Confirmados 27 casos de gripe entre funcionários do Hospital da Guarda

JoaoC89

New member
Está longe de ficar controlado o surto de gripe no Hospital Sousa Martins, na Guarda. A Renascença confirmou que além dos 16 profissionais de saúde já confirmados com gripe, os testes feitos a outros 11 revelaram-se positivos. A maioria dos casos refere-se a enfermeiros.

Há ainda mais quatro profissionais com sintomas gripais, que aguardam o resultado de testes. São já mais de 30 os profissionais afastados do serviço.

Desde ontem, entre os profissionais, na sua maioria enfermeiros, foram diagnosticados 11 casos de gripe A e 16 casos de vírus do tipo B.

O Hospital Sousa Martins registou, entretanto, dois novos casos de gripe A, agora em doentes, que deram entrada já hoje nesta unidade.

Ouvida pela Renascença, a subdirectora-geral de Saúde, Graça Freitas, recorda que esta situação poderia ter sido evitada se os profissionais de saúde tivessem seguido as recomendações de tomarem a vacina.

A administração do Hospital de Guarda decidiu promover uma campanha especial de vacinação aos seus funcionários na próxima segunda-feira, embora recorde que não pode obrigar ninguém a vacinar-se.

A Direcção-geral de Saúde diz que, a nível nacional, há neste momento 13 pessoas nos cuidados intensivos por causa da gripe. Desde meados de Dezembro morreram quatro pessoas.

O vírus do tipo B está nesta altura a infectar mais pessoas, mas o célebre vírus A H1N1, responsável pela pandemia do ano passado, é agora um vírus sazonal, embora continue a ter efeitos mais graves nos doentes.
Fonte: Rádio Renascença

Chego eu de fim de semana e o meu pai informa-me desta situação. Sendo que familiares próximos trabalham lá é caso para ficar um pouco preocupado.
Se bem me lembro o user ginho também trabalha no Hospital Sousa Martins, espero que esteja tudo bem com ele e não seja um dos casos confirmados [;)]

Last edited:
Fonte: Rádio Renascença

Chego eu de fim de semana e o meu pai informa-me desta situação. Sendo que familiares próximos trabalham lá é caso para ficar um pouco preocupado.
Se bem me lembro o user ginho também trabalha no Hospital Sousa Martins, espero que esteja tudo bem com ele e não seja um dos casos confirmados [;)]

Oh pá, chamaste??? [;)]

Não, não contraí gripe, mas também não percebo o porquê de tanto alarido na comunicação social, levando mesmo o presidente da ULS da Guarda a vir à tv comunicar o que quer que seja. É gripe sim e alguns casos são gripe A!!! Voltando à polémica do ano passado a gripe A é apenas mais uma gripe, mas já não vale a pena bater no ceguinho, afinal de contas a comunicação social ou fala sobre a campanha presidencial ou cheias, e hoje a gripe no HSM, lol!

Obrigado pela preocupação, estou bem [;)][kiss]

A gripe A neste momento é um vírus da gripe sazonal como outro qualquer.
Quem nunca apanhou uma gripe no inverno, que tome o 1º tamiflu... [:p]

Mas por uma simples gestão de recursos humanos - é inadmissível que numa unidade de saúde um número significativo de profissionais esteja incapacitada para o trabalho - isto não pode acontecer.

Apesar das recomendações, grande parte do pessoal de saúde - curiosamente a maioria enfermeiros - recusam ser vacinados contra a gripe sazonal. Devia ser obrigatório e quem recusasse, assinava por baixo e arcava com as consequências, por ex., recusas a vacina, adoeces com gripe e a baixa não é paga... iam ver como estes casos diminuíam estrondosamente.

Portanto, meus senhores, o surto de gripe na Guarda é da exclusiva responsabilidade dos profissionais de saúde que não se vacinaram...

Mas por uma simples gestão de recursos humanos - é inadmissível que numa unidade de saúde um número significativo de profissionais esteja incapacitada para o trabalho - isto não pode acontecer.

Apesar das recomendações, grande parte do pessoal de saúde - curiosamente a maioria enfermeiros - recusam ser vacinados contra a gripe sazonal. Devia ser obrigatório e quem recusasse, assinava por baixo e arcava com as consequências, por ex., recusas a vacina, adoeces com gripe e a baixa não é paga... iam ver como estes casos diminuíam estrondosamente.

Portanto, meus senhores, o surto de gripe na Guarda é da exclusiva responsabilidade dos profissionais de saúde que não se vacinaram...

Espera... LOL

Ahh... Já me esquecia!!

Mais um... LOL

São colegas meus, alguns deles pertencem ao meu grupo de amizades! Curiosamente como alguns fizeram a vacina e estão em casa de baixa! [8b]

A vacina da gripe A não é 100% eficaz contra a gripe. Tal como a vacina da gripe normal não o é.
Também sou enfermeiro da Guarda mas trabalho muito longe de lá [;)]

Engraçado este comentário...

Quem foi vacinado também ficou e fica doente.

Esse argumento da vacinação obrigatória serve para todos os que trabalham.

E a gestão de recursos humanos na saúde e na enfermagem em particular, é sempre no fio da navalha. Somos sempre os mínimos em cada turno e cada vez pior.
Não é por acaso que existem milhares de enfermeiros no desemprego quando existem poucos nos serviços.

Não retiro uma virgula ao que disse. Como é óbvio a vacina não tem 100% de eficácia, por isso quem adoecesse, tendo tomado a vacina, não poderia ser penalizado. Agora já não há vacinas para a gripe A, a estirpe H1N1 do ano passado encontra-se incluída em qualquer vacina da gripe sazonal 2010/2011.

Mas ainda gostava de saber porque é que os enfermeiros, na sua maioria, recusam a vacinação. É alguma forma de protesto? Para mim é uma irresponsabilidade e falta de respeito para com os utentes, não só porque os podem contaminar num surto de gripe, como também porque os serviços de saúde podem entrar em rotura se adoecerem muitas pessoas de um serviço ao mesmo tempo.

Todos os profissionais de saúde têm acesso à vacina da gripe, atempadamente e de graça. Volto a dizer que não a fazer é uma irresponsabilidade.

E isso não tem nada a ver com as queixas (com fundamento) do modo como os enfermeiros são tratados nos hospitais. São assuntos completamente distintos.

Espera... LOL

Ahh... Já me esquecia!!

Mais um... LOL

São colegas meus, alguns deles pertencem ao meu grupo de amizades! Curiosamente como alguns fizeram a vacina e estão em casa de baixa! [8b]

Mas a maioria não fez, certo? E no inverno também se adoece de outras doenças que não gripe (influenza)...

Não retiro uma virgula ao que disse. Como é óbvio a vacina não tem 100% de eficácia, por isso quem adoecesse, tendo tomado a vacina, não poderia ser penalizado. Agora já não há vacinas para a gripe A, a estirpe H1N1 do ano passado encontra-se incluída em qualquer vacina da gripe sazonal 2010/2011.

Mas ainda gostava de saber porque é que os enfermeiros, na sua maioria, recusam a vacinação. É alguma forma de protesto? Para mim é uma irresponsabilidade e falta de respeito para com os utentes, não só porque os podem contaminar num surto de gripe, como também porque os serviços de saúde podem entrar em rotura se adoecerem muitas pessoas de um serviço ao mesmo tempo.

Todos os profissionais de saúde têm acesso à vacina da gripe, atempadamente e de graça. Volto a dizer que não a fazer é uma irresponsabilidade.

E isso não tem nada a ver com as queixas (com fundamento) do modo como os enfermeiros são tratados nos hospitais. São assuntos completamente distintos.
tudo muito bonito

mas são mais os efeitos secundários possíveis que a probabilidade de imunização...

como vez ai em cima alguns casos são de pessoas vacinadas.

eu não quero levar e não vou levar! se achas que é uma falta de respeito temos pena, mas eu nao sou obrigado a mamar uma intra-muscular que possivelmente me vai deixar meio adoentado uns dias só para dizer que levei[;)]

Estive a estagiar lá até há poucas semanas. Espero que não chegue a Castelo Branco, não me dava jeito ter de faltar.

mas são mais os efeitos secundários possíveis que a probabilidade de imunização...

[:)][:)][:)][:)]

Claro, 100% cientificamente correcto...
Aliás, todos os medicamentos com essa relação risco/benefício são aprovados e vendem-se livremente em toda a parte...

Pior do que não saber, é não querer saber.

Essa afirmação ridícula só me vem dar razão quando digo que a vacinação devia ser coerciva nos profissionais de saúde...

Mas claro, o desconforto durante 10 segundos de levar uma IM ou uma subcutânea profunda (como vem na bula das vacinas da gripe) sobrepõe-se a um risco de saúde pública. Estamos mesmo em Portugal, não há dúvida.

tudo muito bonito

Diga lá outra vez? [:)]

É por pérolas dessas que cada vez sou mais apologista da responsabilização criminal do que as pessoas dizem em locais públicos.

Estamos a falar de um assunto sério: saúde; não é uma conversinha de café que tens com os teus amigos. Não há espaço para "mandar umas larachas, dizer umas tretas".

Last edited:

[:)][:)][:)][:)]

Claro, 100% cientificamente correcto...
Aliás, todos os medicamentos com essa relação risco/benefício são aprovados e vendem-se livremente em toda a parte...

Pior do que não saber, é não querer saber.

Essa afirmação ridícula só me vem dar razão quando digo que a vacinação devia ser coerciva nos profissionais de saúde...

Mas claro, o desconforto durante 10 segundos de levar uma IM ou uma subcutânea profunda (como vem na bula das vacinas da gripe) sobrepõe-se a um risco de saúde pública. Estamos mesmo em Portugal, não há dúvida.

Se não te importas, faço minhas as tuas palavras [;)] apr:)apr:)apr:)

Estranho como uma grande percentagem dos enfermeiros, recusam fazer a vacina da gripe... Porque será???

Basta surfar na net e encontram-se dezenas de noticias relacionadas com a vacina da gripe A e quem diz esta, diz vacina da gripe geral. Porque será que países como Suiça, EUA, recusaram adoptar a mesma vacina que Portugal utilizou??

Existem países onde é constitucionalmente legal, obrigar certos profissionais a vacinarem-se! Sou contra isso, pois basicamente é como se fosse obrigado coercivamente a administrarem-me um líquido e mais uma vez, contra a minha vontade! Ok ok, é legal em certos países, mas até que ponto A carta dos Direitos Humanos permite isso??
Pensem por exemplo à um ano atrás, ser obrigado a injectarem-me um líquido que vários países como citei atrás recusaram sequer a entrada de stocks deste produto! Será pelo seu subdesenvolvimento (ironic mode ON: Suiça, EUA; ironic mode OFF)??[8b][8b]:sh)[8b][8b]

Para quem presta serviço público como funcionário público (salariado) concordo com a responsabilização da baixa (sem pagamento) caso não tomem a vacina.

Não concordo de todo com a toma coersiva porque entra no campo da liberdade individual.

Para trabalhadores independentes (por conta própria) que prestam serviços públicos ninguém tem nada a ver com isso. É o meu caso e não tomo vacina(s) da gripe.

Estranho como uma grande percentagem dos enfermeiros, recusam fazer a vacina da gripe... Porque será???

Basta surfar na net e encontram-se dezenas de noticias relacionadas com a vacina da gripe A e quem diz esta, diz vacina da gripe geral. Porque será que países como Suiça, EUA, recusaram adoptar a mesma vacina que Portugal utilizou??

Existem países onde é constitucionalmente legal, obrigar certos profissionais a vacinarem-se! Sou contra isso, pois basicamente é como se fosse obrigado coercivamente a administrarem-me um líquido e mais uma vez, contra a minha vontade! Ok ok, é legal em certos países, mas até que ponto A carta dos Direitos Humanos permite isso??
Pensem por exemplo à um ano atrás, ser obrigado a injectarem-me um líquido que vários países como citei atrás recusaram sequer a entrada de stocks deste produto! Será pelo seu subdesenvolvimento (ironic mode ON: Suiça, EUA; ironic mode OFF)??[8b][8b]:sh)[8b][8b]

Ouves dezenas de noticias em centenas de milhoes de vacinas tomadas. Provavelmente tens mais hipoteses de morrer num acidente se te meteres no carro hoje do que teres um efeito adverso da vacina da gripe. Como profissional de saude devias saber disso.

E não estou a dizer que a vacinação devia ser forçada, mas quem recusasse devia assumir a responsabilidade, sendo a maneira mais óbvia a baixa não remunerada. Mas da responsabilidade moral ninguem vos livra, se não estão dispostos a fazer um pequeno sacrifício pessoal para o bem comum, deviam ter escolhido outra profissão. Logo os enfermeiros, sempre à cabeceira do doente 24h, bla, bla... São muito dedicados mas é só para o que vos interessa...

Ouves dezenas de noticias em centenas de milhoes de vacinas tomadas. Provavelmente tens mais hipoteses de morrer num acidente se te meteres no carro hoje do que teres um efeito adverso da vacina da gripe. Como profissional de saude devias saber disso.

E não estou a dizer que a vacinação devia ser forçada, mas quem recusasse devia assumir a responsabilidade, sendo a maneira mais óbvia a baixa não remunerada. Mas da responsabilidade moral ninguem vos livra, se não estão dispostos a fazer um pequeno sacrifício pessoal para o bem comum, deviam ter escolhido outra profissão. Logo os enfermeiros, sempre à cabeceira do doente 24h, bla, bla... São muito dedicados mas é só para o que vos interessa...

Já vou na terceira vez que adoeci no espaço do ultimo ano e sempre em trabalho, faço domicílios a casa de pessoas necessitadas, tanto de baixo de sol abrasador no verão, como debaixo de chuva e neste inverno já de neve também, faço horas extraordinárias não remuneradas porque existe alguém que precisa mais de mim, do que eu realmente preciso do dinheiro dessas horas! Já estive em contacto com doentes tuberculosos sem haver a mínima suspeita de o serem, bem como com utentes com HIV, passando pelas típicas bactérias da familia cocos, aureus e afins...

Pois de facto, sou "interesseiro" como referiste...

Ainda ninguém aqui entrou nesse campo desleal de começar enxovalhar carreiras... Sim, de facto, a sério que tentei manter o nível da conversa sem entrar num nível baixo como acabas de entrar, pois até me pareceu que eras uma pessoa com um certo cuidado nas palavras e com uma cultura geral aliada a uma personalidade decente... Tal não se verificou e como vozes de burro não chegam ao céu, a conversa contigo fica por aqui![;)]

Já vou na terceira vez que adoeci no espaço do ultimo ano e sempre em trabalho, faço domicílios a casa de pessoas necessitadas, tanto de baixo de sol abrasador no verão, como debaixo de chuva e neste inverno já de neve também, faço horas extraordinárias não remuneradas porque existe alguém que precisa mais de mim, do que eu realmente preciso do dinheiro dessas horas! Já estive em contacto com doentes tuberculosos sem haver a mínima suspeita de o serem, bem como com utentes com HIV, passando pelas típicas bactérias da familia cocos, aureus e afins...

Não sejas rídiculo. És portanto o mártir em pessoa, mas levar uma injecção da vacina da gripe, está quieto, não vá ter lá gás sarin... [:)][:)][:)]

Ah, e já agora vai chamar burro a outro, que pelos vistos, quando confrontado com a mediocridade dos teus próprios argumentos, foste tu que partiste para o insulto pessoal.

Não sejas rídiculo. És portanto o mártir em pessoa, mas levar uma injecção da vacina da gripe, está quieto, não vá ter lá gás sarin... [:)][:)][:)]

Ah, e já agora vai chamar burro a outro, que pelos vistos, quando confrontado com a mediocridade dos teus próprios argumentos, foste tu que partiste para o insulto pessoal.

Não, não me faço de mártir, apenas revelei nem um décimo das actividades do meu dia a dia e eu próprio reconheço que trabalho num tipo de cuidados que não é dos mais exigentes, que é o que acontece como grande parte dos meus amigos que estão de baixa, esses sim os verdadeiros mártires!

Sim, de facto agora fui confrontado com a minha mediocridade pois até te dei uma hipótese de mais uma vez não revelares uma mentalidade previsível, para além de tacanha e retrógrada, mas confesso que fui burro por esperar demasiado de ti, algo que obviamente não farei mais, pois não desço mais ao nível em que vives, pois afinal de contas como diz aquela frase cliché: "Nunca discuta com um idiota, ele o fará descer ao nível dele e ganhará pela experiência! "

Ahhh!!!
E não consideres isto como um insulto pessoal, porque não o é [;)]

Back