tive um smart a diesel de 2001 e conduzi um a gasolina de 2007 uns tempos. Fiz 100 000 km com o smart a diesel, e foi um carro que depois de aprender a viver com os defeitos que tem, me agradou bastante, mais do que gosto de admitir[

].
A versão a gasolina era mais silenciosa, civilizada talvez. Por acaso nao fazia ideia que os mais recentes a diesel já levava o FAP, ainda há 3 semanas conheço um caso de uma pessoa que teve que mudar todo o bloco de um yaris por causa disso.....
Sobre o diesel: era poupadissimo, fazia medias em regime misto de 3,5-4,0l/100km. Tinha algum binário para o tamanho, o que lhe dava um comportamento interessante.
sobre a gasolina: consumos de 5-6l/100km, o que me parecia excessivo para o tamanho do carro. Para o peso do carro regime citadino mexia-se bem, o suficiente.
Ambos eram relativamente agradáveis de conduzir, puxavam bem naquele regime até aos 80km/h.
MAS, é preciso saber viver e aceitar os defeitos do carro, que acho que são o que afasta e desagrada muita gente. Péssima caixa, lentíssima. A suspensão dura, que lhe dá o divertimento de condução relativo que pode ter, é tb o que o podetornar um pesadelo nas costas de alguém pouco tolerante. Dá para fazer imagens longas, eu até cheguei a ir a bilbao, mas n é claramente o ambiente certo do carro. Revisões tendencialmente mais caras dentro do segmento, mas devem ser mais baratas do que o o classe A. Os que conduzi sempre foram impecavelmente fiáveis, mas nunca paguei menos de 300 euros por revisão. paguei uma vez 1000 pq tive que mudar apoios, e um braço à frente, e mais umas coisas.
Como já disseram aqui, importado é um risco, sobretudo no que diz respeito à corrosão. Muitos vem da alemanha onde as estradas levam sal,e isso pode notar-se no futuro no carros.
os motores a diesel tem feito mais kms do que os a gasolina pelo o que tenho lido. O meu a diesel fez 160 000 e estava pronto para mais outros, mas eu trato bem os carros....