Olha, vou dar opinião, tenho um tomtom xl iq routes, mas um dia precisei de ir a um sitio e lembrei de actualizar, e cheguei a fazer asneira que apaguei aquilo tudo, hoje voltei a pegar nele e fiz actualização (este tópico também me fez fazer isso) , mas mesmo assim depois de ligar não encontra mapas.
De todas as vezes que precisei de usar gps, usei sempre apps, nomeadamente google maps.
Vou dar a minha opinião modesta, se for para uma utilização básica uma app do tipo Meo Drive que nem gasta tráfego de dados, penso que chega perfeitamente até que tem a vantagem de não ter que descarregar mapas como Here Maps, á pouco tempo comprei um Xperia E4 e veio com app Garmin, mas tenho que "secar" para descarregar mapas.
Se não quiseres usar o smartphone de uso diário como um "gps" sempre podes pegar num velho que tenhas lá para casa e usa-lo exclusivamente como gps, isto para uma utilização básica.
Se for de uma maneira mais intensiva talvez um gps a sério seja o ideal, apesar que haja algumas apps que dão uma "abada" a gps em si