Compra de mota - ajuda

ja agora pra quem tem mota e nao sabia disto, fica aqui o link .. introduz a matricula e contempla a prendinha!

Instituto da Mobilidade e* dos Transportes Terrestres

Ainda no final do ano passado fui mandado parar pela polícia (operação stop) e nada me disseram (de moto) acerca das inspecções, aliás no "seio" dos amigos ainda ninguém tem conhecimento :confused:.

Em relação ás inspecções e matrículas canceladas, hã muita coisa que se fala e não é verdade.

Tenho um carro parado hã 17 meses e a matrícula não foi cancelada (ainda bem), verifiquei agora mesmo...

e mais acrescento...

como nao tens carta de moto, e tens uma moto em tua propriedade, es obrigado a fazer seguro a mesma, mesmo q esta esteja parada ou pendurada numa parede!
aproveitas e pedes a alguem q tenha carta a uma boa duzia de anos, para fazer um seguro em nome dessa pessoa, e assim usufruires de todos os beneficios e vantagens de um encaratado com boas indicaçoes!

porque a partir do momento em q compras uma mota, e tens carta de conduçao, es obrigado a fazer o seguro em teu nome, e com isso vais sofrer....BASTANTE...as agravantes de um seguro de mota!

na altura em q comprei a minha mota, uma GSX R600 (ja nao a tenho), andei a fazer umas simulaçoes em varias companhias de seguro...ja para nao falar q mais de metade delas nao te fazem seguro para mota a uma pessoa com 0 (zero) experiencia!!! e as poucas q conseguia, ou porque ja la tinha um seguro, ou porque me obrigavam a fazer mais um seguro qualquer para me poderem dar o seguro de mota, obtinha valores anuais para cima de 1mil€'s...o seguro mais barato! para alem do outro seguro q ja tinha ou q tinha q fazer!

a minha sorte foi ter comprado a mota antes de tirar a carta, e fiz o seguro para a mota em nome de um tio meu, e mesmo assim nao me livrei de pagar bem mais da mota q eu pago do carro!

e mais acrescento...

como nao tens carta de moto, e tens uma moto em tua propriedade, es obrigado a fazer seguro a mesma, mesmo q esta esteja parada ou pendurada numa parede!
aproveitas e pedes a alguem q tenha carta a uma boa duzia de anos, para fazer um seguro em nome dessa pessoa, e assim usufruires de todos os beneficios e vantagens de um encaratado com boas indicaçoes!

porque a partir do momento em q compras uma mota, e tens carta de conduçao, es obrigado a fazer o seguro em teu nome, e com isso vais sofrer....BASTANTE...as agravantes de um seguro de mota!

na altura em q comprei a minha mota, uma GSX R600 (ja nao a tenho), andei a fazer umas simulaçoes em varias companhias de seguro...ja para nao falar q mais de metade delas nao te fazem seguro para mota a uma pessoa com 0 (zero) experiencia!!! e as poucas q conseguia, ou porque ja la tinha um seguro, ou porque me obrigavam a fazer mais um seguro qualquer para me poderem dar o seguro de mota, obtinha valores anuais para cima de 1mil€'s...o seguro mais barato! para alem do outro seguro q ja tinha ou q tinha q fazer!

a minha sorte foi ter comprado a mota antes de tirar a carta, e fiz o seguro para a mota em nome de um tio meu, e mesmo assim nao me livrei de pagar bem mais da mota q eu pago do carro!

Para cima de 1.000€??

Seguro contra danos próprios, certo?

Na minha ZX-10R pago 140€ anuais, pouco mais que o selo [:)](101€)...

Atenção que as motas por enquanto não fazem inspecção aquilo que está no site é para os automóveis,essa de as motas irem á inspecção se for aprovado irá ter uma primeira fase em junho ou julho para as motas de alta cilindrada depois é que irão as 50cc.

De facto tens razao pode haver confusao.
No site da motonline ha a referencia de que a inspecao teria de ser efectuada a partir de 2008 1.º Semestre.
No site do IMTT quando se refere ao numero 900.000 apenas se refere a "veiculos" nao especificando motas, carros ,etc, mas fiz cruzamento de informaçao, engano meu.

Reposição de Matrículas Canceladas por falta de IPO

O que continuo a nao entender é que introduzi a matricula da minha 50 cc e ate agora ta a papelada toda em ordem e me diz "matricula cancelada"

Segunda tenho que telefonar ao IMTT nao so por causa disso mas tambem porque a informaçao que recolho e contraditoria.

De qualquer maneira afinal nao ha certezas quanto a esta informaçao. Segunda se puder coloco aqui o que eles me disseram.
Se tens já a matricula nova e foste introduzir os dados dessa mesma no site esquece aquilo é só para os carros não para as motas.
[:D]

Bem, já me pregaram um susto com essa história das matrículas canceladas por falta de IPO.

Fui mesmo agora ver a minha...

Como foi dito, ainda não foi introduzida a obrigatoriedade de inspecção das motas.

Mas na minha disse "matrícula não cancelada"
É que tens que ver que as matriculas das motas são agora como as dos carros se introduziste a tua matricula da mota num sitio que é indicado para os carros o site dá-te a indicação que aquela matricula de carro já foi cancelada.Penso que seja isso mas sempre podes informar-te para tirares as dúvidas.
Isso de as motas irem ás inspecções ainda tem que correr muita tinta pois os centros de inspecções ainda não estão preparados para o efeito.
A minha matricula da 50cc introduzi e diz-me matricula não cancelada.

Muito boa noite ..
Estou prestes a comprar uma 200 cc mas tenho umas duvidas ..
Nao tendo ainda a carta para este tipo de mota e possivel a mota ficar no meu nome?
Ja agora alguem sabe quanto fica passar a mota para meu nome?

Agora mudaram a DGV para o IMTT passei la no site mas aquilo nao tem informaçao nenhuma.

Outra coisa tenho uma 50 cc e verifiquei agora que me cancelaram a matricula por falta de inspeçao?!!?:confused:
Que fazer agora? ir a um centro de inspecao e pedir nova matricula via requerimento e pagar o respectivo imposto??

(refira-se aqui o àparte: ja paguei um imposto para pedir matricula nova, outro para registo inicial de propriedade, agora arranjaram mais uma maneira de me irem ao bolso so por causa do raio de uma 50 cc !!! Cambada de #$%$#&#$/#$%[8b][8b])

Peço desculpa o Off topic mas realmente no forum motonline estavam lá 2 users o que nao me parece ser um publico de numero suficiente para me ajudar nestas duvidas ..

Cumprimentos a todos e obrigado

- O registo de propriedade do veículo pode ser em nome de um ou mais titulares mesmo sem carta de condução. É óbvio que para o uso do mesmo na via pública a carta é obrigatória

- Transferência de propriedade (se não estou em erro) - 60€ (emolumentos) + 3€ (imposto)

- O cancelamento da matrícula não foi por falta de IPO pois os ciclomotores e motociclos não são sujeitos a tal. Foi pelo extinção das matrículas camarárias a serem substituidas por matrículas atribuídas pelo IMTT. Assim é mais fácil para as autoridades atribuir coimas pois deixam de necessitar recorrerem às câmaras municipais para identificarem o proprietário.

- A troca das chapas começou no final de ano de 2006 em que todos os ciclomotores matriculados até 1989 tinham que trocar a chapa até dia 31 de Dezembro de 2006 de forma gratuita, quem não o fez até esta data e o venha a fazer depois passa a pagar uma taxa na antiga DGV de 33 €.
Os ciclomotores matriculados a partir do dia 1 de janeiro de 1990 têm que trocar até 31 de dezembro de 2008 e será gratuito, quem trocar após esta data passa a pagar tambem 33 €

CAPÍTULO VI

Disposições finais

Artigo 33.º

Troca de livretes atribuídos pelas câmaras municipais

1—As matrículas válidas atribuídas por câmaras municipais devem ser canceladas e

substituídas, a requerimento dos interessados, dentro dos seguintes prazos:

a) No ano de 2006, para os veículos matriculados até 31 de Dezembro de 1989;

b) No ano de 2007, para os veículos matriculados entre 1 de Janeiro de 1990 e 31

de Dezembro de 1999;

c) No ano de 2008, para os veículos matriculados entre 1 de Janeiro de 2000 e 31

de Dezembro de 2005.

2—As matrículas atribuídas pela Direcção-Geral de Viação no âmbito do

estabelecido no número anterior são da série geral em uso naquela Direcção-Geral,

procedendo-se à sua atribuição em simultâneo com o cancelamento da matrícula

atribuída pela câmara municipal.

3—Após o cancelamento da matrícula referido no número anterior, deve ser dado

conhecimento à respectiva câmara municipal, com indicação do novo número de

matrícula atribuído ao veículo.

4—Para cada veículo matriculado nos termos do presente regime transitório é

emitido um documento de identificação do modelo em uso na Direcção-Geral de

Viação, devendo ser averbado no mesmo o número da matrícula anterior.

5—Para efeitos do referido nos n.os 1 e 2, o requerimento a solicitar a emissão de

novo documento de identificação do veículo deve ser acompanhado do original do

livrete do veículo ou de documento equivalente emitido pela respectiva Câmara

Municipal.

6—A emissão de documento de identificação do veículo efectuada nos termos do

n.º 1 não carece do pagamento de taxa.

7—Sempre que o cancelamento e a substituição previstos no n.º 1 sejam

efectuados depois dos prazos fixados no mesmo número, é devida a taxa

respectiva.

Última edição:
Tenho umas dúvidas pelo que decidi ressuscitar este tópico em vez de criar outro (espero que o autor não se importe..).

Transalp 650 usada, que basicamente tem estado parada durante um ano ou mesmo ano e meio.

Ela pouco antes de ser encostada fez a manutenção necessária (óleo incluído).

Precisa de rolar de fazer cerca de 700 a 800 kms por mudança de residência. Ao fim de todo este tempo parada o óleo ainda reterá propriedades suficientes para fazer a viagem ou deveria ser mudado já?

O motor está a falhar MUITO ligeiramente, quase só ao arrancar devagaríssimo (muito baixas rotações...) e algo quase imperceptível ao ralenti. Serão certamente as velas, mas será que em andamento "limpa" o cascão de ter estado parada ou irá piorar?

Obrigado.

PS: A moto está numa zona que facilmente baixa dos 0º C durante o pico do inverno.

Tenho umas dúvidas pelo que decidi ressuscitar este tópico em vez de criar outro (espero que o autor não se importe..).

Transalp 650 usada, que basicamente tem estado parada durante um ano ou mesmo ano e meio.

Ela pouco antes de ser encostada fez a manutenção necessária (óleo incluído).

Precisa de rolar de fazer cerca de 700 a 800 kms por mudança de residência. Ao fim de todo este tempo parada o óleo ainda reterá propriedades suficientes para fazer a viagem ou deveria ser mudado já?

O motor está a falhar MUITO ligeiramente, quase só ao arrancar devagaríssimo (muito baixas rotações...) e algo quase imperceptível ao ralenti. Serão certamente as velas, mas será que em andamento "limpa" o cascão de ter estado parada ou irá piorar?

Obrigado.

PS: A moto está numa zona que facilmente baixa dos 0º C durante o pico do inverno.

Seguindo o próprio manual (e olha que os manuais da honda conheço eu bem), quando se tenciona parar uma mota durante muito tempo, é suposto mudar-se o óleo antes de a parar, e mudar novamente quando se voltar a andar com ela.

O conceito é que o óleo ganha humidade (faz parte das suas características absorver a humidade), e mesmo que estivesse fechado numa prateleira, um óleo tem um tempo de "vida" de prateleira.

No entanto, há uma semana atrás estava eu no final de noite a falar com um amigo e a dizer que tinha de trocar o óleo da minha CBR1100xx, porque tem 3 anos, apesar de só ter uns 3000 km (o ano passado quase não andei), e ele riu-se e disse-me:

Tenho de fazer o mesmo à minha (uma Africa Twin), porque já não mudo desde...(e ficou a fazer contas)...
...1997 !!!

É certo que ele pouco anda com a mota, mas 13 anos num óleo...:sh)
...e funciona aparentemente de modo normal.

Ou seja, eu acho de todo conveniente substituíres o óleo (também não é nada caro), apesar de não ser um óleo com 12 ou 18 meses que te vá gripar um motor (só se fosse óleo fula).

Quanto às velas, acho que deves substituir (e aproveitar para ver o filtro de ar). Nas motas, as velas têm um comportamento "curioso", particularmente nos modelos de carburador:

- Por vezes perdem rendimento por idade sem ter muitos km e nenhum desgaste visível;

- (pior ainda) por vezes falham sem aviso, ou seja, um dia de manhã vais a por a mota a trabalhar, não pega logo, dá um ratér e podes ir buscar umas velas novas a pé porque já não pega mais.
Isto já me aconteceu algumas vezes na cbr600 F2 que tive.

Se ela já te está a avisar, nem penses duas vezes, porque é muito chato ir para sair com a mota e ficar apeado.

Tirando esta manutenção básica, a Transalp é mota para fazer km "a dar com um pau" sem parar.[;)]

Obrigado pela resposta rca33 :)

Não sabia dessa do óleo absorver humidade...acho que vou aproveitar e mudo óleo, velas e ver o filtro de ar. Até porque estou a considerar fazer muito mais quilómetros do que aqueles que inicialmente tinha em mente.

Essa do ratér é que é tramada, mas então imagina acontecer a meio de uma viagem....Acho que um par extra guardado debaixo do banco deve ser uma boa ideia.

Quanto aos quilómetros que ela pode fazer, já tinha ouvido dizer que é mota para andar e andar. Assim espero :)

Última edição:
Voltar
Superior