Compra de Veiculo Electrico (Ajuda)

mamoralvega

New member
Olá a todos.
Estou a ponderar comprar um veiculo electrico mas não sei qual e agradecia a vossa ajuda.

Enquadramento:
O Carro será usado para fazer várias viagens de 400km (200km para cada lado) durante a semana (2 e as vezes 3), sendo que, as vezes, são em dias seguidos.
Tenho possibilidade de fazer o carregamento em casa (garagem + paineis solares).
A viagens são de 200km para cada lado sem possibilidade de carregamento no destino, ha carregadores apenas durante o percurso.
No percurso tenho os carregadores Tesla de Alcacer do Sal, Ionity de Aguas de Moura e os da auto-estrada A2.

Km feitos Anualmente: Cerca de 30.000km

Caracteristicas do percurso:
120km de Auto-Estrada onde normalmente ando a 120km/h.
80km de Nacional onde normalmente circulo a 95km/h-105km/h.

Caracteristicas do Carro pretendidas:
1- Conforto (preciso de um carro com bancos e suspensao que permitam fazer as viagens (as vezes seguidas) sem sofrimento para as costas (tenho problemas lombares).
2- Autonomia/eficiencia: O ideal seria fazer ida e volta e só carregar em casa. Sendo isto impossivel, parar uma vez apenas, respeitando a questão de não carregar a bateria mais do que 80% nem deixar que caia abaixo dos 20% (para salvaguardar a sua vida util).
3- Fiabilidade:

Gama de Preços (sera uma compra individual. Não tenho nenhuma empresa): Até 50.000€ (flexivel)

Apenas fiz test drive ao Tesla Y (modelo antigo) e não gostei do conforto (suspensao!?)

Agradeço a ajuda. Se houver alguem com experiencia de viagem semelhante agradeço a partilha de experiencia.

PS: Tenho um Volvo XC40 hibrido plug-in e gasto cerca de 400€ mensais em gasolina.
 
Independentemente do resto, julgo que vale sempre a pena refazer o teste para o novo y, já que a suspensão foi reformulada. Mas não há milagres, são carros de 300cv, não são de 150cv.

Para o tipo de viagem, não acho de todo descabido colocar na balança um model S usado se o 3 não for suficiente em espaço, iria para um sedan para poder abusar da velocidade sem problemas de maior. Subindo também no conforto.
 
Última edição:
Hoje em dia qualquer carro com uma bateria superior a 80 kw consegue fazer esse percurso, tenho um eléctrico (suv) com uma bateria 87 kw, aerodinâmica de parede[:D], peso a volta dos 2200 kg, e sabendo que o maior inimigo do ve é autoestrada (velocidades acima dos 130 km/h), nesse percurso são 120 +120, ou seja, 240 km no total, o resto do percurso é pacífico, acredito que não seja necessário fazer nenhum carregamento fora de casa, dito isto, e tendo em conta esse orçamento iria ver o Scenic ou/e podendo esticar o orçamento, um 3008/5008 com 97 kw,, isto querendo um Suv, uma berlina será mais eficiente mas neste momento não vejo nada de jeito[:D], sei que até uns tempos para cá recomendava muito a Tesla mas depois de musk se revelar ser uma pessoa[:vm)]nem 1 cêntimo, em relação a ma(e)rc(d)a chinesas, igual nem 1 cêntimo, por causa da pandemia provocado por eles e estão a aumentar o fabrico de material militar (para invadir Taiwan ou/e para ajudar a ruSSia), por isso esta é a minha opinião mas cada um faz o que bem entender com o seu dinheiro, uma coisa é certa com um ve vais reduzir em muito esse gasto mensal.

Cumps
 
Xpeng G6 ou P7, VW ID7(há carro e station), BYD Seal, 308... Ou um dos Tesla(se tiver mesmo de ser).
Diria para ires ao e-car show agora no fim de maio e fazeres uns TD aos que mais te interessarem.
 
tenho duvidas que o 308 faça 400km em auto estrada... Talvez o 3008. Ainda há os Id3 77kw, Polestar 2 (para quem está habituado ao ambiente volvo), Arya ou o Kia EV3 77 (este tenho a certeza que faz o percurso todo sem carregar).
 
Esse carro também vai fazer quilómetros anuais significativos, era muito mais seguro ir para uma marca com vários exemplares a fazer 600/700mil km sem problemas, mas isso já pesa na consciência de cada um.

Agora o facto é por exemplo carros de bateria 95/100kwh com consumos elevados, vão te obrigar a carregar os 95kwh numa noite, se só tiveres monofásico, tipo 32Amp para o carro isso dá quase 14h de carregamento, não tens carga para a viagem do dia seguinte provavelmente, no teu caso será interessante analisar também os consumos reais da opção e a potência elétrica disponível!

Trabalha nisso…

Somava as melhores escolhas que me parecem um model 3 long range/model S normal 2021 já com interior atual, talvez um id7, polestar 4, xpeng p7, byd seal…
 
tenho duvidas que o 308 faça 400km em auto estrada... Talvez o 3008. Ainda há os Id3 77kw, Polestar 2 (para quem está habituado ao ambiente volvo), Arya ou o Kia EV3 77 (este tenho a certeza que faz o percurso todo sem carregar).
Nem me lembrei disso dos 400km. Tens razão
 
Obrigado a todos pelas respostas.

Em relação ao tesla model 3, apos perguntar a varios proprietarios, a maioria falou-me que o carro de facto é muito bom mas que o ponto baixo é precisamente o conforto.

Em relação a marca peugeot, tenho ideia de ter lido que os EV da marca apresentavam varios bugs ao nivel de software (ou sera que estou a fazer confusao com a citroen!?).

Instalação electrica em casa é monofasica.

Kia Ev3 é confortael???

Falaram também no espaço. O espaço não é factor. Não preciso de muito espaço. Daí nao qprocurar um carro grande (id7 fora da equação). O ID5 e ID4 acho bonito. Alguem com conhecimento sobre o conforto?

Ontem, deposi de escrever, li um artigo na "razao automovel" sobre os novo electricos da BMW sabem a data de lançamento destes modelos?


Obrigado mais uma vez
 
Os ID4/5 com a suspensão DCC são bastante confortáveis, se calhar não tanto como os franceses ou a Mercedes. O meu é um ID3 e já é um bocado mais rijo(até porque não tem DCC e tem jantes de 19").
Dentro do grupo via também o Enyaq e o Elroq(ambos com o pack maior devem fazer a viagem sem problemas).
 
1- Conforto (preciso de um carro com bancos e suspensao que permitam fazer as viagens (as vezes seguidas) sem sofrimento para as costas (tenho problemas lombares).
[/B]


Risca a tesla.

Procura, no mínimo, um polestar 2 long range (82kWh), ou um kia ev6 (84kWh)

Suv com menos de 80kwh, em condições fracas, não vai fazer os 400km desse percurso, a essa velocidade, sem parar a meio.

Não compres um carro que não faça a viagem de uma só vez, nem que para isso tenhas de gastar acima do plafond, caso contrário vais arrepender-te em pouco tempo.

Mentaliza-te que, no inverno e com chuva, é relativamente comum um elétrico necessitar de 50kWh para realizar os 240km em autoestrada a 120km/h. Soma mais 28-30kWh para o trajecto na nacional, são 78-80kWh. Vão haver dias que vais ter mais pressa, na ida ou na volta, e o impacto de mais 20/30km/h na AE vai ser enorme.
 
Última edição:
Risca a tesla.

Procura, no mínimo, um polestar 2 long range (82kWh), ou um kia ev6 (84kWh)

Suv com menos de 80kwh, em condições fracas, não vai fazer os 400km desse percurso, a essa velocidade, sem parar a meio.

Não compres um carro que não faça a viagem de uma só vez, nem que para isso tenhas de gastar acima do plafond, caso contrário vais arrepender-te em pouco tempo.

Mentaliza-te que, no inverno e com chuva, é relativamente comum um elétrico necessitar de 50kWh para realizar os 240km em autoestrada a 120km/h. Soma mais 28-30kWh para o trajecto na nacional, são 78-80kWh. Vão haver dias que vais ter mais pressa, na ida ou na volta, e o impacto de mais 20/30km/h na AE vai ser enorme.

Obrigado pela objectividade. Tenho a consciencia que, nos dias que tenha que fazer a viagem em 2 dias consecutivbos, vou ter que carregar no caminho (uma vez que tendo instalação monofasica, nao ha tempo para carregamento). Mas essa situação particular é diferente da obrigatoriedade de ter que fazer carregamentos em todas as viagens.
 
Só com monofásico vais depender um pouco dos carregadores, e essa zona no verão tem muita procura em certos dias. É possível que venhas a sofrer num ou outro dia aquelas filas demoradas para carregar em cima do tempo de carregamento. É ir com calminha, a gastar pouco!

Acho que o model 3 highland corrigiu alguma da rigidez do meu modelo, mas só experimentando. O model s tem suspensão pneumática, é outra louça mas é grandalhão.

Com um sedan vais conseguir estar 2kwh aos 100 abaixo de um suv tão facilmente, é francamente bom teres quase 10kwh grátis na bateria em cada viagem de 400km.

Retirava o ev3 e colocava o ioniq6 na equação!
 
Pelos videos que vi no youtube o XC40 não tem autonomia, nem de perto, para o percurso.

Tens toda a razão, fiei-me pelo Ev-Database mas esqueci-me que o consumo real era combinado e não de AE (que deve ser de uns 280/300km) .

Mais fiável guiar pela tabela do Bjorn :)

https://docs.google.com/spreadsheet...hMVJH37kwgjE/edit?gid=735351678#gid=735351678

Pelos testes dele, tirando o Model 3 só o i4 e Id7 (ambos fora de orçamento).

edit: apenas filtrei pela autonomia > 400km a 120.
 
Última edição:
Pelos requisitos, e atendendo a lombar (same here..) eu diria que vale a pena ver os VW. Pessoalmente gosto do ID.5 mas são gostos...
Os Kia também têm versões mais recentes com baterias de maior capacidade, pode valer a pena ver, mas novamente são gostos
 
Pelos requisitos, e atendendo a lombar (same here..) eu diria que vale a pena ver os VW. Pessoalmente gosto do ID.5 mas são gostos...
Os Kia também têm versões mais recentes com baterias de maior capacidade, pode valer a pena ver, mas novamente são gostos
Falando em conforto(e apesar de ele achar o ID7 demasiado) lembrei-me que o ID7 além de bancos refrigerados e aquecidos(que podem funcionar em simultâneo não sei bem como lol), tem um dos melhores sistemas de massagens do mercado:


"ergoActive premium seats. For the first time, the second version of these seats – ergoActive premium – are equipped with two large, extra air pockets in the seat cushion. The goal here is to additionally activate the pelvis and spine. This innovative function has been awarded the seal of approval by the German Campaign for Healthier Backs (AGR) under the category ‘Activation system for vehicle seats’."

https://youtu.be/YGzwFHHbeZY
 
Voltar
Superior