COMPRA de SMART... Dúvidas !

blackalfa

New member
Ora viva!

A minha mulher, após mais de uma década sem conduzir, decidiu tomar coragem e inverter o rumo às coisas. E vai começar, comprando um SMART ! Esse meio que serve para levar do ponto A ao ponto B... :sh)

Como ela quer gastar o minimo possivel, o orçamento nao passa dos 2.500 EUR.

O que tenho visto no mercado sao SMARTS com 100.000 km - 160.000 km, de 2001 - 2003. Os de 2004 já vão acima dos 4.000 EUR.

Na realidade, tenho imenso medo de comprar um "veículo" do género, com suposta utilização sempre citadina, com um motorzinho minusculo e com centenas de milhares de kms, sem saber praticamente nada do seu historial.

Alguem tem experiencia nesta situacao em concreto? O que devo esperar de um SMART com 120k ou 140k ?

Se fores ver os sites de venda alemães vais ver que por lá têm muitos mais que os que se vendem no burgo.
Aconselho-te a passares pelos foruns especificos do modelo.
Há também oficinas especializadas neles que podem ajudar-te na escolha. São carros valorizados e que só agora começam a ter unidades a preços abaixo dos 3000, se tivermos em conta os anos e preço em novo é um preço elevado. Se a ideia é aproveitares a caixa auto, convém também veres se não encontras outros "minis" no mercado com.

Os cdi devem ficar de fora, porque sao mais caros, e o que gastam vs. os gasolina... nao compensa.

Os mhd tambem sao a diesel ?

Nao quero comprar importado, porque dá imenso trabalho, fora o que se paga em impostos...
Realmente é verdade, é um modelo que tem uma valorizacao "estupida", face ao "carro" que é. Vá-se lá entender...
Outros minis nao me parece que encontre. Pelo menos, a 3000 EUR... :confused:

Tenho receio é do estado que um 800cc pode estar, após 120.000 ou 150.000 kms...

Se estiver tudo aparentemente ok não vejo qual o problema em comprares. Fiz milhares de km's num já a caminho dos 300.000 e se é verdade que foi tendo os seus problemas (caixa, intercooler...) cumpriu com o que se exigia dele. Já agora, o dono vendeu-o porque os problemas começavam já ser recorrentes, mas não há milagres...

Penso que devias ponderar era alternativas, tipo outros citadinos como o trio de que faz parte o Aygo...

c1, aygo, iq, piaggio, papa-reformas..[:D]

Agora mais a sério, andei a ver um para a maria há uns largos meses, e percebi que pedir um smart decente a menos de 3k/4K era como pedir à Sofia Vergara que casasse comigo. Não impossível....mas extremamente improvável.

Importar um Smart de 1ª geração poderá ficar mais barato do que comprá-lo cá. Tenho a ideia de que sendo um motor de 600cc nem tem que pagar a diferença de IA (se ainda não é assim, já foi em tempos).

De qualquer forma, talvez arranje (pelo mesmo orçamento) carros mais recentes e em condições razoáveis. Se o problema for estacionar, com alguns euros pões sensores no carro.

Se a ideia é até 2.500€ provavelmente o orçamento nao deve ser grande, mas um a esse preço depois vai ficar acima disso pois a manutençao nao é barata.

A minha mulher é muito inexperiente na condução. Para recomeçar a conduzir após 15 anos, ela nao tem a confiança necessária, portanto, tem de ser um micro-carro e com mudanças automáticas. O SMART enquadra-se naquilo que ela procura, alem de que (nao sei porque!) ela gosta do conceito Smart.

Na realidade, até 2.500 e com mudanças automáticas... sem ser SMART, nao tenho nada no mercado.

Pronto, enfim... vamos lá ver o que consigo arranjar.

http://www.standvirtual.com/carros/anuncios/Renault/Twingo/P7910702/

p7910702_5x.jpg

p7910702_13x.jpg

http://www.standvirtual.com/carros/anuncios/Fiat/Punto/1.2-ELX/P7892861/

p7892861_3ab.jpg

Até 2500eur não não tens.
Estes 2 estão abaixo dos 3000eur. O dinheiro que 'poupas' num smart de 2500eur desaparece na manutenção rapidamente.

Por mais 500€ () há ainda o Panda de 2ª geração que, apesar de não ter caixa auto, tem a direção assistida com sistema City, extremamente útil para as manobras citadinas e que cabe em qualquer buraco.

Como ex dono de varios twingo so posso aconselhar, manutencao do mais barato e um excelente companheiro, sem dar chatices.

Automático vai gastar mais que o smart mas é muito mais carro mesmo. Se for manual gasta o mesmo.

Qualquer carro é muito mais carro que o Smart, agora, nenhum cabe é onde o smart cabe.

Quanto aos consumos, o CDI é magnífico, mas quanto aos gasolina, alguem sabe se gastam muito?

"Ouve" o que o maxpayne diz. Twingo e Punto, ambos boas opções a nível de segurança, economia e dimensões. Se fores para o Twingo procura um dos últimos, já de 4 estrelas de segurança.

O que meti é 3 estrelas. os de 4 estrelas sao de 2007 para a frente, mas por menos de 3000eur é impossível.
eu achei piada a este twingo. parece-me bem. o Punto claro que é mais carro.

Back