Compra de Veiculo Electrico (Ajuda)

Do que percebi ele fala da instalação monofásica em casa, não no carro/carregamentos de rua.

Eu disse que com monofásico apenas em casa, se chegares com muito perto de 0kwh a casa na bateria, carregar 95kwh a 32Amp numa bateria para o dia seguinte leva 14h, é muito tempo e no dia seguinte se tiver de fazer a mesma viagem (que era uma das condições iniciais) pode depender de uma paragem num carregador DC. Para além do custo, vai ser mais uma paragem em dias consecutivos de deslocações grandes.

É um carro para um uso interessante, vale a pena escolher uma boa solução depois em usufruto, o carregador da Tesla também pode ser uma mais valia em custo de carregamentos pelo menos durante grande parte do ano.

Obrigado a todos pelas respostas.

(...)

Kia Ev3 é confortael???

(...)

Obrigado mais uma vez

Tem sido dos carros mais elogiados em termos de conforto, e um dos mais vendidos na Europa (além de ser carro do ano). Acho que seguramente deves ver este modelo. Além disso a Kia tem uma boa garantia, boa eficiência e um conjunto alargado de stands e rede de apoio. A versão de 78kw vai-te fazer 400 km reais em auto-estrada (420 é a estimativa do sempre muito realista site evdatabase)

https://ev-database.org/car/2212/Kia-EV3-Long-Range.

Tem sido dos carros mais elogiados em termos de conforto, e um dos mais vendidos na Europa (além de ser carro do ano). Acho que seguramente deves ver este modelo. Além disso a Kia tem uma boa garantia, boa eficiência e um conjunto alargado de stands e rede de apoio. A versão de 78kw vai-te fazer 400 km reais em auto-estrada (420 é a estimativa do sempre muito realista site evdatabase)

Ainda que os modelos da Kia/Hyundai já tenham sido dos mais eficientes, actualmente já não são propriamente referência(infelizmente), 420 em tempo ameno, no inverno é bem menos(325).
Mas gosto muito desse EV3 e do EV4.

Eu disse que com monofásico apenas em casa, se chegares com muito perto de 0kwh a casa na bateria, carregar 95kwh a 32Amp numa bateria para o dia seguinte leva 14h, é muito tempo e no dia seguinte se tiver de fazer a mesma viagem.

Não sei se isto é relevante, mas vale a pena partilhar. Instalaram-me esta semana uma Wallbox em casa (BMW - moradia), tenho monofásico 6.9kVA. O carregamento anda entre os 3Kw e os 4Kw. Como costumo carregar na empresa, raramente utilizarei isto em casa, mas ainda não testei carregar com a instalação da casa "em carga", isto é, com forno, placa etc ao mesmo tempo... mas do que experimentei ate agora sem estes equipamentos mais "pesados" ligados (fiz 2 carregamentos de ~1h só para testar) o geral não foi abaixo. Só 1 nota adicional, não tenho paineis solares (para ja), e não sei quanto representam estes carregamentos na fatura

É muito difícil estabelecer uma regra de “sim chega para esses equipamentos”… depende das potências e da simultaneidade com que os usam!

Tudo depende da necessidade, mas por exemplo, eu tenho resistência no termosifao para aquecer a água para os banhos de manhã, ou seja, se tenho 5.75kw contratados e se o depósito gasta 1500w, sei que de noite já só posso carregar a 16/17 amperes se não dispara. Durante as refeições. A minha placa é de 7.4kw, se não estiver limitada na potência, aquilo gasta perto de 4kw só com 2 bicos no boost… é um sorvedor de kW, mais um forno e nem posso estar a carregar ao carro a mais de 5amperes. Se tiver um AC ligado pior ainda.
No meu caso carrego pouco o carro, e aproveito o sol e os painéis, porque se tivesse necessidades de noite, teri de ir para uma wallbox com controlo dinâmico de carga para não estar a disparar o quadro e puxar o mais energia possível. Ou simplesmente passava a 10.35kw de potência… e pagava todos os meses mais potência contratada!

Última edição:
Não sei se isto é relevante, mas vale a pena partilhar. Instalaram-me esta semana uma Wallbox em casa (BMW - moradia), tenho monofásico 6.9kVA. O carregamento anda entre os 3Kw e os 4Kw. Como costumo carregar na empresa, raramente utilizarei isto em casa, mas ainda não testei carregar com a instalação da casa "em carga", isto é, com forno, placa etc ao mesmo tempo... mas do que experimentei ate agora sem estes equipamentos mais "pesados" ligados (fiz 2 carregamentos de ~1h só para testar) o geral não foi abaixo. Só 1 nota adicional, não tenho paineis solares (para ja), e não sei quanto representam estes carregamentos na fatura

O peso na fatura só tu é que podes fazer as contas, pois é muito simples, se estiveste 1h a 4kW gastaste 4kWh, basta veres na fatura o preço do kWh e é como diz o outro, é só fazer as contas.[;)]

Já a questão do geral é só somares o que ligas, tens cerca de 7kW de potência disponivel, se ligas o carro a 4kW sobram-te 3kW, o forno anda pelos 2,5kW, não te sobra muito, já a placa anda entre os 800W e os 7kW, não é facil teres uma resposta direta.

Ainda que os modelos da Kia/Hyundai já tenham sido dos mais eficientes, actualmente já não são propriamente referência(infelizmente), 420 em tempo ameno, no inverno é bem menos(325).
Mas gosto muito desse EV3 e do EV4.

Mas é com -10 graus. Não vai acontecer em Portugal. Por isso normalmente ele faz os 400km.

A 120km/h? Só se for com ac desligado, temperatura exterior a +25º e a chegar com 0-1% ao destino.

2 questões:
1- Dizes que em casa carregs em minifásico, mas a que potência?
2- De certeza que só fazes 30 mil kms/ano? É que apenas 2 viagens/semana totalizando 800 kms em 50 semanas são 40 mil,kms, fora toda a restante utilização nos outros 5 dias da semana.

Eu, tentando pensar de forma racional e objetiva, deixando as politiquices de parte, só pensaria em Tesla Model 3 highland LR RWD. O conforto é de bom nível nesta nova geração, cabe no plafond e ainda sobra, fará os tais 400 kms sem necessidade de carregar, manutenção espartana (atenção que há marcas que o plano passa por 15 mil kms/1 ano), carregamentos mais baratos e mais user-friendly.

Mesmo não gostando das atitudes politicas do senhor, no cenário indicado o melhor carro seria um Tesla Model 3 LR rwd.

Igualmente, haverá um destes, muito idêntico ao meu. E também faz o trajeto referido sem problema. Não tem é bomba de calor, mas sendo viagens no sul do Pais tb não é muito afetado pelo frio.

https://www.polestar.com/pt/preowned-cars/product/polestar-2/b7a1c01c-6584-4283-9421-93970d5a5ae9/

as marcas continuam a dar, em carros com 2, 3, 5 meses de test-drives, o restante dos 36 meses de garantia. é ma vergonha. já em 2007 queriam fazer-me isso, mas comigo tiveram azar, que não comprei. :sh)

as marcas continuam a dar, em carros com 2, 3, 5 meses de test-drives, o restante dos 36 meses de garantia. é ma vergonha. já em 2007 queriam fazer-me isso, mas comigo tiveram azar, que não comprei. :sh)

O que a Polestar refere para o 2 em termos de garantias:
  • Garantia de 3 anos para o veículo

Se alguma peça do veículo falhar devido a um defeito de fabrico, será reparada ou substituída gratuitamente num service point autorizado da Polestar. Esta garantia cobre os primeiros três anos após a entrega do veículo, independentemente de ocorrer mudança de proprietário.

8 anos de garantia da bateria

Quaisquer falhas no desempenho da bateria ou defeitos de material e fabrico serão resolvidos gratuitamente, durante um período de 8 anos ou 160 000 km, o que ocorrer em primeiro lugar. Se o State-of-Health (SoH) da bateria diminuir para menos de 70% da respetiva capacidade original durante os primeiros 8 anos de propriedade, a bateria será substituída gratuitamente.

12 anos de garantia de proteção contra corrosão

Se alguma parte da carroçaria ficar perfurada por corrosão, o(s) painel(éis) afetado(s) será(ão) reparado(s) ou substituído(s) gratuitamente por um service point Polestar autorizado. A garantia anti-corrosão abrange os primeiros 12 anos após a entrega, mesmo perante mudança de proprietário.

Voltar
Superior