O meu 4200u continua a cumprir no meu dia a dia. Tem 4 anos e meio quase.
Esta gente anda muito exigente, todos querem mil tretas, mas depois o computador e usado para meia dúzia de coisas.
Se calhar és tu que projectas o teu tipo de utilização nos outros e portanto não entendes, não?
O preço não se prende apenas ao hardware interno, o preço também reflecte a qualidade de construção, qualidade da bateria, qualidade do ecrã, qualidade do teclado, qualidade do touchpad, ergonomia, etc.
Vocês só vão perceber a diferença entre um portátil de 500€ e um portátil de 2500€ quando utilizares um.
Sim o portátil de 500€ faz o mesmo no Chrome que o de 2500€ mas não o faz da mesma forma e isso é que é importante para muitos utilizadores.
Eu sou apologista de uma certa filosofia na minha vida, para o bem e para o mal e enquanto a vida assim o permitir, tudo aquilo que utilizo de forma muito regular e que tenham grande impacto é para gastar no melhor que conseguir, isto aplica-se por exemplo a calçado que é algo absolutamente importante para mim, ter o melhor calçado dentro do possível porque é algo que utilizo diariamente e faço muitos quilómetros no trabalho (+10Km) e o custo diluído por utilização é irrisório tendo em conta a duração.
Como sou louco por tecnologias, esta filosofia acaba por transbordar um pouco para este campo. O meu telemóvel é um "bom" telemóvel, não porque me quero armar, não porque quero mostrar (os meus amigos ganham todos mais que eu portanto não engano ninguém [

]) mas porque é algo que utilizo diariamente tanto para trabalho como para lazer e portanto é essencial ter algo que nunca falhe, que tem uma boa ergonomia, boa duração de bateria, excelente ecrã, etc.
O mesmo pode ser dito para quem trabalha todo o dia em frente a um computador. É essencial ter um bom par de óculos com filtro azul, um excelente ecrã, uma excelente cadeira, uma boa secretária, etc.
Isto tudo para melhorar a qualidade de vida da malta.
No trabalho temos aqueles desktop HP mini com hardware mobile e os computadores estão ligados a uma base de dados gigante, malta tem 10 Excel's abertos durante o dia ligados à base de dados, malta tem 2 ou 3 programas internos abertos, autodata, tudo e mais alguma coisa. Os PCs são verdadeiras arrastadeiras, os portáteis idem aspas, a malta era à vontade 100% mais produtiva se tivesse hardware de jeito. O tempo desperdiçado à espera que programas resumam, etc, é rídiculo.