Conduzir a 120 km/h em AE é perigoso?

Não acho que andar a 150km/h seja muito mais perigoso que andar a 120km/h.
Acho que 150km/h é a velocidade ideal para se viajar e é a velocidade que tento sempre manter (entre 140 e 150km/h) seja em que carro for.

Depende... O esforço a que o teu corpo é sujeito e o cansaço daí resultante, pode não compensar. [:p]
Cansaço tenho quando tenho que dormir menos tempo... 😎.

Quanto aos pesados, lembro-me da adrenalina de andar numa MB 1722 carregada, a 130 km/h. Um gajo sabia que aquilo demorava centenas de metros para parar...

Não acho que andar a 150km/h seja muito mais perigoso que andar a 120km/h.

Isso não pode ser dito assim, de forma tão genérica.

Depende das condições da estrada, das condições atmosféricas, do volume de trânsito, se é de dia ou de noite, etc.

De qualquer das formas é sempre mais perigoso andar a 150 do que a 120, porque há menos tempo para reagir a imprevistos (para nós e para os outros) e as distâncias de travagem aumentam imenso (dependem do quadrado da velocidade).

É só pilotos de tasco nesta thread.

A 120 vou mais relaxado e a concentração é a mesma senão melhor, porque não tenho o stress a interferir.

E o tempo que demoro é quase o mesmo, bem como o consumo é melhor.

O problema é que nas nossas estradas não consigo manter os 120. Há demasiados veiculos pesados e cada vez mais gente a pastar a velocidades que podiam andar na Nacional ao lado

• Gosto
Reações: eu
O teu carro não é instrumento científico de aferição de velocidade. Já deverias saber isso.

Legalmente, os autocarros estão limitados a 100 km/h, não quer dizer que não circulem a mais. Basta uma descida e é vê-lo a embalar.

Depois, basta alterar os pneus uns novos e o carro dá logo mais 1 ou 2 km/h

De nada. [:p]

Claro que não é instrumento científico de aferição de velocidade! Sei perfeitamente disso. [;)] E também sei que, até para proteger os condutores, todos os automóveis marcam acima da velocidade real. Como alguém disse aí em cima, o google maps continua a permitir ver a velocidade "real" a que vamos a circular, e o velocimetro marca sempre acima. E também sei que os radares de velocidade também têm uma margem de erro, e quando aparece a bela da multa, é já a descontar também essa margem de erro. Se fores flashado a 140km/h, por exemplo, a multa é sobre 140km/h menos os x% de margem de erro. Agora, se o velocimetro do autocarro desconta essas almofadinhas todas, e andam muito mais no fio da navalha, não me admirava nadinha.

Camiões a 90? Acho que anda tudo com o disco atrofiado para marcar menos 20km/h. Há uns dias, fui confortavelmente durante uns tempos atrás de um camião, a cerca de 110km/h. A tanta velocidade é raro, mas apanho muitas vezes a 100km/h. Autocarros, apanho muitas vezes a 110, tanto que cheguei a pensar que tinham mudado a lei de 100 para 110.

E no outro extremo tens muita malta dos eletricos, e alguns dos outros a andar a menos de 100km/h. Mas desde que não se metam a acelerar quando estão a ser ultrapassados, não acho que estorvem. Já me calhou vir a 90/100 (Sim, acho que também tenho direito), e um autocarro meteu-se a ultrapassar-me. Levantei o pé do acelerador um pouco para facilitar e o gajo foi a vida dele. Desde que o pessoal esteja atento, acho que não há crise.

É simplificar.

Os camiões sim é 90 e e autocarros é 100.

Os limitadores estão lá, ponto.

E se estabilizarmos atrás de um camião com um GPS facilmente vemos que estamos a 90, e num autocarro, 100.

Eles nas descidas é que passam um pouco disso mas é temporário e ainda há tempos andei de autocarro e lá ia ele a soar alarmes a 105 km/h.

Volta e meia há pesados que quinam o limitador mas no tacógrafo fica o registo e podem ser apanhados mais tarde. Motoristas profissinais hão-de ter um grande interesse em ficar sem carta.

Já tive esta "discussão" com um conhecido meu que conduz na Carris Metropolitana. Eu para acompanhar um expresso tenho que ir a 110 de ponteiro no meu carro.

Ainda a semana passada ia na A1 a 100 de ponteiro e passou-me um Flixbus e "desapareceu" no horizonte.

Obvio, se a 100 vais a uns 95 ( em torno disso, pelo menos no ibiza ) obvio que o autocharuto te ultrapassa.

A 120 vou mais relaxado e a concentração é a mesma senão melhor, porque não tenho o stress a interferir.

O problema é que nas nossas estradas não consigo manter os 120. Há demasiados veiculos pesados e cada vez mais gente a pastar a velocidades que podiam andar na Nacional ao lado

Num fórum automóvel achar estranho alguém andar a mais de 120 na autobahn.

Quase parecem os paladinos de outros fóruns contra tudo o que é acima de 120.

Num fórum automóvel achar estranho alguém andar a mais de 120 na autobahn.

Quase parecem os paladinos de outros fóruns contra tudo o que é acima de 120.

Eu não estou na Alemanha, portanto aqui não só se chama Autoestrada como as condições de manutenção e conservação não são as mesmas.

E não tenho nada contra, apenas consto factualmente que é desnecessário andar a mais de 120-125 na maior parte das situações que não envolvam ultrapassagens.

Vivendo num país onde (ainda) há muitas zonas da Autobahn sem limite e sendo alguém que pratica uma condução no dia a dia tranquila mas que com frequência acelera, diria que o maior entrave para aumentar o limite de 120kmh em Portugal è o estado desastroso do parque automóvel

Saí hoje de Portugal (estou em França) e o que mais me choca è a quantidade de óleo que se vê no chão seja em estacionamentos ou em curvas, mas também na traseira dos carros.

A quantidade de fumo que sai do escape dos carros e depois o mau estado geral dos carros como faróis queimados do sol, farolins queimados que de dia mal se vê, luzes fundidas (Espanha e França então ainda pior) e depois a quantidade de pneus carecas que vi nestas duas semanas sem esquecer os pneus todos gretados/secos.

Isto não se vê na Alemanha (volta e meia lá aparece um que foge à regra claro) e como tal não vejo que em Portugal (Espanha e França) se possa (ou deva) aumentar a velocidade máxima.

Uma palavra sobre as Auto-Estradas Portuguesas, não acho que sejam impedimento tirando alguns troços mais sinuosos (que na Alemanha estariam sempre limitados)

Última edição:
Vivendo num país onde (ainda) há muitas zonas da Autobahn sem limite e sendo alguém que pratica uma condução no dia a dia tranquila mas que com frequência acelera, diria que o maior entrave para aumentar o limite de 120kmh em Portugal è o estado desastroso do parque automóvel

Saí hoje de Portugal (estou em França) e o que mais me choca è a quantidade de óleo que se vê no chão seja em estacionamentos ou em curvas, mas também na traseira dos carros.

A quantidade de fumo que sai do escape dos carros e depois o mau estado geral dos carros como faróis queimados do sol, farolins queimados que de dia mal se vê, luzes fundidas (Espanha e França então ainda pior) e depois a quantidade de pneus carecas que vi nestas duas semanas sem esquecer os pneus todos gretados/secos.

Isto não se vê na Alemanha (volta e meia lá aparece um que foge à regra claro) e como tal não vejo que em Portugal (Espanha e França) se possa (ou deva) aumentar a velocidade máxima.

Uma palavra sobre as Auto-Estradas Portuguesas, não acho que sejam impedimento tirando alguns troços mais sinuosos (que na Alemanha estariam sempre limitados)
Ainda hoje ia um Smart a minha frente cujas únicas luzes de stop que tinha eram 3 LED's da terceira luz de stop. E sim, vê-se muito desleixo no aspeto das luzes dos carros e dos fumos. Talvez por as pessoas percepcionarem que a policia não tem fiscalizado em condições e as inspeções são para inglês ver.

Eu não estou na Alemanha, portanto aqui não só se chama Autoestrada como as condições de manutenção e conservação não são as mesmas.

E não tenho nada contra, apenas consto factualmente que é desnecessário andar a mais de 120-125 na maior parte das situações que não envolvam ultrapassagens.

Nós temos várias melhores AE que autobahn alemãs.

Sei que gostamos de dizer que aqui é que é mau, mas a rede de AE é das melhores.

Eles até têm mais mortes em AE do que outros países, numa estatística de que me recordo de cabeça, mas eles não têm limite.

Edit: E dizer que andar na autobahn tem duplo significado.[:D]

Ainda hoje ia um Smart a minha frente cujas únicas luzes de stop que tinha eram 3 LED's da terceira luz de stop. E sim, vê-se muito desleixo no aspeto das luzes dos carros e dos fumos. Talvez por as pessoas percepcionarem que a policia não tem fiscalizado em condições e as inspeções são para inglês ver.
As inspeções precisam de começar a inspecionar com rigor.

Em Maio vi uma Berlingo nessas condições, zero luzes de travão com exceção de parte do terceiro stop e apenas uma luz de presença. Em teoria teria ido à inspeção em Abril.

Pode ter fundido as luzes entretanto? Sim, mas é bastante improvável.

Há uns dias levei o meu carro à inspeção. O inspetor não viu qualquer luz traseira, nevoeiro ou piscas. Mediu apenas se um dos médios da frente estava nivelado e está bom.

O que é verdade no teu caso não é necessariamente verdade para os outros.

O que é importante é cada um andar na sua zona de conforto e não ser forçado a sair dela. Por exemplo por pressão de quem vem atrás.

Por outro lado quando leio “a 120 vou mais relaxado” até me arrepio [:D] isso é bom ? Ir relaxado a conduzir ? É importante levar um certo nível de vigilância, atenção e stress [;)]

Não tenho a mínima dúvida sobre isto: com o nível de conforto dos carros actuais, sobretudo de segmentos mais altos, ir a 120 constantes e sem trânsito potenciam enormemente a sonolência e a falta de atenção/concentração!

Num carro pouco confortável ou silencioso, isso já não se verifica tanto.

Outro factor de "adormecimento", apesar de todas as suas vantagens: esse excelente equipamento que é o cruise-control.

Na A2, A13, A6 e AE semelhantes, o limite podia subir para 150km/h sem problema.
Na A1, na maior parte do tempo, é quase impossível manter 150km/h devido ao trânsito.
Uma AE com muitas entradas e saídas é quase impossível aumentar o limite de velocidade sem aumentar consideravelmente o risco.
Claro que com condições meteorológicas piores o limite não devia ser tão alto, mas basta ter sinalização para tal.
E se as AE fossem bem fiscalizadas, reduzia se muito os riscos, porque não é só a velocidade que é perigosa.

Agora percebo porque é que o Ca**#o do Range Rover ontem me ultrapassou e se deixou ultrapassar 7 ou 8 vezes entre Vila Franca e Coimbra... vinha a variar a velocidade para não adormecer. Podia também variar mais a via em que conduzia, sempre à esquerda também deve dar sono.

Respondendo ao tópico, não sei. Tenho que confessar que é muito raro conduzir a 120.

Na A2, A13, A6 e AE semelhantes, o limite podia subir para 150km/h sem problema.
Na A1, na maior parte do tempo, é quase impossível manter 150km/h devido ao trânsito.
Uma AE com muitas entradas e saídas é quase impossível aumentar o limite de velocidade sem aumentar consideravelmente o risco.
Claro que com condições meteorológicas piores o limite não devia ser tão alto, mas basta ter sinalização para tal.
E se as AE fossem bem fiscalizadas, reduzia se muito os riscos, porque não é só a velocidade que é perigosa.

Verdade!

Ainda ontem na A1, vi um semirreboque de matrícula francesa a seguir atrás de um nacional a menos de 5 m de distância!! [8b]:sh)

Voltar
Superior