Ora, ainda sem qualquer decisão tomada, após conversa com algumas empresas da especialidade (que não Leroy, MM ou AKI, entenda-se), as minhas opções são várias e com valores muito dispares...tentando resumir:
- Husqvarna - Modelo LC140 - Motor Briggs & Stratton Série 450e (125cc, 1.8KW), largura de corte 40cm - 399€ c/ tracção, 349€ s/ tracção - Vantagem: Claramente a garantia da marca e o motor, desvantagem: o preço
- Stihl (Viking) - Modelo RM248 - Motor STIHL (EVC 200,1, de 139cc, 2.1KW), largura de corte 46cm - Os mesmo preços do Husqvarna- Vantagem: Motor mais potente e garantia da marca. Desvantagem: preço e de algum modo o motor parece não estar à altura dos B&S
- Sterwins (Marca própria do Leroy Merlin) - Motor Briggs & Stratton Série 300 (125cc, 1.7kw), largura de corte 40cm- 249€ (c/ tracção)- Vantagem: Motor (se bem que de uma série já com algum tempo na B&S), o preço e garantia de 3 anos do próprio Leroy Merlin. Desvantagem: Chassi e assemblagem made in China, se bem que já estive a ver o equipamento e pelo menos à vista e em termos de acabamento está ao nível das marcas conceituadas (reforço o ser percepção visual)
-Einhell - Modelo GC-PM 46/1 S B&S - Motor B&S série 450E (igual ao do Husqvarna, 125cc, 1.8 kw, série mais recente da B&S), largura de corte 46cm - 224€ (preço na amazon.es, com a inerente garantia de 2 anos da amazon) - Vantagem: Motor, preço. Desvantagem: desconheço por completo onde será feito o chassi (a Einhell é alemã, mas desconheço se fabrica equipamentos ou apenas compra na China e vende sob marca própria) e o facto de ser compra à distância, se bem que atenuado pelo facto de ser Amazon.
De referir que todas têm chassi de metal.
Ainda me falta contactar mais uma casa da especialidade muito bem cotada aqui na minha zona e onde até tenho contacto preferencial com o dono.
Só depois de uma conversa com esta casa é que vou tomar uma decisão, mas para já o negócio da Einhell está-me a tentar bastante. Bom preço, bom motor, boa garantia (amazon).