Conduzir a 120 km/h em AE é perigoso?

Nos últimos anos noto que as pessoas se distraem muito mais, telemóveis, navegação, telemóveis, infoentertenimento, telemóveis, ....

e que conduzem muito mais devagar, os VE e hibridos "puxam" para isso, mas os preços altos dos combustíveis também ajudam.

Hoje valoriza-se muito a eficiência energética, não sei se mais do que as performances e parece-me que se liga menos ao desporto automóvel e até ao automóvel em si em relação aos anos 80/90/00. Já não é tanto um símbolo de afirmação social.

Sobre essa questão das pessoas se distraírem muito... Chega a ser ridículo a quantidade de vezes que numa estrada nacional se vê pessoas a pisar momentaneamente o risco central ou a invadir por instantes a faixa contrária.

Uma epidemia

Nos últimos anos noto que as pessoas se distraem muito mais, telemóveis, navegação, telemóveis, infoentertenimento, telemóveis, ....

e que conduzem muito mais devagar, os VE e hibridos "puxam" para isso, mas os preços altos dos combustíveis também ajudam.

Hoje valoriza-se muito a eficiência energética, não sei se mais do que as performances e parece-me que se liga menos ao desporto automóvel e até ao automóvel em si em relação aos anos 80/90/00. Já não é tanto um símbolo de afirmação social.

Vou muito de encontro ao que é dito neste post, especialmente nos dois primeiros parágrafos. [;)]

Portugal estagnou no tempo em muitas áreas (acho que a Justiça é o mais preocupante mas isso é outro assunto) e ainda existem parques de estacionamento onde mal cabe um SUV ou um veículo de maiores dimensões, género segmento E. Parece que ainda se projetam espaços para as Renault 4 e os Mini dos anos 70. E quem fala em estacionamentos, fala em limites de velocidade. A impressão que tenho é que esses também se aplicam a carros dessa época. Discordo de não haver limites. Malta nova com Corsa/Punto/Clio de 2005 e 75cv quer andar a 160km/h.

Há imensas razões para se poder aumentar o limite nalgumas zonas, e provas em como isso não contribui para o aumento da sinistralidade.

Problema? Somos tugas. Cada vez mais queremos pisar o próximo. Cada vez mais lutamos pelo nosso direito de matar o próximo. Conduzimos de forma assassina, com orgulho e peito feito, e culpamos sempre o próximo. Sempre.
Se pensarmos no respeito do tuga pelo CE e pelo próximo, o tuga está habilitado a conduzir a 3km/h num dia bom.
Portanto temos que agradecer o facto de nos permitirem 50km/h em cidade, 120 em AE, e ainda aos descontos dos radares.

Portugal estagnou no tempo em muitas áreas (acho que a Justiça é o mais preocupante mas isso é outro assunto) e ainda existem parques de estacionamento onde mal cabe um SUV ou um veículo de maiores dimensões, género segmento E. Parece que ainda se projetam espaços para as Renault 4 e os Mini dos anos 70. E quem fala em estacionamentos, fala em limites de velocidade. A impressão que tenho é que esses também se aplicam a carros dessa época. Discordo de não haver limites. Malta nova com Corsa/Punto/Clio de 2005 e 75cv quer andar a 160km/h.

Não é um exclusivo de Portugal ! tanto os limites desactualizados como os parques de estacionamentos exiguos.

É quase todo o Mundo assim e em particular aqui na "velha" Europa, com uma ou outra rara excepção.

Na minha opinião os sinais de trânsito deviam ser ecrãs e isso daria a possibilidade de serem mudados conforme as condições.

Há sempre alguém que mesmo estando a cair uma tromba de água vai andar a 120 kms/h porque é legal e não tem capacidade de entender o perigo.

Da mesma forma que se não houver trânsito e as condições de visibilidade forem boas, piso, etc, poderiam estar acima dos 120 com facilidade.

Fazer sinais de ecrã com painel solar e uma bateria parece simples. Complexo seria a gestão em si e os critérios

Na Madeira tens 2 limites de velocidade que estão dependentes das condições meteorológicas. Aparecem os 2 limites nos sinais e os mesmos são do mesmo material dos do continente.

A policia costuma dar desconto de 30km/h nas AE, por isso acho os limites adequados!
Se o controlo de velocidade passar a ser feito com o rigor da Suiça, acho que os limites estão demasiado baixos!
Existem algumas AE, ou troços de AE em que nem a 120km/h muitas vezes consegues andar!

Não encaro uma subida dos limites de velocidade como uma recomendação ou um convite a andar mais depressa, simplesmente é permitir a, quem se sentir capacitado, que possa fazer algo que provavelmente até já faz mas dentro da legalidade.

Diferenciação, autocritica?, mete a viola no saco, como podes ver pela reacção á questão do bom senso dos guarda-sóis, isto é uma choldra velhinha.

"Só", é claro que não, mas continuo a achar ridículo ver carros com + 500 CV a andar a 110/120 na AE, e não são tão poucos como isso.

E os estacionamentos subterrâneos?? Minha nossa... :sh):sh)

Um dia destes hei de fazer um video de um estacionamento aqui na Madeira. Para quem for de cá, refiro-me ao estacionamento do Centro Comercial Europa.
Tenho um carro normal e os espelhos passam a menos de 10cm de cada lado entre os pilares de um corredor de passagem. Os espaços foram tão e$premido$ que há veículos que simplesmente não cabem ali. Fica perto do tribunal e nenhum dos advogados que conheço (têm carrões...) estaciona ali por dinheiro nenhum. Ainda a semana passada tive de sair do meu carro para ajudar uma rapariga num Clio 4 e com carta há pouco tempo a estacionar numa vaga porque a coitada nem estacionar nem desistir conseguia porque já estava a perder a calma.

Mas lá está, este parque tem uns 30 anos e foi projetado para dimensões diferentes das atuais. Basta ver como cresceram os Micras, Clios, Smarts Corsas etc nesse espaço de tempo.

A policia costuma dar desconto de 30km/h nas AE, por isso acho os limites adequados!
Se o controlo de velocidade passar a ser feito com o rigor da Suiça, acho que os limites estão demasiado baixos!
Existem algumas AE, ou troços de AE em que nem a 120km/h muitas vezes consegues andar!

De facto é raro eles andarem à caça de quem, num limite de 120, vai até 150 , mas por vezes acontece, ainda assim o valor da multa é baixo e nao perde pontos por ser CO leve.

Quanto aos limites, em várias zonas não me chocava nada o aumento para uns 130.

Mas vocês já repararam que neste tópico já se identificaram aquilo que realmente são os perigos na estrada? Distracçoes com Telemoveis, infotainments, falta de civismo, nao respeito das prioridades, falta de noçao das dimensoes do carro e andam constantemente a cortar curvas porque compram carros gordos e não têm jeito sequer para conduzir um Matiz, quanto mais um pseudo SUV, etc etc.

E esses sim são os verdadeiros perigos, não o andar a 100 ou 120 ou 140 e isto claro quando as pessoas sabem o que estão a fazer, mas para isso é também preciso uma fiscalização constante e não apenas radares de velocidade.

Quem nao está habituado a grandes viagens nem vale a pena ir mais depressa para estar mais atento, mais vale ir parando e descansar, do que brincar às invençoes

Voltar
Superior