Computadores portáteis: quais as melhores opções?

Pessoalmente preferia sempre o computador com melhores specs dada a diferença pequena e a razão é simples: antigamente uma pessoa abria um portátil e conseguia trocar o CPU, acrescentar RAM, trocar o disco, etc. Hoje em dia a esmagadora maioria dos portáteis trazem tudo soldado portanto não dá para actualizar nada.

Os 8GB de RAM provavelmente chegam hoje, mas daqui a uns anos provavelmente vais querer ou precisar dos 16GB de RAM e não vais conseguir fazer o update. Idem aspas para os restantes componentes.

Atenção que as pessoas tendem a associar TN a baixa qualidade, mas não tem que ser necessariamente assim.

Tive durante 6 anos um monitor de secretária TN 4K (Samsung U28D590D), e a qualidade de imagem é verdadeiramente irrepreensível. Apenas se notava a limitação do TN nos ângulos de visão, coisa que é relativamente pouco importante num monitor fixo. No entanto os TN também têm vantagens, como por exemplo o tempo de resposta que costuma ser superior aos IPS, entre outras coisas.

Agora também exagerei, substituí-o por um IPS de 43 polegadas... [:D]

Portanto, a tecnologia dos LCD não está necessariamente assim tão associada à qualidade de imagem, mas é verdade que nos portáteis, TN está associado a ecrãs de muito baixa qualidade.

No entanto, por um portátil ser IPS não pensem que imediatamente a qualidade vai ser estrondosa, longe disso.
Tem sempre a vantagem dos ângulos de visão, coisa importante num portátil, mas por exemplo o ecrã IPS 1080p do Asus ZenBook 14 que comprei para a filha não tem NADA a ver em termos de qualidade com o do 1080p que tem o meu LG Gram. Os pretos são muito mais cinzentos (menos contraste) e as cores mais deslavadas, não é péssimo, mas não vão só atrás do IPS, é muito difícil arranjar portáteis com ecrãs de qualidade abaixo dos 1000€.

E quanto a mim, o ecrã, o peso, a autonomia, o teclado e o touchpad continuam a ser os pontos mais importantes de um portátil. Por isso é que durante muitos anos os Macbooks eram simplesmente imbatíveis, era muito difícil encontrar essa combinação num portátil Windows. Isso entretanto mudou.

No entanto há muitos que acham que estão a fazer um óptimo negócio a comprar o portátil mais barato com o CPU com muitos Ghz da Intel e mais não sei o quê. Normalmente não.

antigamente uma pessoa abria um portátil e conseguia trocar o CPU, acrescentar RAM, trocar o disco, etc. Hoje em dia a esmagadora maioria dos portáteis trazem tudo soldado portanto não dá para actualizar nada.

Não é bem assim. Nos Apple, claro, mas até o meu LG Gram que é um ultraportátil tem um slot para expandir a memória e 2 (dois!) slots M2 para colocar SSD's.

CPU's já há muito, muito tempo que não dá para trocar nada, se calhar para aí desde os pentiuns.

Entre Ryzen 5 e 7 (e respectivas gráficas Vega 8 e 10) valerá a diferença? Mesmo a pensar no futuro a alguns anos à frente.

Estamos a falar de portáteis para uso doméstico, particular. Eventualmente edição de vídeos de férias, por exemplo, mas nunca nada muito pro.
Mais valerá ter mais RAM, não?

Entre Ryzen 5 e 7 (e respectivas gráficas Vega 8 e 10) valerá a diferença? Mesmo a pensar no futuro a alguns anos à frente.

Estamos a falar de portáteis para uso doméstico, particular. Eventualmente edição de vídeos de férias, por exemplo, mas nunca nada muito pro.
Mais valerá ter mais RAM, não?

Para edição é melhor ter + ram , entre as Vega eu optava pela 8 apesar de serem muito idênticas

CPU's já há muito, muito tempo que não dá para trocar nada, se calhar para aí desde os pentiuns.

Não é verdade, eu troquei o CPU de Core i5 para Core i7 num ThinkPad T410. Os ThinkPad dão para trocar de CPU até aos Core de 4ª geração (T440). Da 5ª geração dos Intel Core para a frente é que só se consegue trocar os CPUs muito raramente nos portáteis "transportáveis" - i.e. workstations - que trazem Xeons M e Cores sem ser ultra low power.

Mas realmente tens razão: uma boa parte dos portáteis ainda permite trocar o disco SSD, mas a memória vem cada vez mais frequentemente soldada.

Os Thinkpads eram dos poucos que permitiam trocar CPU, e com tutoriais da própria marca a explicar como.

Tenho encomendado um Ideapad 5 de 15" desde 27 de Julho (e que só deve chegar em Outubro por causa dos stocks dos Ryzen 7 4800u) que também vem com RAM soldada. Só deixa trocar o SSD e o módulo wifi/bluetooth.

Não é verdade, eu troquei o CPU de Core i5 para Core i7 num ThinkPad T410. Os ThinkPad dão para trocar de CPU até aos Core de 4ª geração (T440). Da 5ª geração dos Intel Core para a frente é que só se consegue trocar os CPUs muito raramente nos portáteis "transportáveis" - i.e. workstations - que trazem Xeons M e Cores sem ser ultra low power.

Mas realmente tens razão: uma boa parte dos portáteis ainda permite trocar o disco SSD, mas a memória vem cada vez mais frequentemente soldada.
A maior parte dos ASUS pelos menos os de gaming ainda dão para meter mais RAM mesmo estes recentes o meu com 6 anos ainda agora levou mais 8GB[;)]

De qualquer das maneiras não estou a ver muito interesse em trocar de CPU.

Os ganhos dentro da mesma plataforma são discretos. Pelo que custa um CPU de portátil, mais vale poupar para um portátil novo, com uma geração de CPU nova (e socket, claro, principalmente se for Intel...).

A memória e disco chateiam mais. No entanto Os requisitos da mesma tem estado estranhamente estáveis ao longo dos anos. O meu primeiro portátil com 16 Gb RAM e 512 Gb SSD foi um Macbook pro Late 2013, e essas specs de RAM e SSD continuam a ser bastante actuais passados 7 anos.

O meu Gram também tem 16 Gb RAM e 512 SSD e brevemente vai receber mais um SSD de 512 para o slot vazio.

Depois de ter abortado a compra durante a pandemia, os preços têm estabilizado nos últimos tempos e acho que chegou altura de comprar.
(como estou limitado à FNAC, as opções não são muitas, encontrava melhores preços noutros lados provavelmente)
Neste momento estou entre estes 2, o HP parece bastante superior em termos de especificações, e o objetivo é que dure uns bons anos sem grandes atualizações. O uso é diria que básico, nada de jogos, net, ofice e pouco mais, não ficaria mal servido com o Huawei em termos de especificações. (seria upgrade gigante para o que tenho agora)
Vale a pena os 50€ a mais do HP? O Huawei oferece a mala e o rato (25€ + praí 15-20€) que dariam até jeito.
https://www.fnac.pt/Computador-Portatil-HP-Laptop-15s-eq0023np-Computador-Portatil-Computador-Portatil/a7878759

R7
Ram 16
512 SSd
649€
https://www.fnac.pt/Pack-Computador...putador-Portatil-Computador-Portatil/a7962697
R5
Ram 8
256SSD
599€ (oferta rato e mala, o computador sozinho está a 649€)
Fui hoje comprar o portátil HP... online já não havia,mas dava stock em loja. La fui, esperei meia hora, e no fim o stock era o da montra.
Adiei a compra.
Está difícil a compra.

Fui hoje comprar o portátil HP... online já não havia,mas dava stock em loja. La fui, esperei meia hora, e no fim o stock era o da montra.
Adiei a compra.
Está difícil a compra.
O HP é melhor e justifica pelo cpu, ram e disco.
Só não compraria HP por causa do teclado: HP e Asus agora vendem teclado à americana, com o enter pequeno e sem a tecla do <> ao lado do Z.
Para mim não dá.

Lenovo com 15% de desconto na sua loja online com o cupão FLASHSALE. Pena ser tão breve pois só penso comprar a partir da semana que vem.

Já agora, na casa dos 900/1000€, os Lenovo Legion AMD são máquinas fiáveis para uso normal? O poder gráfico não seria tanto para jogos mas mais para renderização e CAD.

O HP é melhor e justifica pelo cpu, ram e disco.
Só não compraria HP por causa do teclado: HP e Asus agora vendem teclado à americana, com o enter pequeno e sem a tecla do <> ao lado do Z.
Para mim não dá.
Estive a ver o computador mas nem reparei nesse pormenor.
No entanto agora não é opção, pelo menos tenho que esperar até à próxima 3ªfeira, que é quando começam novas promoções.

Ando à procura de um portátil, que pode ser recondicionado, requisito é que tenha 15.6", teclado numérico e câmara (para eventualidade de algum não a ter).

O uso será internet e office... ou seja, nada por demais de exigente.

O pretendido é não ír além dos 400€...

Aconselham alguma loja?

Já agora, alguém já comprou aqui:

https://loja.misterpc.pt/index.php?route=common/home

Última edição:
Preferia um computador modesto que cumprisse o pretendido mas que seja novo do que recondicionado.
O meu Lenovo 320 a 3 anos atras em promoção custou 300€ na Fnac

Preferia um computador modesto que cumprisse o pretendido mas que seja novo do que recondicionado.
O meu Lenovo 320 a 3 anos atras em promoção custou 300€ na Fnac

O pretendido não é gastar muito e que entre nas premissas...

O exemplo que dá, enquadra-se na perfeição nos quesitos.

Só e para enquadramento, o portátil a uso, é um Samsung NP355ESC-A02PT..

É o que se segue:

https://www.fnac.pt/Samsung-355E5C-A02PT-Computador-Portatil-Computador-Portatil-Essencial/a667334

Já está por cá desde 2013...

Última edição:
Voltar
Superior