Computadores portáteis: quais as melhores opções?

Eu tenho várias licenças destas e zero problemas.
Uma vez tive um Office 2019 q não instalava e mandaram me outra Key.

Tudo original até porque o download e activação são é no site da Microsoft.

Há quem diga que é ilegal mas eu tenho a factura da compra.

Também tenho orçamento até 600€. Se for uns euros abaixo, melhor.

Pelo que vejo acho que vou preferir um com processador da AMD, tendo em conta que pelas mesmas características se devem apanhar por um valor um pouco mais baixo.

Exemplos:
HP Laptop 15s-eq0026np 15.6" - 499€
https://www.pcdiga.com/portatil-hp-laptop-15s-eq0026np-15-6
A questão deste é não ter s.o., o que será mais de 100€ e aí já passará os 600€.

HP 255 G7 15.6" - 499€
https://www.pcdiga.com/portatil-hp-255-g7-15-6-2d231ea
Do que percebi, não tem USB-C, 8 GB RAM, 256GB disco.

Asus VivoBook 15 15.6" F512DA-R5BV8SS1 - 499€
https://www.pcdiga.com/portatil-asus-vivobook-15-15-6-f512da-r5bv8ss1
Não tem s.o..

Escolha pela qualidade da imagem. Não pelas specs do ecrã, mas pela qualidade ao vivo mesmo. É de longe o calcanhar de Aquiles dos portáteis baratos. Uma pessoa vê portáteis com specs aparentemente boas para o preço e depois vai a ver e têm imagem péssima, com as cores todas off, com imagem sempre no meio de “nevoeiro”. A seguir a isso é a resistência do chassis. Um teclado que não vá todo abaixo quando se assentam as mãos, por exemplo. O resto deveria ser sempre secundário (cpu, velocidade da ram, etc) porque qualquer portátil hoje em dia da conta do trabalho mais normal sem esforço nenhum especial.

Qual a origem dessas Key de 2 ou 3 euros? Quem as vende são empresas ou pessoas particulares? Utilizando a versão de teste tem-se acesso às actualizações do windows como se fosse um windows comprado (ou inserido num portátil)?

Há várias teorias.
Mas no caso do Windows sem problemas. O Office tem um período de x anos de updates de segurança mas fica sempre na versão 2019. Eu tenho 2 PCs com esse Office há mais de 1 ano sem qualquer problema.

Onde é que se arranja isso? Isso é estranho, quando nas lojas o software está ao preço que está.

Ainda em relação ao windows, é possível ter uma licença em mais do que um pc/portátil ou o que se pode fazer é transferir essa licença de um pc para o outro (ficando depois inválida no pc original?)?

Tens pm, aproveita que está a 3,5 euros o Windows.

É ilegal porque compras uma licença de um formato que não é autorizado para instalares num computador particular.

Posto isso, tenho 2 ou 3 licenças dessas, e a primeira foi logo quando tinha um Windows perfeitamente legal - dei 25€ à Microsoft por uma licença do Windows 8 logo quando saiu e entretanto foi fazendo os upgrades de graça, conforme permitido e encorajado pela MS; um dia que mudei o CPU e motherboard, deixou de funcionar e o suporte da MS não me deixou activar a licença do Windows 10, ainda hoje não sei em que base.

A verdade é que a activação dessa chave é feita no próprio servidor de activação da MS, não me parece que tenha riscos de segurança.

Na verdade activar um windows já nem é preciso andar a instalar aplicações, consegue-se activar com 3 linhas na consola, no entanto envolve meter um servidor de activação pirata, e não tenho a certeza da vulnerabilidade que isso introduz no sistema.

Pegando nesses aspectos que referiram (qualidade de imagem, resistência do chassis, etc) quais as marcas de portáteis que se destacam pela positiva?

Dentro da mesma marca a qualidade de imagem, chassis, etc todos os modelos/referências vão ter qualidade semelhante ou apesar da marca ser a mesma vai depender do modelo?

Já agora fica também a pergunta se há marcas que por experiência/opinião própria se destacam pela negativa.

É ilegal porque compras uma licença de um formato que não é autorizado para instalares num computador particular.

Posto isso, tenho 2 ou 3 licenças dessas, e a primeira foi logo quando tinha um Windows perfeitamente legal - dei 25€ à Microsoft por uma licença do Windows 8 logo quando saiu e entretanto foi fazendo os upgrades de graça, conforme permitido e encorajado pela MS; um dia que mudei o CPU e motherboard, deixou de funcionar e o suporte da MS não me deixou activar a licença do Windows 10, ainda hoje não sei em que base.

A verdade é que a activação dessa chave é feita no próprio servidor de activação da MS, não me parece que tenha riscos de segurança.

Na verdade activar um windows já nem é preciso andar a instalar aplicações, consegue-se activar com 3 linhas na consola, no entanto envolve meter um servidor de activação pirata, e não tenho a certeza da vulnerabilidade que isso introduz no sistema.
eu tb pus copy past no cmd e ta feito
mas nem é preciso, nao activado nao tem problema
o mudar o fundo é fácil é so escolher uma imagem e colocar "definir como fundo".

Pegando nesses aspectos que referiram (qualidade de imagem, resistência do chassis, etc) quais as marcas de portáteis que se destacam pela positiva?

Dentro da mesma marca a qualidade de imagem, chassis, etc todos os modelos/referências vão ter qualidade semelhante ou apesar da marca ser a mesma vai depender do modelo?

Já agora fica também a pergunta se há marcas que por experiência/opinião própria se destacam pela negativa.
Nunca me pude queixar da linha Thinkpad da Lenovo. Aquilo aguenta muita porrada. Mesmo muita. E claro, vai depender sempre do posicionamento do modelo. Pode ser construído com materiais mais exóticos ou simples plástico que dobra se fizeres mais força no teclado.

Tenho um Dell com 7 anos ( processador i7, gráfica de 2 Gb dedicada, 4gb de ram), no entanto começa a acusar os anos, trabalho com programadas de desenho assistido por computador. Que me aconselham, fazer uma limpeza e actualização ao mesmo, outro novo, ou ir para mac?

o ssd melhora imenso, digo sp isso
ate o meu core2duo com ssd era "uma maquina", ocultava e bem que ja nao valia nada
entao nesse vai ficar mesmo mto melhor
é 1 upgrade barato
se der para por mais ram tb podes por, mas mesmo com a paginaçao no ssd (so com os 4 de ram) vai ficar mto melhor

o ssd melhora imenso, digo sp isso
ate o meu core2duo com ssd era "uma maquina", ocultava e bem que ja nao valia nada
entao nesse vai ficar mesmo mto melhor
é 1 upgrade barato
se der para por mais ram tb podes por, mas mesmo com a paginaçao no ssd (so com os 4 de ram) vai ficar mto melhor

Obrigado pelas dicas. Acho que é o que irei fazer por agora, se não ficar totalmente satisfeito compro um novo (venho depois pedir novamente opinião).

Já usei o primeiro hp e o asus, os ecrãs são fracos, mas usaveis, o asus tem um sistema muito estranho de arrefecimento e faz baixar os clocks do processador com muita facilidade, dentro desses valores o hp ainda é melhorzinho, fora isso Huawei Matebook D15. A bateria do asus é também muito curta, 37Wh, o HP e Huawei salvo erro ronda 41/42Wh. O HP e o Asus têm carregador de 45W contra 65W do Huawei que permite carregamentos mais rápidos.

Última edição:
Como costumas avaliar o ecrã?

Eu normalmente olho para o RGB 100% e os microns (?) Acima de 250 mas nem sei se é o suficiente.

Escolha pela qualidade da imagem. Não pelas specs do ecrã, mas pela qualidade ao vivo mesmo. É de longe o calcanhar de Aquiles dos portáteis baratos. Uma pessoa vê portáteis com specs aparentemente boas para o preço e depois vai a ver e têm imagem péssima, com as cores todas off, com imagem sempre no meio de “nevoeiro”. A seguir a isso é a resistência do chassis. Um teclado que não vá todo abaixo quando se assentam as mãos, por exemplo. O resto deveria ser sempre secundário (cpu, velocidade da ram, etc) porque qualquer portátil hoje em dia da conta do trabalho mais normal sem esforço nenhum especial.

Última edição:
Tenho um Dell com 7 anos ( processador i7, gráfica de 2 Gb dedicada, 4gb de ram), no entanto começa a acusar os anos, trabalho com programadas de desenho assistido por computador. Que me aconselham, fazer uma limpeza e actualização ao mesmo, outro novo, ou ir para mac?
Mete mais RAM e um SSD e dura para mais uns anos, também tenho um portátil com mais de 6 anos (i7, gráfica 4GB dedicada e 8GB RAM) agora meti mais 8GB para continuar rápido e mais tarde pondero um SSD com maior capacidade este vem de origem com 128GB[;)]

ssd é essencial. com mais ram fica melhor. mas o ssd faz a difrença

Partilha aí o site. Ainda ando com o Office 2007 [:cool:]

Voltar
Superior