Computadores portáteis: quais as melhores opções?

Não sei se esse portatil tem battery reset por pin se tiver está por baixo ou escondido no rebordo do teclado ou numa lateral... etc
Desliga-o do transformador, vira o portatil ao contrário e procura o pin-hole reset da bateria, enfia-lhe um palito ou uma agulha durante uns 20s e vê se a bateria fez o reset.
Se não encontrares, podes sempre usar uma aplicação da lenovo, que penso que faz esse procedimento por software.

Muito obrigado pela ajuda.
Estive a procurar e não encontro esse pin da bateria.
Ele tem um orifício de lado para se lá meter um pin, mas vai dar ao menú da bios.

Mas fui lá ao site da Lenovo e corri o programa para testar a bateria...diz que está boa. Não confio muito mas tudo bem. Até estar na garantia não vou mexer.

Se o portátil for para utilizar com a bateria (desligado da corrente), mesmo que não sejam fãs da apple, é quase deitar dinheiro fora se não forem para os macbook M1/M2. Parece quase irónico estar a dizer isto de um produto apple, mas a relação custo/benefício dos laptops da apple está muito boa.

Fazer coisas tipo edição de vídeo, edição de fotos, ou outros trabalhos "pesados" sem estar ligado à tomada, é uma realidade nos novos Macbook. O chips são estupidamente eficientes, e além de gastarem muito pouca energia, o portátil fica praticamente silencioso e pouco quente.

Sem dúvida que para certo público alvo um Air M1 é quase imbatível na relação custo/benefício. E principalmente no ponto da duração da bateria e ausência de ruído sem grande castração por temperatura.

Mas continua a haver muita gente que não quer ir tão alto no valor gasto e que consegue safar perfeitamente a situação com um laptop mais simples. Alguém que quer meramente abrir um excel para algo simples, aceder ao banco, ir a um site ou outro e desligar o laptop.

A AMD está a fazer uma salgalhada com os nomes dos chips ...
Vai ser necessária muita atenção para o que estamos a comprar para não sermos "enganados".

https://www.theverge.com/2023/1/4/23539638/amd-ryzen-7945hx-mobile-cpu-laptop-7940hs-ces

925NGcR.png

Eu até defendo que vender computadores sem SSD devia ser proibido... (pelo menos para o Sistema operativo)

As aplicações hoje em dia estão cada vez mais pesadas, e já mexem com informação que um HDD não dá conta.

Concordo até o meu ASUS com 9 anos já tem SSD já nem devia haver portáteis à venda com HDD[;)]

Sem dúvida que para certo público alvo um Air M1 é quase imbatível na relação custo/benefício. E principalmente no ponto da duração da bateria e ausência de ruído sem grande castração por temperatura.

Mas continua a haver muita gente que não quer ir tão alto no valor gasto e que consegue safar perfeitamente a situação com um laptop mais simples. Alguém que quer meramente abrir um excel para algo simples, aceder ao banco, ir a um site ou outro e desligar o laptop.

Não podia concordar mais.
Tudo depende do que pretendemos fazer.

E por metade do preço ou até um bocado menos com as promoções, é possível fazer o que está a "bold", seja em Windows ou Linux.

Eu pessoalmente só vejo viabilidade na compra do Air M1 como substituto do portátil e do tablet. Ou seja, potencial computacional num packaging compacto e leve. E de preferência em promos no limiar dos 1000 euros.

Com a concorrência a começar a apresentar chips com litografias mais próximas dos 5nm do M1; a terem cores de Performance e eficiência; acaba por haver uma diminuição do fosso que havia na altura do lançamento do M1 (final de 2020 salvo erro ???).

Eu uso um portátil com um Intel 1235U (10nm salvo erro) e uma bateria de 50Wh e aquilo já é razoável para usar apenas com a bateria. Para alguém que vai dar um uso mais comedido (não intensivo) durante o dia, é perfeitamente viável. E é ágil q.b.

Agora, para por as coisas em perspectiva, estes novos chips da AMD tem variantes com 4,5 e 6nm. Lá está é fabricação subcontratada à TSMC que acaba por trabalhar com quem quiser pagar. Havendo USD tudo se arranja 😛

Agora pode é a Apple dar outro "salto" com o M3 que supostamente terá litografia de 3nm.

E dito isto, eu percebo que a vantagem do M1 não é meramente a questão da litografia, mas a forma como está tudo num SoC optimizado, mais software optimizado e toda a integração que a Apple consegue fazer. Para além de muitos outros detalhes que um leigo como eu está a milhas de conseguir entender.

Última edição:
Com a concorrência a começar a apresentar chips com litografias mais próximas dos 5nm do M1; a terem cores de Performance e eficiência; acaba por haver uma diminuição do fosso que havia na altura do lançamento do M1 (final de 2020 salvo erro ???).

Eu uso um portátil com um Intel 1235U (10nm salvo erro) e uma bateria de 50Wh e aquilo já é razoável para usar apenas com a bateria. Para alguém que vai dar um uso mais comedido (não intensivo) durante o dia, é perfeitamente viável. E é ágil q.b.

Agora, para por as coisas em perspectiva, estes novos chips da AMD tem variantes com 4,5 e 6nm. Lá está é fabricação subcontratada à TSMC que acaba por trabalhar com quem quiser pagar. Havendo USD tudo se arranja 😛

Agora pode é a Apple dar outro "salto" com o M3 que supostamente terá litografia de 3nm.

E dito isto, eu percebo que a vantagem do M1 não é meramente a questão da litografia, mas a forma como está tudo num SoC optimizado, mais software optimizado e toda a integração que a Apple consegue fazer. Para além de muitos outros detalhes que um leigo como eu está a milhas de conseguir entender.

é a beleza da concorrencia, o chips para windows tiveram de andar da perna, e o consumidor é que fica a ganhar

• Gosto
Reações: DMA
Sem dúvida! Para o consumidor pode ser uma boa fase para comprar, depois daquele período em que o mercado estava "seco" e havia pouca oferta, que ainda por cima era cara.

LG Gram 15'' volta a estar com desconto. Neste momento a versão com as seguintes especificações está a 1000€:

- Intel 1260P (18MB cache);
- 256GB SSD;
- 16GB RAM DDR4 4266MHz;
- Bateria de 80Wh
- Ecrã 15'';
- 2 USB C e 1 Thunderbolt 4;
- WiFi 6E.

https://www.fnac.pt/Computador-Porta...atil/a10115239

https://www.lg.com/pt/portateis/lg-15z90q-gaa72p

Confirmar em loja se a memória é DDR4 4266MHz ou DDR5 5200MHz, pois há discrepância entre a informação que está no site da Fnac e nas especificações da LG.

Um detalhe que gosto bastante é já vir com carregador USB C PD de 65W, que acaba por ser útil para outros aparelhos. Também facilita a substituição em caso de perda ou avaria do carregador original. Confirmar também este detalhe, pois não está explicito nas specs da própria Fnac.

--- /// ---

Há também uma versão com ecrã de 16'' e resolução 2560x1600 por 980€

https://www.fnac.pt/Computador-Porta...0115241|BL0|L1

Última edição:
Achei este bastante interessante, principalmente pelo ecrã OLED e pela bateria de 70 Wh. Tudo bem que 880€ não são trocos, mas acho que está um laptop bastante equilibrado.

​​​​​​https://mediamarkt.pt/products/port...2-15-6-amd-ryzen-7-16gb-512gb-ssd-radeon-oled

AMD 5800U (7nm; 8 Cores e 16 Threads)

Gráfica Vega 8

512 GB SSD (M2)

16 GB RAM (DDR4)

Ecrã OLED 15,6'' (400 nits e 600nits "pico")

Bateria 70Wh

Wi-Fi 6 (ax)

Bluetooth 5.0

Carregador de 90W

Bloqueio físico da Webcam

• Gosto
Reações: cjr
Para quem usa Windows vai ser bastante interessante ver a gama 14th Gen da Intel para laptops (Meteor Lake).

A GPU integrada deve ser bem porreira para o utilizador comum.

Quanto ao CPU, parece que houve muita atenção para tentar baixar o consumo. Quer pela implementação duma litografia de 4nm, quer por outros detalhes mais técnicos que eu não sei explicar.

Vamos ver se será hype ou não (devem ser apresentados em meados de Setembro).

Para quem usa Windows vai ser bastante interessante ver a gama 14th Gen da Intel para laptops (Meteor Lake).

A GPU integrada deve ser bem porreira para o utilizador comum.

Quanto ao CPU, parece que houve muita atenção para tentar baixar o consumo. Quer pela implementação duma litografia de 4nm, quer por outros detalhes mais técnicos que eu não sei explicar.

Vamos ver se será hype ou não (devem ser apresentados em meados de Setembro).
Para desktop os rumores apontam para um aumento de performance de 3% a 5% para um aumento de preço de 12% a 15% em relação aos 13th gen.

Pessoal, umas opiniões sobre este portátil, sff:
Acer Aspire Spin 14, com processador i5 1335u, 16GB, 512GB.
Link abaixo.

https://www.fnac.pt/Computador-Port...-Computador-Portatil/a11233293#omnsearchpos=1

Será usado, com fatura deste ano. Cerca de 500€ a um conhecido (parece que procura ecrãn maior).

Não sei se tem algum grande contra (o écran Touch não me será extremamente útil, não sei se isso poderá limitar de alguma forma a experiência normal de trabalhar num portátil) mas se alguém daqui ja tiver experiência com o mesmo, que diga sff.

Eu gosto e tenho um híbrido. Ou seja, ecrã tátil e reversível para transformação em tablet. E adicionalmente tem de ter dimensão minima de 14''

Depois é ter atenção às especificações de desempenho: ram, disco, processador..

Exemplo:

https://www.worten.pt/produtos/porta...aphics-8023221

Sim, as minhas dúvidas são também essas.
O cpu ser um I5 1335U já dará alguma longevidade? Em princípio as gerações seguintes serão sempre melhores, seja desempenho e/ou consumo de energia mas isso é assim com tudo.
Assim como a ram de 16GB.
Como será apenas usado para coisas de produtividade, browser, etc, a gráfica não deverá fazer muita diferença, tendo em conta que hoje em dia e para o uso pretendido, esse componente deverá ser suficiente, diria eu.

Uma coisa importante será ter teclado iluminado e isso este parece que tem.

O windows terá alguma limitação, ou característica, por ser um ecran touch?

O windows terá alguma limitação, ou característica, por ser um ecran touch?

Já tive/tenho Windows com ecran touch e não me lembra nada em particular, excepto é claro poder-se usar dedos em vez de rato. Às vezes há bocados da UI que podiam ser maiores para se acertar com o dedo, tipo os botões de restart / shutdown do Start Menu ...

Voltar
Superior