Compra ; VW Golf tdi vs Bmw S1

EVOII

New member
Boas, não vou fazer copy parte do formulário para a compra de um carro, visto que a decisão vai ser entre estas duas propostas:

-VW Golf 7,5 (1.6 TDI DSG, 115ps) 2018
Equipamento : Versão confortline (inclui gps) e cx auto

- Bmw 116d Lci auto (2018)
Equipamento: Versão sport, cx auto, iluminação led, gps business

Sem entrar em grandes discussões a aquisição desta viatura vai servir um propósito mt específico, que é duas a três viagens Mensais de 600 kms (ida e volta) e pequenas deslocações pontuais em cidade.

Durante sensivelmente 6 meses um ano vai ser viatura única (dois condutores).
Caso justifique no final do período de utilização, transita a segundo carro.

Neste momento vejo prós e contras em ambas as opções, estou divido até pq o valor de aquisição é rigorosamente o mesmo, assim como a kilometragem de ambas as unidades.

Agradeço desde já as vossas opiniões.

Last edited:
Acho que neste caso é uma questão de gosto pessoal, até porque ambos se vendem quase por si só no mercado alemão (isto já a pensar numa possível revenda).

De resto, o Golf será um carro mais prático porque bastante mais espaçoso, por exemplo, e a manutenção também será mais barata. Em conclusão: se a racionalidade e objectividade forem factores determinantes, Golf sem dúvida.

Precisando de espaço, escolheria o Golf.

Em termos de configuração acho que prefiro o bimmer. Só o led, para mim teria imensa importância.

Se espaço e sentido prático forem importantes, iria para o Golf. Sendo durante 6 meses o único carro iria mesmo para o mais completo.

o 1.6 TDI é conhecido por fazer um casamento muito feliz com a DSG.

Depois deixa-nos aqui a tua decisão

Precisando de espaço, escolheria o Golf.

Em termos de configuração acho que prefiro o bimmer. Só o led, para mim teria imensa importância.

É justamente a questão da iluminação led no caso do Bmw, q está a “baralhar” a opinião aqui em casa.

A questão do espaço não será demasiado relevante, até pq as viagens serão feitas a dois (adultos) e uma criança de 9 anos.

Se espaço e sentido prático forem importantes, iria para o Golf. Sendo durante 6 meses o único carro iria mesmo para o mais completo.

o 1.6 TDI é conhecido por fazer um casamento muito feliz com a DSG.

Depois deixa-nos aqui a tua decisão

Aqui por casa algures por 2013, passou uma A3 Sportback 1.6 tdi 105ps (8VA) com caixa dsg.

Por ter ficado amplamente satisfeito, estou a equacionar novamente este binómio embora com “vestes” diferentes. [:D]

Mas o Golf é mesmo muito mais espaçoso?:confused: Pergunto porque são carros similares em tamanho e gostaria de perceber o porquê desta opinião.

Em relação à manutenção, se o Bmw tiver os 100 mil kms/5 anos incluídos pode ser um trunfo (ou não...). O led também é outro grande trunfo e a fama da dinâmica (se de facto isto se verificar na prática e se sequer importar para o caso).

Pessoalmente gosto dos 2, mas o S1 seria a minha escolha, mesmo que não tivesse led, por gosto pessoal apenas.

É justamente a questão da iluminação led no caso do Bmw, q está a “baralhar” a opinião aqui em casa.

A questão do espaço não será demasiado relevante, até pq as viagens serão feitas a dois (adultos) e uma criança de 9 anos.

E em relação ao conforto? A 1.ª geração do S1 era uma autêntica tábua, não sei se isso melhorou nas gerações seguintes, mas o Golf continuará sempre a ser o mais confortável.

Mas o Golf é mesmo muito mais espaçoso?:confused: Pergunto porque são carros similares em tamanho e gostaria de perceber o porquê desta opinião.

(...)

Desde logo pela arquitectura do carro. Tracção traseira e motor longitudinal nunca foram amigos da racionalidade de espaço, ao contrário da tracção dianteira/motor transversal.

E em relação ao conforto? A 1.ª geração do S1 era uma autêntica tábua, não sei se isso melhorou nas gerações seguintes, mas o Golf continuará sempre a ser o mais confortável.

O sport continua bastante rijo. Nesse tipo de utilização é assumindo que seria em estradas sem buracos, iria para o S1... Caso haja buracos, Golf[:D]

Lino, que versão do S1 da 1ª geração é que conduziste ou andaste? Tenho lá um por casa jante 16 run-flat e de tábua não tem nada. Aliás o conforto surpreendeu-me quando o experimentei antes de comprar exactamente por ter lido opiniões como a que deste.

Dito isto, às vezes é preciso uma dose de relatividade com o termo que se tem para comparação.

Em relação à manutenção, se o Bmw tiver os 100 mil kms/5 anos incluídos pode ser um trunfo (ou não...). O led também é outro grande trunfo e a fama da dinâmica (se de facto isto se verificar na prática e se sequer importar para o caso).

Pessoalmente gosto dos 2, mas o S1 seria a minha escolha, mesmo que não tivesse led, por gosto pessoal apenas.

O Golf efectivamente possui cotas de habitabilidade superiores ao S1.

No caso do Bmw possui o “service inclusive” e 4 anos garantia de Fábrica.
A questão dinâmica não é relevante para a utilização a dar. Já no q diz respeito ao conforto, em teoria a suspensão traseira do S1 deve ser mais tolerante que o eixo de torção do Golf.

Nota: A unidade do S1 em questão, não possui pneus runflat.

Desde logo pela arquitectura do carro. Tracção traseira e motor longitudinal nunca foram amigos da racionalidade de espaço, ao contrário da tracção dianteira/motor transversal.
Gostava de ver quotas de habitabilidade...repara “muito mais espaçoso” foi o termo que usaste. Pela própria filosofia do Golf parece normal é óbvio que seja mais espaçoso (e confortável também), mas muito mais ao ponto disso ser decisivo para 3 ou 4 pessoas?

A tração traseira prejudica essencialmente o lugar do meio atrás, que é quase um meio lugar. O Classe A da 1ª geração é pior nos outros 2 lugares traseiros que o S1 e tem tração dianteira.

O Golf efectivamente possui cotas de habitabilidade superiores ao S1.

No caso do Bmw possui o “service inclusive” e 4 anos garantia de Fábrica.
A questão dinâmica não é relevante para a utilização a dar. Já no q diz respeito ao conforto, em teoria a suspensão traseira do S1 deve ser mais tolerante que o eixo de torção do Golf.

Nota: A unidade do S1 em questão, não possui pneus runflat.
Nunca esteve isso em causa na minha cabeça, mas sim a diferença.

Eu possui um S1 primeira geração em 2007 com pack M e jantes 18...um autêntico quebra costas [8b]

Para além da geração actual ser mt mais tolerante no conforto, o S1 q estou a equacionar possui jantes 16 e sem runflat.

Eu possui um S1 primeira geração em 2007 com pack M e jantes 18...um autêntico quebra costas [8b]

Para além da geração actual ser mt mais tolerante no conforto, o S1 q estou a equacionar possui jantes 16 e sem runflat.
É isto...a configuração faz toda a diferença.

Dado que estamos a falar de 2 carros em fim de vida terás que ter em conta um factor adicional.

o serie 1 ja tem leaks de fotos, e sairá la para setembro, o que tem naturalmente impacto nos valores dado que o modelo atual passa a ser um mono em resto de stock.

O golf só deve ser substituído lá para março 2020, e deixa margem de manobra.

Nunca esteve isso em causa na minha cabeça, mas sim a diferença.
Sim, o Golf é consideravelmente mais espaçoso e o acesso ao habitáculo é imensamente mais fácil no Golf, no S1 as portas são minúsculas (refiro-me às versões de 5 portas). Em carros pequenos como estes, todos os centímetros contam. [;)]

Respondendo ao post inicial, nas questões práticas o Golf é francamente mais bem concebido e funcional.

Last edited:
Sim, o Golf é consideravelmente mais espaçoso e o acesso ao habitáculo é imensamente mais fácil no Golf, no S1 as portas são minúsculas (refiro-me às versões de 5 portas). Em carros pequenos como estes, todos os centímetros contam. [;)]

Respondendo ao post inicial, nas questões práticas o Golf é francamente mais bem concebido e funcional.
Portas minúsculas?:confused: Então mas as do Golf têm mais um palmo?

O acesso é compreensível tendo em conta o cariz (diferente) de ambos os modelos.

Quanto ao espaço, desculpa mas continuo à espera dos números para analisar...não acredito que os actuais modelos tenham assim tanta diferença.

A concepção da 1ª geração não é brilhante e fica muitos furos abaixo do Golf da época. Actualmente não sei, mas acredito que o Golf continue melhor.

Basicamente, em dois carros tão parecidos compra aquele que achas que melhor se venda na altura que o quiseres fazer.

Back