Conduzir de chinelos

citação:Originalmente colocada por Luís Miguel

citação:Artigo 3.º
Liberdade de trânsito

1–
Nas vias a que se refere o artigo anterior é livre a circulação, com as restrições constantes do presente Código e legislação complementar.
2–
As pessoas devem abster-se de actos que impeçam ou embaracem o trânsito ou comprometam a segurança ou a comodidade dos utentes das vias.
3–
Quem infringir o disposto no número anterior é sancionado com coima de € 60 a € 300.

4–
Quem praticar actos com o intuito de impedir ou embaraçar a circulação de veículos a motor é sancionado com coima de € 300 a € 1500, se sanção mais grave não for aplicável por força de outra disposição legal.

O que me parece é que um agente que entenda que conduzir de chinelos é perigoso, então poderá aplicar este artigo.

uóoo.. então mas é isto que está disposto?... A sua interpretação é de facto subjectiva o que me leva a repensar o facto de ter 1 amigo que, segundo o seu relato, foi multado em 35 eur(?) numa operação stop na costa a semana passada por estar.. de chinelos...

Mais ainda me surpreendi quando a páginas tantas li por aqui... conduzir sem camisa (presumo que se queira dizer.. em tronco nú) também... é que foi justamente ontem... apanhei o clássico banho à tone por estar com as coisas muito perto de água (T-shirt e toalha)... vem a onda e... pronto... o típico..

Vim, como tem sido hábito, de chinelos... que descalço porque, de facto, não me sinto seguro a conduzir apesar de me terem tb dito que descalço tb n se pode... e à pala da molha... em tronco nú... Essa do "tronco nú" é porquê? atentado ao pudor?...

.. isto vai bonito...loucos rule(!?)

Roadster, imagina o que o cinto te faz à pele se tens um acidente em tronco nú.;)

E depois? o problema é nosso.. nao pomos em risco a integridade fizica de ninguem se isso nos acontecer a nao ser a nossa.. isso é daquelas coisas que nao percebo assim como ser obrigatorio usar o cinto de segurança.. se nao queremos nao usamos quem sofre em caso de acidente somos nos nao os outros... enfim

citação:Originalmente colocada por Raistaparta

Imagina que te entra uma vespa pela janela e tu estás em tronco nú, é o suficiente para desencadear um acidente.

:D..

ok ok.. até que tem a sua lógica em relação ao que disseram... mas... bem.. essa da vespa...faz-me devanear em parvalheira... mas elas vêm mais plo tronco denudo..?.. só se for daquelas "ninfo-vespas" que ficam logo todas malucas com um tronco nú.. e tal..
Feliz (!?..hehe) ou Infelizmente a maior parte das vespas que conheço se entrar no carro, independentemente dos meus inimputáveis abdominais estarem ou não desnudos, imagino-as a causarem facilmente acidente..

Parvalheira à parte.. é capaz de ser isso, de facto.. juro que não fazia a mínima...

citação:Originalmente colocada por PGT_SW

Roadster, imagina o que o cinto te faz à pele se tens um acidente em tronco nú.;)

E depois? o problema é nosso.. nao pomos em risco a integridade fizica de ninguem se isso nos acontecer a nao ser a nossa.. isso é daquelas coisas que nao percebo assim como ser obrigatorio usar o cinto de segurança.. se nao queremos nao usamos quem sofre em caso de acidente somos nos nao os outros... enfim

E se fores projectado contra outro ocupante do veículo?
E se deixares de trabalhar devido ao acidente e deixares de poder sustentar a tua família?

etc.

É só problema teu?

citação:Originalmente colocada por RoadsterMind

Imagina que te entra uma vespa pela janela e tu estás em tronco nú, é o suficiente para desencadear um acidente.

:D..

ok ok.. até que tem a sua lógica em relação ao que disseram... mas... bem.. essa da vespa...faz-me devanear em parvalheira... mas elas vêm mais plo tronco denudo..?.. só se for daquelas "ninfo-vespas" que ficam logo todas malucas com um tronco nú.. e tal..
Feliz (!?..hehe) ou Infelizmente a maior parte das vespas que conheço se entrar no carro, independentemente dos meus inimputáveis abdominais estarem ou não desnudos, imagino-as a causarem facilmente acidente..

Parvalheira à parte.. é capaz de ser isso, de facto.. juro que não fazia a mínima...

A questão fundamental é que em qualquer situaçao sentimo-nos mais vulneráveis ás agressões externas se estivermos em tronco nu ou mesmo como viemos ao mundo do que se estivermos integralmente vestidos.

A vespa foi só um exemplo, mas aproveitando esse exemplo se te entrar uma no carro no inverno em que vais de pullover, luvas e gorro na cabeça não te atrapalhas tanto com a presença do animal do que se estiveres em tronco nu, logo não te desconcentras tanto em relação á condução.

Mas isto penso eu de que, também nunca li em lado nenhum o motivo de ser proibido conduzir em tronco nu, mas devem haver várias razões.

A questão fundamental é que em qualquer situaçao sentimo-nos mais vulneráveis ás agressões externas se estivermos em tronco nu ou mesmo como viemos ao mundo do que se estivermos integralmente vestidos.

A vespa foi só um exemplo, mas aproveitando esse exemplo se te entrar uma no carro no inverno em que vais de pullover, luvas e gorro na cabeça não te atrapalhas tanto com a presença do animal do que se estiveres em tronco nu, logo não te desconcentras tanto em relação á condução.

Mas isto penso eu de que, também nunca li em lado nenhum o motivo de ser proibido conduzir em tronco nu, mas devem haver várias razões.

Claro, claro.. obviamente que tens toda a razão e o teu racicínio é absolutamente correcto... apesar de como dizes deverem haver várias razões em que,
..cá pra nós que ng ta a ouvir.. bem deve pesar a de "ora aqui temos mais uma boa invenção pra se chular mais a malta com multas e encher o recto e o orçamento de estado"... n?;)
...digo eu.. lembrei-me...assim de repente, n?[:X]

Como eu escrevi anteriormente o único artigo que vejo que se possa aplicar é este que agora puseram o 3 número 2º, agora custa-me alguem que conteste essa multa a mesma não ser retirada...

Tal como o conduzir em tronco nu, não há norma que diga que e proibido...

Recebi um mail com um recorte de jornal de um a gajo qq importante, que apanhou um multa por ir a assoar, base legal, artigo 3 número 2.

Já vi pessoal a ser multado por conduzir de chinelos ou em tronco nú,
como também já vi polícias a não ligar pêva a isso.
E sim, no Guincho é como em Albufeira: com tanta gente a fazer praia
ali, nem dava para controlar toda a gente que anda de havaianas.

Agora, que é um perigo, é. Prefiro conduzir descalço. Aliás, eu prefiro
conduzir descalço do que conduzir com muitos tipos de sapatos.
As havaianas têm a agravante de, ao não prender no calcanhar, ficarem
soltas e deixarem espaço para se meter (ou prender) um pedal entre o
pé e o chinelo, o que numa situação mais complicada pode acabar mal.

Eu em tronco nú não posso conduzir, é um perigo para a via pública, então quando elas largam o volante para olharem para mim...pfff perigoso como tudo. :D

citação:Originalmente colocada por ELgatu

no verao conduzo praticamente todos os dias de havaianas, ainda ontem no guincho o policia me viu a entrar no carro de calçoes e de havaianas para tirar o carro e nao me disse nada, alias, eram 3 policias...

tenho dois amigos na PSP e assim q me lembrar pergunto-lhes...mas tenho a certeza qual sera a resposta.

Se fosses uma gaja boa com uma micro-saia a entrar no carro, irias ve-los a mandarem-te parar!!! [}:)][}:)]

citação:Originalmente colocada por andred

no verao conduzo praticamente todos os dias de havaianas, ainda ontem no guincho o policia me viu a entrar no carro de calçoes e de havaianas para tirar o carro e nao me disse nada, alias, eram 3 policias...

tenho dois amigos na PSP e assim q me lembrar pergunto-lhes...mas tenho a certeza qual sera a resposta.

Se fosses uma gaja boa com uma micro-saia a entrar no carro, irias ve-los a mandarem-te parar!!! [}:)][}:)]

Bem..[:0] por essa ordem de ideias e a julgar pela quantidade de vezes que me escolhem a dedo, dentre os demais, para me mandarem parar... concluo hoje que deva haver praí muito "robocopi-gay"....:(

citação:Originalmente colocada por RoadsterMind

citação:Originalmente colocada por andred

Bem..[:0] por essa ordem de ideias e a julgar pela quantidade de vezes que me escolhem a dedo, dentre os demais, para me mandarem parar... concluo hoje que deva haver praí muito "robocopi-gay"....:(

Queres referir-te a policias como estes: http://www.metacafe.com/watch/30756/under_uncovered_cops/ ?

[}:)]

citação:Originalmente colocada por CarpeDiem

citação:Originalmente colocada por Eliselotus

citação:e mais uma coisinha a minha liberdade não acaba quando começa a dos outros...isso é que era bom!!!!Essa frase feita não se enquadra na minha postura com a sociedade em que vivemos, respeito os outros e a opinião dos outros.
ao dizer o que acabaste de dizer, o que tu menos respeitas é os outros, a vida dos outros.

apesar de tu quereres fazer o tue proprio codigo, so um é valido e é valido para TODOS. o codigo está disponivel na integra na tua livraria mais proxima, para tirares as duvidas todas.
Mas quais dúvidas? Tu é que deves ter dúvidas. E quem é que te disse a ti que eu não respeito a vida dos outros. Eu respeito a tua opinião, agora tu é que não respeitas nem a minha nem a de ninguém,e só falas de codigos, tu é que parece que estás a falar por código. A questão que se colocou no inicio deste debate foi " É proibido conduzir de chinelos? " a resposta é Não! Não é proibido. Cada um conduz com o calçado que lhe dá mais jeito, que lhe seja mais confortável. Consegues perceber isso?! O "DEVER MORAL" é outra coisa. Deve-me a mim, a ti e aos outros reflectir se é, ou, não, perigoso conduzir de chinelos. Agora PROIBIDO não é. Fiz-me entender? Mas tá-se bem:)
eu respeito a tua opiniao!

o problema dos encartados é que a sua opiniao vale ZERO quando teem um codigo UNICO PARA TODOS a cumprir.

és da OPINIAO que não é proibido! fizeste-te entender muito bem!
como é a TUA OPINIAO, decidiste assumir que "opiniao" = "codigo", estás no teu pleno direito.

claro que é ERRADO, mas isso é so para quem se quer reger pelo codigo que é suposto ser para todos, codigo esse que deixa "fala" de calçado apropriado.

estás no teu pleno direito de te recusares a cumprir este codigo, e mesmo duvidar da sua existencia!

respeitas a vida dos outros?[}:)]
ao SABERES que conduzir de chinelos é perigoso e é PROIBIDO, mesmo que nao queiras admitir, estás a desrespeitar a vida de TODOS OS OUTROS utentes da estrada bem como das pessoas que vao contigo dentro do carro. mas a falta de respeito é motivo de orgulho agora, por isso compreendo-te bem.

citação:no verao conduzo praticamente todos os dias de havaianas, ainda ontem no guincho o policia me viu a entrar no carro de calçoes e de havaianas para tirar o carro e nao me disse nada, alias, eram 3 policias...

se os policias mandassem parar toda a gente por todas as infracçoes que cometem, nao haveria um unico carro nas estradas, incluindo os da policia.

viram-te a entrar de havaianas e nao te multaram, logo é legal. eu tb ja pasasei pela policia a mais de 220 e nao fui multado, por isso o limite é 240[}:)][}:)][}:)]

bela mentalidade[}:)][}:)]

Pessoalmente conduzo de chinelos apenas no verao quando venho da Praia porque sao 2 km até casa ... porque tenho noçao que é um pouco perigoso , se tivermos de fazer uma reaçao mais rapida o xinelo pode prender nos pedais como ja me aconteceu , felizmente sem consequencias .
Descalço ainda é pior ... ficamos sem força / sensibilidade para o travao .

Lembro o pessoal que gosta de conduzir de xinelos ou descalsos que em caso de acidente os pedais têm tedencia para entalar e ate cortar os pés, por isso nada como levar o belo do Sapatinho ou da sapatilha é mais seguro para voces e para os outros (na condução nota-se quando alguem leva xinelos principalmente nas manobras de emergencia. Basta passar pelas estradas perto das praias, nesta altura é quando se dão mais "batidelas")
:)

Este tópico é muito interessante!
Por acaso, já tive várias conversas com o meu Pai acerca deste assunto, devido ao facto de ir quase todos os dias para a praia e conduzir descalço (não, não levo ténis ou sapatinho de vela à tio de cascais :D). Levo a bela da havaiana, descalço-a, meto-a de lado ou por baixo do banco e conduzo descalço! Ainda hoje fui (e também vim :D) de Lx à praia grande em sintra a conduzir descalço!
Multar por conduzir de chinelas, acho bem, pois é bastante perigoso, a chinela ainda se pode prender algures e causar um grande embaraço. Eu nem sequer consigo conduzir 100m de chinelas! Mas descalço, não vejo o problema e não vejo o problema de certos utilizadores aqui do fórum! O nosso pé é como se fosse um sapato, não prende a nada, não causa embaraço nenhum, por isso não vejo onde poderá estar a infracção.
citação:Originalmente colocada por DêCêIi

Eu gostaria de saber como é que vocês aguentam conduzir descalços...

Vir da Costa, apanhar o garrafão sempre no pára-arranca deve ser lindo fazer isso descalço... por exemplo...

E depois, gostaria de saber se descalços conseguem exercer a mesma pressão no pedal do travão... [?]
Eu exerço a mesma pressão no travão, embraiagem, acelerador, esteja descalço ou de sapatos. Afinal o meu pé com o sem sapato não é que trava e acelera? Desde que não esteja lá a chinela para dificultar a acção, conduzir descalço, para mim, é igual!

citação:Originalmente colocada por Gamboa

mas se for descalço, corre-se o risco de não conseguir travar, ou de o pé escorregar do pedal, etc.
O teu pé ou de qualquer outra pessoa só escorrega no pedal, se tiveres barrado a sola com manteiga ou óleo para bebés :D

citação:Originalmente colocada por JGTB
Não está em causa se era a primeira ou décima. O que está em causa é o facto de comeres/beberes quando conduzes, sabendo nós os perigo que um acto desses acarreta.
Quando fazes uma viagem grande não bebes um golinho de água? Não vejo grande problema… pior é conduzir com o telemóvel na mão e com o cigarro no mão, que até mete nojo! Falar ao telemóvel a conduzir leva multa e pq não quando se fume? Para mim é igual!

Boa praia para todos ;)

Voltar
Superior