Condutor 5 estrelas

Nunoalexj

New member
Na terça feira, numa rua de Telheiras estava eu à espera de uma ambulância, porque um familiar estava em estado critico. Depois de uma espera de 1:30m pela ambulância do INEM, eis que ela aparece ao fundo da rua, mas deve ter parado para perguntar informações, e eu, aflito como estava, começei a acenar, a tentar chamar a atenção do condutor da ambulância, até que aparece um senhor num veiculo (não me recordo que carro era), que me viu atrapalhado, e perguntou se ambulância era para mim, ao qual acenei que sim, e este condutor efectuou inversão de marcha, e dirigiu-se ao final da rua para indicar ao condutor da ambulância para onde ela deveria ir.

É de louvar a atitude deste condutor que inverteu a marcha para me ajudar, o qual desconheço a identidade, mas ao qual agradeço profundamente o gesto.

A espera de uma hora e meia por uma ambulância é que... dá para desesperar, e supostamente deveria de ser evitada, pois o doente podia não resistir. Felizmente encontra-se em recuperação.

Ainda bem que tudo correu pelo melhor... às vezes a tarefa de levar uma ambulância para socorrer pessoas em locais que não imaginamos onde fiquem pode ser muito ingrata, especialmente se o condutor ficar a pensar que, se não se tivesse enganado na rua, se calhar teria chegado a tempo...
...talvez não justifique o atraso de hora e meia, mas estes profissionais dão o seu melhor... mesmo quando sabem que não têm meios para que tudo corra bem...

Esse condutor, é verdade. Essas pessoas andam por aí... mas já são poucas... o problema é que é mais fácil ficarmos lixados com quem nos lixou e não querermos saber do próximo que ver quem nos fez bem e fazer ao próximo...

Não têm?!
Pensei que a esta altura isso fosse OBRIGATÓRIO.

Cumps.
nao e bem obrigatorio...
e ACONSELHADO...

por exemplo os bombeiros se quiserem colocar tem de suportar os custos...

o inem nao sei como e, se o estado financia ou nao...mas duvido...

sao muito caros....

alem de que e uma prioridade renovar a cadeia de caças da frota portuguesa [8b] [8b] [8b]

Pego no subsídio de féries de um mês de um qualquer administrador de topo da CGD, EDP ou um artista da RTP, e compro GPS para todas as ambulâncias deste país.

GPS para Ambulâncias?
As pessoas que moram em sítios inóspitos e que ninguém sabe onde fica não interessam! Qualquer um dos senhores de bem neste país liga a pedir uma ambulância e diz que é de Cascais ou da Quinta da Marinha e todos sabem onde fica, os outros não interessam!

Gastar dinheiro com GPS para Ambulâncias também não é bom porque o país tem prioridades como, por exemplo, comprar submarinos e renovar a frota de carros dos ministros e demais pimps desta nação. [:vm)]

Esse condutor que te ajudou é impecável, é realmente um em cem que se encontram por ai dispostos a ajudar sem pedir nada em troca, fazem-no pela simples razão de fazer algo de bom. apr:)

sao muito caros....

alem de que e uma prioridade renovar a cadeia de caças da frota portuguesa [8b] [8b] [8b]

sim isso não interessa...ambulancias isso é lixo...

interessa é o Estado comprar tanques de guerra e novos carros pa caça á multa[8b]

Na terça feira, numa rua de Telheiras estava eu à espera de uma ambulância, porque um familiar estava em estado critico. Depois de uma espera de 1:30m pela ambulância do INEM, eis que ela aparece ao fundo da rua, mas deve ter parado para perguntar informações, e eu, aflito como estava, começei a acenar, a tentar chamar a atenção do condutor da ambulância, até que aparece um senhor num veiculo (não me recordo que carro era), que me viu atrapalhado, e perguntou se ambulância era para mim, ao qual acenei que sim, e este condutor efectuou inversão de marcha, e dirigiu-se ao final da rua para indicar ao condutor da ambulância para onde ela deveria ir.

É de louvar a atitude deste condutor que inverteu a marcha para me ajudar, o qual desconheço a identidade, mas ao qual agradeço profundamente o gesto.

A espera de uma hora e meia por uma ambulância é que... dá para desesperar, e supostamente deveria de ser evitada, pois o doente podia não resistir. Felizmente encontra-se em recuperação.
Ainda há gente boa! As melhoras para o teu familiar!

Essa situação das ambulâncias, como já disseram, é que era dispensável, mas é mais um dos muitos exemplos de como funcionam muitos dos nossos serviços de saúde... Felizmente não todos!

1º que tudo as melhoras

2º parabens pela atitude

3º eu na pior das hipoteses uso o telem como gps... mas mm assim... 100€ pela ***** de 1 gps... *******

Eu qd era puto, de mota, ja fui à frente de uma ambulância indicar um caminho aonde estava um homem desmaiado ao pé de uma paragem de autocarro!
Senti-me bem qd fiz este gesto!

sao muito caros....

Peço desculpa, mas tive que puxar este comentário porque me deu arrepios...

Em primeiro lugar, e para que se saiba, sei do que estou a falar... para bom entendedor, meia palavra basta e não me vou alongar mais...

Em segundo lugar, concordo perfeitamente que é mais caro substituir aviões ou tanques (milhares de milhões de €uros) contra a fracção que seria preciso para equipar todos os meios de socorro com sistemas de posicionamento GPS...

Mas o que me arrepia é a forma como se fazem observações como a de cima sem se saber o que se diz.

O facto de ser necessário renovar a frota de aeronaves ou de carros de combate, prende-se com a inadequação de meios aos requesitos operacionais dos ramos... se calhar há senhores que gostariam mais de ver aviões do tempo do Ultramar a fazer patrulhamento aéreo. Não quero com isto dizer que os nossos governantes estejam com medo de ser atacados, mas estas acções de patrulhamento aéreo são um simbolo de soberania e em último caso são um aviso de que não vivemos numa Républica das Bananas em termos Militares e Civis. Estas acções, de "policiamento" do espaço aéreo, servem para que as leis e regras se apliquem e que continuem a ser cumpridas. Sim, porque no ar também existe legislação e regras, sejam elas de velocidade, prioridade e muitas outras tal como na estrada.

Depois vêm os meios terrestres. As viaturas que existiam já não ofereciam condições de segurança, fossem elas de circulação, fossem de protecção dos militares em caso de conflito (Deus nos livre de alguma vez serem necessárias) mas mais vale prevenir do que remediar. Nós é que estamos muito habituados a usar a regra de "casa assaltada, trancas á porta". Isto para já não falar dos custos de operação das viaturas (e aeronaves) que já começavam a ser incomportáveis (á varios anos) por falta de peças suplentes.

Seja como for, e embora seja-mos um País pequenino "à beira mar plantado" temos uma área de operação "gigantesca". Só no Oceano Atlântico somos responsáveis por garantir a segurança aérea e marítima numa área bem maior que a dos Estados Unidos da América.

Em relação aos GPS's nas ambulâncias e noutros meios de socorro, só posso dizer que concordo com o seu uso nesses meios e quanto mais precisão estes tiverem melhor. O grande problema que se põe é que o País não está suficiente cartografado para uso em GPS. Este problema poderia ser solucionado pelos nossos governantes, e quando falo em governantes coloco todos no mesmo saco incluindo as Camaras Municipais porque cada vez que é preciso efectuar um levantamento topográfico adequado á utilização dos dados em GPS, começam também a ser levantados problemas e é necessário pedir autorização a mais do que um organismo estatal.
Segundo a legislação em vigor todas e quaisquer filmagens efectuadas a partir do "ar" têm que passar pelo crivo desses mesmos organismos para que seja aprovada a sua emissão ou publicação em orgãos de comunicação social, e é requisito de que não poderão ser filmadas instalações militares e outras instalações de interesse estratégico nacional (muitas vezes os visionamentos são em tão grande volume que é impossível verificar tudo). O mesmo se passa com os dados do levantamento topográfico para efeitos de uso em GPS.

Depois vêm as Câmaras Municipais. Tal como acontece com a TV-Cabo e a Cabo-Visão que não são fornecidas ao mesmo tempo na mesma zona (isto acontece em muitas localidades por esta terra fora), também as Câmaras Municipais podem não autorizar ou colocar entraves suficientes para que as empresas que operam na área do GPS desistam de fazer levantamentos, e ainda há outros casos em que os municipios se estão literalmente burrifando em promover tais levantamentos mesmo que estes tragam benefícios a nivel de planeamento urbanístico. É tudo uma questão de negociação e por isso é que Portugal é dos países com menos área disponivel nas bases de dados de GPS (embora seja-mos um país pequenino).

Por último, não é a renovação de meios militares que impede ou retira dinheiro para a compra de equipamentos que podem beneficiar as populações em caso de emergência. Há outros gastos que são perfeitamente evitáveis. Se os nossos governantes esperassem mais um aninho para renovar o parque automóvel, talvez o dinheiro que vão gastar para o fazer desse para equipar todas as viaturas com sistemas de posicionamento global (GPS).

Por outro lado, não me admiro nada com estas observações. Os militares têm as costas largas e já estão habituados a serem massacrados públicamente.

P.S.: As ideias acima expostas não representam a mentalidade nas forças armadas, nem a mentalidade dos militares que as constituem. São apenas uma reflexão a um comentário...

primeiro de tudo: as melhoras para o teu familiar.
segundo: não me acredito que uma ambulância demore uma hora e meia a chegar a um pedido de socorro a não ser que tenha ocorrido algo de muito anormal.
terceiro: muito mal vai este país se já chegámos ao ponto de o gesto desse cidadão ser considerado tão extraordinário que abras um tópico por causa disso.

Peço desculpa, mas tive que puxar este comentário porque me deu arrepios...

Em primeiro lugar, e para que se saiba, sei do que estou a falar... para bom entendedor, meia palavra basta e não me vou alongar mais...

Em segundo lugar, concordo perfeitamente que é mais caro substituir aviões ou tanques (milhares de milhões de €uros) contra a fracção que seria preciso para equipar todos os meios de socorro com sistemas de posicionamento GPS...

Mas o que me arrepia é a forma como se fazem observações como a de cima sem se saber o que se diz.

O facto de ser necessário renovar a frota de aeronaves ou de carros de combate, prende-se com a inadequação de meios aos requesitos operacionais dos ramos... se calhar há senhores que gostariam mais de ver aviões do tempo do Ultramar a fazer patrulhamento aéreo. Não quero com isto dizer que os nossos governantes estejam com medo de ser atacados, mas estas acções de patrulhamento aéreo são um simbolo de soberania e em último caso são um aviso de que não vivemos numa Républica das Bananas em termos Militares e Civis. Estas acções, de "policiamento" do espaço aéreo, servem para que as leis e regras se apliquem e que continuem a ser cumpridas. Sim, porque no ar também existe legislação e regras, sejam elas de velocidade, prioridade e muitas outras tal como na estrada.

Depois vêm os meios terrestres. As viaturas que existiam já não ofereciam condições de segurança, fossem elas de circulação, fossem de protecção dos militares em caso de conflito (Deus nos livre de alguma vez serem necessárias) mas mais vale prevenir do que remediar. Nós é que estamos muito habituados a usar a regra de "casa assaltada, trancas á porta". Isto para já não falar dos custos de operação das viaturas (e aeronaves) que já começavam a ser incomportáveis (á varios anos) por falta de peças suplentes.

Seja como for, e embora seja-mos um País pequenino "à beira mar plantado" temos uma área de operação "gigantesca". Só no Oceano Atlântico somos responsáveis por garantir a segurança aérea e marítima numa área bem maior que a dos Estados Unidos da América.

Em relação aos GPS's nas ambulâncias e noutros meios de socorro, só posso dizer que concordo com o seu uso nesses meios e quanto mais precisão estes tiverem melhor. O grande problema que se põe é que o País não está suficiente cartografado para uso em GPS. Este problema poderia ser solucionado pelos nossos governantes, e quando falo em governantes coloco todos no mesmo saco incluindo as Camaras Municipais porque cada vez que é preciso efectuar um levantamento topográfico adequado á utilização dos dados em GPS, começam também a ser levantados problemas e é necessário pedir autorização a mais do que um organismo estatal.
Segundo a legislação em vigor todas e quaisquer filmagens efectuadas a partir do "ar" têm que passar pelo crivo desses mesmos organismos para que seja aprovada a sua emissão ou publicação em orgãos de comunicação social, e é requisito de que não poderão ser filmadas instalações militares e outras instalações de interesse estratégico nacional (muitas vezes os visionamentos são em tão grande volume que é impossível verificar tudo). O mesmo se passa com os dados do levantamento topográfico para efeitos de uso em GPS.

Depois vêm as Câmaras Municipais. Tal como acontece com a TV-Cabo e a Cabo-Visão que não são fornecidas ao mesmo tempo na mesma zona (isto acontece em muitas localidades por esta terra fora), também as Câmaras Municipais podem não autorizar ou colocar entraves suficientes para que as empresas que operam na área do GPS desistam de fazer levantamentos, e ainda há outros casos em que os municipios se estão literalmente burrifando em promover tais levantamentos mesmo que estes tragam benefícios a nivel de planeamento urbanístico. É tudo uma questão de negociação e por isso é que Portugal é dos países com menos área disponivel nas bases de dados de GPS (embora seja-mos um país pequenino).

Por último, não é a renovação de meios militares que impede ou retira dinheiro para a compra de equipamentos que podem beneficiar as populações em caso de emergência. Há outros gastos que são perfeitamente evitáveis. Se os nossos governantes esperassem mais um aninho para renovar o parque automóvel, talvez o dinheiro que vão gastar para o fazer desse para equipar todas as viaturas com sistemas de posicionamento global (GPS).

Por outro lado, não me admiro nada com estas observações. Os militares têm as costas largas e já estão habituados a serem massacrados públicamente.

P.S.: As ideias acima expostas não representam a mentalidade nas forças armadas, nem a mentalidade dos militares que as constituem. São apenas uma reflexão a um comentário...

vou responder a alguns pontos como simples cidadao desde pais a beira do mar plantado:
o comentario que fiz e como sera obvio uma hiperbole, mas se ha dinheiro para caças porque nao ha para os gps...?

por mais que se renovem forcas aerias e terrestres se houver uma guerra ja pensas te nos paises que estao muito mais bem equipados com miceis de longo alcance?[:D] (brincadeira...mas ja agora ainda nao vi os submarinos que o senhor paulo portas encomendou[8b] )
patrulhamento aéreo são um simbolo de soberania e em último caso são um aviso de que não vivemos numa Républica das Bananas em termos Militares e Civis. Estas acções, de "policiamento" do espaço aéreo, servem para que as leis e regras se apliquem e que continuem a ser cumpridas. Sim, porque no ar também existe legislação e regras, sejam elas de velocidade, prioridade e muitas outras tal como na estrada.
de facto sao estes simbolos de soberania que vao diminuir a sinistralidade e falta de seguranca no pais em geral....

O grande problema que se põe é que o País não está suficiente cartografado para uso em GPS.
devo dier que tenho um gps que nao me custou nem 150€ com o mapa de portugal...completo em mais de 90% do nosso territorio...nao esta suficientemente cartografado?

claro sao todos os dias a aparecer alcatrao e novas estradas,claro que nunca estara completamente cartografado...

por fim volto a dser que o meu comentario e um exagero propositado...

mas que de facto ainda estamos a espera de submarinos estamos...

mas a vida que foi salva por boa vontade de um estranho nao esperava por nenhum submarino ou caca...

ja agora...quantos cacas serao comprados? talves basta se o dinheiro de UM para comprar GPS suficientes... nao tem as terriolas todas? qualquer ajuda e bem vinda nas emergencias...

se faltam caças para patrulhar mar e seguir trafego de droga... nos no continente precisamos de um servico de urgencia capaz...

ja agora, ninguem esta conta a renovacao das artilharias nacionais...

mas isso nao nos fara comprar rockets para estar preparados para uma guerra nuclear...(espero que este comentario nao de arrepios a ninguem)

P.S. o meu comentario nao e dito sem saber o que se diz...e o pensamento de um cidadao comum em portugal...como ja expliquei em cima,nao sou contra os novos caças...mas podia ser tudo equalizado...

Last edited:
Rápida recuperação ao familiar do autor do tópico!

Infelizmente, acontece e tem acontecido casos como este em que se verifica uma grande demorosidade no auxilio as pessoas.

Em jeitos de resposta ao Nathaniel: Então não é um acto extraordinário deste cidadão? Muitos teriam continuado a viagem sem tão pouco se aperceberem do estava a passar. Ou será um acto extraordinário um gajo que estava de roupão a varanda a fumar descer à rua para ajudar dois "marmanjos" a mudar um pneu furado! [;)] [:D]

Last edited:
vou responder a alguns pontos como simples cidadao desde pais a beira do mar plantado:
o comentario que fiz e como sera obvio uma hiperbole, mas se ha dinheiro para caças porque nao ha para os gps...?

Eu acho que me vou arrepender de entrar neste tópico, mas sou crente, lol

Sou licenciado, com curso de Engenharia e recebo menos que alguns dos meus congéneres civis. Daqui a poucos anos vou estar a receber menos que boa parte deles... mais alguns, e recebo menos que a maior parte...
...mas quando vêm algum militar a falar disto, não o vêem a queixar-se do salário em comparação com as aquisições de material, mas com o baixíssimo orçamento que o MDN tem. Já pensaste porquê? Porque de facto o material é necessário. Porque de facto tens um parque com dezenas de carros parados, a maior parte que para pouco mais serve que para canibalização das peças que ainda funcionam com pouca manutenção...

Para o fim do teu comentário dizes que tudo podia ser equalizado... pois, os militares estão à espera da equalização há umas boas décadas, mas de facto, o governo continua a contar com a boa-vontade dos profissionais que anda a formar para depois perder...

Ah, porque sim - as forças armadas fazem muita formação... mas todos nos lembramos só dos filmes do Rambo, não dos operadores de máquinas pesadas de engenharia, que não têm grandes opções de formação no mundo civil... ou de condutores para firmas, que ganham grande experiência na vida militar, que muito lhes valeu para arranjarem emprego. Entre muitos outros exemplos, que cada vez mais são integrados no plano de formação e das Novas Oportunidades, formação profissional a jovens...
...mas o que sai para as notícias é o raio dos caças...

...tb há as operações de apoio à paz, formação em países africanos... desminagem... mas o que aparece nos jornais são os submarinos...

...como dizes, (e repito-o sem cinismo) o teu pensamento é o do cidadão comum em Portugal. E como cidadão comum, não espero que esteja completamente inteirado das imensas missões e dos objectivos das forças armadas...
...mas agradecíamos um pouco mais de respeito pelas pessoas que servem o país...

Back