Compra de Primeiro Carro

PapaHet

New member
Boas pessoal,

Finalmente necessitei e irei comprar o meu primeiro carro. Depois de andar com um Punto 1.2 HLX de 2000 (emprestado) e um Mazda 323p (que ia ser meu mas sofreu um acidente "letal") decidi juntar uns trocos e comprar o meu charuto. Tenho carta à 5 anos e o propósito do mesmo será apenas deslocações para o trabalho, cerca de 20km por dia. Pensei num monovolume, mas noto que gastam mais e, não tendo filhos, não preciso de um carro grande.

O meu orçamento será sempre no máximo de 2000€ esticadinhos. Vou comprar apenas em stand por motivos de garantia (já vi 2 ou 3 em porto e braga que dão os direitos sem contestar). Pensei nos seguintes modelos:

- Renault Twingo
- Fiat Seiscento
- Lancia Y
- Fiat Punto MK1 (75 ou 85)

Não tenho mais ideias, mas dentro do orçamento e quilómetros isto deverá ser mais ou menos o que conseguirei. O que recomendam? Já agora, conhecem alguns stands no Porto, Braga ou Gaia que vendam usados sem que eu tenha que me chatear em perguntar se dão garantia (sei do enquadramento legal. Apenas não me quero estar a chatear)?

Obrigado

Sent from my A0001 using Tapatalk

Punto mkII e para esquecer, fiabilidade 0. Vi um Nissan Micra muito engraçado que encaixava bem no que pretendo.

Alguns stands que conheçam que sejam minimamente serios? Porto, braga, Gaia.

Punto mkII e para esquecer, fiabilidade 0. Vi um Nissan Micra muito engraçado que encaixava bem no que pretendo.

Oi ??? O punto é sim muito fiavel e aquele motor muito bom !

O meu vizinho trocou o ibiza 6l 1.2 por problemas pelo punto mk2 e esta satisfeito !

O Peugeot 106/Citroen Saxo é uma das melhores escolhas de preferência os phase II, carro simples, barato, fiável, com muitas peças disponíveis por aí, económico, etc..

nao te percebo... tenho 1 MK2b com o 1.2 16v (80cv) e tirando peças de desgaste vai com 215 mil e nunca deu problema. mesmo fazendo viagens longas a cada 2 semanas a ritmos de AE não gasta 1 pinga de óleo.

até digo diferente, e embora seja algo relativo, com tantos a andar por ai ainda diria que a fiabilidade não é assim tão má. essa mania que os italianos não prestam... :sh)

O que pode dar problemas com estes carros é a direcção assistida, de resto é tão ou mais fiável que qualquer outro. Mas, tal como tudo, é preciso sorte e escolher algo que nao venha logo a cair de podre.

Pessoal, eu andei os últimos 5 anos com um punto MKII. O motor é bom, mas o resto é um chorrilho de problemas. Posso dizer que o carro é da minha Avó e nem 200k tem. Já levou 2 colunas de direcção, queima luzes que é uma parvoice, junta, 2 panelas, elevadores dos vidros, duas centralinas. Isto em 5 anos, fora todos os pequenos arranjos.

Pneucareca, esses carros já têm gastos de combustível acima do que pretendo.

Pessoal, eu andei os últimos 5 anos com um punto MKII. O motor é bom, mas o resto é um chorrilho de problemas. Posso dizer que o carro é da minha Avó e nem 200k tem. Já levou 2 colunas de direcção, queima luzes que é uma parvoice, junta, 2 panelas, elevadores dos vidros, duas centralinas. Isto em 5 anos, fora todos os pequenos arranjos.

Pneucareca, esses carros já têm gastos de combustível acima do que pretendo.

Não invalido o que te tenha acontecido, mas nenhum carro é perfeito, e há exemplares de carros geralmente fiáveis que dão problemas e o inverso também é verdade. Justificares a tua decisão em não ter outro Punto com o que passaste é perfeitamente aceitável, justificares com o "fiabilidade 0"... já não [;)]

Não invalido o que te tenha acontecido, mas nenhum carro é perfeito, e há exemplares de carros geralmente fiáveis que dão problemas e o inverso também é verdade. Justificares a tua decisão em não ter outro Punto com o que passaste é perfeitamente aceitável, justificares com o "fiabilidade 0"... já não [;)]
Se passei as passas do algarve com um que foi comprado novo não consigo justificar a mim mesmo ir buscar um usado hehe

Tive a dar mais uma vista de olhos e dentro do preço que pretendo dar encontro estes modelos:

- Pug 106 restyling
- Nissan Micra
- Renault Clio MKII

Estes são os mais "desejados". Já descartei o Punto MKI e MKII, Twingo e os MKI dos modelos mencionados.

Sabendo que o saxo e o 106 são basicamente o mesmo carro, que motorizações serão mais poupadinhas em consumo cidade? Já agora, o que devo procurar ao ir ver estes modelos? (Defeitos, problemas conhecidos, etc)

Mete ai o 1.25 do fiesta !

Muito do que referes são componentes de desgaste !

Amortecedores
Filtros
Luzes
Panelas
Elevadores dos vidros
Etc
Todos teem que se substituir algum dia !

Mete ai o 1.25 do fiesta !

Muito do que referes são componentes de desgaste !

Amortecedores
Filtros
Luzes
Panelas
Elevadores dos vidros
Etc
Todos teem que se substituir algum dia !

Sim, eu sei. Anormal é levar duas panelas em 50k km, um conjunto de médios a cada 2 meses, duas centralinas em 2 anos, etc. Atenção, o motor daquilo é de ouro, mas a electrónica é Cocó.

Esses fiestas são fiáveis? Tinha ideia que esses motores eram fraquitos e bêbados.

Sim, eu sei. Anormal é levar duas panelas em 50k km, um conjunto de médios a cada 2 meses, duas centralinas em 2 anos, etc. Atenção, o motor daquilo é de ouro, mas a electrónica é Cocó.

Esses fiestas são fiáveis? Tinha ideia que esses motores eram fraquitos e bêbados.

O 1.2 do fiesta a par do 1.2 16v da fiat são os melhores motores 1.2 do mercado.

Tenho um1.25 com 376 mil kms .
Medias de 7 litros.

E não é anormal levar 2 panelas ! Basta dormir na rua que é meio caminho andado para apodrecer

Pessoal, depois de ver possíveis negócios decidi esticar o meu preço ate 2k. Já falei com a namorada e decidimos ir para um destes modelos. Preciso de opiniões a nível de fiabilidade, manutenção e consumos!

- Peugeot 106 1.0 ou 1.1
- Renault Clio mkII 1.2
- Opel Corsa B 1.2
- Peugeot 206 1.1 ou 1.2

Obrigado!

Focus aqui para cima é complicado e cheira-me que o 1.6 vai gastar bem mais em consumo misto que as outras soluções. Obrigado pelo feedback até agora.

Back