Compromisso Portugal

ManuelJasmim

New member
Independentemente do mérito ou demérito das propostas, das inovadoras discussões...do bla blá para entreter economistas filósofos com ansias de protagonismo.

...gostaria de saber (se alguém me conseguir explicar) ...

...QUEM É QUE PERGUNTOU ALGUMA COISA AQUELA GENTE QUE FALA EM POSE DE GENTE IMPORTANTE?

...QUEM É QUE MANDATOU AQUELA GENTE PARA DISCUTIR SOBRE A NAÇÃO?

Que eu saiba, ainda temos assembleia da républica, não?

Quem te manda a ti vir para aqui discutir assuntos da nação?

Ainda estamos numa democracia acho eu, qualquer um é livre de discutir o estado da nação, se têm protagonismo é porque o seu historial lhes deu esse previlégio.

Hum...penso que felizmente ainda somos uma democracia.

Eu sei que isso irrita alguns tanto à esquerda como à direita, mas pronto...

Simplesmente tentam funcionar como um força de pressão.

Por exemplo gostaria de ver ver o Sr. António Carrapatoso, fundar uma Telecel novamente, Vindo do Nada , somente com o seu dinheiro e ideais inovadoras, e sem investidores a proteger a sua rectaguarda.

Sempre ouvi dizer, "Com as botas do meu pai também eu sou homem".

Neste caso com os Cifrões de terceiros (sem retirar méritos á gestão e á visão empreendedora).

citação:Originalmente colocada por mundano

Quem te manda a ti vir para aqui discutir assuntos da nação?

Ainda estamos numa democracia acho eu, qualquer um é livre de discutir o estado da nação, se têm protagonismo é porque o seu historial lhes deu esse previlégio.

Quando queres tentas dar um ar de "naife", só que não convences ninguém.[:p]

Então aquele espectaculo mediatico é uma simples discussão democrática? Ou tem outros objectivos? Não estaremos a falar de propaganda de uma certa via?

Eu não tenho nada contra quem não pensa como eu. detesto que me tentem impingir a banha da cobra...

e quando falas em historial, falas de quê? dos empresários portugueses? daqueles que apenas se dedicam ao comércio, à banca e que abandonaram o sector produtivo ? falas desses? ou de outros? talvez daquela rapaziada que tem vivido descaradamente á conta de subsidios da europa, rico historial!

citação:Originalmente colocada por Manuel Jasmim

Então aquele espectaculo mediatico é uma simples discussão democrática? Ou tem outros objectivos? Não estaremos a falar de propaganda de uma certa via?

MAs é obvio que eles são um lobby para uma via diferente... Eles não negam isso.. Mas que eu saiba estão na liberdade deles.

Organiza-te com outros que pensam como tu, e façam algo do genero.

Bem ou mal, são os unicos que tentam ser realistas no que dissem, e dão argumentos concretos, prós e contras, não vejo mais ninguem a fazer o mesmo.

A prova é que quem não gosta deles, nem criticam os conteudos, porque sabem que por esse caminho perdem, mas sim a forma, enfim, mais do mesmo...

Vira o disco e toca o mesmo... e agora veio o compromisso Portugal tentar fazer um remix ao disco, e isso chateia muita gente, que prefere viver no seu mundo da lua, na sua ideologia, e não gosta de ser confrontada com a realidade, pois a sua ideologia não tem resposta concreta à altura..

Enquanto os outros, desde a esquerda à direita, passando pelos sindicados, falam falam, mas as suas ideias em ideologias, mas de concreto nada...

citação:Originalmente colocada por Phoenix

Por exemplo gostaria de ver ver o Sr. António Carrapatoso, fundar uma Telecel novamente, Vindo do Nada , somente com o seu dinheiro e ideais inovadoras, e sem investidores a proteger a sua rectaguarda.

Neste caso com os Cifrões de terceiros (sem retirar méritos á gestão e á visão empreendedora).
Conheço o António Carrapatoso e parece-me que tem um perfil empresarial correcto.

Não é nenhum pato bravo, foi escolhido para liderar uma operadora telefónica fora do sistema (Estado) e fê-lo com sucesso.

Conseguiu uma aliança bizarra entre o BES e o Grupo Amorim, e a PacTel. Deste negócio geraram-se mais valias extraordinárias com a venda de diversas participações, concluindo com a venda de 100% do capital à Vodafone.

Talvez conheças coisas que eu desconheço, mas como estamos num fórum aberto a todos, faz o favor de explicar o que te incomoda no ANtónio Carrapatoso.

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

citação:Originalmente colocada por Phoenix

Conheço o António Carrapatoso e parece-me que tem um perfil empresarial correcto.

Não é nenhum pato bravo, foi escolhido para liderar uma operadora telefónica fora do sistema (Estado) e fê-lo com sucesso.

Conseguiu uma aliança bizarra entre o BES e o Grupo Amorim, e a PacTel. Deste negócio geraram-se mais valias extraordinárias com a venda de diversas participações, concluindo com a venda de 100% do capital à Vodafone.

Talvez conheças coisas que eu desconheço, mas como estamos num fórum aberto a todos, faz o favor de explicar o que te incomoda no ANtónio Carrapatoso.

Nada me incomoda no Sr. Carrapatoso, foi um mero exemplo

Só me incomoda o facto de a sociedade dita civil (onde eu me incluo) apontar sempre o dedo acusador á Máquina estatal, colherem e negociarem beneficios excepções.

Por uma vez eu gostaria de ver os empresários como o Sr. Carrapatoso fazerem uma frente unida para investimentos, para desenvolvimento, enfim mostrar de forma cabal e esclarecida com exemplos práticos de qual o caminho a seguir, e não somente com discursos e retórica.

Digam o que disserem eles têm um certo merito...

Conseguiram por exemplo apresentar um projecto para a segurança social mais estudado e fundamentado do que aquele com que o PSD apareceu.. E ao contrario do que aqui disseram isso não é vir cascar no Estado, isso é vir com alternativas..

É um movimento de empresários e investidores que apresentam sugestões para a melhoria do clima económico em Portugal, aproveitando, naturalmente, para se auto-promoverem "politicamente" demarcando-se de influências partidárias...

Tão legítimo como a tua abertura deste tópico !!

Curioso foi verificar que para esta gente, a redução do IRC para o valor mais baixo da Europa, seja a cura milagrosa para as maleitas da nossa economia...[|)]

Sempre tem havido alguns 'grupos de reflexão' que se preocupam com a temática da Governação.

Só que geralmente esses grupos têm uma forte componentes político/partidária, mas que não é mau de todo pois permite a ascensão da sociedade civil ao aparelho do Governo. Lembrem-se dos Estados Gerais.

Agora, essas pessoas que se reúnem não são mágicos e nem são sempre os melhores. E se tanta gente anda por aí a dizer asneiras, porque é que estes não podem asneirar de vez em quando.

Lembrem-se que o dinheiro não transforma um burro em inteligente. :)

citação:Originalmente colocada por Bruno Grilo

Curioso foi verificar que para esta gente, a redução do IRC para o valor mais baixo da Europa, seja a cura milagrosa para as maleitas da nossa economia...[|)]

nem mais.
[^]

Tal qual o grilo falante do Pinóquio, os grilos falam sabiamente.

com a redução do IRC, atrairiamos mais empresas para o nosso pais, logo, mais postos de trabalho e menos desemprego... se bem que o governo teria de exigir algo a estas empresas, senão de hoje para amanha, bazavam e deixavam familias na penura...

O que eles querem é simples: Redução de despesas para se tornarem mais competitivos e fazerem a expansão europeia/norte de africa (os que a podem fazer...)... não significa com isto que queiram melhorar o nível de vida dos seus empregados ou a distribuição de riqueza!!

O ex-dono e presidente da Somague também deu o ar da sua graça e lá pressionou para que se avance com obras (aeroporto e RAVE) para dinamizar o País... Esqueceu-se de mencionar que a dita empresa é detida a 100% por capital espanhol e que lhe granjeou em Portugal... nada!!

Bateram todos á porta, no fundo fizeram bem... as intenções poderão ser outras!!

Estas iniciativas têm o mérito de promover a discussão pública de muita matéria.

O que interessa é que haja soluções para Portugal.

O que me importa a mim se a taxa de IRC é de 10,15, 20 ou 25% se ninguém a paga, excepto as multinacionais a operar em Portugal maioritariamente para o mercado Português?

É que nós gostamos de discutir coisas sem sentido.

Uma solução, onde é necessário ter uns tomates de aço, é ter uma taxa fixa sobre o volume de facturação da Empresa. Estilo do Regime Simplificado. Não há nada a deduzir, não há esquemas, tudo simples, SIMPLEX.

Mas depois vêm os burrocratas a dizer que deixa de haver incentivos ao investimento em equipamento e de pessoal e blá, blá, blá. E o resultado é o mesmo Estado ter-se de financiar nas receitas do trabalho por conta de outrém e dos automobilistas.

Não há pachorra... :D

Back