Condensação / Embaciamento de faróis é normal ?

Condensação / Embaciamento de faróis é normal ?

• sim

Votos: 4 6,8%
  • não

Votos: 46 78,0%
  • depende, na mercedes tudo é normal

Votos: 9 15,3%

• Total de eleitores
    59
Se é normal, diria que sim e que não.

Acontece a muito bom carro que por ai anda, mas no teu caso acho que é mais abrangente do que devia.

Quanto à resposta da Mercedes, não me parece razoável, mas vai da sorte ou azar da pessoa que apanhas, ou política do concessionário.

Tive um A4 em que reclamei e foram trocadas as óticas e faróis traseiros, e se no caso dos traseiros resolveu por completo, nos da frente lá aparecia no canto inferior uma coisa muito residual. No concessionário onde comprei e após a primeira visita para resolver umas coisas e ativar algumas funções, deparei-me com um atendimento que na minha opinião foi no mínimo inadmissível, pelo que reportei ao importador e manifestei a intenção de não voltar aquele concessionário. Recorri ao da minha zona de residência e a mudança foi como da água para o vinho, competentes e prestáveis para lá do exigível e foi onde trocaram tudo sem qualquer problema.

No actual, uma S-Max, aconteceu nos de trás (só se nota na zona branca) uma coisa residual, também foi trocado, mas em dias de chuva lá aprece uma coisa mínima.

Os faróis não são selados a vácuo, o ar entra e sai e se o ar estiver húmido, é inevitável que ocorro condensação, que acaba por não evaporar por completo devido à ausência de calor em certos faróis, fruto das novas tecnologias usadas.

Pela minha experiência, em algumas marcas, quando o concessionário não resolve, uma carta ao importador costuma resolver.

(...) fiquei desiludido com a resposta do rececionista que era normal :sh)

bem... "é normal" talvez queira dizer "você já não é o primeiro a aparecer aqui com essa queixa" :)

Seja como for, em teoria a coisa é fácil de resolver: tira-se a ótica para fora, procura-se a abertura e remata-se. Se o problema está referenciado pela marca, já devem ter o procedimento todo montado.

Há uma semana vi, num curto espaço de tempo, dois Corsa da atual geração (com semanas) com problema semelhante. Pensei para mim mesmo: 'Apesar de não ser uma coisa grave, sempre tive 'sucatas' e nunca tive problema semelhante'.
E agora chego a este tópico. Estou a ver que não depende da marca, da idade, ou do investimento feito. E duvido que uma coisa destas não tivesse acontecido durante o desenvolvimento do carro, por isso só pode ser desprezo pelo cliente.

Quando de diz aqui que as ópticas não são 100% estanques, e que é natural o ar húmido condensar nos vidros frios dos faróis, é qualquer coisa, só não explicam é porque isso só acontece a uma pequena percentagem deles em condições atmosféricas iguais.

acho que deviam reclamar porque não pode ser considerado normal.

num E de 2010 que tive trocaram os farois e até hoje nunca mais tive qualquer problema.

Se é normal não sei.

Mas curiosamente tenho na família um Mercedes E coupé praticamente novo e quando o lavo, os faróis ficam exatamente como os teus. O dono do carro nunca quis "mexer" nessa situação por dizer que é normal.

Se com o teu carro acontece o mesmo, sobretudo sendo da mesma marca, é porque até deve ser relativamente normal.

o recepcionista é quem responde, em primeira instância, a qualquer cliente.

são eles quem dão o devido tratamento a qualquer reclamação.

as pessoas a quem apresentei a reclamação já me disseram que irão aguardar por resposta da fábrica e acreditam que será feito uma intervenção ao abrigo da garantia.

ficarei a aguardar e logo que tenha mais novidades darei noticias.

O recepcionista é mecânico? Não ligues ao que ele diz, sei que a Mercedes pensa que nunca tem culpa de nada e todos os seus carros são perfeitos, isso é mentira, o problema em questão pode ser resolvido, se retirarem e voltarem isolar com borrachas novas, foi o que me propuseram no Mazda 6, no passado tentava resolver as coisas com base no diálogo, mas agora utilizo o serviço do consumidor, ou o advogado da minha companhia de seguros, em último caso, já não tenho paciência, eles ficam obrigados a responder ao advogado, e se necessário a irem a tribunal defender a sua tese, mas uma coisa já sabem, não por serem Mercedes que a pessoa tem medo.

a maioria dos manuais dizem sempre que tudo é normal.

o mesmo se aplica ao consumo de óleo onde algumas marcas chegam a dizer que gastar até um litro de óleo é normal :sh)

nos carros mais antigos era raro isto acontecer, e quando isso aparecia era porque o vedante estava velho ou fora do lugar.

bastava limpar, trocar a borracha e secar muito bem antes de montar que tão cedo não teríamos chatices.

este faróis mais modernos são colados e não tens como fazer nada [8b]

Pode ser normal. Depende da especificação do fabricante.
Ver o que diz o manual.

Nem todas as ópticas são estanques...

estranho, era virgem e não fez o seu trabalho.

pode ser que agora que ganhou experiência já se porte melhor [:D]

curiosamente, a minha golf variant, que foi entregue no final de 2013, passou o 1º inverno com alguma névoa nos faróis. Em 2014 e agora em 2015 nunca apareceu.
Palpita-me que seria humidade ainda da montagem. É que nunca mais fez.

Quando de diz aqui que as ópticas não são 100% estanques, e que é natural o ar húmido condensar nos vidros frios dos faróis, é qualquer coisa, só não explicam é porque isso só acontece a uma pequena percentagem deles em condições atmosféricas iguais.

Pelo que vi na net, acontece qd não existe orifício de saída dos condensados ( ou se estiver mal localizado). Ou seja o condensado evapora durante o dia, fica lá dentro e à noite condensa outra vez ciclicamente até haver 2 ou 3 dias de sol e clima seco até que a humidade se reduza naturalmente.

Eu nessas coisas não sou fundamentalista.[:D] Nunca vi nenhum que não tenha entrada de ar mas admito que existam... As cosias estão sempre a evoluir.

O problema do user é típico de Portugal: Elevada humidade relativa com frio. Na Alemanha por exemplo é mais dífícil acontecer pq o frio é geralmente mais seco (nas cidades interiores centro sul).

A grande maioria das ópticas modernas é ventilada por orifícios situados na zona superior e inferior.

Não precisa. O ar dentro da ótica pode perfeitamente subir/descer de temperatura. Não tem de sair para lado nenhum.

Com o aumento da temperatura existe o aumento de pressão do ar. Caso não fossem ventiladas, a óptica poderia rachar.

Honestamente, acho perfeitamente normal isso acontecer. Basta as condições meteorológicas estarem no ponto certo para o tipo de ventilação de óptica em questão.

Um dos farolins traseiros do Prius fazia isso. Quando o levei à revisão disse lá na Toyota que isso acontecia. Depois de ir buscar o carro, nunca mais fez, mas que trabalho foi executado (substituição do farolim, do vedante da ótica, outro...?) não sei, que também não me lembrei de perguntar.

Eu acho mal isso acontecer num carro que custa mais de 100.000€ quando tal como já foi aqui dito não acontece em carros 5 ou 6 vezes mais baratos.
Ao fim ao cabo quando compramos um carro destes não estámos também a pagar pela superior engenharia alemã?!
Não levar esta frase como provocatoria, pois eu até gosto dos carros alemães.

Nao é o unico e existem mais modelos da mercedes com este "problema", não vais ter sorte na marca desde já te digo.

http://www.mbclub.co.uk/forums/general-discussion/73713-s-class-w221-headlamp-condensation.html

Justificação

Tapping the covers would obviously make the water detach from them, run down and collect. I know of a Mk3 owner who insisted on having both his headlamps replaced because of misting and condensation, particularly on the drivers side, only for the passengers headlamp to be 'worse'. It happens and it does no harm and I think it happens because modern headlamps are vented to the outside air. This was done because the inside of the lamps were becoming too hot, causing the reflectors to fade, for want of a better word, and the inside of the covers to become yellowed. Thus reducing the brightness of the lamps.

Manual de um modelo ford:

"Exterior lamps have vents to accommodate normal changes in air pressure. Condensation can be a natural by-product of this design. When moist air enters the lamp assembly through the vents, there is a possibility that condensation can occur when the temperature is cold. When normal condensation occurs, a fine mist can form on the interior of the lens. The fine mist eventually clears and exits through the vents during normal operation.
Clearing time may take as long as 48 hours under dry weather conditions.
Examples of acceptable condensation are:
The presence of a fine mist (no streaks, drip marks or large droplets).
A fine mist covers less than 50% of the lens.
Examples of unacceptable condensation are:
A water puddle inside the lamp.
Streaks, drip marks or large droplets present on the interior of the lens.
If you see any unacceptable condensation,
have your vehicle checked by an authorised
dealer."

Última edição:
Voltar
Superior