Computadores portáteis: quais as melhores opções?

Bem, voltando ao meu portátil, estava a ver se aguentava, mas só esta tarde já se desligou 3 vezes, pelo que acho melhor comprar outro, do que ficar agarrado de um momento para o outro.

Opiniões, precisam-se.

O que me dizem deste? https://www.worten.pt/informatica-e...ram-8-gb-512-gb-ssd-amd-radeon-vega-8-7036354

E nesta lista, haverá algum que seja preferível ao anterior, por mais alguns €? https://www.worten.pt/informatica-e...=15.6_27__27_ a 17_27__27_&seller_name=Worten

Em relação ao Huawei aconselhado pelo Avant, não tem teclado numérico, o que é uma parvoíce face á dimensão do computador.

O HP aconselhado pelo paulfer já está mais caro.

Bem, voltando ao meu portátil, estava a ver se aguentava, mas só esta tarde já se desligou 3 vezes, pelo que acho melhor comprar outro, do que ficar agarrado de um momento para o outro.

Opiniões, precisam-se.

O que me dizem deste? https://www.worten.pt/informatica-e...ram-8-gb-512-gb-ssd-amd-radeon-vega-8-7036354

E nesta lista, haverá algum que seja preferível ao anterior, por mais alguns €? https://www.worten.pt/informatica-e-acessorios/computadores/computadores-portateis?sort_by=price&order_by=asc&ram=12%20GB&ram=8%20GB%20&ram=8%20GB&diagonal-do-ecra=15.6_27__27_%20a%2017_27__27_&seller_name=Worten

Em relação ao Huawei aconselhado pelo Avant, não tem teclado numérico, o que é uma parvoíce face á dimensão do computador.

O HP aconselhado pelo paulfer já está mais caro.
Qual é o uso que dás ao portátil?

Já verificaste qual é o problema com o actual? Se se está a desligar por temperatura elevada?

Também ando atento ao mercado para potencialmente comprar algo que não tenha um preço estratosférico.
Algo a que aconselho a que estejas atento é ao tipo de porta USB-C. Para mim será bastante interessante que esteja equipado com porta USB-C com Power Delivery.
E quase de certeza que irei para um Ryzen com gráfica integrada. Se possível o 4500U ou 4700U

Qual é o uso que dás ao portátil?

Já verificaste qual é o problema com o actual? Se se está a desligar por temperatura elevada?

É como referi neste post que tinha colocado há uns dias.

Também tenho interesse em saber.

O meu Toshiba, ao fim de 8/9 anos está a aquecer demasiado, e desliga-se várias vezes, creio que por segurança.

Penso que uma boa limpeza resolveria o problema, mas não posso ficar sem o computador, e parece-me algo complicado para ser eu a fazer. Depois de ter outro computador a bombar, talvez avance para a limpeza desta, sorte sorte...

O meu é um i5 com 4GB de RAM, e tem desde há uns 2/3 anos, um SSD Samsung de 256GB), pelo que queria algo com SSD mínimo de 256GB, RAM de 8GB (mas de preferência mais), ecrã de 15'.., e teclado numérico.

Em relação ao processador, estou inclinado para os Intel, mas já li assim de relance que a 10ª geração não está grande coisa, e já ouvi falar muito bem dos AMD Ryzen. No entanto, não percebo nada disto, e queria as vossas opiniões.

A utilização é essencialmente em trabalho, com navegação na net, word, excel, e tratamento de fotos em paint.net (nada de muito pesado). O meu, desde que tem o SSD, está uma maravilha em termos de funcionamento/rapidez, mas já se engasga um bocado quando quero fazer/abrir muita coisa ao mesmo tempo, penso que por causa dos, apenas, 4GB de RAM.

Queria algo que me garantisse uns bons anos de funcionamento sem problemas. Já não digo os 8/9 deste Toshiba, que me parecem uma exceção, mas, pelo menos, uns 5/6 anos a funcionar fluido e sem problemas (subjetivo, eu sei).

Em relação aos recondicionados, se já fui apologista, e até adquiri um para uma instituição da qual faço parte, neste momento parece-me tudo demasiado caro para o que oferece. Com portáteis novos por 500/600€, recusou-me a dar 400/500 por i5/i7 de 5ª geração...pelo menos é o que me tem aparecido mais...

Conselhos, precisam-se!

Obrigado

Não tenho duvidas que o problema é o aquecimento, mas uma limpeza não é coisa que me veja a fazer sem riscos, e tenho medo de fazer asneira.

Tenho sempre a hipótese de o mandar limpar (sem mandar o SSD - não que tenha cá os planos da pólvora, mas fico mais descansado assim), mas não sei se me fazer isso em poucas horas, e eu preciso do computador permanentemente.

Posto isto, e tendo em conta a idade do bicho (i5-2410M 2.30 GHz), não sei se não é de avançar para a troca.

PS: Depois de ter outro, arriscarei certamente a tal desmontagem e limpeza.

Última edição:
É assim, é a diferença entre gastares 50€ ou gastares 500. Uma loja faz-te isso num dia ou menos disso já que não te sentes à vontade de o fazer.

Não é nada de extraordinário, em 10 minutos tu mesmo fazes isso.

Se achas que a máquina actual, a funcionar perfeitamente sem problemas de temperatura te chega eu poupava os 500€. É que não é boa altura para comprar portátil. Está tudo inflacionado

O que é que anda inflacionado? só se for o mercado da intel que continua a achar que vale 20% a mais. Fora isso, não vejo nada de anormal. A única vantagem de esperar mais um tempo é os ryzen de 4º geração.

No entanto, bem combinado com uma loja, fazem a mudança de pasta e limpeza provavelmente em 2/3 horas. Faz é isso o quanto antes pois podes vir a decidir tarde de mais.

Última edição:
É assim, é a diferença entre gastares 50€ ou gastares 500. Uma loja faz-te isso num dia ou menos disso já que não te sentes à vontade de o fazer.

Não é nada de extraordinário, em 10 minutos tu mesmo fazes isso.

Se achas que a máquina actual, a funcionar perfeitamente sem problemas de temperatura te chega eu poupava os 500€. É que não é boa altura para comprar portátil. Está tudo inflacionado

Numa hora limpas isso.

Já fiz o mesmo, mais que uma vez, ao meu Toshiba L500 - 1TU.

Eu concordo em absoluto, e não tenho vontade nenhuma de gastar 500 paus. Aliás, a vontade até era meter mais 4GB de RAM e mantê-lo.

Mas nos vídeos que vi no Youtube aquilo parece complicado lá por dentro...

Eu concordo em absoluto, e não tenho vontade nenhuma de gastar 500 paus. Aliás, a vontade até era meter mais 4GB de RAM e mantê-lo.

Então pelo menos indaga numa loja de informática perto de ti quanto demoram +/- a fazer o procedimento. Num cenário ideal é coisa de 10 min, mas naturalmente não és o único cliente do dia. Demorará mais. Tenta averiguar quanto e se dá para ti.

Isso feito com calma, não é complicação nenhuma. E eu considero-me um quase infoexcluido...

Em Março comprei o Lenovo Ideapad S145 mais barato que havia na PCDiga (300 euros), e mais 40 euros de RAM (8 GB). Alguem tinha gentilmente avisado nos comentários de outra máquina dessa série que 2GB de RAM eram reservados para a gráfica integrada, e que isso não era ajustável de modo nenhum no BIOS - e verifiquei isso pessoalmente na adquirida.

Com 12 GB de RAM (10 livres) e licenças de Windows 10 e Office 2019 de empresa ficou bem para tele-trabalho leve lá em casa. Alíás até veio de férias e estou agora a usá-la emprestada [:cool:]

O meu Acer AN515-55 desde finais de Maio que continua a satisfazer as necessidades do dia-a-dia. Tendo em conta que arranjei em promo abaixo dos 700 euros, estou satisfeito.

Já q estamos numa de referir as nossas compras eu digo q durante o confinamento consegui comprar online, numa loja em pt um portátil HP 15-Bs109Np (i5 8ª geração, 8gb RAM, Radeon com 2gb e 1tb hdd) por 113€.

Recondicionado mas com 2 anos de garantia.

Já lhe coloquei um SSD de 256.

Última edição:
Então pelo menos indaga numa loja de informática perto de ti quanto demoram +/- a fazer o procedimento. Num cenário ideal é coisa de 10 min, mas naturalmente não és o único cliente do dia. Demorará mais. Tenta averiguar quanto e se dá para ti.

Isso feito com calma, não é complicação nenhuma. E eu considero-me um quase infoexcluido...

Bem, enchi-me de coragem, desmontei esta porra, e limpei isto!

Aquelas "alhetas" de saída do ar extraído pela ventoinha, estavam perfeitamente compactadas, dai o computador estar a torrar por dentro!

Problema; f/&%%$&$ a ligação do teclado... :sh)

Estou-vos a escrever do externo que normalmente uso, mas o dele, caput....

Estive a ver preços, e não é caro. Amanhã passo numa loja de informática a ver se me fornecem e montam um.

EDIT: Já agora, caso isto do teclado se resolva, acham uma boa relação custo/beneficio, gastar ~50€ em 8GB de RAM (4+4), para substituir os 4GB que tem (2+2)?

Última edição:
Já q estamos numa de referir as nossas compras eu digo q durante o confinamento consegui comprar online, numa loja em pt um portátil HP 15-Bs109Np (i5 8ª geração, 8gb RAM, Radeon com 2gb e 1tb hdd) por 113€.

Recondicionado mas com 2 anos de garantia.

Já lhe coloquei um SSD de 256.

Eh pá, mas isso, face aos preços que tenho visto, foi um achado!

Voltar
Superior