Conduzir de chinelos

citação:Originalmente colocada por Nevermindpt

http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=714640

Mito desmentido!
ou nao.

o codigo hoje de manha continua a falar de calçado adequado enquanto se conduz. não foi uma noticia no jornal que mudou o dito.

se esse policia nao considera chinelos perigosos, enfim, ninguem é obrigado a nascer competente.
os perigos sao mais que conhecidos. ha quem ESCOLHA ignora-los e retorce-los para nao se sentir mal com a opçao que tomou, mas o perigo continua lá sempre presente.

Acho que pode ser um perigo real. Pode haver tendência para o pé escorregar. Nunca se pensa nisso, mas pode acontecer, ou pior ainda numa situação de emergência (mas isso só acontece aos outros).

Pode ser que isto tire as dúvidas à maior parte dos users:

Um não peremptório é a resposta da Brigada de Trânsito à pergunta: «É proibido conduzir de chinelos, descalço ou em tronco nu?». Não há qualquer artigo no Código da Estrada que determine o que o condutor pode vestir ou calçar quando conduz. E se não é proibido, não há multas.

Apesar de a questão ser aparentemente clara, muitos portugueses estão convencidos que, quando vêm da praia, têm de vestir a t-shirt ou calçar os ténis para não serem autuados. «É verdade que há essa ideia criada. Mas na realidade não passa de um mito. Não há nada na lei que o proíba», explica ao PortugalDiário o major Lourenço da Silva, porta-voz da Brigada de Trânsito, da GNR.

Então de onde vem a ideia de proibição? O responsável responde: «É provável que o código de 1954, que vigorou durante 30 anos, tivesse alguma referência, mas actualmente não há nada que aponte nesse sentido», explicou.

O único artigo no Código da Estrada, mais abrangente, e que poderia, «no limite», ser aplicado por um agente mal disposto é o nº 2 do artigo 3º que diz: «As pessoas devem abster-se de actos que impeçam ou embaracem o trânsito ou comprometam a segurança ou a comodidade dos utentes das vias».

«Mesmo assim é difícil comprovar que os chinelos comprometam a segurança. O que dizer então dos saltos de agulha?», lembra o responsável.

A condução em trajes menos próprios também preocupa alguns condutores. Mas mais uma vez a legislação nada diz sobre o tema. No entanto, uma mulher ao volante em tronco nu poderá configurar crime se, por exemplo, provocar um acidente. Aí, o juiz pode considerar que se tratou de um acto exibicionista e mandar a condutora calorenta pagar uma multa ou mesmo cumprir pena de prisão durante um ano.

Porra..! .. Finalmente!... Tanto que me têm chateado os amigos com... ahhhh... que ganda malucuuh! .. vens a conduzir de chinelos... que lôcuhhh!... é poibiiiiduh.. num sabias!?... ahhhhh e de tronco desnudo.... ahhhhh e tal....

Juro que mesmo depois de ter visto este tópico e de, de facto, tudo indicar proibiçÃO! RestiçÃO! puniçÃO!!!...[8] não houve 1 dia em que tivesse conseguido evitar vir descalço, havaiana de lado e até de tronco nú na volta da praia, principalmente...[8D] E foi ainda ontem que nestes preparos, na bomba de gasolina, desesperado para que o sô guarda saisse la de dentro...não se fosse ele deparar com cada um dos meus infractorzinhos dedos dos pês...livres e frescos sob a alça da havaiana.... antes de sair do carro...[xx(]

... aaaaaaiiiii.... que totosisse... nunca achei que tivesse a menor lógica...ufff... sinto-me libre!...libre!...yupe![:X][:X][:X][:X][:X]

citação:Originalmente colocada por Eliselotus

citação:Originalmente colocada por Nevermindpt

Mito desmentido!
ou nao.

o codigo hoje de manha continua a falar de calçado adequado enquanto se conduz. não foi uma noticia no jornal que mudou o dito.

se esse policia nao considera chinelos perigosos, enfim, ninguem é obrigado a nascer competente.
os perigos sao mais que conhecidos. ha quem ESCOLHA ignora-los e retorce-los para nao se sentir mal com a opçao que tomou, mas o perigo continua lá sempre presente.

Link or STFU

Ora bem, eu enviei o seguinte e-mail para a DGV e para a BT:

citação:
De: Dark_Sorcerer
Assunto: [Dúvida] Conduzir descalço, ou de chinelos, é proibido por lei?

Bom dia

Tenho uma dúvida pertinente. Gostaria de saber se há algum artigo no Código da Estrada que me impeça de conduzir de chinelos, ou outro tipo de calçado que não abranja o pé na totalidade, ou não prenda o pé, ou mesmo descalço.

Gostaria de saber se há alguma fundamentação legal para a proibição ou não.

Agradeço uma resposta rápida.

Com os melhores cumprimentos

Dark_Sorcerer

Resposta da BT:

citação:
Exmº (a) Sr. (a)

Dark_Sorcerer

Assunto :Esclarecimento

Refª. S/E-mail datado de 07AGO06

Procº. 3.2.9.5 - T/06/3ª Rep.

Acusamos a recepção do documento em referência, o qual mereceu a nossa melhor atenção.

Sobre o assunto tratado no seu e-mail em referência, encarrega-me o Exmº. Tenente - General Comandante - Geral de informar V. Exª. de que nos termos do artigo 11º, nº 2 do Código da Estrada, “Os condutores devem, durante a condução, abster-se da prática de quaisquer actos que sejam susceptíveis de prejudicar o exercício da condução”. Cientes da subjectividade deste normativo legal, poderá o mesmo englobar a situação descrita por V. Exª. Contudo, para melhor esclarecimento, poderá contactar a entidade administrativa competente (Direcção – Geral de Viação).

Com os melhores cumprimentos,

Luís Branco, Major

Ora, a resposta da DGV:

citação:
Respondemos ao seu e-mail para informar que a legislação rodoviária não contem qualquer disposição relativa ao tipo de calçado ou indumentária que os condutores devem/podem usar.

Com os melhores cumprimentos

A Direcção de Serviços de Trânsito

Agora tirem as vossas conclusões.

P.s.: estou a falar de proibição, e não de bom-senso de cada um.

Tanta m*rda pa sair um c*galhão, ta tudo mais farto de saber que nao existe legislação sobre o assunto, nao sei pra que é que veem para aqui moralistas da treta tentar impingir o contrario.
Veem com a treta do codigo, mas afinal nao sabem tanto dele como pensam!

Conduzir sem Chinelos e T-Shirt - Toda a Verdade!

Conduzir sem Chinelos e T-Shirt - Toda a Verdade!

finalmente descobriu-se que se pode conduzir sem chinelos (ou com eles e nao levando sapatos) ou sem a t-shirt ou camisa.

no link abaixo está a notícia que revela toda a verdade. agora é só correr a mensagem pra que todos fiquem elucidados e quando nos mandarem parar mandamo-los ir ao código da estrada pra que nos indiquem onde está especificado que nao podemos conduzir assim ou assado. e até ajudamos com os artigos e tudo! [8D] :D

leiam e (o)pinem muito! ;)

já agora pra quem nao quiser dar-se ao trabalho...

Um não peremptório é a resposta da Brigada de Trânsito à pergunta: «É proibido conduzir de chinelos, descalço ou em tronco nu?». Não há qualquer artigo no Código da Estrada que determine o que o condutor pode vestir ou calçar quando conduz. E se não é proibido, não há multas.

Apesar de a questão ser aparentemente clara, muitos portugueses estão convencidos que, quando vêm da praia, têm de vestir a t-shirt ou calçar os ténis para não serem autuados. «É verdade que há essa ideia criada. Mas na realidade não passa de um mito. Não há nada na lei que o proíba», explica ao PortugalDiário o major Lourenço da Silva, porta-voz da Brigada de Trânsito, da GNR.

Então de onde vem a ideia de proibição? O responsável responde: «É provável que o código de 1954, que vigorou durante 30 anos, tivesse alguma referência, mas actualmente não há nada que aponte nesse sentido», explicou.

O único artigo no Código da Estrada, mais abrangente, e que poderia, «no limite», ser aplicado por um agente mal disposto é o nº 2 do artigo 3º que diz: «As pessoas devem abster-se de actos que impeçam ou embaracem o trânsito ou comprometam a segurança ou a comodidade dos utentes das vias».

«Mesmo assim é difícil comprovar que os chinelos comprometam a segurança. O que dizer então dos saltos de agulha?», lembra o responsável.

A condução em trajes menos próprios também preocupa alguns condutores. Mas mais uma vez a legislação nada diz sobre o tema. No entanto, uma mulher ao volante em tronco nu poderá configurar crime se, por exemplo, provocar um acidente. Aí, o juiz pode considerar que se tratou de um acto exibicionista e mandar a condutora calorenta pagar uma multa ou mesmo cumprir pena de prisão durante um ano.

:( [:0] [:0] :(

hehehe

valeu. Mesmo assim não arrisco, senão é só mulherio a ter acidentes à minha volta.

(e segundo consta até alguns homens, mas disso percebo pouco...)

Não há leis que valham contra a parvoice. Guiar sem t-shirt... O que dizer a quem insiste em querer deixar a pele agarrada ao cinto, se houver um acidente? E nem precisa de ser a grande velocidade. Quanto ao guiar de chinelos, eu não acredito que mesmo quem se ajeite o consiga fazer com um grau de segurança adequado, especialmente numa situação de emergência.

Quanto ao cinto ficar marcado na pele tanto se me da como se me deu pois quem sofre e quem opta por andar assim.
Agora andar de chinelos a conduzir ja nao porque podes por em perigo os outros condutores.
Assumindo que os chinelos ou sapatos de salto alto podem ficar presos nos pedais.

Andar sem t-shirt é um problema apenas para quem o faz. Logo, para mim, é indiferente que as pessoas andem sem t-shirt, ou não. Ou melhor, prefiro que as gajas conduzam sem t-shirt. :D

Conduzir de chinelos é perigoso e pode por em risco a seguranças dos outros utentes da via. Logo, não devia ser permitido. Mas mais graves ainda é as gajas conduzirem de saltos-altos.

citação:Originalmente colocada por Joao S

Eu não me ajeito a de conduzir de chinelos.
Prefiro e acho muito mais seguro conduzir descalço, embora saiba que não é legal.

citação:É proibido conduzir de chinelos, descalço ou em tronco nu?». Não há qualquer artigo no Código da Estrada que determine o que o condutor pode vestir ou calçar quando conduz. E se não é proibido, não há multas.

Mas pk é ke dizes ke num é legal se o artigo é sobre isso mesmo num há legislação sobre o assunto, logo num é ilegal.

cpts

daqueles chinelos só de separar o dedo nao, pois é perigoso. agora há aquelas sandálias em que se enfia o dedo grande do pé. essas nao dao problemas. de chinelos é perigoso, já tentei e o pé fica muitas vezes preso.

a t-shirt ou falta dela serve apenas pra ir até à praia. estou a pensar no meu caso, que vivo a 10min da praia. nao vou a 120 nem a 100 nem nada disso. se der 80 é bom! lol

Sim , tambem acho q conduzir de de chinelos (dos q não tem alça a prender o pé a trás) n dá grande jeito e pode provocar embaraços na troca de pedais. Em relação ao tronco nú, bem tambem tou de acordo contigo JGTB, mas até agora ainda n vi nenhuma.

Voltar
Superior