Compra de GPS

O posicionamento por satélite não depende da ligação de dados a um operador.

Os equipamentos dedicados do tipo TomTom ou Garmin ainda me parecem superiores ao Here Maps.
O TomTom leva um cartão GSM da Vodafone para localização e informações de trânsito diversos, acidentes em curso naquela via, previsão de ficar a via em causa livre, alternativas onde deve sair e voltar a entrar, etc.

O TomTom leva um cartão GSM da Vodafone para localização e informações de trânsito diversos, acidentes em curso naquela via, previsão de ficar a via em causa livre, alternativas onde deve sair e voltar a entrar, etc.
A localização não depende da ligação de dados, os restantes serviços (transito por exemplo) sim, dependem dos dados. A localização com ligação de dados é apenas mais rápida, e isso apenas é visível em situações muito específicas, nomeadamente quando o aparelho fica desligado por muitos dias, ou quando é deslocado fisicamente enquanto está sem ligação aos satélites. Mas mesmo nesses casos, demorará mais uns minutos é certo, mas ainda assim o GPS conseguir-se-á posicionar sem recurso a dados móveis de operador.

Para se localizar o GPS precisa de saber a posição dos satélites que está a "ver", essa informação pode lhe ser transmitida ou diretamente por um qualquer satélite do sistema, ou por uma ligação de dados com essa informação. Portanto seja como for o aparelho terá de fazer esse download de informação, ou diretamente de três satélites (o que é mais demorado), ou por um ficheiro que chegue por dados com a localização da totalidade dos satélites (o que é mais rápido).

Em resumo, para a localização os dados móveis em situações específicas permitem um posicionamento mais rápido, mas em caso algum são imprescindíveis. [;)]

Last edited:
O Here Maps tem mapas offline para a Europa toda ... de borla.

O aparelho GPS é uma espécie em vias de extinção...

É ? E o sobreaquecimento dos smartphones com GPS..... Uma coisa é usar de vez em quando outra é usar com alguma intensidade como é o meu caso. Claro que tambem depende se é um smartphone de 150 euros ou de 700 euros.

E como as câmaras de filmar e fotográficas.....um telé nunca substitui uma câmara, para um uso minimamente decente daquilo que é tirar uma boa foto.

Mas um GPS mesmo de 100 e poucos euros já tem actualizações gratuitas, e mapas tambem de toda a europa ( alguns com europa de leste ) .

Olha num dia de 40º fazer uma viagem de várias centenas de KM, com o smartphone no pára-brisas....há-de lhe dar uma saúde...:(

Mas depois existem os GPS a 600 euros....deve ser mesmo só pra uso profissional digo eu.

É ? E o sobreaquecimento dos smartphones com GPS..... Uma coisa é usar de vez em quando outra é usar com alguma intensidade como é o meu caso. Claro que tambem depende se é um smartphone de 150 euros ou de 700 euros.

E como as câmaras de filmar e fotográficas.....um telé nunca substitui uma câmara, para um uso minimamente decente daquilo que é tirar uma boa foto.

Mas um GPS mesmo de 100 e poucos euros já tem actualizações gratuitas, e mapas tambem de toda a europa ( alguns com europa de leste ) .

Olha num dia de 40º fazer uma viagem de várias centenas de KM, com o smartphone no pára-brisas....há-de lhe dar uma saúde...:(

Mas depois existem os GPS a 600 euros...deve ser mesmo só pra uso profissional digo eu.
Sem duvida alguma, essa é a umas das minhas áreas profissionais com centro técnico exclusivas para 4 marcas GSM e uma outra de comunicações rádio terrestre e maritima há cerca de 20 anos.

Telemóveis e Smartphones a servir de receptores de GPS, já existe desde 1997 mas simplesmente mais uma brincadeira, recorda-me o 1º. telemóvel compatível em que se colocava um cartão 2 GB com um mapa Navteq ou da TomTom, eram os Nokia 6630 e depois o 6680.

Hoje 90% dos smartphones tem uma APP com mapas e uma antena interna de GPS. Eu tenho o meu velhinho iPhone 4S com uma app da TomTom, que nunca sequer o usei, mas é actualizado periódicamente.

Para viagens quer seja uma aeronave, um barco ou viatura terrestre usam GPS.

Atualizei hoje um Garmin Nuvi 1490 T com a versão City Navigator Europe NT 2016.

I3ZYRAK.jpg

Mas depois existem os GPS a 600 euros....deve ser mesmo só pra uso profissional digo eu.
Actualmente um GPS topo gama para ligeiros, custam cerca de 380,00€, motociclos o GPS topo gama custam cerca de 650,00€ e para pesados mercadorias são mais caros, dado aos desvios por não poderem circular em diversas estradas ou localidades, devido altura, largura e comprimento em caso de veículos articulados, o topo gama ronda os 499,00 € (há 4 anos custavam cerca de 1000€) e depois existem outras marcas mais para veículos automóveis e motociclos também com preços desde x até y.

Este actualizado hoje, em ecrã auto (muda de luz e cor, dia/noite) e 3 horas de atraso, não acertei a hora. Poucos pormenores dado a circulação em estradas vacinais (rural).

a1HjztM.jpg

Last edited:
Um bom smartphone chega e sobra para um uso normal, actualmente até o google maps (necessita dados) disponibiliza informações mais completas que um GPS
Afinal um GPS não é muito diferente de um smartphone usam um sistema operativo tipo windows onde corre o software em tudo idêntico ao Smartphone, a única diferença é em alguns GPS mais caros terem um hardware melhor sendo mais potentes e precisos, mais isso só fará diferença em casos muito pontuais ou de necessidade de uma grande precisão.
O essencial é aprender a usar bem o sistema, pois pequenos enganos na programação podem levar a grandes enganos na viagem, convém sempre verificar tudo para não ter surpresas.

Uso o meo drive desde que tenho smartphone, encostei o tomtom pra sempre...
Como já disse tive alguns carros com GPS, ainda tenho 2 carros com GPS integrado, nunca uso os mesmos.

Anda-se com os portáteis na pasta ou na caixa da bagageira e apenas se usam quando é mesmo necessário ir aquela rua ou ao beco da Maria da Fonte, sim, basta ligar colocar no vidro e segue.

Mas que estes receptores com os mapas Navteq ou dos mapas Tele Atlas são uma mais valia em muitas ocasiões.

Smartphones ou telemóveis para mim são apenas para fazer ou receber chamadas telefónicas e em casos pontuais enviar ou receber uns e-mail em viagem, quando não se leva o ipod e alguns fazem bem o papel de câmara fotográfica, mas nada parecido com uma SRL Reflex, claro.

O meo drive é bom para desenrascar, mas em termos de POI e de certas moradas fora dos centros é para esquecer. As vezes preciso de ir a fornecedores novos e pesquiso a empresa no meodrive, quase sempre falha... Tenho que procurar na net e por a morada direitinha, mas nem sempre da

Enviado do meu XT1068 através de Tapatalk

Back