[Economia] Compras online, mbnet, alternativas?

Não fazia ideia que o Mbnet ia desaparecer. Estive a ver o site do Mbnet e dizem que se pode usar via site à mesma. Parece-me é que muda o nome para MBway e soma-se a opção de fazer através de homebanking. É assim? Não gosto de utilizar aplicações móveis.
Também tenho um cartão pré-pago, mas pago uma anuidade, que já me desenrascou algumas vezes.

EDIT: Entretanto já vi que quando se faz login a mensagem de que vai deixar de existir aparece...

Última edição:
Retirado do site MBWay (dizem que quem já tinha MBNet vai poder continuar a gerar cartões no site)

[h=2]MB NET VAI PASSAR PARA MB WAY[/h][h=3]15 de Maio de 2017[/h]Já não é possível aderir ao MB NET através do Multibanco. Os utilizadores que já tiverem aderido no passado, poderão continuar a gerar os seus cartões virtuais no site. Todos os utilizadores que ainda não tenham aderido ao MB NET, poderão fazê-lo na App do MB WAY.
O serviço vai continuar disponível, mas irá melhorar a experiência e alargar as funcionalidades para os utilizadores.
Os utilizadores deste aplicativo terão a possibilidade de gerar cartões virtuais em qualquer lugar e quando o desejarem. Beneficiam ainda de um conjunto de novas funcionalidades:

• Possibilidade de realização de compras com recurso ao telemóvel;
  • Transações interbancárias com disponibilização imediata do dinheiro;
  • Levantamento de dinheiro sem cartão.

Só reparei agora... Valha-me Santa Ingrácia, que estupidez.

Faço 99% das compras no PC, agora vou ter que forçosamente usar a App, perder tempo e ineficácia ?! Digitar números à unha...
Gastaram os fundos todos na App e deixaram o site para trás, que não era grande coisa, mas podiam deixar estar... enfim.

(...)

Além de que, na minha opinião, ainda é bastante inseguro usar apps com acesso ao nosso dinheiro nos actuais ecossistemas móveis: A lanterna que rouba dados bancários em telemóveis Android

Somos dois!

Se alguma vez deixar de ter acesso ao MBnet ou sistema análogo através do PC, arranjo o Cartão Pré-Pago Web (Activo Bank). É verdade que os dados serão sempre os mesmos mas, como o uma pessoa apenas o carrega para cada compra específica, sempre se mitiga o risco.

Somos dois!

Se alguma vez deixar de ter acesso ao MBnet ou sistema análogo através do PC, arranjo o Cartão Pré-Pago Web (Activo Bank). É verdade que os dados serão sempre os mesmos mas, como o uma pessoa apenas o carrega para cada compra específica, sempre se mitiga o risco.

E ao revolut, é um pré-pago...

Opiniões precisam se sobre este serviço

Eu faço o que sempre fiz: Faço log in no meu banco, cartões -> MBNet [:D]

Não me lembro da última fez que usei o site do MBNet, tal é o hábito de usar o Homebanking

Por acaso nem sequer uso a app (MBWay), não costumo fazer isso no smartphone.

Mais um aqui.

Não tenho qualquer paxorra para as "apps", actualmente uso telemovel antigo e o MBNet dava-me um jeito co caraças.

Essa treta do MBWay dá para usar em PC ?

Se tiveres pc com windows 10, sim. Há app disponivel para pc.

Só reparei agora... Valha-me Santa Ingrácia, que estupidez.

Faço 99% das compras no PC, agora vou ter que forçosamente usar a App, perder tempo e ineficácia ?! Digitar números à unha...
Gastaram os fundos todos na App e deixaram o site para trás, que não era grande coisa, mas podiam deixar estar... enfim.

Estou aqui estou no Revolut, só oiço dizer bem.

O MB Way tem 2 formas de fazer os pagamentos. Podes gerar o tal cartão virtual e aí fazes copy/paste para o site onde está a fazer a compra, pagando como "Visa/Cartão Crédito" ou no caso de sites portugueses, estes podem disponibilizar também a opção de pagamento via MB Way (do genero paypal) e aí só tens de colocar o teu número telemóvel no site, recebes uma notificação no telemóvel, metes o teu pin e está feito. O Continente Online por exemplo já tem MB Way há muuuuuitos meses e já o uso em vez de paypal.

Boas

Uma vez que o mbnet, o site neste caso está para acabar, que opções usam para compras online?

Existem algumas alternativas como por exemplo o Revolut, N26, alguém com experiência neste campo que possa partilhar a sua opinião sobre as mesmas, ou outras? Tenho lido algumas pessoas a queixarem-se no caso da amazon que ao fim de x tempo e em caso de avaria do bem e caso seja proposto o reembolso do valor pago, o mesmo não é possivel devolver a um Mbnet já expirado aos meses, sendo que eles propõem o reembolso em giftcard, o que não é agradável de todo ter o dinheiro empatado virtualmente, até aqui por cada compra faço um mbnet, quer para o paypal ou para outra loja qualquer, o que acaba por ser chato.

O que pretendia, ter um cartão para pagamentos online apenas, e que o mesmo fosse pré-pago, à medida que fosse necessário fazia um carregamento e fazia a compra, sei que os bancos têm algo deste género, mas não é de todo vantajoso.

como já tenho MBWAY uso app da Microsoft no pc e a Android no telemóvel e problema resolvido, há já bastante tempo que não uso o site do MBnet, apenas as app's para gerar cartões virtuais...

Se tiveres pc com windows 10, sim. Há app disponivel para pc.

O MB Way tem 2 formas de fazer os pagamentos. Podes gerar o tal cartão virtual e aí fazes copy/paste para o site onde está a fazer a compra, pagando como "Visa/Cartão Crédito" ou no caso de sites portugueses, estes podem disponibilizar também a opção de pagamento via MB Way (do genero paypal) e aí só tens de colocar o teu número telemóvel no site, recebes uma notificação no telemóvel, metes o teu pin e está feito. O Continente Online por exemplo já tem MB Way há muuuuuitos meses e já o uso em vez de paypal.

Só é pena que não dê para associar cartões de refeição (ticket restaurante, etc) ao mb way!

Só é pena que não dê para associar cartões de refeição (ticket restaurante, etc) ao mb way!

Associar como assim? Para depois pagares e descontar do Euroticket?
Esses cartões de refeições só podem mesmo ser utilizados em estabelecimentos que tenham CAE de supermercado ou restaurante. Daí que por isso não dê para associar...

Na aplicação MBWAY, para usar no PC, quando se faz a adesão e se entra pela primeira vez, na secção dos cartões MBNET apenas aparecem os cartões MBNET que ainda não expiraram (como estamos em Setembro então refiro-me a cartões feitos em Agosto ou Setembro) ou é suposto mostrar cartões MBNET mais antigos?

Ou seja, quem aderiu à aplicação MBWAY para usar no PC conseguiu ver todo o histórico de cartões MBNET criados anteriormente no site MBNET há mais de 2 meses?

(Independentemente do histórico que perguntei antes): Para quem já aderiu há vários meses atrás ao MBWAY pelo PC e faz cartões MBNET com validade de 1 mês, neste momento através da aplicação consegue ver todos os cartões MBNET que já têm mais de 2 meses e só tinham 1 mês de validade?

Na aplicação MBWAY, para usar no PC, quando se faz a adesão e se entra pela primeira vez, na secção dos cartões MBNET apenas aparecem os cartões MBNET que ainda não expiraram (como estamos em Setembro então refiro-me a cartões feitos em Agosto ou Setembro) ou é suposto mostrar cartões MBNET mais antigos?

Ou seja, quem aderiu à aplicação MBWAY para usar no PC conseguiu ver todo o histórico de cartões MBNET criados anteriormente no site MBNET há mais de 2 meses?

(Independentemente do histórico que perguntei antes): Para quem já aderiu há vários meses atrás ao MBWAY pelo PC e faz cartões MBNET com validade de 1 mês, neste momento através da aplicação consegue ver todos os cartões MBNET que já têm mais de 2 meses e só tinham 1 mês de validade?

sim consegue, fica sempre no histórico todos os cartões criados, mesmo depois de expirados, só desaparece do histórico se fores tu próprio depois a eliminar os cartões expirados do histórico da App...

Bem me parecia que ia existir alternativa a essa treta do mb way.

Basicamente a cgd (desconheço os outro bancos) tem um serviço mbnet! Funciona da mesma maneira que o ...mbnet![:D]

Fixa-se um montante diário no máx de 4500 que se pode editar.

Dps é gerar cartões a contento, ou para uma compra ou para um comerciante.

Bem me parecia que ia existir alternativa a essa treta do mb way.

Basicamente a cgd (desconheço os outro bancos) tem um serviço mbnet! Funciona da mesma maneira que o ...mbnet![:D]

Fixa-se um montante diário no máx de 4500 que se pode editar.

Dps é gerar cartões a contento, ou para uma compra ou para um comerciante.

Se estiveres a falar do que eu estou a pensar - entretanto já não sou cliente CGD e por isso não posso colocar aqui o screenshot do homebacking - o MBnet da CGD, bem como aquele que podes aceder na maioria (talvez todos?!) dos restantes bancos, funciona da mesma maneira que o MBnet... porque é exactamente o MBnet de sempre. Simplesmente foi descontinuado aquele site onde íamos gerar os cartões e agora podemos fazemo-lo no site do nosso próprio banco. [:D][:D]

Se estiveres a falar do que eu estou a pensar - entretanto já não sou cliente CGD e por isso não posso colocar aqui o screenshot do homebacking - o MBnet da CGD, bem como aquele que podes aceder na maioria (talvez todos?!) dos restantes bancos, funciona da mesma maneira que o MBnet... porque é exactamente o MBnet de sempre. Simplesmente foi descontinuado aquele site onde íamos gerar os cartões e agora podemos fazemo-lo no site do nosso próprio banco. [:D][:D]

Melhor assim.

Basicamente a informação prestada por todos - bancários incluidos - era que o mbnet ia acabar e era obrigatório passar para o mbway.

Era mentira como se vê.apr:)

Boas

Uma vez que o mbnet, o site neste caso está para acabar, que opções usam para compras online?

Existem algumas alternativas como por exemplo o Revolut, N26, alguém com experiência neste campo que possa partilhar a sua opinião sobre as mesmas, ou outras? Tenho lido algumas pessoas a queixarem-se no caso da amazon que ao fim de x tempo e em caso de avaria do bem e caso seja proposto o reembolso do valor pago, o mesmo não é possivel devolver a um Mbnet já expirado aos meses, sendo que eles propõem o reembolso em giftcard, o que não é agradável de todo ter o dinheiro empatado virtualmente, até aqui por cada compra faço um mbnet, quer para o paypal ou para outra loja qualquer, o que acaba por ser chato.

O que pretendia, ter um cartão para pagamentos online apenas, e que o mesmo fosse pré-pago, à medida que fosse necessário fazia um carregamento e fazia a compra, sei que os bancos têm algo deste género, mas não é de todo vantajoso.

Compras online não existe qualquer dúvida: PAYPAL. Ponto! Uso desde sempre e não quero outra coisa. Qualquer problema com as compras eles servem de mediadores, reembolsam custos de devolução (independentemente da razão da devolução) e podemos adicionar qualquer cartão (desde que tenha o CVV) ou conta bancária.

Não entendo porque razão ainda existem dúvidas sobre o usar ou não o PAYPAL.

Voltar
Superior