Comprar carro usado

para 29 anos, digo-te já que vais ter dissabores, pois vais ser enganado. pelos teus posts presumo isso com bastante certeza. não é ser mauzinho, mas é o que vai acontecer além disso, num carro de 500 ou 700€ vais ter várias peças para mudar a curto/médio prazo. são carros com cerca de 20 anos, muitos e muitos kms, certamente com vários donos e com manutenção descurada, pelo menos nos últimos tempos, já que são carros para despachar ou que deram algum problema e mesmo sendo bem mais barato arranjar, despacham assim para não terem que gastar mais dinheiro no carro. ou então painéis e pintura a prepisarem de arranjo.

um punto II dos primeiros, clios II, golf III ou com muita sorte um IV, embora esse motor seja mauzinho (o 1.4), fiesta, saxo (embora tenha pouca segurança), um 106 e um 206 (que por estes preços o 206 deve estar todo estourado) são todos boas hipóteses. se calhar e sendo apenas uma diferença de 300€, com 1000€ arranjas já algo de 2001 e 2002. são poucos anos de diferença, mas por vezes esses pouos anos de diferença são o suficiente para andares uns bons meses descansado.

quanto ao andares por todo o país e internacionalmente nem comento. os carros vão lá, mas não te admires se avariar passados 200kms, muitas vezes neste calor por causa da refrigeração e sobreaquecimento.

depois não te esqueças que tens ainda o IUC, revisão inicial de pelo menos correia e óleo e fitros, depois vem uma eçazita, uns pneus ou calços, há ainda a inspeção, seguro e SEMPRE mais qualquer coisa...

mais uma vez reitero que não é ser mau, é ser realista... [;)]

Comprei um Ford Fiesta de 1998, a que rotações é aconselhavél mudar a mudança de 1ª para 2ª, 2ª para 3ª, 3ª para 4ª e 4ª para 5ª? E a que rotações se deve diminuir a mudança?

Última edição:
Alguém que possa ajudar?
Primeiro, nem indicas se é a gasóleo ou gasolina, nem a motorização que tem...
O regime de troca de mudanças é completamente diferente entre um e outro.

Mas de qualquer forma, isso não é uma ciência exata... Tens de habituar-te ao carro, e subir de mudança a um regime que a próxima possa progredir sem sentires que está em esforço...

Reduzir o mais tardar antes de a mudança chegar a um nível de rotação de ralenti... Se for reduzir para fazer travão motor, reduzir antes disso, claro.

Depois depende de tanta coisa... A subir tens de esticar bem mais a mudança antes de meter outra, senão vão morrer logo...
A descer, diz a teoria que deves levar a mudança que utilizarias para subir essa encosta... Mas se te está a abrandar demais, podes levar a mudança seguinte, e só reduzir antes do próximo abrandamento (curva, cruzamento, apanhar um carro, etc)

Conduz o carro e treina... Aprenderás com a prática

É a gasolina, 75 cavalos, pois ainda não me habituei bem, posso estar em 3ª ou 4ª, e não saber qual destas é a mais adequada.
Ontem o carro foi várias vezes abaixo, porque estava a andar muito devagar, por exemplo em 1ª, só um pouco de embraiagem ele ás vezes vai abaixo antes de arrancar, será que a embraigem precisa de ser mudada ou tenho de dar um pouco de acelerador?
Sou do Porto, onde acham mais barato comprar pneus baratos e bons? (usados e novos).
Onde acham melhor alinhar a direcção, há melhor local que a norauto?
O orçamento da norauto era de 60€ cada pneu e mais 15€ para alinhar a direcção e mais 15€ de qualquer coisa. No total dava 150€, achei caro e vim para trás, os pneus eram da marca norauto.
35€ por pneu acho está dentro do meu orçamento.

Última edição:
35€ por pneus só compras sucata chinesa. Um pneu decente deve-se custar 45-50€.

De resto, parece-me que estavas habituado a gasóleo, um carro a gasolina para andar precisa sempre de acelerador.

Qual é a medida do pneu? Esses fiestas deviam ter as medidas normais para r14 pelo que facilmente encontras pneus de marca por 50-60€. Mete-te a meter pneus chineses ou usados por 35€ e depois diz que vais às couves.

Sem medidas ninguém te pode dizer se está barato ou caro.
Mas como alguém disse, 35€ por pneu, só marcas brancas ou chinesada.

É muito difícil dar-te referências de sítios mais baratos se estás à procura do mais baixo de gama possível... Os preços já estão esmagados.

Sei que 15€ por um alinhamento é barato, os mais comuns que vejo é 20€ ou 25€, e em casas ou marcas da especialidade, mais que isso.

E para arrancar, tens sempre de acelerar um bocadinho com carros a gasolina... Carros a gasóleo é que arrancam bem sem precisar de acelerar.

Se deixares morrer o carro numa mudança até ao ralenti, se for a gasóleo ele pode aguentar (sobretudo em mudanças baixas), mas a gasolina vai de certeza abaixo.

Quer-me parecer que é o teu primeiro carro, e que o hábito que tens vem do carro a gasóleo da instrução certo?

Última edição:
temos aqui um novato que pelos vistos ainda não tem grande noção das coisas, desde preços das coisas, como cada carro é diferente no modo de utilizar seja a gasóleo ou a gasolina, ainda tem muito para aprender...

E para arrancar, tens sempre de acelerar um bocadinho com carros a gasolina... Carros a gasóleo é que arrancam bem sem precisar de acelerar.

Se deixares morrer o carro numa mudança até ao ralenti, se for a gasóleo ele pode aguentar (sobretudo em mudanças baixas), mas a gasolina vai de certeza abaixo.

Quer-me parecer que é o teu primeiro carro, e que o hábito que tens vem do carro a gasóleo da instrução certo?

Apesar do carro em questão já ser velho, não me parece que isso dos carros a gasóleo não precisarem de acelerar para arrancar e os gasolina ir abaixo se não acelerar seja de todo verdade. Hoje em dia e fruto também do dowsizing acaba por ser tudo igual, e tens carros a gasóleo que vão mais facilmente abaixo do que os gasolina. Tenho 3 carros a gasolina em casa e 1 a gasóleo, e estranhamente o a gasóleo é que vai mais facilmente abaixo se não se tiver cuidado (também é o mais pesado).

Mas seja como for, não acelerar e esperar que o carro aguente a mudança parece-me uma utilização errada, uma vez que subir a rotação para o regime mais favorável/confortável vai sacrificar muito menos a mecânica.

temos aqui um novato que pelos vistos ainda não tem grande noção das coisas, desde preços das coisas, como cada carro é diferente no modo de utilizar seja a gasóleo ou a gasolina, ainda tem muito para aprender...

Faz parte...toda a gente tem legitimidade de ser leigo em alguma coisa, e nisto dos carros é mais que frequente.

Mas a dúvida da troca de velocidades aprende-se na escola de condução, o resto vem com a experiência de cada carro.

Apesar do carro em questão já ser velho, não me parece que isso dos carros a gasóleo não precisarem de acelerar para arrancar e os gasolina ir abaixo se não acelerar seja de todo verdade. Hoje em dia e fruto também do dowsizing acaba por ser tudo igual, e tens carros a gasóleo que vão mais facilmente abaixo do que os gasolina. Tenho 3 carros a gasolina em casa e 1 a gasóleo, e estranhamente o a gasóleo é que vai mais facilmente abaixo se não se tiver cuidado (também é o mais pesado).
Talvez assim seja com carros modernos, mas a tua experiência pode estar enviesada, como tu dizes, por o carro ser muito pesado, como a minha pode estar enviesada porque o último a gasóleo que conduzi regularmente com caixa manual ser de 2004 (1.4 hdi).

Mas acho seguro dizer que, na generalidade, um carro a gasóleo arranca melhor sem acelerador que um a gasolina, e vai menos facilmente abaixo.

Faz parte...toda a gente tem legitimidade de ser leigo em alguma coisa, e nisto dos carros é mais que frequente.

Mas a dúvida da troca de velocidades aprende-se na escola de condução, o resto vem com a experiência de cada carro.
Exato. Ninguém nasce ensinado.

Mas como também já lhe disse, nisso dos regimes a que trocar de mudança depende do carro, e não se aprende na Internet... Tem de praticar, ganhar o feeling.

Os pneus são 185/55 R14.
Sim nas aulas de condução o carro era a gasóleo, transpus a condução para este carro, mas verifiquei que ia abaixo a arrancar na primeira sem acelerar.
Neste carro deve-se subir a mudança ás 2000 rotações e baixar ás 1000 rotações ?

Última edição:
Passa no tópico dos pneus que os gurus de lá ajudam-te, uma pesquisa rápida na feuvert e tens Firestones por 65€, logo 60€ por pneus da norauto é caro.

Esquece as rotações, quando sentires o carro a morrer metes uma abaixo, quando sentires o carro em esforço e/ou não precisares de andar no pico da potência mete uma acima. Com o tempo vais te habituar ao carro, não há manuais de instruções sobre quando meter mudanças, há na maioria dos carros mais recentes "recomendações" de que mudança engrenar mas 99% das pessoas nem a isso liga.

Recomendam pneus RUNWAY (38€/45€) ou ORIUM TOURING 301 (45€) ou acham que ficaria mal servido?
Como disseram acima, se há um tópico de pneus, ficas melhor servido de respostas lá.
Eu nunca ouvi falar dessas marcas... E tudo o que seja fora das marcas reconhecidas ou, pelo menos, das suas linhas brancas, eu descartaria - pneus é das coisas mais importantes em segurança.

Os pneus são 185/55 R14.
Sim nas aulas de condução o carro era a gasóleo, transpus a condução para este carro, mas verifiquei que ia abaixo a arrancar na primeira sem acelerar.
Neste carro deve-se subir a mudança ás 2000 rotações e baixar ás 1000 rotações ?

Cada caso é um caso, mas sendo um fiesta a gasolina e ainda para mais atmosférico (sem turbo) e com pouca potência, funcionares entre as 1000 e as 2000 rpm não vais conseguir fazer nada. Vai andar sempre muito longe dons regimes de potência e binário máximo.

Voltar
Superior