Compra de DAf/Scania

jomaso

Well-known member
Em principio em Agosto o meu pai e o meu tio devem ir à Holanda para comprar um tractor destes.
Os modelos são para anos entre 2003 e 2005.

- Daf 95XF 480 Superspace Cab
- Scania 124 470 Topline

A minha dúvida prende-se com o seguinte: reparei que para aquelas bandas eles têm bastante material da década de 90. Tendo em conta que temos uma Renault AE 385 4x2 de 1992 para vender será que eles aceitam retoma?

Já agora se tiverem conhecimento da performance dos modelos acima digam.
Cumps.

Eu claro está, ia para a Scania.[;)]

Um site para ires vasculhando, já com um scania que parece ser uma boa compra.
Tractor Estandar Scania Usado, Tractor Scania R R 470, Anúncio N°70443

Quanto á retoma da Renault penso que possa ser feita.

Contacta a Kleyn Trucks.

Camião & Semi-reboque | Tractor | Kleyn Trucks

Domfillas a Daf é normalmente mais barata do que a Scania. Eu pessoalmente gosto mais da DAF, mas quem vai decidir vai ser o meu tio já que o tractor é para ele. Mas provavelmente quando entrar dentro da SuperSpace Cab é capaz de facilmente desfazer as dúvidas :D

A DAF não é má mas a Scania, a meu ver, está uns furos mais acima.

Primeiro quando se entra nota-se que a Scania tem outra qualidade, nomeadamente os materiais, acabamentos e fixação. Depois a travagem é melhor, sendo por vezes a diferença ainda considerável.

Não é que fique mal servido com a DAF mas podendo comprar uma Scania, acho que não há dúvidas.

Cumprimentos.

Eu claro está, ia para a Scania.[;)]

Um site para ires vasculhando, já com um scania que parece ser uma boa compra.
Tractor Estandar Scania Usado, Tractor Scania R R 470, Anúncio N°70443

Quanto á retoma da Renault penso que possa ser feita.

Contacta a Kleyn Trucks.

Camião & Semi-reboque | Tractor | Kleyn Trucks

Quase 800.000km´s num carro de 2005,não será muto???
O motor ainda agunta muitos kms????:confused::confused:
No mês passado entrei na cabine de uma Iveco de 2004 espanhola com 900.000kms e o espanhol disse que o motor ainda não tinha sido aberto ,e que ainda tinha muito para dar!!! ainda pensei para mim que era tanga,mas vendo estes exemplos já começo a acreditar!!!:confused:[;)]

Última edição:
No mês passado entrei na cabine de uma Iveco de 2004 espanhola com 900.000kms e o espanhol disse que o motor ainda não tinha sido aberto ,e que ainda tinha muito para dar!!! ainda pensei para mim que era tanga,mas vendo estes exemplos já começo a acreditar!!!:confused:[;)]

Atenção que os motores dos camiões são muito mais resistentes que os dos carros.

Cumprimentos.

O motor da minha Scania 113 de 93, pelo menos já deu três voltas ao conta Km, e é se já não deu quatro.E só o ano passado é que foi preciso ser aberto, pois as camisas já estavam muito baixas, e deixavam passar água nas cabeças (2) do motor, ao ser aberto aproveitou-se para substituir mais coisas além das camisas.[;)]

O motor da minha Scania 113 de 93, pelo menos já deu três voltas ao conta Km, e é se já não deu quatro.E só o ano passado é que foi preciso ser aberto, pois as camisas já estavam muito baixas, e deixavam passar água nas cabeças (2) do motor, ao ser aberto aproveitou-se para substituir mais coisas além das camisas.[;)]

Faz 4milhoes sem se aberto??!!:confused::confused::confused:
É muita fruta realmente!!!!:confused:apr:)

Então estes com 800.000 e 900.000 ainda estão na rodagem!!lol:)

O motor da minha Scania 113 de 93, pelo menos já deu três voltas ao conta Km, e é se já não deu quatro. E só o ano passado é que foi preciso ser aberto, pois as camisas já estavam muito baixas, e deixavam passar água nas cabeças (2) do motor, ao ser aberto aproveitou-se para substituir mais coisas além das camisas.[;)]

Domfillas em média quantos kms fazes por ano? É que 3 voltas ao conta kms acho muito dificil. A Renault do meu pai é apenas 3 anos mais nova que a tua Scania, mas faz o internacional e neste momento ao fim de 13 anos conta com 1.800.000 kms. Os kms são verdadeiros. Dá uma média de 140.000 kms por ano +/-. O motor nunca foi aberto. Em termos de fiabilidade o meu pai já conduziu de quase tudo. Só nunca teve experiências com a MAN. Posso dizer que a Renault foi de longe o tractor mais fiável com que ele alguma vez andou.

Nós somos os quartos donos desta Scania, ela veio da Holanda com dois donos que faziam serviço internacional, quando cá chegou tambem andou a fazer internacional, e nas nossas mãos ainda chegou a fazer muitas viagens a Espanha,o ex dono completou-lhe uma volta, na nossas mãos também já vimos os 0 kilometros, na Holanda decerto que se fartou de andar e deve ter dado outra, por isso 3 volta tem de certeza.[;)]

Nós somos os quartos donos desta Scania, ela veio da Holanda com dois donos que faziam serviço internacional, quando cá chegou tambem andou a fazer internacional, e nas nossas mãos ainda chegou a fazer muitas viagens a Espanha,o ex dono completou-lhe uma volta, na nossas mãos também já vimos os 0 kilometros, na Holanda decerto que se fartou de andar e deve ter dado outra, por isso 3 volta tem de certeza.[;)]

Pois..muito bom então!!!![;)]
Tambem não conheco bem a fiabilidade e durabilidade desses motores,mas aquilo que oiço é que a Volvo,Scania,Iveco tem motores bastantes resistentes e fiaveis!!!:confused:

Em termos de caixas alguém tem conhecimentos? no que toca a durabilidade, consumos e funcionabilidade?
Sei que actualmente está a usar-se bastante as caixas automáticas, mas não sei se é realmente positivo ou não.
Tudo o que é muito electrónico deixa-me sempre de pé atrás...

Boas

Na minha opinião, se puderes optar por uma Scania, concerteza que estarás melhor servido que um Daf, apesar das XF´s não serem más.

Não será melhor optares, por adquirir um veiculo desses aqui em Portugal?
Eu estou dentro do ramo, faço reparações para quase todos os vendedores de camiões no distrito de Aveiro e posso-te dizer que não vale a pena correr o risco de ir lá para fora.

Para mim eu optava por um Volvo FH 420/460 Glob XL de 04/05, andam em valores de 25 a 28000€ (com garantia de 1 ano).

[8b], a crise nos veiculos pesados, é drástica, á um ano atrás camiões destes vendiam-se a 43 a 48€!!!

Neste momento todos os grandes transportadores estão a optar por adquirir veiculos automaticos para o internacional, pois conseguem alcançar medias que com caixas manuais é impossivel atingir.

Scania só optava por uma R, pois sairam em 2005, e essas sim estão a um nivel um bocadinho superior ás FH, os valores também tendem a ser um bocadinho superiores.

Última edição:
Acho que não é só por uma questão de média, penso que é mesmo obrigatório todos os camiões novos terem caixas automática ao nível da UE.

Cumprimentos.

Boas

Na minha opinião, se puderes optar por uma Scania, concerteza que estarás melhor servido que um Daf, apesar das XF´s não serem más.

Não será melhor optares, por adquirir um veiculo desses aqui em Portugal?
Eu estou dentro do ramo, faço reparações para quase todos os vendedores de camiões no distrito de Aveiro e posso-te dizer que não vale a pena correr o risco de ir lá para fora.

Para mim eu optava por um Volvo FH 420/460 Glob XL de 04/05, andam em valores de 25 a 28000€ (com garantia de 1 ano).

[8b], a crise nos veiculos pesados, é drástica, á um ano atrás camiões destes vendiam-se a 43 a 48€!!!

Neste momento todos os grandes transportadores estão a optar por adquirir veiculos automaticos para o internacional, pois conseguem alcançar medias que com caixas manuais é impossivel atingir.

Scania só optava por uma R, pois sairam em 2005, e essas sim estão a um nivel um bocadinho superior ás FH, os valores também tendem a ser um bocadinho superiores.

O tractor não convém ser mais moderno do que 2004 devido à mer-da de legislação que temos no nosso país. As renovações dos alvarás de transporte de 5 em 5 anos a isso obrigam. Por exemplo, se comprar um tractor de 2005, em 2016 (no nosso caso) já não pode circular. Ora estamos em 2009, e o tractor só poderia trabalhar 7 anos...

Serve este post para comunicar que acabamos por comprar uma Scania R420 topline de 2005.
O motor já é Euro 4. O preço parece-me bom tendo em conta o que se vê por aí.
Agora vamos ver como se porta...
Quando puder coloco fotos.

Explica lá isso de 2004 dar mas 2005 não por causa da legislação, sff.

Bons km... e claro, fotos[;)]

A Renault, ficou para recordação?

A questão dos anos tem a ver com as renovações dos alvarás de transporte.
As licenças são renovadas de 5 em 5 anos julgo e ao que parece, de acordo com a nossa lei à data da renovação a média de idades dos camiões não deve ultrapassar os 10 anos.
No entanto este ponto acabou por ser ignorado, isto porque como no nosso caso o alvará é renovado em 2011 e depois em 2016 e o meu pai e o meu tio não fazem questão de trabalhar depois de 2016, acaba por ser pacifico comprar um carro de 2005.
Ou seja, este tractor que agora compramos vai ter em 2016 11 anos. se tiveres outro com 10 ou mais já não podes renovar a licença, pelo que neste caso mais valia comprar se calhar um de 2002/03/04 porque são bem mais baratos.
Neste momento esta vem para substituir a AE385. Já está velhinha :) e já fez muitos milhões (é de 1992). Em principio deve ser para vender ou para encostar, visto que já pouco ou nada vale.
Uma outra questão curiosa mas triste é esta: o meu pai esta semana foi mandado parar em França 2 vezes no mesmo dia. Ele anda com uma AE390 de 96 (as fotos das Renaults estão aqui no forum) e como o carro já tem um aspecto velho os gajos estão constantemente a f*d*-lo!
Acabas por ser chateado só porque andas com um carro mais velho! O carro apesar dos anos ainda está bom para trabalhar, mas assim acho que vamos ter que ser obrigados a comprar algo mais recente.
Uma palhaçada isto.

Última edição:
Guardar a Renault para recordação seria de facto algo engraçado, mas também não temos espaço para isso.
Esta 385 que agora foi encostada é uma versão "mk1" da Magnum e já não existem assim muitas a rolar.
A Magnum faz este ano 20 anos que foi lançada no mercado e será sempre um icone de culto dentro dos camiões na minha opinião. Na altura quebrou com tudo o que era normal nos modelos de pesados.

Voltar
Superior