Compra de EV - Dolphin ou MG4

Johnny25

New member
Boa noite a todos pessoal,

Tenho andado super ausente do fórum, apesar de não ter deixado de seguir o mundo automóvel.

Chegou a altura de fazer a transição e adquirir um carro elétrico para a esposa; que neste momento estamos com um gasto mensal médio de gasóleo de 250€.
Ela faz 85% estrada, e 15% cidade.
Não faz auto estrada, a não se que vamos de férias.
Média de KM diários está entre os 80KM.
Temos a possibilidade de carregar em casa, daí a escolha de ir para um EV.

Testámos vários modelos: Tesla Model 3, BYD Seal, Dongfeng Box, BYD Dolphin e MG 4.

Tesla Model 3 e BYD Seal ficam logo de fora pelo preço e acessibilidade na garagem do condomínio; não conseguimos atingir os 50k.

MG 4 Luxury (normal) - 33012€
Carro com uma frente bastante apelativa, a traseira já nem por isso.
Bom desempenho, ao puxar atrás dá outra segurança em aceleração.
Interior espaçoso, tanto a frente como atrás.
Notei o ecrã um pouco a arrastar, não muito fluído.
Camaras com baixa qualidade.
Boa autonomia, mas depende do pé.
Bateria LFP com 7 anos ou 150k km de garantia.

BYD Dolphin Design - 32912€
Carro bem conseguido, interior e exteriormente, com um design seguro. O dual tone é que não vai muito com os meus gostos.
Tração dianteira que quando comparada com o MG nota-se diferença a puxar pelo carro.
Confortável, espaçoso e design bastante humano. Os passageiros atrás têm imenso espaço.
Teto panorâmico, luzes individuais para cada passageiro.
Boas cameras.
Ajudas ao condutor um bocado incisivas.
Boa autonomia, mas depende do pé.
Bateria LFP com 8 anos ou 200k km de garantia.

Deste 3 estamos com a mira aponte no BYD Dolphin, mas gostaria da vossa opinião.

Aconselham outros carros?

Obrigado.

O MG4 vai ter um refresh agora que o torna bem mais engraçado, ainda assim seria provavelmente a minha escolha desses 2

Ia no model 3 por 36mil novo arranjas no inventário, e mandas subir o carro 3 ou 4cm numa casa de molas se o problema for altura (já vi pessoas que fizeram, é um processo fácil e resulta). Se for mesmo o tamanho do carro, entre os dois, o mg4, mas sim o model 3 está tão perto em valor e é outra coisa!

Última edição:
O Model 3 está a 36k em inventário. Onde foste buscar os 50k? A Tesla tem preços justos, se o Model 3 fosse de uma marca europeia sim começaria nessa ordem de preços.

Dolphin. O MG é um bocado mais antigo e a versão de 64kW/h não é LFP. Se estiverem a pensar na versão de 47 kw/h essa sim é LFP mas tem uma autonomia muito mais reduzida em relação ao dolphin e por muito equipamento que tenha não vale 33 mil euros! O MG terá melhor um comportamento mais desportivo, mas em tudo o resto o Dolphin é melhor. Com 60kwH LFP o BYD tens uma das melhores baterias do mercado em termos de duração, segurança e degradação.

Última edição:
O Tesla Model 3 só se for por não entrar na garagem por ser demasiado baixo. De resto, por 36mil euros é a melhor oferta.

Dos 2 que referes, o BYD.

Antes de mais, obrigado a todos pelas respostas.

Neruson sério? Achei o comportamento em estrada a única coisa a favor do MG4, depois perde em tudo para o BYD.

Minas obrigado pelo video, e apenas me deixou ainda mais inclinado para o Dolphin.

Icedevice o meu pensamento mesmo. E sim, teria de ser uma bateria de 60kw para cima, a esposa faz bastantes KM anuais.

asjesus Lagonda GT_racing Obrigado pela dica, desconhecia esses carros de inventário. Mas mesmo assim, o Tesla Model 3 por muito melhor que possa ser, não dará para nós; acesso à garagem muito penoso para carros mais compridos, nem é problema da altura, é mesmo de comprimento. E este model 3 com os piscas em botão no volante torna-se um atrofio enorme (nota-se que não foi pensado para quem faz rotundas).
O acesso à bagageira é péssimo também.
Tirando isso, tenho de concordar que é um outro segmento, logo outro carro. Andamento, polimento do software, etc etc.

Como disse gostei mais do MG4 que do Dolphin, mas ambos os contactos foram curtos... Mas dinamicamente e talvez por estar habituado ao meu(ID3) gostei mais do comportamento do MG

Sim, se é um problema, ia no mg porque gosto mais, meramente, parece ligeiramente mais fraca a construção interior mas há vários utilizadores que já disseram que o carro não apresenta problemas nenhuns de falta de qualidade, por isso meti antes do dolphin que tem uma linha exterior e interior que não gosto muito, mas no fim até parece uma proposta muito competente.

podes sempre colocar na balança um id3/born semi novo se aparecer algo muito bom negócio mesmo, mas compreendo e estou de acordo, se é possível comprar novo, ter mais uns meses/anos de garantia, e ter baterias lfp. Ia nessa!

O Dolphin sem dúvida. Tem ainda outras vantagens como uma rede de stands com mais implementação e a qualidade de construção. A fiabilidade tem sido boa. E pronto as baterias LFP não degradam e podem ser usadas sempre a 100%. No brainer.

O Dolphin sem dúvida. Tem ainda outras vantagens como uma rede de stands com mais implementação e a qualidade de construção. A fiabilidade tem sido boa. E pronto as baterias LFP não degradam e podem ser usadas sempre a 100%. No brainer.
Não degradam? Weird, sempre li que degradam na mesma, supostamente é de forma mais lenta, mas degradam...

Desculpem a ausência...

Testámos o MG 4 e o Dolphin, e comprámos este ultimo a 30 de Agosto.

O carro tem tanta coisa que suspeito que durante a garantia não saibamos tudo.

Já conta com 3000km e super satisfeitos.

Obrigado a todos!

Parabéns pela compra, bom feedback!

A escolha foi porque gostaram mais do byd, ou porque pareceu melhor, preço, garantias?

Agora é aproveitar e usar o mais possível :)

Icedevice e GT_racing

Aproveito e respondo aos dois :p

Foi mesmo o que nos agradou mais.
O MG4 era 79€ mais barato, mas nem mesmo 1k abaixo iria para o MG 4 de 2025. O Dolphin está mesmo muito bem conseguido, interiores então está fantástico.
Melhor infotainment que os concorrentes.
Espaco traseiro para os passageiros é fantástico.

Números redondos ficou nos 32k € (sem retomas nem nada).

Autonomia não sinto os chineses a mentir, nunca fomos abaixo dos 20% e já tinha feito 380km. Um vizinho dos meus sogros reporta conseguir fazer 480/500, embora faça muita cidade.
Conforto está no nível do segmento, destaco que tem melhor apoio lombar dos que testámos e isso torna a condução muito mais confortável.

Garantias estamos com 6 anos de garantia total no carro e 8 anos de garantia na bateria, que sendo LFP acredito que faça os 8 anos sem stresses.

O que posso dizer é que os chineses estão ao nível dos carros europeus, em alguns casos até acima.
Acho mesmo o carro bem construído, e os acabamentos polidos. Não se olha para o carro e pensa-se: "meh, chinoca".

Voltar
Superior