Comprei um Freelander Td4

pretonoamarelo1

New member
Olá a todos por sugestão de um amigo que já anda no mundo do TT @Lavadores presente aqui no grupo resolvi abrir um tópico sobre o meu Land Rover Freelander recentemente adquirido (1 semana) tem alguns afazeres em relação a pintura no qual irei falar mais a frente e pedir sugestões.

Comprei este jipe para ser carro de dia a dia fazer casa trabalho e pequenas deslocações durante a semana, já ao fim de semana tenho a ideia de fazer alguns passeios e também dar descanso ao segundo carro que tenho que tem aumentado os km de ano para ano.
Neste momento tem 250mil certos feitos no dia que o fui buscar tem bateria nova colocada pelo anterior dono, AC carregado e funcional, jantes 17 com 225/55/17 (algo que estou a poderar mudar para 16 ou até pode ficar assim, com o tempo e com o uso irei decidir se troco ou não) tem alguns trabalhos de pintura a ser feitos o que nas negociações com o vendedor ajudou no preço final, tem estribos laterais e guarda lamas.
Material que vai precisar discos novos e calços, os discos já estão nos 2 calços, ainda tem calços mas discos já tem pouco. Vou fazer limpeza ao circuito da água antes de fazer as primeiras viagens com ele, tem tudo funcional mas o vaso da água está bastante sujo e fico mais descansado assim, irei também dar uma vista de olhos no restante e espero não encontrar nenhuma surpresa. Neste momento está só 4x2 mas tenho o material para voltar a 4x4.
Para já ficam algumas fotos no Freelander IMG_20210621_183511.jpgIMG_20210621_183419.jpg
e8dc0c85e6eec84c27341368041ea65f.jpg
20210620140807_IMG_9364.jpg

Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk

Last edited:
Parabéns pela aquisição apr:)apr:)
Melhor cortares relações com esse teu amigo [:D]
Mas enfim, apesar do que possa a vir a ser comentado em relação ao teu freelander que faças muitos e bons km [;)]
Boa sorte

Last edited:
Parabéns pela aquisição apr:)apr:)
Melhor cortares relações com esse teu amigo [:D]
Mas enfim, apesar do que possa a vir a ser comentado em relação ao teu freelander que faças muitos e bons km [;)]
Boa sorte
Só desencaminho o pessoal

Olá a todos por sugestão de um amigo que já anda no mundo do TT @Lavadores presente aqui no grupo resolvi abrir um tópico sobre o meu Land Rover Freelander recentemente adquirido (1 semana) tem alguns afazeres em relação a pintura no qual irei falar mais a frente e pedir sugestões.

Comprei este jipe para ser carro de dia a dia fazer casa trabalho e pequenas deslocações durante a semana, já ao fim de semana tenho a ideia de fazer alguns passeios e também dar descanso ao segundo carro que tenho que tem aumentado os km de ano para ano.
Neste momento tem 250mil certos feitos no dia que o fui buscar tem bateria nova colocada pelo anterior dono, AC carregado e funcional, jantes 17 com 225/55/17 (algo que estou a poderar mudar para 16 ou até pode ficar assim, com o tempo e com o uso irei decidir se troco ou não) tem alguns trabalhos de pintura a ser feitos o que nas negociações com o vendedor ajudou no preço final, tem estribos laterais e guarda lamas.
Material que vai precisar discos novos e calços, os discos já estão nos 2 calços, ainda tem calços mas discos já tem pouco. Vou fazer limpeza ao circuito da água antes de fazer as primeiras viagens com ele, tem tudo funcional mas o vaso da água está bastante sujo e fico mais descansado assim, irei também dar uma vista de olhos no restante e espero não encontrar nenhuma surpresa. Neste momento está só 4x2 mas tenho o material para voltar a 4x4.
Para já ficam algumas fotos no Freelander View attachment 153826View attachment 153827
e8dc0c85e6eec84c27341368041ea65f.jpg
View attachment 153829

Venham muitas voltas com o terrano

Parabéns pela aquisição, e que não te dê muitas dores de cabeça [:D] [;)]

Gosto bastante dessa cor, e é muito rara nos Freelander.
O teu tem uma ou outra coisa que gostava de ver no meu, como os piscas da frente em branco e os estribos laterais e até as "palas" nos guarda-lamas. Fica bem catita assim :)

Essas jantes dão-lhe também um ar muito mais moderno que as jantes do meu (15"), mas no fora de estrada esses pneus não são tão altos e podes perder algo no conforto. Mas em aspecto fica top!

Last edited:
Bem vindo e muita sorte com a máquina [:cool:]

Explica lá essa história de estar em 4x2.
Freelander tem tração as 4 rodas permanente, por causa de um problema cronico desses modelos no acoplamento viscoso e consequentemente no IRD, muitos tiram temporariamente veio transmissão que dá tração traseira e circula so com tração dianteira. Mas tem ser reposto pelo menos quando vai inspeção senão não passa

Last edited:
Bem vindo e muita sorte com a máquina [:cool:]

Explica lá essa história de estar em 4x2.
Está só com a tração dianteira, a desculpa dada foi os consumos agora falta avaliar se está em bom estado para ser novamente montado ou se é sucata.... IMG_20210621_191331.jpgIMG_20210621_191433.jpgIMG_20210621_191450.jpg

Está só com a tração dianteira, a desculpa dada foi os consumos agora falta avaliar se está em bom estado para ser novamente montado ou se é sucata.... View attachment 153830View attachment 153831View attachment 153832

Se essa versão for verdade... tens sorte.

Como diz o Rools isso é crónico nestes carros... tinha ideia é que nestes anos já estaria mais controlado, os primeiros é que era certinho.

Parabéns pela aquisição, e que não te dê muitas dores de cabeça [:D] [;)]

Gosto bastante dessa cor, e é muito rara nos Freelander.
O teu tem uma ou outra coisa que gostava de ver no meu, como os piscas da frente em branco e os estribos laterais e até as "palas" nos guarda-lamas. Fica bem catita assim :)

Essas jantes dão-lhe também um ar muito mais moderno que as jantes do meu (15"), mas no fora de estrada esses pneus não são tão altos e podes perder algo no conforto. Mas em aspecto fica top!

Sim foi o que chamou mais a atenção deste foi ele estar assim todo catita, em relação às jantes também gosto delas assim mas o ideal eram as 16 tanto mais por causa da altura do pneus e também pelo facto de conseguir bons pneus com essa medida...

Está só com a tração dianteira, a desculpa dada foi os consumos agora falta avaliar se está em bom estado para ser novamente montado ou se é sucata.... View attachment 153830View attachment 153831View attachment 153832

Isso aí é veio transmissão e o acoplamento viscoso terá ser substituído e não é barato...
Esses carros tem circular com 4 pneus todo por igual para não haver descompensação e poupar na vida útil do viscoso e consequentemente IRD
evitar danos maiores e custos altos
Dentro do grupo esses modelos são conhecidos por serem económicos nos consumos

Isso aí é veio transmissão e o acoplamento viscoso terá ser substituído e não é barato...
Esses carros tem circular com 4 pneus todo por igual para não haver descompensação e poupar na vida útil do viscoso e consequentemente IRD
evitar danos maiores e custos altos
Dentro do grupo esses modelos são conhecidos por serem económicos nos consumos

Exacto, é essencial ter sempre os 4 pneus iguais (marca e modelo), e idealmente não fazer a rotação. É preferível mantê-los sempre no mesmo sítio.

Quanto a consumos, facilmente se fazem viagens com médias de 7L ou até menos.

Nao queria ter que dizer isto, mas se foi tirado veio transmissão juntamento com viscoso provavelmente já esta fazer ruido que vem na caixa IRD, esse ruido é atenuado após a remoção do veio mas o problema está lá e vai-se fazer sentir quando for montado a transmissão com viscoso novo, se for o caso terá ser reparado ou substituído a caixa IRD. Não desanimes pois poderei estar errado so para que estejas ciente [;)]

Last edited:
Nao queria ter que dizer isto, mas se foi tirado veio transmissão juntamento com viscoso provavelmente já esta fazer ruido que vem na caixa IRD, esse rudo é atenuado após a remoção do veio mas o problema está lá e vai-se fazer sentir quando for montado transmissão com viscoso novo e possivelmente terá ser reparado a caixa IRD. Não desanimes pois poderei estar errado [;)]
É tudo novo para mim daí ter me inscrito aqui...

Nao queria ter que dizer isto, mas se foi tirado veio transmissão juntamento com viscoso provavelmente já esta fazer ruido que vem na caixa IRD, esse rudo é atenuado após a remoção do veio mas o problema está lá e vai-se fazer sentir quando for montado transmissão com viscoso novo e possivelmente terá ser reparado a caixa IRD. Não desanimes pois poderei estar errado [;)]

É provável que sim.

Convém isso tudo ser visto por quem conhece estes "bichinhos", uma vez que não é qualquer mecânico que mexe nestes viscosos e IRD.

@pretonoamarelo1 se és do norte, e um dia que querias ver/resolver isso, aconselho-te ires à Soluções Freelander, em Sta Maria da Feira. Na zona norte não sei se há mais casas especializadas nisso.

https://www.facebook.com/solucoes.freelander/?ref=page_internal

Last edited:
Back