outra alternativa. Estou a equacionar importar, mas acho que vai ser muito trabalho para quem não tem muito tempo.

Recomendam algum stand especializado em elétricos, na grande Lisboa?

A Maria vai passar a conduzir o meu carro e eu estou no mercado à procura de um elétrico até 18k e de preferência de 2018 ou mais novo.

Ando a ver Twingos, trio Up, Mii e Citago, Smart Forfour e Zoe (sem aluguer de baterias).

As ofertas mais baratas são smarts, mas como não tem a opção de carregamento DC, ando a ver se encontro outra alternativa. Estou a equacionar importar, mas acho que vai ser muito trabalho para quem não tem muito tempo.

Se tencionas um electrico, coloca a questão no tópico dos electricos. [;)]

https://forum.motorguia.net/forum-geral/146951-topico-dos-carros-electricos-749.html

As ofertas mais baratas são smarts, mas como não tem a opção de carregamento DC, ando a ver se encontro outra alternativa.

É para fazer viagens longas? Se não, não é problema.

Eu comprei um Leaf de 2015 há quase dois anos, anunciado a menos de 12k €. Carregou uma meia dúzia de vezes em postos públicos a menos de 6 kW, à parte isso é à noite a 2.3 kW na garagem - 10 A numa tomada normal de 230 V.

Ainda anda com a autonomia na casa dos 120 km. É uma boa máquina para o preço.

Então vamos lá atualizar isto:

Esta aventura começou com a procura de um carro até 5/6k e com caixa auto para a Maria.

Depois de ver alguns carros que não nos satisfizeram e havendo uma necessidade urgente de comprar uma segunda viatura cá para casa, optamos então por procurar um carro elétrico aumentando o orçamento até aos 18k (20k era o limite dos limites) e como sou eu que faço mais kms eu ficaria com o "novo" e a Maria com o atual (que era o carro que ela andava a treinar, relembro que não conduzia há cerca de 14 anos).

Procuramos um carro com poucos kms e com o máximo de garantia das baterias.

Estive quase comprar de um Smart e Forfour na Byrd por 16k, mas o facto de não permitir o carregamento rápido e ser raro encontrar um com carregador de bordo de 22kw fez-nos ir à procura de alternativas. Como a Dacia tinha o Spring a cerca de 22k, fomos à Renault Chelas ver o carro e pedir proposta. Levamos logo com um prazo de entrega de Julho de 2023 e uma proposta de um twingo elétrico de quase 29k este com entrega em Novembro. Ainda fui à Gilauto e a espera do Spring também era longa.

Entretanto eu sigo o stand zero km nas redes e após uma publicação de um recebimento uns quantos Capturs coloquei um comentário a perguntar quando iriam receber novamente o Dacia Spring (tinham recebido uns quantos no início do ano). Rapidamente responderam a dizer que tinham apenas um para entrega na 3a semana de julho, porque uma pessoa tinha desistido da compra.

Entrei em contato com o stand do Olival Basto e acabei por comprar um Dacia Spring Confort Plus abaixo dos 19k. Tratei tudo por telefone e só lá fui levantar o carro.

A experiência de compra foi muito positiva.

Estou bem ciente das limitações do carro quando comparado com o meu, mas é um carro que assenta muito bem na minha utilização diária.

Uma forma que encontrei por não ser gozado por conhecidos, foi conduzir o carro com um capacete e com a viseira fechada

Última edição:
um dacia spring... eu sei que me vais odiar, mas eu não comprava esse carrinho de linhas. já vi 2 ou 3 a circular, um via-o de vez em quando e só me apetecia atirar aquilo para a valeta! [:D] muito limitado, muito pequenino, pouca autonomia, pouca velocidade, não me parece um carro nada seguro. quando ia atrás do primeiro que vi estava sempre a ver quando é que aquilo virava numa curva mais apertada (ainda ia atrás dele uma boa meia dúzia de kms em estradas interiores).

não percebo nada de carros, muito menos de elétricos, mas se calhar realmente um smart de 4 lugares teria sido bem mais fixe. o problema dos carregamentos, pelo que disseste, é que mataram o negócio. mas se calhar com mais calma tinhas encontrado algo diferente.

de qualquer forma, abraço e bons kms com a máquina nova, que é o que interessa! [;)]

um dacia spring... eu sei que me vais odiar, mas eu não comprava esse carrinho de linhas. já vi 2 ou 3 a circular, um via-o de vez em quando e só me apetecia atirar aquilo para a valeta! [:D] muito limitado, muito pequenino, pouca autonomia, pouca velocidade, não me parece um carro nada seguro. quando ia atrás do primeiro que vi estava sempre a ver quando é que aquilo virava numa curva mais apertada (ainda ia atrás dele uma boa meia dúzia de kms em estradas interiores).

não percebo nada de carros, muito menos de elétricos, mas se calhar realmente um smart de 4 lugares teria sido bem mais fixe. o problema dos carregamentos, pelo que disseste, é que mataram o negócio. mas se calhar com mais calma tinhas encontrado algo diferente.

de qualquer forma, abraço e bons kms com a máquina nova, que é o que interessa! [;)]
Eheh. Obrigado Cadito! Não te odeio, vivo bem com os gostos das outras pessoas.

Mas olha que o Spring tem mais autonomia que o Smart, em modo urbano faz cerca de 300kms.

Sim o carro não é nada seguro, vi isso logo na primeira rotunda que fiz com ele muito diferente do carro que estava habituado, mas para o meu dia a dia é um carro muito capaz.

Este meu Spring não vai ver 1km de autoestrada nas minhas mãos. É só para a selva urbana, nada mais. O resto das viagens faço com o meu híbrido!

Voltar
Superior