Comprar bomba de direção

Kiba

New member
Olá, de acordo com o meu irmão a bomba de direção assistida da Berlingo está a dar o berro, e é a razão da direção ficar pesada abaixo das 1500 rotações.

Queria comprar uma mas mesmo pondo a matrícula do carro dá várias opções.

A carrinha é uma Citroen Berlingo First I Van 2.0 hdi 90cv de 2005. Deixo aqui uma foto da bomba actual.
2b8414ffab9ab2da67007ea19a4199bb.jpg

Enviado do meu Nokia 5.1 através do Tapatalk

Qual o nível de óleo da direcção a frio?
Qual a pressão dos pneus à frente?
Qual a tensão da correia dos acessórios?
Qual o estado da polia da cambota?

Qual o nível de óleo da direcção a frio?
Qual a pressão dos pneus à frente?
Qual a tensão da correia dos acessórios?
Qual o estado da polia da cambota?
O meu irmão não é nenhum burro, se ele diz que é a bomba é porque é. Ele tem um carro com mais de 40 anos e já o desmontou todinho (incluindo o motor), e até lhe meteu direção assistida, mas no entanto recusa-se a meter um auto-rádio dos modernos.

O problema do meu irmão é que para ele fazer alguma coisa pela família é preciso dar algo em troca e ele ter vontade, para os amigos é tudo. Incluindo ir ajudar um amigo que ficou sem bateria às 4 ou 5 da manhã.

Quando a carrinha ficou sem embreagem ele abriu o capô, olhou lá para dentro e depois foi a zona dos pedais, e disse logo que era o cabo partido/corroído junto ao pedal.

A carrinha foi para a oficina e o diagnóstico foi o mesmo.

Em relação ao óleo de direção assistida ele foi posto o ano passado. Quando a carrinha ficou sem óleo a direção estava sempre pesada e não trancava. Pressão dos pneus foi vista no dia em que senti a direção a ficar pesada, e apesar de estar um pouco em baixo não era razão para tal.

Isto tudo começou quando fui levar umas coisas a uma amiga, e estrada está horrível por lá. Andaram a cortar o alcatrão e não fizeram "rampas" para ligar o alcatrão cortado ao normal, depois tinha que andar aos ziguezagues porque as tampas de esgoto foram levantadas.

Pronto, se não é burro nenhum, sabe comprar uma nova numa loja. Basta dar a matricula.

Pronto, se não é burro nenhum, sabe comprar uma nova numa loja. Basta dar a matricula.
O meu irmão agora perdeu a vontade de ajudar e a pessoa que tratou de montar o motor no outro carro está ocupada. Eu já estive no site auto doc e meti a matrícula e aquilo deu várias opções. Preços que vão de 130€ a mais de 300€.

Isto por aqui fica mais barato comprar online e pagar portes de envio do que ir a uma loja física.

Boa sorte a comprar lá fora sem ter a referência da peça correcta. Para o 2.0HDI, há 3 medidas de bomba com distâncias diferentes na polia. Como não sei qual é a matricula, não sei dizer a referência original.

Mas podes muito bem ver na peça velha a referência ...........................................................................

Dei 140€ por uma nova quando tive um cliente a precisar da bomba de direcção assistida. Comprada cá.

O discípulo pergunta: “Mestre, qual o maior segredo da felicidade?”
O mestre prontamente responde: “Não discutir com idiotas.”
O discípulo fica indignado e pondera: “Mestre, o senhor tem certeza? Não. Não pode ser esse o segredo da felicidade.”
O mestre responde: “Sim, meu aluno. Você tem razão.”.

Por situações idênticas a estas que muitas vezes ja nem paro para ajudar pois contrariam tudo o que se diz fundamentando com base da sua ignorância, as vezes apetece mesmo deixar cada um que se vire. O eblase tem sido sempre uma pessoa prestável aqui neste forum sempre pronto ajudar, so o felicito apr:)

O discípulo pergunta: “Mestre, qual o maior segredo da felicidade?”
O mestre prontamente responde: “Não discutir com idiotas.”
O discípulo fica indignado e pondera: “Mestre, o senhor tem certeza? Não. Não pode ser esse o segredo da felicidade.”
O mestre responde: “Sim, meu aluno. Você tem razão.”.
Isso não resulta com o meu gato.

Bem a pessoa que me montou o motor no Audi, vem tratar da Berlingo. Ele diz que tem uma bomba, provavelmente da carrinha de onde tirou os bancos para a minha.

Como tinha respondido por PM, convém ver a referência da peça porque existe 3 tipos de bombas parecidas e podem levar ao engano. Cada uma dela tem medidas diferentes e podes acabar com a correia desfasada e partir outros componentes, incluindo o motor.

Contudo, se achas que não ajudo, deixo aqui publicamente as referências que encontrei como sendo compatíveis com a matricula que deste por PM:
CITROËN : 9636320580, 4007Z5, 4007LT, 4007AT, 4007JA

Agora se vier errada ou não servir, livro-me de qualquer responsabilidade. Disse como podias fazer e onde era o melhor preço. Recentemente, tive uma viatura com esse motor para montar uma bomba de direcção e acabei por ganhar uma dor de cabeça precisamente por incompatibilidade na peça.

Como tinha respondido por PM, convém ver a referência da peça porque existe 3 tipos de bombas parecidas e podem levar ao engano. Cada uma dela tem medidas diferentes e podes acabar com a correia desfasada e partir outros componentes, incluindo o motor.

Contudo, se achas que não ajudo, deixo aqui publicamente as referências que encontrei como sendo compatíveis com a matricula que deste por PM:

Agora se vier errada ou não servir, livro-me de qualquer responsabilidade. Disse como podias fazer e onde era o melhor preço. Recentemente, tive uma viatura com esse motor para montar uma bomba de direcção e acabei por ganhar uma dor de cabeça precisamente por incompatibilidade na peça.
Nunca disse que não foste de grande ajuda.
A pessoa que vai tratar da carrinha sabe o que faz, foi ele que me arranjou o motor para o Audi e o montou (mas fez porcaria na escolha dos amortecedores), também me arranjou bancos para a carrinha, que vieram de uma Peugeot Partner. E o melhor é que posso pagar as prestações o serviço.

Essa pessoa é mais fiável do que o mecânico da oficina, que me disse que o problema da direção era a bateria fraca.

Last edited:
Back