Comprar lá fora novo?

Pois está Pago.

Mas cá o Gorverno gosta de receber a dobrar. Por isso se o carro é NOVO NOVO, tens de pagar o IA + o IVA!

Pois é... É a bela ***** de pais onde vivemos.

Exactamente!

Como é possível permitir-se tamanha ilegalidade por parte do nosso estado! Além de já haver uma dupla tributação ao pagarmos IVA sobre o preço base + IA, conseguem surpreender com esta:

Tripla tributação: Pagamos IVA no país de UE(Alemanha), trazemos o carro e tornamos a pagar IVA e IA, como é possível ???? :(

Exactamente!

Como é possível permitir-se tamanha ilegalidade por parte do nosso estado! Além de já haver uma dupla tributação ao pagarmos IVA sobre o preço base + IA, conseguem surpreender com esta:

Tripla tributação: Pagamos IVA no país de UE(Alemanha), trazemos o carro e tornamos a pagar IVA e IA, como é possível ???? :(
Não, não precisas pagar IVA no pais de origem.

Não, não precisas pagar IVA no pais de origem.

Só tem que pagar o IVA ao matricular o carro?

Se é assim, e se percebi direito o que ele disse, então pode mesmo poupar algumas centenas de € e ainda ficar com mais equipamento no carro. Acho que só por isso já vale a pena o trabalho de o ir buscar lá fora. Se conseguires poupar mesmo uns 4000€ pegas no guito e na patroa e vais fazer umas férias, fazes de conta que foi oferta na compra do carro [:cool:]

Só tem que pagar o IVA ao matricular o carro?

Se é assim, e se percebi direito o que ele disse, então pode mesmo poupar algumas centenas de € e ainda ficar com mais equipamento no carro. Acho que só por isso já vale a pena o trabalho de o ir buscar lá fora. Se conseguires poupar mesmo uns 4000€ pegas no guito e na patroa e vais fazer umas férias, fazes de conta que foi oferta na compra do carro [:cool:]
Bem para dizer a verdade não sei se funciona assim em todos os paises, sei que na Alemanha não precisas pagar o IVA, e em Espanha tambem não, nota que para isto ser possivel (em Espanha) eles têm que dar baixa do carro (com o nº de chassis etc) para exportação, mas é uma questão do interessado se informar melhor.

Pois está Pago.

Mas cá o Gorverno gosta de receber a dobrar. Por isso se o carro é NOVO NOVO, tens de pagar o IA + o IVA!

Pois é... É a bela ***** de pais onde vivemos.

Por acaso tinha a ideia que o IVA estando pago no país de origem não precisava de ser pago cá. Pensava que só no IA é que havia desconto com a história do usado.

Por acaso tinha a ideia que o IVA estando pago no país de origem não precisava de ser pago cá. Pensava que só no IA é que havia desconto com a história do usado.
Só pagas na origem e não cá para carros "usados" e a definição de usados para eles é de 6 meses E 6.000km.

Pq senão havia casos como o que dizes em que saia mais barato comprar lá fora e pagar tudo! E é mesmo isso que eles querem combater.

Só pagas na origem e não cá para carros "usados" e a definição de usados
para eles é de 6 meses E 6.000km.

É pedir a alguém que compre o carro e o tenha na garagem durante 6 meses. Os 6.000 km arranjam-se com umas férias na Europa. [:D]

É uma ideia maluca, mas que eu já pensei em levar por diante.

Pelo que sei, e ja vi mencionado, podes não pagar o iva la fora mas depois pagas cá... e sendo q o nosso iva ainda tá grandinho, e ainda pra mais é o IVA a incidir sobre o IA(medida ilegal, mas....), se calhar ainda fica mais barato comprar cá....

Definitivamente, não têm de pagar lá, só cá. no entanto, se pagares lá, s´ficas isento d pagar cá se tiver mais de 6000km e 6 meses ;)

O sector automóvel em portugal está em crise, e é praticamente devido aos importados... depois o país é uma m**da, eu acho que é mais os portugueses

Entao fazem nos injustiças como esta da dupla tripla sei la tributação e é suposto os "portugueses" como chamaste ficarem quietos?

Prefiro essas injustiças, que ao menos toda a gente sabe, que comprar um carro com 300 mil km com 80 mil marcados que era de uma "velhinha", ou gastar 20 mil euros num carro que não passa na inspecção, devido a alteraçoes que o dono alemão fez, que rebentaram o motor todo e agora não dá a cara, ou então aquele que mandou o motor partido, que estava soldado para desenrascar e passado 1 semana o dono do carro estar a traze-lo ao stand para reparar porque não tinha garantia.

Isso para mim é pior que as injustiças do estado, eu que sou vendedor, tenho de dar a cara ao que gosto e que não gosto, pois é muito fácil despachar a ovelha negra para um cliente que nunca vai saber quem sou...

Se calhar a vantagem será de que na Alemanha compra-se o carro que se quer, da cor que se quer, com os extras que se quer, sem esperar o tempo que o importador quer, nem ter que se submeter as condicionalismos do mesmo... pelo que percebi estes carros vendem.se na Alemanha como caixas de fósforos. depois sempre se faz a rodagem numa viagem agradável da Alemanha até cá

Prefiro essas injustiças, que ao menos toda a gente sabe, que comprar um carro com 300 mil km com 80 mil marcados que era de uma "velhinha", ou gastar 20 mil euros num carro que não passa na inspecção, devido a alteraçoes que o dono alemão fez, que rebentaram o motor todo e agora não dá a cara, ou então aquele que mandou o motor partido, que estava soldado para desenrascar e passado 1 semana o dono do carro estar a traze-lo ao stand para reparar porque não tinha garantia.

Sabe se de milhares de historias iguais mas com usados "portugueses" por isso so as moscas é q mudam.

Isso para mim é pior que as injustiças do estado, eu que sou vendedor, tenho de dar a cara ao que gosto e que não gosto, pois é muito fácil despachar a ovelha negra para um cliente que nunca vai saber quem sou...

mais uma vez, quantos e quantos vendedores ca n teem carros problematicos, dao lhes uma operação de cosmetica e despaxam nos para um desgraçado qualquer?

Sabe se de milhares de historias iguais mas com usados "portugueses" por isso so as moscas é q mudam.

mais uma vez, quantos e quantos vendedores ca n teem carros problematicos, dao lhes uma operação de cosmetica e despaxam nos para um desgraçado qualquer?

Desculpa, mas a lei obriga a dar 2 anos de garantia, muitos já dão um ano sem que o cliente tenha conhecimento, dizem que é usado e que não podem dar mais de 1 ano (o que é mentira), a partir do momento que assina as condiçoes de garantia acabou...

Agora eu vendo carros, e esses casos que referi em cima foram apenas nas minhas 2 primeiras semanas de trabalho! e os carros que vendo têm todos 2 anos de garantia, e nem exigimos que as reparações sejam feitas na nossa oficina, desde que sejam feitas na oficina da marca é o suficiente. E garanto-te que os stands de importados não têm as condições que nós temos

Desculpa, mas a lei obriga a dar 2 anos de garantia, muitos já dão um ano sem que o cliente tenha conhecimento, dizem que é usado e que não podem dar mais de 1 ano (o que é mentira), a partir do momento que assina as condiçoes de garantia acabou...

As condições de garantia, se a pessoa as assina o máximo que fazem (e já não é pouco) é reduzir para 1 ano a garantia.
De resto, todas as cláusulas que possam lá existir e que sejam lesivas para o cliente (garantia motor e caixa, limite de Km's, orgãos abrangidos conforme o tipo de carro, etc) são ilegais e perante o Juíz, este não tem qualquer problema em dar razão ao cliente.

O problema (e sorte dos vendedores) é que a maioria dos compradores não sabe bem todos os direitos que tem senão metade ou mais dos stands de usados iriam fechar portas brevemente com as condições que têm.

Última edição:
Voltar
Superior