Comprar ouro

Por ex. nao sei avaliar o ouro, nao trovava se calhar o meu core 2 duo por uma barra de 10 mil de ouro loool.
Mas já to vendia por 200€.[:D]

Queres poupar portanto, mas isso é tão fora de moda. Toda a gente nos incentiva a gastá-lo todo, desde os próprios bancos aos partidos da esquerda.

Agora mais a sério. Se tiveres terreno podes comprar 100 ovelhas, deve dar +\- 10 mil eur.
Pode trocar sempre por dinheiro conforme preciso.

[:D][:D][:D]

Não é paranoia, esta ideia surgiu-me porque no último fds a minha "Maria" foi viajar e eu fiquei de transferir dinheiro para a conta dela, mas não me lembrei que era fds (só na sexta, e já não dava tempo porque era outro banco). Ora, ela precisava do dinheiro no fim de semana, e no Multibanco só dá para sacar 400€. Felizmente tinha aqui algum dinheiro comigo, mas se não tivesse, como resolvia?

Eu bem sei que hoje em dia os cartões resolvem praticamente tudo, mas há diversas situações em que não é bem assim.

Por esse motivo é que sinto uma certa segurança se tiver algum dinheiro em casa. Mas não quero ter um valor elevado em notas!

É só isto...

Lembrei-me do ouro porque ocupa pouco espaço, em casa ou num cofre, e é praticamente como se fosse dinheiro.

Mas se houver por aí ideias melhores...

Várias contas?
Como o ouro é como se fosse dinheiro?
Se precisares agora vais vende-lo a quem? Aquelas lojas que te dão menos 50% do valor?

Então guardas um maço de notas de 500€ em casa (cuidado com a traça)

Os bancos não trocam notas de 500. Por acaso já tentei trocar 3.000€ em notas de 20€ por notas maiores e não há um banco que o faça! Parece incrível mas é verdade.

É que por exemplo 5.000€ ou 10.000€ em notas de 20€ é um volume considerável, quase impossível de esconder num sítio discreto.

Várias contas?
Como o ouro é como se fosse dinheiro?
Se precisares agora vais vende-lo a quem? Aquelas lojas que te dão menos 50% do valor?

Se for ouro maciço e não peças em ouro, não é bem assim. É óbvio que não pagam 100%, mas a perda não é muito grande (em sítios sérios, claro.).

De facto é incrível a relutância dos bancos e do comércio em aceitá-las, assim as de 500 não servem para nada, arranja antes umas de 50 ou 100 e guarda, depois são mais fáceis de escoar, mas olha que com o ouro terias o mesmo problema.

Outra hipótese de investimento

IMG_20180713_192422.jpg

Para teres máxima liquidez tens de comprar barras de ouro padrão produzidas por alguns bancos que pesam cerca de 12-13Kg cada uma. Além disso tem um número de série que pode ser registado internacionalmente e permite sinalizar a barra em caso de roubo. Se houver um colapso do sistema mundial, de pouco vai servir o número de série, mas, a não ser que seja um colapso quase total, o ouro vai continuar a ser procurado, ao contrário do dinheiro e bens. Tudo depende do que pretendes obter com o ouro, podendo ser preferível comprar apartamentos ou outra coisa qualquer. A vantagem do ouro a nível nacional não é de ordem financeira e é triste que tenham vendido 1/3 da nossa reserva ao desbarato porque não tinha interesse financeira (agora sabe-se que quem estava a comprar eram os chineses). Se um dia colapsar a UE e o país for invadido, de nada vão servir as notinhas do BCE. Mas com ouro pode sempre comprar-se armas e aliados (e pouco importa a cotação, isso é conjuntural).

Se for tudo feito de forma legal acho que tem de ser comprado junto do banco de portugal com muita papelada, possivelmente terá de se pagar imposto e depois nunca se conseguirá revender por um valor superior ao da compra, perde-se dinheiro. Mesmo assim não deixa de ser um ativo interessante para a nova bancarrota que está para vir.

Nada disso!

Hoje em dia até online se pode comprar.
Pagas ao preço da cotação atual e se um dia quiseres vender, o preço que te pagam é a cotação á data da venda menos 3 a 5%. Isto claro se fores vender ao sitio certo.

Desde há vários anos que sempre que posso vou adcionando umas barritas ao meu portfolio, é dinheiro que é gasto e que fica totalmente esquecido, a ideia é usar um dia mais tarde , caso seja preciso. Até lá é visto como uma segurança e só será usado em caso de extrema necessidade.

O unico senão é que enquanto nao venderes não vêsqualquer tipo de rendimento ao passo que outro tipo de investimento sempre te vai dando algum tipo de rendimento.

Como segurança, aconselho.

Há três tipos de pessoas que adoram ter ouro, os velhos, os ciganos, e os ladrões, se não pertences a nenhum destes grupos, mantem-te afastado.

Voltar
Superior