Eu não me importa se tem muito valor porque não são para ganhar dinheiro mas sim para ficar com ele.
Os volvos 850 os Mercedes 190 os Renault 4l não são jaguares são clássicos ou pré clássicos e não custam mais de 3000€
Certo?
Não sei se já o fizeste, mas sugeria ires a alguns encontros de clássicos e veres quais os carros que te chamam mais a atenção, e o porquê. [

]
A diferença entre um clássico e um carro velho está especialmente no seu estado de conservação (esse é um dos factores que pode permitir que uma 4L chegue a clássico), bem como uma maior raridade de unidades a rolar.
No entanto, numa concentração de clássicos ou pré-clássicos eu não dedico grande tempo/atenção (ou sequer memória do cartão SD) a uma 4L, um 190D ou mesmo um Fiat Tipo ou Ritmo (que até são raros)!
Acho que o tal carro escolhido deve dizer algo principalmente ao seu dono, seja por motivos sentimentais (alguém na família que teve um, ou qualquer outro "marco") ou então pelas suas características intrínsecas.
Se gostas de Volvo, eu diria que um 850 seria interessante, as sempre na versão mais potente e num estado próximo de concurso (nem que o restauro de algumas coisas fizesse parte do projecto de o ter ao longo de anos).
Carros cheios de mossas e riscos, com painéis repintados com tonalidades diferentes, interiores todos desgastados e modificações fora do original não são bons exemplos de clássicos, e versões com motorizações mais modestas/banais também não têm um "brilho" remotamente similar.
Há apenas um ponto a ter em mente em qualquer dos casos quando falamos de clássicos ou pré-clássicos, que é ter em mente que são carros habitualmente acima dos 20 anos e
vão dar problemas, mesmo fazendo apenas esses tais 4 ou 5.000 km anuais.
Isto é algo que também se ouve e encara com naturalidade em algumas das concentrações que menciono, pois o desgaste do uso + idade sobre os inúmeros componentes pode dar sempre um ar da sua graça mais tarde ou mais cedo.
Num carro com 20 anos a manutenção preventiva só "garante" até um certo ponto relativamente curto.
Mesmo o 190D (que hoje em dia aparece quase sempre maduro e gasto) ia tendo custos de reparações nas mãos dos taxistas. O facto do bloco ter feito 'X' km não resume aquilo que o carro verdadeiramente precisou e custou para manter. E estamos a falar do 190!...
Se gostas mesmo dos Volvo, faz uma lista dos modelos que te interessam e vai ver um a um sem te deixares apaixonar pelo primeiro (a menos que esteja perto de perfeito), e toma uma decisão a partir daí.
Hoje em dia a internet aumenta a quantidade de peças que arranjas para eles (e outros), pois eles serão muito mais comuns em alguns países.